Viator é confiável? É segura? Conclusão após 3 compras e análise

Você provavelmente já conhece o TripAdvisor, mas você sabia que a empresa também tem um site que vende passeios, transfers e ingressos de atrações turísticas? É a Viator, que vende esse tipo de serviço no Brasil e em mais de 200 países do mundo. Mas será que a Viator é confiável? A gente comprou 3 vezes na Viator e também analisou vários aspectos da empresa para te ajudar a tirar essa dúvida.

A Viator existe há mais de 20 anos e em 2013 foi incorporada ao grupo TripAdvisor. A Viator em si não é uma agência de viagens ou de passeios, mas atua como um marketplace de experiências. Ou seja, ela reúne várias agências locais de várias cidades do mundo. No mesmo lugar (site da Viator) você pode encontrar passeios, transfers e ingressos oferecidos por várias agências que atuam no destino para onde você vai viajar.

Se você quer saber se a Viator é confiável, fique neste post até o final, porque nós pesquisamos sobre a empresa e testamos os serviços dela para te ajudar na sua decisão.

Site Viator.

Viator é confiável? Razões para considerar a plataforma

Perrengue com agência desconhecida? Surpresa com o valor dos passeios? Confira alguns dos problemas que a Viator pretende resolver. Considere comprar com a empresa se você já…

  • Foi para um destino sem conhecer nada (muito menos as agências locais) e ficou com medo de cair em uma furada;
  • Fica ansioso de não saber quanto vai gastar na viagem ou não quer perder tempo pesquisando agência por agência;
  • Sofreu ou tem medo de passar por algum golpe contratando serviços e, por isso, gosta de ter referências antes de fechar um passeio;
  • Fica cansado de ter que contratar diferentes agências para cada finalidade (passeio, transfer etc) e gosta de resolver tudo em um só lugar,

…. então, vale considerar uma olhadinha no site Viator. Porque essas são algumas das razões pelas quais milhares de pessoas compram passeios e transfers na plataforma.

Principais vantagens da Viator:

Se você tem dúvidas se a Viator é confiável, veja algumas vantagens que o site oferece:

  • Você pode comprar ingressos para atrações turísticas, traslados e passeios (de algumas horas ou de dia inteiro) em um só lugar pelo site Viator.
  • O site Viator é seguro e apresenta uma série de selos e certificados para compras on-line (explico mais sobre isso mais abaixo).
  • Não gosta de contratar serviços sem referências? Sem problemas! No site Viator, os próprios viajantes compartilham suas opiniões sobre as experiências compradas na plataforma e podem até mandar fotos. As imagens ficam disponibilizadas para que outros usuários vejam.
  • A Viator é uma empresa internacional que existe desde 1995 e pertence ao gigante grupo TripAdvisor. Além de atuar no Brasil, ela também está presente em mais de 200 países.
  • Apesar de ser uma empresa de origem estrangeira, a Viator Brasil tem um site em português que inclui não só atividades no país, mas em outros países.

Em quais situações a Viator não é para você:

Vamos para o que interessa: mas e o preço, vale a pena?

Muitos viajantes preferem comprar passeios já estando no destino, com poucas horas ou minutos de antecedência, acreditando que serão mais baratos ou poderão negociar valores. É muito comum achar que agências locais são mais em conta do que serviços contratados pela internet. Entretanto, hoje muitas agências pequenas já têm site próprio e muitas vezes os valores de passeios são tabelados. Ou seja, será que é uma vantagem mesmo?

Outro ponto importante é o risco de não conseguir mais vaga para um passeio, transfer ou atração quando você decide comprar na hora. Dependendo da viagem, reorganizar o roteiro pode ser um desafio. Imagina se você não tem muitos dias no local ou vai durante a alta temporada, por exemplo? Uma atração imperdível pode acabar ficando de fora do seu roteiro.

E tem mais: ao contratar agências próximas ao hotel, você não tem o respaldo de uma intermediária segura como a Viator por trás. Isso pode fazer a diferença caso algum imprevisto surja e você precise ser ressarcido. Além disso, a gente fica mais seguro quando tem referências de outras pessoas que já fizeram aquele tour, né? Isso você tem na Viator.

Tour disponível no site Viator

A Viator é confiável? Análise de fatores

Vamos ao que interessa: o que você precisa saber para decidir se a Viator é confiável?

Você vai conhecer um pouco mais da história da empresa, seus números e o que já falaram dela na imprensa. Além disso, também analisamos se o site Viator é confiável e seus selos de segurança e colocamos a nossa opinião após comprar três vezes no site.

Por fim, fomos atrás do que pessoas que já contrataram os serviços da empresa falaram sobre ela no Reclame Aqui, Trustpilot e no próprio site Viator. Vem com a gente!

1 – História da empresa Viator

A Viator surgiu em San Francisco, nos Estados Unidos, e desde 2013, quando passou a integrar o grupo TripAdvisor, sua sede fica em Boston. Porém, a empresa conta com diversos escritórios ao redor do mundo, em cidades como Londres, São Francisco, Lisboa, Las Vegas e outras. A empresa é comandada pelo CEO Ben Drew, que assumiu o cargo em 2020 após passar quase dois anos na diretoria do TripAdvisor.

2 – Números da Viator

Além de pertencer a uma das maiores plataformas de viagens do mundo, o TripAdvisor, a Viator tem uma presença tão grande quanto. Ela atua em mais de 200 países e conta com mais de 350 mil atividades no site. Entre elas, mais de 3.500 só no Brasil. Em resumo: não faltam opções para todos os gostos.

3 – Viator na imprensa

A Viator é uma empresa também com relevância na imprensa. Apesar de não ter muitas matérias recentes no Brasil, já foi citada em veículos nacionais e internacionais como G1, Panrotas e Phocuswire.

Matéria sobre tour feito pela Viator para G1

4 – Selo de segurança

É normal a gente ficar inseguro quando quer fazer compras on-line. Por isso, é importante verificar se o site possui selo HTTPS de segurança.

Para saber se o site é seguro, acesse sempre o site oficial e veja se há um cadeado ao lado da url. Ele indica que o site tem protocolo HTTPS, um código criptografado que evita o acesso de terceiros aos dados pessoais e fraudes nas compras.

Selo HTTPS no site Viator

5 – Nossa experiência

Eu e minha mãe já compramos passeios na Viator em três países.

A minha mãe comprou um passeio para El Calafate, na Patagônia Argentina, pela Viator. Ela recebeu a confirmação da compra do passeio de barco à geleira Perito Moreno por e-mail, em português. O e-mail veio com a data, nome e preço do passeio, além do nome da compradora.

Além disso, também tinha o número da reserva, o nome da empresa que ia prestar o serviço, e o telefone e e-mail dela. Outra coisa que tinha no e-mail era um link para baixar o ingresso digital.

No dia do passeio deu tudo certo. Ela e o namorado adoraram o passeio e já saíram do Brasil com ele pago!

E-mail que a mãe da Marcelle recebeu após a compra.

Experiência no Brasil e no Peru

Já eu comprei duas vezes. Uma vez foi um passeio na cidade de Nazca, no Peru. A compra foi efetivada sem problemas, no cartão Wise e em minutos recebi o e-mail com o comprovante. Mas acabei cancelando a compra antes mesmo de realizar o tour, porque achei o comportamento do guia estranho. Ele queria encontrar eu e meu marido na noite anterior ao tour, sem motivo aparente.

Além disso, não se sabe como, o guia teve acesso ao horário de ônibus em que nós íamos chegar na cidade. Essa foi a primeira vez que comprei um tour que ainda não tinha sido avaliado por nenhum outro turista.

Apesar dessa experiência meio “estranha”, eu comprei novamente pela Viator meses depois, dessa vez um tour super bem avaliado por outros viajantes, para os galpões das Escolas de Samba do Rio Janeiro. Comprei com apenas algumas horas de antecedência e logo após pagar com o cartão de crédito, recebi um e-mail com a confirmação.

Pouco tempo depois, a agência que ia prestar o serviço entrou em contato comigo pelo Whatsapp para ajustar o horário de início do tour e informar o nome do guia e ponto exato de encontro. E deu tudo certo. O passeio foi ótimo! O guia foi pontual e simpático.

Comprovante de compra feita pela Marcelle. Foto: Reprodução.

6 – Viator no Reclame Aqui

Se você ainda está em dúvida se a Viator é confiável, que tal darmos uma olhadinha no perfil da empresa no Reclame Aqui?

A nota da Viator nos últimos 6 meses é de 6,5 no Reclame Aqui, uma pontuação considerada “regular” pelo site. Neste período foram feitas 73 reclamações e 100% foram respondidas pela empresa.

A Viator tem nota melhor no Reclame Aqui do que uma de suas concorrentes, a Get Your Guide, cuja reputação no site é “não recomendada”. A Get Your Guide nunca respondeu nenhuma reclamação e no último semestre foram 50 queixas.

Já a Civitatis, outro concorrente da Viator, tem desempenho melhor no Reclame Aqui. Nos últimos 6 meses a Civitatis tem nota 7.1, mas recebeu bem mais reclamações do que a Viator e respondeu 98% delas.

7 – Depoimentos de clientes no Trustpilot

Uma boa maneira de checar se a Viator é confiável é olhando os depoimentos dos clientes nos principais tours oferecidos e também no Trustpilot, uma das principais plataformas de avaliação do segmento. O site é um “Reclame Aqui gringo”, ainda pouco conhecido entre brasileiros, mas famoso em outros países. O Trustpilot é um site que reúne avaliações feitas por consumidores do mundo inteiro.

A Viator já teve mais de 228 mil avaliações no Trustpilot e recebeu nota 4.3 (o máximo é 5) dos usuários, o que é considerado excelente pela plataforma. Entre as avaliações, 72% consideraram o serviço prestado “5 estrelas” (melhor nota) e 12% avaliaram como “1 estrela” (pior nota).

Nota da Viator no site Trustpilot. Foto: Reprodução.

Entre os comentários, os pontos mais elogiados foram a facilidade para usar a plataforma, a qualidade dos tours e o profissionalismo dos guias. Alguns usuários relataram problemas na comunicação com guias e traslados com carros simples.

Exemplo de avaliação positiva no Trustpilot

Exemplo de avaliação negativa no Trustpilot

Comparado a concorrência, a Civitatis  está melhor que a Viator, pois tem nota maior (4,6 de um máximo possível de 5) e menos avaliações. Por outro lado, a nota da Viator é melhor que a da Get Your Guide (que é de 4,0).

8 – Depoimentos de outros clientes nos passeios

Um ponto interessante é que o site Viator disponibiliza avaliações de outros viajantes em diversos idiomas. Portanto, é possível comparar as experiências de brasileiros e estrangeiros sobre uma mesma atividade. Abaixo, você confere um exemplo disso sobre uma excursão no Rio de Janeiro.

Comentário de cliente Viator sobre tour no Rio de Janeiro.

Comentário feito por estrangeiro no Brasil sobre tour da Viator

Viator é confiável? Conclusão

Em resumo, nós consideramos o site Viator.com é confiável, apesar de uma das nossas compras não ter dado 100% certo. Além de atuar há mais de 20 anos no mercado e integrar a renomada TripAdvisor, a empresa é bem recomendada pelos clientes em diversos sites de avaliação. Isso sem contar o selo HTTPS de segurança para compras e a variedade de tours disponíveis em mais de 200 países.

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (4)

  • Tomara que você tenha razão, Estou preocupado pois 3 bilhetes que a VIATOR nos vendeu para o Paris Mopntparnasse Top of the City, quando tem seus respectivos números de código de barra digitados no site do portal da operadora Paris Montparnase não são confirmados e o sistema do banco de dados GTS da operadora Paris Montparnasse informa que esses bilhetes não constam como tendo sido emitidos.
    Preocupado, pesquisei no Reclame Aqui e fiquei preocupado com a atual reputação da Viator.A reserva era para 3 adultos, apenas para entrada no deck de observação da Montparnasse Top of the City, às 20:30 horas de quinta feita 16.11.23.
    A reserva que teria sido feita pela VIATOR tem referencia BR******* e como operadora de turismo a própria Paris Montparnasse Top of the City.
    Gostaria confirmar com a Operadora Paris Montparnase se esses 3 bilhetes são válidos ou se a VIATOR tem como obter uma confirmação da Operadora Paris Montparnasse, para poder ficar tranquilo.

    • Oi, Ernesto. Sugiro você entrar em contato direto com a operadora ou com a Viator.
      Abraço,
      Marcelle

    • Oi, Karina, quem cobra IOF é o cartão de crédito. Até onde eu sei não é a Viator que cobra.
      Abs