Viagem pra Tailândia: Não vá sem saber estas coisas

Para não cair em roubadas numa viagem pra Tailândia (ou ter as expectativas frustradas) você precisa saber algumas coisas sobre o país. Por isso, neste post eu vou tirar várias dúvidas comuns de quem pretende viajar pra Tailândia. Então confira!

Viagem pra Tailândia: O que você precisa saber

Para viajar para a Tailândia precisa de visto?

Segundo a Embaixada da Tailândia no Brasil, brasileiros que vão a turismo para a Tailândia têm isenção de visto por até 90 dias.

Que língua se fala na Tailândia?

A língua oficial é o tailandês. Aliás, o alfabeto tailandês é diferente do nosso. Porém, é muito comum ver placas, cardápios e dizeres de maneira geral escritos também com o nosso alfabeto.

Segundo a Embaixada da Tailândia no Brasil, o inglês é uma matéria obrigatória no currículo do Ensino Médio, e é amplamente falado e compreendido em todo o país. Contudo, na prática, muitos tailandeses com renda menor (inclusive os que trabalham com turismo) não falam inglês.

Um dos passeios imperdíveis em Bangkok é o Grand Palace. Foto: Marcelle Ribeiro.

Não falo bem inglês, dá para viajar pra Tailândia?

Dá sim. Use e abuse de aplicativos de tradução. Além disso, a velha e boa mímica sempre ajuda. Os tailandeses são muito prestativos e adoram ajudar.

Outra boa opção é contratar passeios com guias que falam português, oferecidos pela Tailandiando, empresa que eu testei lá e gostei. E com o cupom VICIADAEMVIAJAR você ganha desconto.

Além de oferecerem passeios e transfers avulsos, a Tailandiando tem pacotes daqueles “completões”, que incluem viagem para várias cidades, com hospedagem, transfer, passeios, guias, passagens internas, etc. Eu mesma personalizei alguns pacotes para a Tailandiando, com roteiros para 10 a 15 dias no país. Porém, a operação é 100% deles.

Ao montar esses pacotes, eu priorizei meus passeios e cidades favoritas, que considero imperdíveis.

No Templo Branco, em Chiang Rai. Foto: Maridão.

Qual a melhor época para visitar a Tailândia?

Para você que quer uma resposta resumida sobre quando ir para a Tailândia, digo que, de maneira geral, é de dezembro a março. Contudo, dependendo dos destinos que você for visitar no país, pode ser que tenham outros meses bons para viajar. Além disso, é preciso ficar atento para evitar os meses onde acontecem as monções, que são chuvas torrenciais.

O ideal é ler o post Melhor Época para Ir à Tailândia.

Quando é mais barato viajar para Tailândia?

É mais barato justamente na época de chuvas torrenciais, as chamadas monções. Esta é a baixa temporada. Para quem vai para destinos de praia no Mar de Andaman, como Krabi, Phuket, Phi Phi, Railay e Koh Lipe, é mais barato viajar de maio a novembro.

Já para quem vai para destinos de praia do Golfo da Tailândia, como Koh Samui, Koh Tao e Koh Phangan, é mais em conta viajar de setembro a novembro.

Se você vai só a destinos mais urbanos, como Bangkok e Chiang Mai, os meses mais baratos (e mais chuvosos) são maio, julho, agosto, setembro e outubro.

Entretanto, eu não viajaria nesses meses em que chove demais para nenhum desses destinos na Tailândia, porque dizem que chove tanto que alaga tudo. Fica difícil se locomover.

Praia de Long Beach, nas Ilhas Phi Phi. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quanto custa uma viagem para a Tailândia?

Eu já fui duas vezes pra lá. Uma em 2020 (antes da pandemia) e outra em 2024. E os preços mudaram! Para entender melhor sobre se viajar pra Tailândia é caro e saber mais detalhadamente sobre meus gastos lá, confira o post “Quanto Custa Viajar para a Tailândia?”.

Como viajar pra Tailândia gastando pouco?

