Se você está planejando uma viagem para a Tailândia, já deve ter percebido que organizar tudo sozinho pode ser bem complicado. Por isso, ter a ajuda de uma agência de turismo brasileira na Tailândia facilita bastante. Nas minhas duas viagens para o país, eu testei os serviços da Tailandiando*, uma empresa de brasileiros que já moraram lá e oferece passeios, transfer e pacotes de viagem na Tailândia. E hoje vou te ajudar a analisar se a Tailandiando é confiável e compartilhar a minha experiência sincera.
A Tailandiando é focada nos públicos brasileiro e português e vende pacotes de viagem (daqueles completões com tudo), além de passeios para várias ilhas e cidades da Tailândia. Mais de 10 mil pessoas já viajaram com eles desde 2017.
Um diferencial é que em vários passeios eles têm guias que falam português, o que é super difícil de encontrar no país. Em outros, falam espanhol ou inglês. Além disso, o suporte via WhatsApp é todo em português, o que facilita muito.
Eu aprendi na pele como é importante ter um guia que você entenda bem. Uma vez comprei um passeio em Bangkok, na Tailândia, numa dessas agências locais “de esquina” (da qual eu não tinha nenhuma referência) e caí numa roubada. O guia que nos levou para Ayutthaya falava inglês tão mal que eu não entendi quase nada. Depois disso passei a ter muito mais cuidado ao contratar uma agência.
A Tailandiando é confiável? Análise de fatores
A seguir, vou te ajudar a entender se Tailandiando é confiável, analisando vários fatores.
Minha experiência com a Tailandiando
Quando estive em Koh Phi Phi, em 2020, fiz um passeio de lancha para Phi Phi com a Tailandiando, e gostei bastante. A lancha era moderna, quase não balançava e era coberta, o que ajudou a proteger do sol.
Achei a agência super organizada, se preocupando com pequenos detalhes, como, por exemplo, sair o mais cedo possível, para evitar lugares lotados. A nossa guia era brasileira e a tripulação, tailandesa. Todos foram super atenciosos. Além disso, tinha um diferencial: eles são super preocupados com o meio ambiente.
O tempo nas paradas foi bem planejado, o que nos permitiu curtir bastante, sem correria. Além disso, ter outros brasileiros a bordo deixou o passeio ainda mais divertido, já que deu para bater altos papos e trocar várias dicas. Portanto, nesse contato inicial com a empresa, a primeira impressão que tive foi que a Tailandiando é confiável.
Nova experiência em 2024: passeio para Coral e Racha
Em 2024, retornei à Tailândia e fui à cidade de Phuket, onde fiz dois passeios com a Tailandiando: um para Similan Islands e outro para as Ilhas Coral e Racha. O tour para Coral e Racha não é uma excursão tão cansativa, porque as ilhas ficam bem perto da cidade de Phuket, onde eu estava hospedada.
O transfer me pegou no horário combinado no hotel e era bem confortável. Antes de pegarmos a lancha, recebemos informações sobre todo o itinerário do dia. O guia falava um bom inglês. Além de os lugares serem lindos, gostei de termos tempo suficiente em cada parada. O buffet do almoço tinha uma quantidade de opções razoável. A comida era boa, com opções sem pimenta.
Passeio para Similan Islands
Outro tour que fiz com a Tailandiando foi para Similan Islands. Esse é um passeio mais cansativo, porque as ilhas não ficam tão perto de Phuket. Por isso, o demora mais pra chegar às praias. Mas novamente o transfer que me pegou no hotel era bem confortável.
O café da manhã que eles servem antes de entrar na embarcação é super bem servido. O ponto de apoio é bem agradável. Um diferencial bacana é que a empresa te empresta uma bolsa com esteira, toalha e snorkel, super úteis para o passeio.
A lancha que usamos era moderna e as paradas tiveram tempo adequado. E os guias eram uma atração à parte! Falavam inglês bem e eram super engraçados! Além disso, se ofereceram para tirar fotos pra todos (e deram dicas de poses!) em vários momentos.
Entretanto, o passeio não foi 100% bom, porque o almoço estava gelado e algumas coisas não tinham uma aparência das melhores. Pudemos escolher entre 3 opções de refeições (inclusive vegetariana), mas de tudo que me foi servido eu comi apenas o frango empanado, que estava bom e quentinho.
A Tailandiando me disse que o Parque Nacional de Similan faz diversas restrições quanto à alimentação, o que dificulta a logística do preparo. Porém, me informaram que estavam trabalhando para melhorar. Contudo, de maneira geral, gostei bastante do passeio.
Transfer em Phuket
Outro serviço da Tailandiando que usei foi o transfer do aeroporto de Phuket para o meu hotel e vice-versa. Achei bacana porque ao desermbarcar, havia uma pessoa com uma plaquinha com meu nome no aeroporto. Ela falava inglês bem e me levou até meu carro e conversou com o motorista. O veículo tinha ar-condicionado, era novo e confortável. Eu era a única passageira.
