Viagem para Indonésia: quando ir, como chegar, visto e vacina

Uma viagem para Indonésia era algo que eu nem pensava até poucos anos atrás. Eu só comecei a pesquisar o que fazer na Indonésia depois que percebi que, no período em que eu ia tirar férias, ir para a Tailândia seria um risco, por conta do período das chuvas. Eu queria tirar férias em maio, época ótima para a Indonésia, mas muito arriscada para as praias da Tailândia que eu queria ir. Então comecei a pesquisar como mais detalhes quando ir para a Indonésia e como chegar na Indonésia. E daí decidi viajar para a Indonésia com o maridão!

Mas por que decidir quando ir à Indonésia é tão importante? É que o período das monções, as fortíssimas chuvas do sudeste asiático que alagam cidades todo ano, pode destruir a sua viagem. E não dá para bater o martelo sobre uma viagem para Indonésia sem levar isso em conta. Neste post eu conto tudo sobre isso e te ajudo a entender como ir para Indonésia, sobre vistos e vacinas. Se preferir, vá direto ao índice!

Viagem para Indonésia: por que ir
Indonésia: Quando ir
Como ir para Indonésia
Visto para Indonésia: precisa?
Vacinas Indonésia
Seguro Viagem para Indonésia

Templo Pura Ulun Danu Bratan, em Bali.

Viagem para Indonésia: por que ir

A Indonésia é um país incrível, com uma diversidade de passeios bem grande ao longo de suas 17 mil (!!) ilhas. A mais famosa para turistas e uma das maiores é Bali. Nós fomos lá e visitamos outra ilha também, Gili Trawangan, conhecida pelas praias incríveis.

Em 12 dias lá, eu e o maridão escalamos um vulcão ativo, vimos lagos e templos belíssimos, tomamos banho em praias de um azul impressionante, fomos a shows de música e dança típicas, e conhecemos a realidade de um povo bem diferente do nosso. Como a cultura de lá é rica!

Nosso roteiro bem resumidinho foi:

  • Cidade de Ubud (Bali) – 5 dias
  • Cidade de Seminyak (Bali) com bate-volta para as praias de cidades próximas – 2 dias
  • Ilha de Gili Trawangan – 5 dias

Veja quanto custa viajar para Indonésia e mais detalhes de nosso roteiro.

 

Indonésia – quando ir

Quer saber a principal questão a se resolver antes de decidir por uma viagem para Indonésia? Quando ir! Não compre sua passagem antes de pesquisar qual a melhor época para ir à Indonésia. Não vá nos meses de chuva forte, pois neles chove torrencialmente dia e noite, dias seguidos.

Na hora de analisar quando ir para Bali, é fácil: vá nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro ou outubro. Eu fui em maio e peguei dias excelentes. Choveu apenas durante parte de uma manhã e parte de uma tarde.

Optar por ir à Indonésia em janeiro, fevereiro, março, novembro ou dezembro é aumentar bastante a sua chance de passar perrengue, porque as ruas e cidades ficam alagadas, tipo água no meio da perna, pessoas ilhadas, casas destruídas, etc. Se você está na dúvida de quando ir para Bali, definitivamente descarte esses meses.

As temperaturas médias em Bali não mudam tanto. Lá sempre faz calor. A temperatura média fica perto de 30 graus Celsius, independente do mês.

Sua viagem para Indonésia vai incluir Gili Trawangan, ilha a 2h de Bali, que tem praias com águas “azul Caribe”? Fique tranquilo: a época de chuvas e a temperatura seguem a mesma lógica das de Bali. Ou seja, a melhor época para ir a Gili Trawangan é de abril a outubro também, como mostra esse site.

Praia de Gili Trawangan, na Indonésia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como ir para Indonésia

Passar as férias num país distante 25h de voo do Brasil, significa pensar com bastante carinho a questão “como ir para a Indonésia”.

Viajar para a Indonésia significa necessariamente fazer escala. Não há vôos diretos do Brasil para a Indonésia. Você pode pegar um que tenha escala nos Emirados Árabes ou na Europa. Eu voei de Emirates, uma das maiores companhias aéreas do mundo, com sede em Dubai, nos Emirados Árabes. Aproveitei que eles não cobram a mais para fazer uma parada de 3 dias em Dubai e conheci a cidade.