Como o maior custo de uma viagem pra Tailândia é o da passagem aérea, busque promoções! Um site que vale a pena olhar é o Vai de Promo. Ele é um excelente amigo para quem procura como ir para a Tailândia gastando pouco.

Outras dicas para viajar à Tailândia gastando pouco são:

  • Comprar café da manhã e lanches rápidos em lojas de conveniência, como a 7 Eleven, que tem em tudo que é canto;
  • Preferir comer comida asiática do que ocidental, porque a asiática é sempre mais barata;
  • Evitar andar de tuk tuk, que é caro. Além disso, é perigoso, pois é fácil se acidentar em um tuk tuk;
  • Negociar ao fazer compras e pedir desconto.Eles estão acostumados e até esperam que você peça desconto mesmo. E isso não só para roupas e objetos de decoração, mas também para passeios, por exemplo;
  • Comprar seu seguro viagem com cupom de desconto. Veja o cupom de desconto da Seguros Promo válido para a Tailândia.

Tuk tuk: caro e perigoso. Foto: Marcelle Ribeiro.

Vale a pena comprar um pacote de viagem pra Tailândia?

Depende do número de dias de viagem e do valor. No entanto, tente procurar pacotes com mais diárias. É que são quase 2 dias para chegar à Tailândia e mais 2 dias para voltar. Além disso, o país tem muitas cidades, praias e atrações incríveis. Se você vai levar tanto tempo em deslocamento e tem tanta coisa pra fazer por lá, o ideal é passar mais tempo.

Eu personalizei alguns pacotes de 10 a 15 dias de viagem para a empresa Tailandiando, com quem eu fiz ótimos passeios no país. A empresa pertence a brasileiros que já moraram na Tailândia. Nestes pacotes, priorizei meus lugares favoritos, na quantidade de dias que acho bacana. Eles incluem várias cidades, com hospedagem, transfer, passeios, guias, passagens internas, etc.

Qual a moeda da Tailândia?

É o baht (a sigla é BHT). Pronuncia-se “bá”. Segundo a cotação de agosto de 2024:

  • US$ 1 = 34 baht
  • R$ 1 = 6 baht

Doi Inthanon Park, que visitamos a partir de Chiang Mai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Qual moeda levar numa viagem pra Tailândia?

Em 2024, eu levei a maior parte do meu dinheiro no cartão Wise. Além disso, levei alguns dólares em dinheiro vivo e cartões de crédito como precaução. Mas o Wise funcionou perfeitamente e não precisei usar os outros métodos.

Os tailandeses não costumam aceitar dólares ou outras moedas estrangeiras no dia a dia deles, nem em restaurantes ou lojas. Um ou outro hotel mais chique aceita dólares.

Em algumas ilhas menores, como Koh Phangan, Koh Tao e Koh Samui, os estabelecimentos cobravam uma taxa de 3% a 5% para pagamentos com cartão, incluindo o Wise. Para evitar essas taxas, preferi usar o Wise para sacar bahts, a moeda tailandesa, em caixas eletrônicos e pagar em dinheiro vivo. Saiba mais no post “Quanto Custa Viajar para a Tailândia?”.

Baht é a moeda oficial da Tailândia. Foto: Peter Hellberg/Flickr

Como viajar para a Tailândia?

Não tem voo direto do Brasil para a Tailândia. Você precisará fazer escala em pelo menos 1 país no caminho. Mas em qual país vai ser sua escala da viagem pra Tailândia? Vai depender da companhia aérea pela qual comprar sua passagem de avião. Alguns exemplos abaixo:

  • Dubai, nos Emirados Árabes (Emirates)
  • Doha, no Qatar, no Oriente Médio (Qatar Airways)
  • Abu Dhabi, também nos Emirados Árabes (Etihad Airways)
  • Amsterdã (KLM)
  • Paris (Air France)

São pelo menos 25 horas de voo de São Paulo para Bangkok, considerando todos os trechos aéreos. Entretanto, pode chegar a mais que isso, caso seu voo tenha mais de uma escala ou tenha escalas mais longas. Além disso, lembre-se que você terá que chegar ao aeroporto pelo menos 3h antes do embarque.

