Conheça a trilha da Ferradurinha e das piscinas naturais em Búzios

A Trilha da Ferradurinha é uma das mais lindas em Búzios, porque não apenas você vê vistas incríveis do mar, mas também porque você curte piscinas naturais, cachoeira com vista pro mar e até apreciação de tartarugas! Essa trilha tem muitos nomes: “trilha das piscinas naturais em Búzios”, “trilha das poças”, “trilha da praia da Ferradurinha” e “trilha do Guardião”. Então, fique atento a essas diferentes formas de chamar o percurso. A seguir, um índice desse post:

Pontos visitados
Qual a distância percorrida?
Quanto tempo dura?
Nível de dificuldade
Precisa de guia?
Quanto custa?
Minha experiência

Praia da Ferradurinha, de onde parte o passeio. Foto: Marcelle Ribeiro.

Pontos visitados na trilha da Ferradurinha

  • Praia da Ferradurinha: é o ponto de partida
  • Praia dos Amores: faixa de areia pequena, mas boa pra banho
  • Primeira piscina natural, perto da Praia dos Amores
  • Segundo conjunto de piscinas naturais em Búzios (o que alguns locais chamam de “poças”)
  • Pedra do Guardião: pra ver o mar

Essa trilha tem fama de ser uma das melhores trilhas em Búzios. Portanto, se tiver que fazer 1 só na cidade, faça essa. Veja no item “minha experiência” fotos de cada atrativo visitado.

Boiando na piscina natural. Foto: Maridão.

Qual a distância percorrida?

duas maneiras de fazer esse percurso. Alguns guias fazem todo o trajeto por trilha. Ou seja, caminhando. Outros fazem uma parte do trajeto de caiaque. Eu optei por essa segunda opção, e não me arrependi. É que é uma delícia remar de caiaque numa baía tão calma quanto a da Ferradurinha. Além disso, de caiaque você pode ver mais tartarugas do que da trilha. E o trecho de caiaque é curto, não dá pra cansar não.

Por isso, a distância caminhada varia de acordo com a maneira como você escolheu conhecer a região. Quem faz parte do percurso com o caiaque caminha 3,5 Km.

Quem faz sem o caiaque, 4,7Km.

Remamos no caiaque duplo. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quanto tempo dura a Trilha da Ferradurinha?

Nós levamos 4h30 para fazer o passeio todo, com muitas paradas pra fotos.

Nível de dificuldade

Médio, por ter algumas subidas e um pequeno trecho caminhado em rochas. Mas não precisa de nenhum aparato especial, nem tem escalaminhada na Trilha da Ferradurinha.

Precisa de guia para a Trilha da Ferradurinha?

Sim, precisa de guia para fazer a piscinas naturais em búzios, pois não há placas de sinalização e há bifurcações. Além disso, um guia é importante pra mostrar onde, dentro das piscinas, é seguro pra banho. Ele sabe dizer onde pisar pra evitar ouriços e fica de olho na entrada da água do mar nas piscinas.

Nós contratamos o Allan (21-99531-9040) e gostamos. Ele costuma cobrar R$ 80 por pessoa para trilha de forma privativa, mas como contratei um pacote com outras trilhas, conseguimos desconto.

Além disso, é possível reservar online o passeio para essa trilha no site da Viator.

Quanto custa?

Não há cobrança para entrada na trilha. O Allan normalmente cobra R$ 80 por pessoa para fazer o percurso, já incluído aí o trecho de caiaque, de forma privativa. Porém, como fechamos um pacote de 3 trilhas em Búzios com ele, tivemos um bom desconto.

Leia também: Outras sugestões de trilhas em Búzios que eu testei e gostei

Minha experiência na Trilha da Ferradurinha

E como chegar na trilha das poças? Primeiro, estacionamos o carro na ponta esquerda da praia de Geribá e caminhamos pela rua até a Praia da Ferradurinha (onde não há estacionamento). É pertinho.

Na Praia da Ferradurinha pegamos o caiaque. O guia foi em outro nos orientando. O mar é bem calmo nessa região, não tem perigo. Uns 20 minutos depois de remada, chegamos na Praia dos Amores, que só pode ser acessada ou de caiaque ou por trilha. Infelizmente não demos sorte de as tartarugas aparecerem perto do nosso caiaque na hora em que estávamos remando, mas sei que isso é comum de acontecer.

A Praia dos Amores tem uns 50 metros de extensão só. Ela tem areias rosas por conta de minérios. É boa pra banho.

Praia dos Amores e, ao fundo, a Praia da Ferradurinha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ali é que de fato começou a trilha da Ferradurinha pra nós. Primeiro fomos caminhando pelas rochas do canto esquerdo da praia até chegar a uma piscina natural que é menos famosa, mas é a mais bonita de todas. E uma delícia pra banho! É preciso ter um pouco mais de atenção nesse trecho, pois as rochas são meio pontudas, e uma queda pode cortar.

Trecho rochoso da trilha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mas fomos devagar e foi bem tranquilo. Dali vimos muitas tartarugas nadando na baía da Praia da Ferradurinha.

Logo após essa parte, caminhamos de volta o mesmo trecho pelas rochas até a Praia dos Amores de novo.

Ponto escuro na água é uma tartaruga. Foto: Marcelle Ribeiro.

Primeira piscina bem perto da Praia dos Amores. Foto: Marcelle Ribeiro.

Da Praia dos Amores até o segundo conjunto de piscinas

Na sequência, pegamos um trecho de subida de terra bem à esquerda na Praia dos Amores. No caminho pudemos ver outras praias de Búzios ao longe, como Ferradurinha e Geribá, além da Lagoa de Geribá.

Praia de Geribá e Lagoa de Geribá vistas da trilha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois de uns poucos minutos chegamos ao segundo conjunto de piscinas naturais em Búzios. São 3 delas, sendo que 2 são mais indicadas pra banho.

Segundo conjunto de piscinas naturais. Foto: Marcelle Ribeiro.

Algumas piscinas são bem rasinhas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Curtindo o segundo conjunto de piscinas. Foto: Maridão.

E pra quem quer saber se tem cachoeira em Búzios, eu digo que até tem, viu? É que nesse segundo conjunto de piscinas naturais tem uma pequena cachoeira que se forma pela água do mar nas pedras. Mas tenha muita atenção ao sentar ali, porque a qualquer momento o mar bate mais forte ali e o volume de água nessa cachoeira aumenta pra caramba!

Eu num momento com pouca água na cachoeira. Foto: Maridão.

A Pedra do Guardião vale a pena?

Após curtir o banho nas piscinas naturais, fomos pra última etapa da trilha da Ferradurinha: a caminhada para a Pedra do Guardião.

Mais alguns minutos e chegamos à pedra, que tem esse nome porque dependendo do ângulo de onde se olha, ela parece o rosto de um homem carrancudo. Lá até tem uma piscina também, mas nessa não dá pra tomar banho. O bonito lá é ver o mar batendo com força nas pedras.

Eu confesso que achei bonito, mas em outros trechos da trilha tivemos vistas semelhantes. Por isso, se você tiver menos tempo, pode dispensar essa caminhada até a Pedra do Guardião.

Por fim, voltamos caminhando até a Praia dos Amores, mas por outro trajeto, mais plano que o da ida. Concluímos pegando o caiaque de volta pra a Praia da Ferradurinha.

Vista da Pedra do Guardião. Foto: Maridão.

Assista ao vídeo sobre as melhores trilhas em Búzios abaixo!

 

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.