Trilha do Parque da Catacumba (RJ) vale a pena? Saiba tudo!
Cercado por morros, o Rio de Janeiro tem inúmeros locais de onde é possível ver a beleza da cidade do alto. Quem tem um mínimo de disposição para fazer uma trilha pode aproveitar a vista da capital fluminense de pontos não tão óbvios como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Um desses pontos é a Trilha Parque da Catacumba, que fica no Parque Natural Municipal da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade, onde tem o Mirante do Urubu e o Mirante do Sacopã. É linda! Vem que eu conto mais!
Onde fica o Parque da Catacumba?
O Parque da Catacumba fica na Av. Epitácio Pessoa, nº 3.000, um pouco antes da região que os cariocas chamam de Corte do Cantagalo, bem em frente a um posto de gasolina BR. O bairro é Lagoa Rodrigo de Freitas, porém, é bem pertinho de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Para quem busca estacionamento, a dica é estacionar em um estacionamento que tem um pouco adiante perto da quadra de beisebol da Lagoa Rodrigo de Freitas, na região do Corte do Cantagalo. O estacionamento ali é pago, mas costuma ter um bom número de vagas. Dali, caminhe um pouco até a entrada do Parque Natural Municipal da Catacumba. Cuidado ao atravessar, prefira ir pela passarela, pois os carros passam na curva voando!
Também é possível ir de ônibus até lá, pois há várias linhas que passam por ali. Aliás, o metrô também é super perto. Desça na estação General Osório e pegue a saída mais próxima da Lagoa (Acesso E – General Osório). Em seguida, caminhe uns 10 minutinhos até o parque.
Leia também: Trilhas no Rio de Janeiro: 11 lugares que você TEM que conhecer!
Trilha Parque da Catacumba – Como é?
A trilha do Parque da Catacumba leva ao Mirante do Sacopã, de onde dá para ver a Lagoa e o mar de Ipanema e Leblon, além da Pedra da Gávea e outros morros do entorno e do Jóquei Clube. E também ao Mirante do Urubu, de onde a vista também é bonita. Vale a pena ir nos dois.
É uma trilha fácil, que passa por uma área de floresta que está sendo regenerada. Em uma hora dá para subir, ver o visual, tirar fotos e voltar. Além disso, não tem risco de se perder lá não, não precisa de guia nem nada.
É sempre bom lembrar…
Não custa lembrar que o ideal é fazer trilha com um sapato apropriado, seja um tênis ou uma botinha de trekking. A gente sempre recomenda o site da Amazon para acessórios de vários tipos, entre eles botinhas de trilha e calças legging. E como parte dessa trilha é descampada, é uma boa você ir de boné ou viseira.
Além da Trilha da Catacumba, no parque tem uma empresa de atividades de aventura, a Lagoa Aventuras, que oferece atrações como tirolesa, arvorismo, muro de escalada e rapel. Ou seja, é uma boa dica para quem vai ao Rio com crianças e adolescentes. Mais informações, inclusive sobre preços no site da Lagoa Aventuras.
No dia em que você for fazer essa trilha, aproveite para conhecer as atrações do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Parque da Catacumba – Preço
A entrada para a Trilha Parque da Catacumba é gratuita.
Parque da Catacumba – Horário
O Parque da Catacumba fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h e no horário de verão das 8h às 18h. Contudo, o horário de horário de funcionamento das trilhas e equipamentos de aventura é outro: de terça a domingo, das 8h às 16h e, quando há horário de verão, das 8h às 17h.
Leia também: Outra dica de trilha tranquila é a do Forte do Leme. Saiba mais!
Qual o telefone do parque?
O telefone do parque é (21) 2247-9949.
O Parque da Catacumba é perigoso?
Não, não é perigoso. Ele tem até uma portaria e sua entrada é cercada de grades. Nunca li sobre nenhum assalto lá.
Quer saber mais sobre esta e outras trilhas do Rio de Janeiro? Veja o vídeo abaixo!
Trilha Parque da Catacumba – Conclusão
Para concluir, a Trilha do Parque da Catacumba é uma ótima oportunidade de fazer exercício e ainda ver uma vista linda. E você, já foi lá? O que achou?
Leia também:
- Trilhas no Rio de Janeiro: 11 lugares que você TEM que conhecer!
- Pico da Tijuca: Como fazer a trilha na Floresta da Tijuca (Rio de Janeiro)
- Trilha Morro da Urca (Rio de Janeiro): é perigosa? Como fazer?
- Pedra do Telégrafo (RJ): O que você PRECISA saber sobre a trilha
- Trilha da Pedra Bonita (Rio de Janeiro): É segura? Como fazer?
- Como montar seu roteiro de viagem para o Rio de Janeiro
- Veja todas as dicas de viagem no Rio de Janeiro
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!
Gostei da dica e pretendo fazer esta trilha o mais rápido possível!
Abraços!
Tem lugar pra comer, depois de fazer a trilha??
Oi, Juliana, tem sim. Atravesse a passarela que fica acima das pistas para ir ao Parque do Cantagalo, região da Lagoa Rodrigo de Freitas que tem vários restaurantes, além de carrinhos de pipoca, água de coco e picolé. Dentro do Parque da Catacumba mesmo acho que deve ter no máximo um quiosque pra venda de água.
Abs,
Marcelle
Tem estacionamento nesse parque?
Oi, Jessica, não tem estacionamento dentro do parque, mas tem um bolsão de estacionamento bem próximo, na região do Parque do Cantagalo, que fica em frente (do outro lado da rua). Daí você estaciona e atravessa pela passarela (é seguro).
Abs,
Marcelle