Portanto, considere que você vai levar 2 dias inteiros para ir à Tailândia e mais 2 dias inteiros para voltar. E isso se você morar em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, de onde costumam sair os voos.

Vale lembrar que para passagens aéreas com desconto eu recomendo olhar o site do Vai de Promo.

Parada de passeio em Krabi. Foto: Marcelle Ribeiro.

Preciso contratar os passeios da viagem pra Tailândia com antecedência?

Depende. Se você pretende fazer passeios com guia em português, sim, contrate com o máximo de antecedência possível. É que há poucos guias brasileiros ou que falam português na Tailândia. Com isso, eles têm uma agenda disputada!

Para passeios em português na Tailândia, a gente recomenda a empresa Tailandiando. Eu já fiz alguns passeios com eles, em diferentes cidades e adorei. Em um deles a guia era brasileira. Além disso, se você mencionar o cupom VICIADAEMVIAJAR, você ganha desconto.

Já se você quiser fazer passeios em inglês e quiser ter o diferencial de poder ler as opiniões de outros turistas que já contrataram cada tour, minha dica são os sites Get Your Guide e Civitatis. Eu também já comprei experiências neles e deu tudo certo! No site Civitatis inclusive dá pra pagar em Reais.

Se você optar pelos sites Get Your Guide e Civitatis, recomendo comprar com ao menos 2 dias de antecedência, pois algumas empresas que oferecem seus passeios nestes portais pedem essa antecedência mínima.

 

 

Como se locomover na Tailândia?

Numa viagem pra Tailândia você pode ter que usar diversos meios de transporte para ir de uma cidade para a outra, como avião, trem, ônibus, ferry, barcos rápidos e vans. Há inclusive companhias aéreas low cost (de baixo custo) no país, que são bem boas.

Existem muitas empresas de transporte no país. Porém, o site de várias delas está apenas em tailandês. E mesmo as companhias que têm site em inglês, podem ser bem confusas. Por isso, para comparar preços, rotas, horários e empresas de transporte, recomendo o site 12GoAsia.

Nele você também pode ver a opinião de pessoas que compraram passagens em cada companhia. Além disso, dá para comprar online com antecedência. Eles cobram uma pequena taxa de conveniência. Contudo, eu acho que vale a pena, não só pela praticidade, como também porque os preços do 12GoAsia não são muito diferentes dos praticados nas ruas da Tailândia. Eu mesma já comprei no site 12GoAsia e deu tudo certo!

Leia também: 12Go Asia é confiável? Veja 10 pontos para você ter atenção

Powered by 12Go system

Precisa de seguro viagem pra Tailândia?

Atualmente não é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Tailândia. Contudo, não é muito esperto viajar sem um, porque são muitos os riscos que você corre lá. Eu explico mais no post “Seguro Viagem Tailândia“.

É fácil comprar chip de telefone na Tailândia?

Sim, é fácil. Na nossa primeira viagem, compramos chip no aeroporto de Bangkok, numa loja com atendentes que falavam inglês. Eles é que fizeram o procedimento de instalação do chip.

Porém, se você não quiser perder tempo durante a sua viagem pra Tailândia comprando chip, nem quiser ter que gastar o seu inglês para entender o que o vendedor da loja de chip fala, você pode receber um chip na sua casa, no Brasil. Ou mesmo instalar um chip virtual (eSIM).

É que há chips internacionais para celular pré-pagos que você compra em sites em português e recebe antes mesmo de embarcar, na sua casa.

Usei o chip da Holafly durante minha estadia na Tailândia, e ele funcionou super bem! Ah, e usando o cupom VICIADAEMVIAJAR, você consegue 5% de desconto. Para saber mais, leia o post “O chip da Holafly é bom?”.

Já o meu marido usou o chip da O Meu Chip e também deu tudo certo. E com o cupom VICIADAEMVIAJAR, você tem 15% de desconto.

As cidades da Tailândia são precárias?

Numa viagem pra Tailândia você vai perceber que há várias cidades muito grandes e desenvolvidas, como a capital, Bangkok, e Chiang Mai, por exemplo. Elas têm arranha-céus, shoppings enormes e mega avenidas. Algumas cidades têm metrô super eficiente e abrangente.