Porém, na volta, o transfer atrasou um pouco para me pegar no hotel. Entrei com contato com a Tailandiando por Whatsapp e eles falaram com o motorista. Contudo, tivemos tempo suficiente para chegar ao aeroporto, porque a agência sempre calcula com uma margem a mais.
Tailandiando no Reclame Aqui
Se você está se questionando se a Tailandiando é confiável, é bom saber que o serviço deles ainda não recebeu reclamações no Reclame Aqui. Isso é um bom sinal para uma empresa que existe desde 2017. Além disso, não há nenhuma reclamação também com o nome antigo da empresa, “Passeios em Phi Phi”.
Tailandiando no TripAdvisor
A TripAdvisor é uma plataforma para avaliações de conteúdos turísticos, sendo possível avaliar hotéis, passeios, entre outros. Até a data de publicação deste post, a Tailandiando tinha 6 avaliações na TripAdvisor, sendo 4 positivas, uma razoável e uma muito ruim.
Uma das avaliações negativas é sobre o processo de reembolso da empresa. O percentual dos valores devolvidos dependem da antecedência com a qual o cancelamento é feito.
Depoimentos nas redes sociais
A Tailandiando está presente em diversas redes sociais, entre elas o Instagram (onde há maior interação), Facebook, Youtube e TikTok.
Muitas pessoas elogiam aos passeios promovidos pela empresa como, “saudades disso”, “melhor equipe de todas” ou “faz três meses que fui e estou louco para voltar”, entre outras mensagens positivas.
Não encontramos críticas ou comentários negativos nas redes sociais da empresa, o que pode mostrar que a Tailandiando é confiável.
História da Tailandiando
Fundada em 2017, a Tailandiando inicialmente se chamava “Passeios em Phi Phi” e promovia apenas passeios de barco na ilha de Koh Phi Phi, na Tailândia. Foi apenas em 2019 que a ainda “Passeios em Phi Phi” começou a oferecer tours em outros destinos da Tailândia, como Krabi e Phuket.
Em 2021/2022 foi criada a Agência Tailandiando, nome utilizado atualmente pela empresa que, naquela época, já oferecia passeios por quase todo o país. Além dos clássicos tours de lancha para as ilhas, a Tailandiando também passou a trabalhar com transfer entre hotel e aeroporto, motorista privativo e ferry para deslocamento entre as ilhas.
E em 2024 a Tailandiando passou a oferecer pacotes de viagem pela Tailândia, desses com vários dias, e que incluem não apenas os passeios, mas também hotel, transfers e passagens internas (de barco, avião ou ônibus).
A empresa criou seus próprios pacotes, mas também me convidou para personalizar alguns. Ou seja, eu listei cidades e passeios que mais gostei e eles montaram pacotes com os meus lugares preferidos. Mas a venda e operação são inteiramente feitas pela Tailandiando.
A empresa tem parceiros tailandeses com credenciamento do governo local. Isso, junto ao feedback positivo de diversos clientes, reforça o quanto a Tailandiando é confiável.
Fundadores da Tailandiando e sua equipe
Bruno Miguel e Victória Farina são os fundadores da Tailandiando. Brasileiros, eles se conheceram enquanto trabalhavam em um navio de cruzeiro, já visitaram mais de 80 países e já moraram na Tailândia.
Os dois têm formações acadêmicas e uma história de vida pessoal e profissional que têm tudo a ver com o mundo das viagens.
Bruno nasceu em São Paulo e tem diversas formações em Marketing. Já trabalhou em cruzeiros, hotéis e organizou a logística na área do turismo em importantes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Também atuou como executivo de Marketing pela Reed Exhibitions, empresa que organiza eventos em escala global. Além disso, é o criador do blog Na Proa da Vida, escrito por ele por Victória.
Já Victória, também paulistana, se formou em Lazer e Turismo pela USP e trabalhou em hotéis, navios e em mega eventos globais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
A equipe da Tailandiando é praticamente toda formada por mulheres. Assim como os fundadores, algumas colaboradores são viajantes que se encantaram pela Tailândia. Outras são formadas em Turismo. Ao todos, são 14 colaboradoras no Brasil e na Ásia, que atendem 24 horas por dia em português, inglês e espanhol.
Preocupação Ambiental
Assim como nós aqui do Viciada em Viajar, a Tailandiando também defende o turismo responsável e é contra a exploração animal. Por exemplo: a agência não oferece passeios que envolvam contato físico de turistas com elefantes e outros animais (nem banho com eles), nem leva a atrações em que os bichos sejam dopados para receber turistas. Além disso, eles orientam os viajantes a não alimentarem animais. Mais uma razão para acreditar que a Tailandiando é confiável, né?
Além disso, eles apoiam iniciativas importantes como o movimento “Phi Phi Sem Lixo”, que promove a limpeza e a preservação ambiental nas ilhas Phi Phi. Por isso, durante os passeios, eles procuram conscientizar os viajantes sobre a importância de não sujar as praias.