Aliás, essa é a dica mais importante: quando for a Bali, tente pegar um voo com stopover em um lugar no meio do caminho. Ou seja, aproveite e conheça outro país a caminho de Bali. É ótimo para descansar e já ir se acostumando à diferença de fuso horário.

Na ida, nos voamos por 13h do Rio de Janeiro a Dubai, num voo direto. Passamos 3 dias em Dubai (veja todas as dicas de Dubai aqui). Depois, seguimos com a Emirates direto de Dubai para Bali, num voo que durou 9h.

Na volta, vacilei e marquei um voo sem stopover. Foram 9h de Bali a Dubai + 2h de escala dentro do aeroporto de Dubai + 14h de Dubai para o Rio. Ou seja, 25h!!! Super cansativo, mesmo com as mil opções de filme que a Emirates tinha no avião.

Quanto custa voar para a Indonésia

Pagamos R$ 4.400 por pessoa na passagem. Caro, né? Mas esse é o preço médio, pago 4 meses antes da viagem. A vantagem é que parcelamos em 10x.

Se eu tivesse tido paciência de esperar promoções, poderia ter pago uns R$ 3500. Mas não é tão comum surgirem promoções de passagens do Rio para Bali. O mais comum é para a Bangcok, na Tailândia. Ou seja, se você está pensando em combinar esses dois países, compre a passagem Brasil-Tailândia-Brasil e depois compre o trecho Tailândia-Indonésia-Tailândia, pois há mais chances de encontrar bons preços.

Viagem para Indonésia: voar de uma ilha para a outra na Indonésia é seguro?

Eu li em vários lugares que as empresas aéreas da Indonésia não são muito seguras. Há muitos acidentes aéreos, mesmo entre as maiores. Algumas inclusive são proibidas de voar no espaço aéreo europeu.

E o panorama é pior se você pretende voar para uma ilha pequena da Indonésia. Sim, porque se mesmo nas ilhas maiores e mais famosas entre os turistas, como Bali, a infraestrutura de maneira geral já no é incrível, imagina em lugares menos explorados.

Para ilhas menos famosas ou que atraem só alguns pequenos nichos de turistas (como mergulhadores), muitas vezes só rolam aqueles aviões pequenininhos. Me dá medo só de pensar. Por isso é que descartamos voar de uma ilha para a outra e preferimos focar nossa viagem em Bali, que é mais famosa e diversificada, e em Gili Trawangan, para onde fomos de lancha rápida a partir de Bali.

Quando fomos para a Cingapura a partir de Bali voamos de Air Asia, uma low cost super famosa e bem renomada que voa pela Ásia toda (e também para a Europa).

Leia também: Seguro Viagem Ásia: por que contratar e como escolher?

Visto para Indonésia: precisa?

Turistas brasileiros não precisam mais de visto para conhecer a Indonésia, se pretendem ficar lá por até 30 dias. Basta entrar com passaporte válido por 6 meses.

Ao sair do avião, você vai pegar a fila da imigração, como todo mundo. Os oficiais de imigração praticamente não fazem perguntas em Bali para os turistas. Apenas olham o passaporte e carimbam, dando o que eles chama de Visa-on-Arrival (saiba mais no site oficial de turismo do governo da Indonésia). Mas mesmo assim, as filas na imigração são enormes!! Chegamos a passar mais de 1h nela, tanto ao chegar em Bali quanto quando fomos embora. Prepare a paciência!!

E não conte com fazer nada muito próximo do seu horário de chegada, porque você pode perder o passeio por conta do atraso. E na hora de voltar pro Brasil, chegue cedo ao aeroporto de Bali, para não correr o risco de perder o avião esperando na fila da imigração. Não, não tem funcionário da companhia aérea para ajudar a te dar prioridade para você não perder seu voo. Aliás, nem vi ninguém fazendo isso, porque tinha tanto oriental numa fila caótica na nossa partida, furando fila, que era impossível pedir prioridade.

Vacinas Indonésia

Você deve estar vacinado contra a Febre Amarela para viajar para Indonésia. Não que eles exijam o comprovante internacional de vacinação na chegada. Mas é uma recomendação do Itamaraty brasileiro, porque o risco de pegar essa doença é alto.