Bangkok, aliás, é uma cidade de contrastes. Tem o trânsito engarrafado, o céu sempre poluído, os prédios gigantes, mas também tem rato em ruazinha menor, por exemplo.

Eu achei a Tailândia bem mais desenvolvida que a Indonésia, o Camboja e o Laos, por exemplo, que me pareceram países bem mais pobres.

Prédios em Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro.

É perigoso ir para a Tailândia?

Pela minha experiência, não. É seguro viajar para a Tailândia. Eu já estive lá duas vezes e em abas as viagens, passei alguns dias com o meu marido e alguns dias sozinha.

No geral, eu achei o país bem seguro. Não tive nenhum problema, apesar de ter andado em algumas ruas mais vazias e escuras à noite, usado muito transporte público e trocado dinheiro em casas de câmbio nas ruas.

Além disso, não ouvi relatos de turistas com problemas com violência quando estive por lá. Muitos podem pensar que viajar para Bangkok é perigoso, por ser a capital do país. Mas podem ficar tranquilos, porque a cidade é bem segura.

Eu detalhei melhor o que aconteceu comigo por lá quando estive sozinha, neste post: Viajar sozinha para a Tailândia é perigoso? 10 dicas importantes.

Eu fui sozinha para Phuket e achei a ilha super segura. Foto: Marcelle Ribeiro.

Toda comida tailandesa é apimentada?

Nem sempre. Tem comidas que em geral não levam pimenta. Uma dica sem erro é pedir “fried rice” (ou arroz frito, em português), que é em geral é arroz cozido com frango (ou camarão ou carne de porco), ovos fritos picadinhos e pedacinhos de tomate e cebolinha. Além de nunca vir com pimenta, é um prato barato e que você encontra em tudo que é lugar.

Outro prato sem pimenta é arroz com castanhas e camarão (ou frango) no abacaxi.

Porém, se você vir “green curry” escrito no cardápio, saiba que é mega picante!

Um prato clássico que pode vir ou não com um pouquinho de pimenta é o pad thai. É um macarrão de arroz frito com broto de bambu, castanhas ou amendoim, ovo frito picadinho e frango ou camarão. É minha comida tailandesa preferida!

Uma sobremesa famosa (e que não leva pimenta) é arroz com leite de coco com manga.

Como a comida tailandesa é diferente da brasileira, algumas pessoas podem estranhar e ter algum desconforto abdominal. Por isso é muito importante ter seguro viagem. Os leitores do blog têm 15% de desconto com o cupom VICIADA15 em qualquer plano da Seguros Promo.

Camarão com arroz no abacaxi, típico da Tailândia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Para viajar para a Tailândia precisa de passaporte?

Sim, brasileiros precisam de passaporte válido para entrar no país.

Para ir para a Tailândia precisa de vacina?

Sim. precisa de vacina contra febre amarela.

Qual a religião dos tailandeses?

Mais de 90% dos tailandeses são budistas. Porém, os moradores do país também praticam outras religiões, como o cristianismo, o hinduísmo, o islamismo e o sikismo. A Constituição da Tailândia não menciona nenhuma religião ou seita como sendo religião nacional. Além disso, a Constituição dá total liberdade de culto a todos os cidadãos tailandeses.

Budistas em templo na Tailândia. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que levar numa viagem pra Tailândia?

Além de itens para aproveitar as praias, leve também algumas roupas compridas e que cubram os ombros. É que para visitar os templos budistas você terá que usar saias compridas (que cubram o tornozelo), sem fendas, e camisas que cubram os ombros e sem decote. Muitos templos nem permitem a entrada de turistas com roupas inapropriadas.

Mas dá para improvisar usando uma canga ou um lenço grande como saia ou para cobrir os ombros. Além disso, os templos não permitem a entrada de pessoas com roupas transparentes nem justas (mesmo que sejam calças ou saias) ou que mostrem a barriga.

Porém, nas ruas, você pode se vestir como se veste no Brasil, que não haverá problemas.

