Viagem na Califórnia de carro – parte 1: De San Francisco a Carmel

Percorrer a costa da Califórnia de carro é uma daquelas viagens em que a estrada e o visual que se tem dela são a principal atração. A cada curva da Highway 1 há uma vista belíssima, o mar, as ondas, faróis e pontes cinematográficas. Fui de carro com o maridão de San Francisco até a região de Big Sur, que é uma dos trechos mais belos desse litoral.

Se você tiver tempo, pode descer a costa até San Diego, no outro extremo do estado. Mas a gente só tinha 2 dias e meio para fazer esse roteiro, então fomos só até as proximidades da cidade de Cambria.

Hoje vou falar do nosso primeiro dia de viagem nesta região, ok?

 

Dia 1 – De San Francisco a Carmel by The Sea:

Saímos de San Francisco por volta das 15h, em carro alugado. Fomos pela Highway 1, uma das estradas mais incríveis do país, porque beira o litoral. Até a cidade de Santa Cruz, paramos em vários mirantes com vista pro mar. O bacana é que na rodovia (também conhecida como Pacific Coast Highway), há vários recuos para os motoristas pararem para apreciar a paisagem.

O mais importante é, assim que pegar o GPS do carro, descobrir como fazer para colocá-lo para te levar pela Highway 1, invés de pela Highway 101, que é mais rápida, mas vai por dentro do estado (e não tem vista para nada bonito). Peça ajuda, você pode ter alguma dificuldade. A gente pediu na locadora Alamo e eles não só auxiliaram a traçar essa rota, como descobriram como colocar o GPS em português.

Paramos para fotos em praias como Montara State Beach e Half Moon Bay Beach (você verá placas mostrando a localização delas quando estiver lá). Outro lugar lindo para estacionar é um farol com jardins e banquinhos agradáveis. Não tem como não achar.

Litoral entre San Francisco e Santa Cruz. Foto: Marcelle Ribeiro

Litoral entre San Francisco e Santa Cruz. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Jardim na praia entre San Francisco e Santa Cruz. Foto: Marcelle Ribeiro

Pesca no litoral entre San Francisco e Santa Cruz. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Jardim na praia entre San Francisco e Santa Cruz. Foto: Marcelle Ribeiro

Farol em Pigeon Point Road, entre San Francisco e Santa Cruz. Foto: Marcelle Ribeiro

Parada em Santa Cruz

Demos uma parada na cidade de Santa Cruz, onde vimos o sol se pôr no píer. A cidade tem também um parque de diversões na beira da praia e área de lazer na areia. Porém, talvez pelo fato de o sol já estar indo embora quando chegamos lá, não achei nada demais em Santa Cruz. Se você estiver com pressa, nem precisa parar na cidade.

Vista do píer de Santa Cruz. Foto: Marcelle Ribeiro

De San Francisco até Santa Cruz pela Highway 1 são cerca de 88km.

Parada em Carmel-by-the-Sea

De Santa Cruz até a cidade de Monterey, a estrada não tem paradas interessantes, porque passa por uma região meio industrial. Nós não entramos em Monterey neste dia, porque ela seria visitada no dia seguinte. Fomos direto para a cidadezinha de Carmel-by-the-Sea, uma das mais charmosas que já conheci.

Chegamos no nosso hotel por volta das 20h30 (de Santa Cruz a Carmel são cerca de 74km), e apenas deixamos as malas para ir buscar um lugar para jantar. Como os americanos jantam cedo, sabíamos que provavelmente às 22h tudo já estaria fechando.

Nós nos hospedamos no hotel Pine Inn, a convite do próprio hotel e do órgão de turismo da cidade, a Câmara de Comércio de Carmel. O hotel é um luxo só, e o atendimento é de primeira. A localização é ótima, perto de lojas, antiquários, restaurantes e da orla.

O nosso quarto era bem espaçoso, com cama king, banheira, sala e 2 TVs. É um hotel histórico, construído em 1889, mas com instalações novas e decoração classuda. Tem estacionamento grátis e é uma ótima dica para quem quer conforto em uma lua-de-mel, por exemplo.

Outra coisa bacana é que o hotel tem um livro na recepção com os cardápios (com preços) dos restaurantes da cidadezinha, e os horários de funcionamento. Então já vimos algumas opções ali mesmo e fomos andando para o restaurante. Carmel é pequenininha, mas super organizada e com montes de construções luxuosas.

Mas, se você estiver procurando hospedagens econômicas, li que é mais fácil encontrar na cidade de Monterey, vizinha a Carmel, que visitamos também no dia seguinte para conhecer seu famoso aquário.

Pine Inn, em Carmel-by-the-Sea. Foto: Marcelle Ribeiro

Pine Inn, em Carmel-by-the-Sea. Foto: Marcelle Ribeiro

Pine Inn, em Carmel-by-the-Sea. Foto: Marcelle Ribeiro

Passeio em Carmel-by-The-Sea

Jantamos no Dametra Café, um restaurante meio árabe, meio italiano. Comemos ravioli e espaguete à bolonhesa, que estavam bem gostosos e custaram, cada cerca de US$ 17, sem as taxas. O preço estava bem razoável, ainda mais para a cidade, que atrai ricaços e artistas famosos como Clint Eastwood. Mas falarei mais sobre Carmel-by-the-Sea no próximo post, pois apenas no dia seguinte é que a conhecemos de verdade.

Dametra Café, em Carmel-by-the-Sea. Foto: Marcelle Ribeiro

Dametra Café, em Carmel-by-the-Sea. Foto: Marcelle Ribeiro

Dametra Café, em Carmel-by-the-Sea. Foto: Marcelle Ribeiro

Saldo do dia: 162km percorridos, em cerca de 5h30 com várias paradas para fotos.

Veja no mapa o trecho que fizemos nesse dia:

 

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.