Viajar sozinha para a Tailândia é perigoso? 10 dicas importantes

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 01/11/2024

Viajar sozinha para a Tailândia é perigoso? Eu já estive duas vezes no país e nas duas passei períodos viajando sozinha. A minha última viagem para a Tailândia foi em 2024, quando fiquei 2 semanas sozinha no país, conhecendo as ilhas de Koh Phangan, Koh Tao e Koh Samui e também Phuket. Além disso, passei uma noite em Bangkok sozinha.

Então, neste post vou te contar tudo o que aconteceu comigo por lá e que cuidados você tem que ter. Além disso, vou te dar dicas para que sua viagem aconteça sem estresses.

praia ceu azul mar turquesa tailandia e perigoso

Ilha de Nang Yung, em Koh Tao, onde eu fui sozinha. Foto: Marcelle Ribeiro

Dicas para viajar sozinha na Tailândia

1 – Escolha bem os horários em que vai viajar

Nestas duas semanas em que eu estive sozinha na Tailândia em 2024 eu viajei de catamarã e de avião. Mas eu comprei passagens para viajar durante o dia. É que sempre que eu tenho que chegar ao aeroporto ou sair dele de noite ou de madrugada, eu tendo a me sentir menos segura, em qualquer lugar do mundo.

Porém, na primeira vez em que viajei sozinha para lá em 2020, eu não me atentei a isso e acabei tendo que pegar um transfer de madrugada. Daí eu fiquei receosa, porque eu fui a única passageira na van por uns 30 minutos. O motorista ficou procurando por outros passageiros de madrugada num condomínio escuro.

Para eu me sentir mais segura, eu liguei pro meu marido (que estava em outro país) e fiquei conversando com ele pelo telefone até chegarem mais gente na van. Nada de errado aconteceu.

Então, não acho que fazer esses deslocamentos internos sozinha na Tailândia é perigoso não. Basta tomar aqueles cuidados básicos e se planejar para não chegar tarde da noite.

van transporte tailandia e perigoso

Van que eu peguei em deslocamento interno. Foto: Marcelle Ribeiro

2 – Prefira passeios em grupo

Durante minha estádia, fiz passeios em grupo na Tailândia, do tipo “excursão”, mas também fui a algumas praias sozinha. Neste caso, eu optei por ir à praias ao menos um pouco movimentadas, porque eu sempre evito ir à praias desertas quando viajo sozinha.

Em todos os lugares aonde fui, eu saía para jantar sozinha, a pé, para restaurantes próximos. Eu tentei evitar ruas desertas à noite, mas em alguns casos elas tinham trechos mais vazios, como em Phuket, por exemplo. Aí, o que eu fazia era apressar o passo e tentar andar sempre do lado da calçada onde havia mais comércio.

Porém, isso não quer dizer que me senti ameaçada ou que acho que ficar sozinha na Tailândia é perigoso. Em nenhum momento dessas minhas caminhadas noturnas vi alguém que me fizesse me sentir em perigo. Foi mais aquela coisa de “brasileira acostumada a temer rua vazia de noite”, sabe?

mar turquesa peixes na agua tailandia e perigoso

Ilha Racha, em Phuket, onde estive sozinha. Foto: Marcelle Ribeiro

3 – Tenha atenção ao escolher hotéis

Quando escolhi a hospedagem, optei por quartos privativos de hotéis de 3 ou 4 estrelas. Mas não foi uma decisão que tomei por achar que ir para a Tailândia é perigoso… É que eu não tenho curtido mais dividir quarto com estranhos. Já dormi em hostel em outros países no passado, mas hoje eu quero poder chegar no quarto e curtir a calma e tranquilidade, sem gente conversando, entrando no quarto, roncando…

Porém, eu sempre tenho o cuidado de tentar ficar sempre em hotéis com recepção 24h. Não sei, me dá uma sensação de segurança saber que se houver qualquer problema, vai ter alguém na recepção pra me ajudar.

