Viena – O que fazer no centro da cidade

Quem vai a Viena deve começar seu primeiro dia visitando as atrações “obrigatórias” para qualquer turista. Dá para fazer quase tudo a pé, com o eventual uso de metrô. Neste post eu conto  o meu roteiro em uma tarde chuvosa, que começou às 13h, e foi intenso!

OBS: Os preços deste post são de 2019.

A Stephansdom, ou Catedral de Santo Estevão. Foto: Marcelle Ribeiro.

Viena: O que fazer no centro

Complexo Hofburgo

Começamos o passeio no início da tarde visitando o Complexo Hofburg, que tem vários prédios históricos da época da família Habsburgo. São museus, palácios, biblioteca… enfim, muito para ver! Nós priorizamos as atividades. Entramos apenas em algumas partes:

  • Silberkammer, onde fica prataria, as jóias e a porcelana do imperador
  • Kaiserappartments, que tem peças usadas pela família real
  • Sissi Museum, que é um museu que conta a história da icônica imperatriz Sissi

Os três são imperdíveis!!

Ficamos impressionados com a prataria da família Habsburgo e demos boas risadas com os guardanapos de pano dobrados no formato de bichos. E olha que eu não costumo gostar de ver pratos e talheres, mas esses são de encher os olhos (mesmo sem comida dentro! rsrsrs).

O arranjo de mesa do imperador era feito de ouro. Foto: Marcelle Ribeiro.

O Sissi Museum é muito interessante, porque conta o mito em torno da imperatriz e todas as esquisitices dela.

Pena que não pode tirar foto nos Kaiserappartments e no Sissi Museum…

Lá no Complexo Hofburg ainda tem museu de instrumentos musicais, museu de armas e armaduras, museu de antiguidades gregas, capela onde os meninos de Viena cantam… É passeio para um dia inteiro ou até mais de um dia na verdade!

A prataria da família imperial austríaca. Foto: Marcelle Ribeiro.

Guardanapos dobrados no formato de peixe e de ave. Foto: Marcelle Ribeiro.

Saímos de lá morrendo de fome e andamos um pouco para achar um restaurante a preços razoáveis. Já passava das 15h!

Preços e horários do Complexo Hofburg

O horário de funcionamento do Complexo Hofburg varia. De setembro a junho, abre todos os dias, das 9h às 17h30. Em julho e agosto abre todos os dias dias, das 9h às 18h. O endereço é Michaelerplatz, s/n. Perto da estação Stephanplatz do metrô.

Adultos pagam 13,90 euros com direito a audioguia. Estudantes de 19 a 25 anos de idade e pessoas que tenham o Vienna City Card (um passe de descontos) pagam 12,90 euros, também com direito a audioguia. Crianças de 6 a 18 anos pagam 8,20 euros.

Mas se você comprar o Sissi Ticket, que dá direito às três principais atrações do Hofburg (Silberkammer, Kaiserappartments e Sissi Museum), ao Palácio Schonbrunn (que também é imperdível como expliquei neste post) e à Coleção de Móveis Imperiais, você paga 29,90 euros (adulto). Ou 27 euros para estudantes de 19 a 25 anos e pessoas com o Vienna City Card. Crianças de 6 a 18 anos pagam 18 euros.

Tour a pé por Viena

Depois de almoçar, mesmo com o tempo meganublado e com risco de chuva, resolvemos andar um pouco pela cidade. Passamos na frente do Parlamento, para tirar fotos da fachada.

O Parlamento da Áustria. Foto: Marcelle Ribeiro.

A alguns passos do Parlamento, vimos o prédio da prefeitura (Rathaus), que é lindíssimo. Em frente a ele fica um teatro lindo. E ali logo ao lado, uma universidade.

O lindo prédio da Prefeitura de Viena. Foto: Marcelle Ribeiro.

O Teatro de Viena fica bem em frente à Prefeitura. Foto: Marcelle Ribeiro.

Fachada da Universidade de Viena. Foto: Marcelle Ribeiro.

Resolvemos pegar o metrô para ver a fachada do Secession (descemos na estação Karlsplatz), um espaço para exposições de arte temporárias. Não entramos, queríamos apenas ver a cúpula dourada da fachada.

A fachada do Secession, em Viena. Foto: Maridão

Ali pertinho do Secession fica uma feira de rua, com comida e restaurantes interessantes, chamada Naschmarkt (estação de metrô Naschmarkt). Lá tem vários restaurantes onde o povo vai provar vinhos, muitos com mesinha na rua. Mas estava chuviscando, a gente já tinha almoçado, e estávamos doidos mesmo era para comer um doce com chocolate quente.

Não achamos nada parecido com um café na feira (e olha que Viena é famosa por seus cafés!). Andamos mais um pouco e, perto do Secession, encontramos um lugar bem agradável para comer o nosso docinho, uma famosa torta vienense, chamada Sacher. Aliás, eu conto tudo sobre as comidas típicas da Áustria aqui.

De lá, fomos para outro Top 10 de Viena, a Stephansdom, ou Catedral de Santo Estevão. A fachada da igreja é linda, cheia de azulejos no topo e com detalhes meio góticos. Lá dentro um jogo de luzes cria um efeito interessante no teto e nos vitrais internos (que estão cobertos por uma película colorida). Não pudemos conhecer toda a igreja por dentro porque estava tendo uma missa quando chegamos, só pudemos entrar numa área limitada.

Os vitrais da Stephansdom, em Viena. Foto: Marcelle Ribeiro.

A catedral  funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h e domingo das 7h às 22h.

Se você prefere fazer um tour a pé guiado, o Get Your Guide oferece várias opções em Viena (site em português), com compra antecipada.

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (2)

  • Marcelle,
    Pretendo viajar no final do ano para Viena e gostei muito das informações contidas no seu sítio.
    Peço sua gentileza no sentido de me esclarecer alguns pontos sobre os valores dos ingressos para o Hofburg:
    a) Para cada atração do Hofburg (Silberkammer, Museu Sissi, etc.) é cobrado um novo ingresso no valor de 10,50 euros para cada atração?
    b) Li em outro lugar que o Vienna Card dá direito a "descontos em museus e gratuidade nos transportes públicos" o que seria, a princípio, interessante. No entanto, achei muito pequeno o desconto de apenas 1 euro para os portadores do Vienna Card. Você acha que, ainda assim, vale a pena compra-lo?
    Aguardo sua resposta e espero que você continue escrevendo, pois achei o seu sítio na internet um dos melhores, senão o melhor, que conheço.
    Saúde, sabedoria e paz!
    Virgílio Agra

    • Oi, Virgílio,

      Com um único ingresso (chamado The Vienna Hofburg), você visita o Museu Sissi, os Imperial Apartments e a Silver Collection. Tudo isso sai por 11,50 euros (preço de hoje). Veja em http://www.imperial-austria.at/hofburg-vienna/hofburg-wien.html
      Para saber se vale a pena comprar o Vienna Card, você tem que decidir antes em que museus e atrações quer ir. Porque o desconto é pequeno mesmo, então pode ser que não valha a pena para você.
      Abraço,
      Marcelle