Também são bem comuns lá:

– Malária – Dependendo da ilha que você vai visitar, há o risco. Mas não há vacina contra malária. Apenas alguns medicamentos preventivos, que causam tantos efeitos colaterais (como propensão a queimaduras com o sol) que muitos médicos nem recomendam usar. Não usei.

– Raiva – É uma doença muito comum em Bali, por causa da grande quantidade de cachorros com saúde debilitada pelas ruas. Pode ser transmitida também por macacos. E olha que lá tem muitos macacos menores que pulam nas pessoas para roubar comida. Minha médica no Brasil recomendou tomar a vacina pré-exposição de raiva e eu tomei as 3 doses antes de viajar, em posto de saúde no Rio de Janeiro.

– Hepatite A – Comum por causa da má qualidade de higiene na manipulação dos alimentos na Indonésia de maneira geral e porque muitas vezes os alimentos não são irrigados corretamente nem lavados. Tomei essa vacina em clínica particular no Rio.

– Febre tifóide – Comum em alguns lugares mais de floresta e vegetação mais densa. Não tomamos pois nossa médica não achou necessário.

 – Tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) – É sempre bom mantê-las em dia, porque aqui no Brasil essas doenças ainda circulam.

– Tétano – Também sempre bom manter em dia.

 

Floresta dos Macacos, em Ubud, Bali. Foto: Marcelle Ribeiro.

Seguro viagem para Indonésia

Eu não faria uma viagem para a Indonésia sem seguro viagem. Nós nos expusemos a vários riscos por lá, como:

  • Passeio de bicicleta por horas (em que eu caí e me enchi de roxos na perna)
  • Trekking para o topo de um vulcão de madrugada
  • Mergulho de cilindro
  • Snorkel
  • Comidas bem diferentes das que estamos acostumados, super apimentadas
  • Falta de higiene e saneamento básico, resultando em grande chance de intoxicação alimentar

Fora que o aeroporto de Bali não é um primor de organização e não me surpreenderia perder as malas ali.

E eu, de fato, usei o seguro viagem na Indonésia. Passei mal na véspera de fazer um mergulho de cilindro. Tive que ir ao hospital, fazer exames no coração, de sangue, etc. Eu conto essa história com mais detalhes neste post.

Eu indico a Seguros Promo, portal em que você compara preços de várias seguradoras e compra online. Clique aqui e pague com desconto.

Leia também: Seguro Viagem para a Indonésia: 3 planos selecionados para não errar!

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Idioma da Indonésia

O idioma oficial da Indonésia é o bahasa indonésio, mas há cerca de 200 línguas e dialetos falados lá. Nós falamos inglês e deu para curtir sem problema. Mas se você gosta de aprender algumas palavras do idioma local quando viaja, veja esse post do blog Na Proa da Vida sobre falar bahasa indonésio.

Leia também:

 

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (9)

  • Olá, tudo bem? Ótimo post! Estamos pesquisando novos destinos para nossas férias desse ano. Pelo que pesquisei hoje no site da emirates, está dando um valor de 17 mil de aéreo para o mês de setembro. Caro demais, rs!!! Mesmo assim vou continuar pesquisando. Aqui tive boas dicas. Saudações!

  • Oi, minha mulher está querendo ir para tailandia(Pukhet e Phi Phi e depois ir para bali, ir a Nusa Penida, nem sei como vou e nem como vou voltar. estou desesperado, quer ir em outubro. Pode dar-me algumas dicas?

  • Os preços da passagem que andei vendo na internet são bem mais altos do que você mencionou. Com qual cia aerea você viajou?

    • Oi, Suzana,
      Leve em conta que essa viagem eu fiz em 2018, como eu informo no post. Os preços mudaram bastante. Eu viajei de Emirates.
      Abraço,
      Marcelle

  • Gostaria de saber se tem que baixar algum app para entrar na indonesia ,
    estou indo o mes que vem e o app da vacina ja baixei , por favor

    • Olá, Recomendo que você consulte o site da Embaixada da Indonésia no Brasil para essas informações.
      Abs,
      Marcelle

  • Nao falo ingles, mas sonho em conhecer a indonesia : ( é possivel ?

    • Oi, Genária.
      Até dá, mas aí você vai ter que usar bastante os aplicativos de tradução para celular e mímica. Não é super fácil não.
      Abs,
      Marcelle