Apenas em Koh Tao a recepção do hotel não era 24h, até porque é raro que os hotéis de lá tenham funcionários o tempo todo na recepção. O hotel que eu fiquei foi o Sairee Hut Resort, mas os funcionários disponibilizaram o número do WhatsApp deles para o caso de qualquer problema tarde da noite ou de madrugada.

hotel piscina vista praia árvores céu azul tailandia é perigoso

Hotel Sairee Hut Resort, onde eu fiquei em Koh Tao. Foto: Marcelle Ribeiro

4 – Salve os números de telefones importantes

Uma coisa que fiz e recomendo muito que você faça é salvar no celular números importantes, como o da Polícia e do Corpo de Bombeiros. É sempre bom se prevenir e ter esses contatos à mão. O número da Polícia tailandesa para turistas é 1155, mas o número da Polícia geral (para turistas e não turistas) é 191. Já o do Corpo de Bombeiros é 1993 e para pedir uma ambulância, é o 1669.

5 – Cuidados com transporte público

Para me movimentar internamente em cada cidade, eu usei quase todos os meios de transporte disponíveis. Andei de ônibus, táxi e carro por aplicativo e não acho que se locomover sozinha na Tailândia é perigoso. Os motoristas nunca puxavam papo, iam sempre em silêncio.

Eu precisei pegar carro de aplicativo sozinha à noite pela Tailândia quando sofri um pequeno acidente. Eu caí de um jeito bobo na praia e machuquei meu punho. Como ele não melhorou depois de uma semana, eu resolvi acionar o meu seguro viagem e fui num hospital na Tailândia. Como eu fui pra lá no final da tarde, quando eu peguei o carro por aplicativo já era noite.

Interior de um ônibus em Phuket. Foto: Marcelle Ribeiro

Deu tudo certo com o transporte. O chato mesmo foi ter que fazer tudo sozinha com uma mão só o resto da viagem, já que eu tive que ficar com um punho enfaixado. Bem chato estar sozinha em momentos assim, porque até para tomar banho e me locomover com mala e mochila era mais complicado.

6 – Não vá sem seguro viagem

Mas, apesar desse episódio super chato, fiquei aliviada por ter seguro viagem. Foi super fácil entrar em contato com a seguradora. Eu resolvi tudo com eles por WhatsApp. Se para qualquer viagem um seguro é recomendável, viajando sozinha, então, é imprescindível.

E se você quiser saber mais sobre o plano que eu contratei, dá uma olhadinha no post “Seguro Viagem para a Tailândia”. Leitores do blog têm 15% de desconto com o cupom VICIADA15 em todos os planos para qualquer destino.

mulher sentada recepção hospital punho enfaixado

Euzinha com o punho enfaixado no hospital. Foto: Marcelle Ribeiro

7 – Tenha internet o tempo todo

Outra coisa super importante se você quer viajar sozinha pela Tailândia é estar com internet o tempo todo no celular. Isso vai te permitir falar rapidamente com a seguradora caso aconteça algo com você, por exemplo.

Além disso, eu me sentia mais segura sabendo que a qualquer momento eu podia falar com a minha família no Brasil e compartilhar minha localização com eles. Outra coisa que eu fazia para me sentir mais tranquila era colocar no Google Maps o trajeto que eu estava fazendo quando pegava um carro por aplicativo. Desta forma, eu acompanhava se o motorista estava fazendo uma rota que fazia sentido.

Durante minhas passagens por lá, eu testei dois chips diferentes. Um deles foi o e-sim da Holafly (e leitor do blog tem 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR). O outro foi o O Meu Chip, que pode ser tanto físico quanto virtual (e também rola descontinho: 15% com o cupom VICIADAEMVIAJAR).