A Tailandiando também promove caminhadas com parceiros locais para recolher lixo nas ilhas e praias da Tailândia. Nuy Bay foi uma das praias em Phi Phi onde eles realizaram uma dessas ações e conseguiram encher mais de 50 sacos de lixo só com resíduos encontrados no local.
Preocupação social
A Tailandiando apoia o Movimento Army Power (MAP), uma entidade sem fins lucrativos que tem várias ações sociais, como cursos, apoio para encontrar emprego, atendimento psicológico e atividades físicas.
Além disso, a empresa também demonstra a sua preocupação social ao não oferecer passeios que levem turistas para conhecer as “mulheres-girafa”. Imigrantes que fugiram de Myammar por causa da guerra civil, elas usam pesados anéis de bronze em volta do pescoço. A visita que muitas agências locais promovem à vila onde estas mulheres moram é polêmica, porque há quem diga que elas são exploradas por agentes de turismo.
Ou seja, estes fatores reforçam a ideia de que a Tailandiando é confiável.
Telefones e contatos da Tailandiando
A Tailandiando atende 24 horas, em diferentes fusos horários, em português. Você pode entrar em contato com eles via whatsapp, pelo telefone +55 11 91682-1727, ou pelo e-mail passeiosemphiphi@gmail.com.
Além disso, no site da agência, há um formulário para facilitar o contato dos clientes. Embora a sede da Tailandiando esteja localizada na ilha de Koh Phi Phi Don, na Tailândia, a agência conta com representantes e parceiros espalhados por várias regiões do país.
Esta facilidade no contato com a empresa reforça a ideia de a Tailandiando é confiável.
Certificado de segurança do site
A Tailandiando tem o selo de segurança em seu site. O RapidSSL, um certificado digital, garante que a navegação seja segura, permitindo que você faça pagamentos e insira suas informações pessoais sem correr riscos. Veja o ícone ao lado da URL do site na imagem abaixo, onde o navegador também destaca que “a conexão é segura”.
Ou seja, esse é mais um detalhe que demonstra que a Tailandiando é confiável.
Tailandiando na imprensa
A empresa já foi mencionada em uma reportagem da SBT News, publicada em maio de 2024. A matéria falava sobre a WTM de 2024, uma feira de turismo gigantesca que acontece em vários países, inclusive no Brasil. O SBT News entrevistou o fundador da agência, que contou um pouco sobre os passeios na Tailândia que promove.
Além disso, o portal Panrotas, o maior site de notícias do Brasil especializado no setor turístico, já mencionou a Tailandiando em uma de suas reportagens.
Ser mencionada em reportagens reforça a ideia de que a Tailandiando é confiável, porque jornalistas em geral selecionam bem as pessoas que vão ser entrevistadas seguindo alguns critérios.
Outros pontos positivos e negativos da Tailandiando
Ainda tem alguns pontos positivos e negativos sobre a Tailandiando que ainda não mencionei e que você precisa saber.
Positivos:
- A Tailandiando aceita diferentes métodos de pagamento, como PIX, cartão de crédito, Paypal e Wise (para baht ou euros).
- É possível pagar parcelado.
- Leitores do blog têm desconto nos passeios com o nosso cupom para a Tailandiando: VICIADAEMVIAJAR.
- A agência envia um PDF com várias dicas gerais para a viagem para a Tailândia quando você contrata qualquer passeio. É bem completinho, didático e muito útil!
- As funcionárias enviam mensagens por Whatsapp lembrando sobre os horários dos passeios na véspera e dando dicas específicas sobre o que levar.
- A Tailandiando organiza tudo para quem quer ir ao famoso Festival das Lanternas, evento disputado no país.
Negativos:
- Ainda não oferecem passeios a ilhas menos famosas entre os brasileiros, como Koh Phangan.
- Em algumas ilhas menos populares a diversidade de passeios ofertada ainda é pequena, como em Koh Tao, Koh Samui e Koh Lipe.
- Não há guias em português em todos os passeios, porque isso depende da demanda de turistas e da disponibilidade de guias.
Tailandiando é confiável? Conclusão
Sim, na minha opinião a Tailandiando é confiável. Apesar de os passeios e transfers que fiz com ela não terem sido 100% perfeitos, eu gostei bastante do serviço deles. Outros fatores que pesam muito pra mim são o fato de eles conhecerem muito bem o país, terem um contato muito próximo com o turista em português por Whatsapp, terem guias em português e haver pouquíssimas reclamações nas redes sociais e sites de avaliação.
Ou seja, eles são uma boa opção, especialmente se você busca guia brasileiro na Tailândia.
*O Viciada em Viajar fez os passeios e transfers com a Tailandiando como cortesia da empresa. Nós recebemos uma pequena comissão a cada reserva. O texto reflete a nossa real opinião.
Leia Mais:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!