Outra dica sobre os templos é ir com um calçado fácil de tirar e colocar, porque para entrar nos templos é preciso estar descalço. Vai por mim: depois de tanto tirar e colocar sapato, você vai cansar.

Roupas apropriadas para templo. Foto: Maridão.

É melhor levar mochilão ou mala numa viagem pra Tailândia?

Na nossa viagem pra Tailândia eu e maridão levamos malas de rodinhas e não nos arrependemos. Mesmo quando você visita uma ilha pequena, de barco, em geral há pelo menos um pequeno píer para o desembarque.

Em nenhum momento tivemos que arrastar mala na areia, por exemplo. Além disso, sempre tem alguém para ajudar a carregar a mala por uma gorjeta. Eu não gosto do desconforto de carregar quilos e quilos de roupas nas minhas costas.

Quais são os países perto da Tailândia?

Quem decide viajar pra Tailândia muitas vezes quer aproveitar para conhecer outros destinos da Ásia. Por isso, segue abaixo uma listinha que pode ajudar.

Países vizinhos da Tailândia (que fazem fronteira terrestre):

Países que não fazem fronteira terrestre, mas que são próximos e para onde é fácil ir de avião:

Leia também: Roteiro na Tailândia: Quantos dias ficar e meu roteiro PRONTO!

Cachoeira em Luang Prabang, no Laos. Foto: Maridão.

Quais os melhores lugares para viajar na Tailândia?

De maneira geral, eu recomendo que você divida a sua estadia entre essas cidades abaixo. Clicando no nome delas você pode ler mais dicas sobre cada uma.

  • Bangkok (a capital)
  • Chiang Mai (para templos no Norte)
  • Phi Phi (ilha com praias lindas)
  • Krabi (para praias lindas, como Railay Beach)
  • Koh Lipe (ilha com praias lindas)
  • Koh Tao (ilha com praias lindas e boa para mergulho)
  • Koh Samui (ilha com praias lindas, mas menos bonitas que outros destinos)
  • Koh Phangan (ilha com festas e praias lindas)
  • Phuket (tem praias lindas nos arredores e centro histórico interessante)

Tem um post aqui do blog que explica melhor sobre o que fazer na Tailândia e fala mais destas cidades.

E tem um outro texto com o meu roteiro na Tailândia e com dicas de quantos dias ficar em cada lugar.

Monkey Beach, nas Ilhas Phi Phi. Foto: Maridão.

Tem Uber na Tailândia?

Não, mas tem um aplicativo que é como o Uber. É o Grab. É bem fácil de usar e funciona de forma semelhante ao Uber. A vantagem é que você pode selecionar para ver tudo em inglês.

Além disso, você pode escrever uma mensagem para o motorista em inglês, que o Grab mesmo traduz para o tailandês. Da mesma forma, o motorista pode escrever em tailandês que a mensagem dele será traduzida automaticamente pelo app para inglês.

O Grab é o aplicativo de carros usado na Tailândia. Foto: Marco Verch/Flickr

É fácil dirigir durante uma viagem pra Tailândia?

Não. Aliás, estrangeiros são proibidos de dirigir na Tailândia, mesmo que tenham uma carteira internacional de habilitação.

O site da Embaixada do Brasil em Bangkok explica que somente as carteiras de motorista tailandesas são aceitas no país. Segundo a embaixada, empresas de aluguel de automóveis na Tailândia até alugam carros para estrangeiros. Contudo, em caso de acidentes, o seguro do veículo pode ser cancelado e o motorista pode ser processado por direção ilegal.

A Tailândia tem rei?

Sim, a Tailândia é uma monarquia. Na realidade, é uma democracia parlamentarista (bicameral) com uma monarquia constitucional, como explica o site da Embaixada da Tailândia no Brasil.

A Tailândia vale a pena?

Sim, vale! Tanto que já fui duas vezes e quero voltar!

Confira abaixo o vídeo sobre as melhores cidades da Tailândia:

Tem mais dúvidas sobre uma viagem pra Tailândia? Escreva nos comentários! E dicas sobre a Tailândia, você tem? Escreva também!

Leia mais:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.