Ambos funcionaram super fáceis de serem instalados. Além disso, eles funcionaram super bem lá.

céu azul mar crianças adultos praia tailândia é perigoso

Praia de Kata, em Phuket, onde estive sozinha. Foto: Marcelle Ribeiro

8 – Saiba quais são os golpes comuns na Tailândia

Ir para a Tailândia é perigoso? Não. Mas, podem surgir espertinhos querendo dar golpe em turista, acompanhada ou não, seja homem ou mulher.

Um golpe super comum é o “do Grand Palace“. Dizem que ele acontece quando um turista está procurando táxi ou tuk tuk para chegar ao Grand Palace, em Bangkok. Daí os motoristas/golpistas informam que o templo está fechado para cerimônias, mas sugerem um outro ponto turístico. Quase sempre isso é mentira e eles ainda cobram valores exorbitantes pela viagem.

O “golpe do tuk tuk” é também já é batido, principalmente em Bangkok. Os condutores podem cobrar valores altíssimos dos turistas para distâncias bem curtas. Outra coisa muito comum é ver motoristas abordando pessoas na porta de hotéis, oferecendo passeios pela cidade. Mas recomendamos que você não aceite, porque geralmente eles levam para lojas de alfaiate e joias, e ficam oferecendo os produtos.

Quase todos os golpes mais comuns contra turistas envolvem cobrar tarifas abusivas ou insistir para que comprem em lojas com preços igualmente absurdos. Uma dica que posso te dar é que você sempre negocie os preços do tuk tuk antes, verifique se o taxímetro funciona corretamente ou então utilize carros de aplicativo, como o Grab, que é o mais popular no Sudeste Asiático. Eu mesma usei muito Grab e sempre deu certo.

vista torres altas palacio tailândia é perigoso

Área externa do Grand Palace no centro de Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro

Outro golpe que você deve evitar é o das bebidas “batizadas” ou falsificadas. Em ilhas como Koh Phi Phi, é comum que nas festas na praia ambulantes vendam os “baldinhos” em barraquinhas de praia. São garrafas ou porções de bebidas em baldinhos pequenos com gelo. Só que dizem que é comum golpistas colocarem bebidas falsificadas ali ou mesmo “batizadas”.

9 – Cuidado ao trocar dinheiro

Sempre que precisei trocar dinheiro na Tailândia, eu procurei ir a locais não muito desertos. Além disso, preferia locais em que outras pessoas não vissem com facilidade ou de muito perto quanto eu estava trocando.

1o – Olhe seus pertences na praia

Quando eu ia à praia sozinha, eu deixava minhas coisas na faixa de areia perto do mar e ficava olhando de dentro da água. É claro que eu dava uns mergulhos rápidos, e, por isso, não fiquei olhando a bolsa 100% do tempo. Ainda assim, nada aconteceu. Minhas coisas estavam sempre lá quando eu saía do mar.

Viajar sozinha pra Tailândia é perigoso? Conclusão

Um medo muito comum entre mulheres viajando sozinhas é sofrer assédio.

O único relato que eu tenho foi já no meu último dia de viagem. Eu estava andando numa praia de Phuket, com o punho enfaixado (porque me machuquei), e uma pessoa que alugava jet skis para turistas fez uma gracinha comigo em inglês. Ele brincou que eu era uma lutadora de boxe tailandês, que é super popular, por conta da faixa no punho. Eu fingi que não entendi e continuei andando. E foi só isso. Nada mais.

céu azul mar praia tailandia é perigoso

Praia em Patong, Phuket, onde aconteceu o episódio. Foto: Marcelle Ribeiro

Por tudo isso, para quem quer saber se ir para a Tailândia é perigoso, eu diria que não. Viajar para a Tailândia é seguro, mesmo para mulheres desacompanhadas. No geral, eu achei os tailandeses simpáticos e bem respeitosos. Além disso, não ouvi falar de roubos ou furtos quando estive lá.

E você, já esteve no país? Achou que ir para a Tailândia é perigoso? Escreve pra mim nos comentários!

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *