San Francisco: passeio no Asian Art Museum e no City Hall

O maridão é doido por um museu e em nossa viagem por San Francisco, em março desse ano, ele aproveitou para explorar alguns na cidade. Um deles foi o Asian Art Museum, que tem peças da Ásia e budas gigantes. Ele aproveitou para dar uma esticadinha e ver o City Hall, belo prédio histórico da prefeitura que fica em frente ao museu, e nos conta agora um pouco mais sobre esses passeios. Com a palavra, o Maridão:

 

“A presença asiática é muito forte em San Francisco desde a chegada dos primeiros imigrantes, ainda na corrida do ouro do século XIX. A partir daí, a cidade ganhou uma enorme Chinatown e abriga também um dos maiores museus especializados em arte deste continente: o Asian Art Museum.

Localizado na região central da cidade, o museu fica no bairro de Civic Center, que também abriga o City Hall (a sede do governo municipal). Com mais de 18 mil objetos e obras de arte de mais de 40 países, é uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura asiática sem precisar viajar para lá.

Asian Art Museum. Foto: Maridão

Asian Art Museum. Foto: Maridão

Grande parte do que se vê por lá foi uma doação do empresário Avery Brundage, que, em 1959, desafiou San Francisco a criar um museu, que só ficou pronto em 1966.

A exposição permanente é separada por países e é possível acompanhar o desenvolvimento da arte de cada região, já que algumas peças têm mais de 6 mil anos.

Pra quem gosta de budas, é um prato cheio! É possível até encontrar a escultura de buda mais antiga da China, que teria sido feita no ano 338.

Asian Art Museum. Foto: Maridão

 

Asian Art Museum. Foto: Maridão

Asian Art Museum. Foto: Maridão

Mas eu confesso que o cansei um pouco. É muita coisa pra ver, mas também muitas obras são parecidas, o que acaba deixando a visita um pouco monótona. De qualquer maneira, se você escolher bem o que quer ver, o passeio pode ser bem interessante.

Além da exposição permanente, o museu tem áreas para mostras temporárias, sempre relacionadas à Ásia. Quando estive lá, em março deste ano, tinha uma muito interessante sobre as áreas de prostituição que existiam no Japão até meados do século XIX.

Era possível ver roupas, talheres e objetos desses locais. Além disso, algumas obras de arte mostravam o dia a dia por lá e dava até para entender como algumas mulheres ganhavam mais “status”.

Para chegar ao Asian Art Museum saindo da Union Square, basta pegar a linha de ônibus número 5 e descer no Civic Center.  Para visitar todo o museu, basta uma manhã, e você ainda pode aproveitar para conhecer o City Hall.

Reconstruído após o terremoto de 1906, o prédio é realmente muito bonito e tem como destaque um grande domo. A visita é rápida. Há grandes salões, mas eles estão vazios e vários órgãos administrativos funcionam lá dentro. Mesmo assim, é possível ver bustos do prefeito George Moscone e do ativista Harvey Milk, assassinados por lá em 1978.

City Hall de San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro

City Hall de San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro

City Hall de San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro

City Hall de San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro

City Hall de San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Se você preferir, também pode fazer uma visita guiada de segunda a sexta-feira, às 10h, às 12h e às 14h. Cada tour demora entre 45 minutos e 1 hora. Você encontra mais informações aqui. A Marcelle fez o tour, mas não achou que vale tanto a pena assim, já que quase todas as áreas que ele percorre vele pode conhecer sozinho.

A frente do prédio é palco de muitos protestos.

 

Asian Art Museum

http://www.asianart.org/

Endereço: 200 Larkin Street, no Civic Center.

Horário de Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 17h. Domingo, das 10h às 21h. O museu não funciona no Natal, no Ano Novo e no Thanksgiving.

Entrada: US$ 15. Estudantes universitários, idosos e jovens entre 13 e 17 anos pagam US$ 10. Menores de 12 anos não pagam.

 

City Hall

http://sfgsa.org/index.aspx?page=1085

Endereço: 1 Dr. Carlton B. Goodlett Place

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 20h

Entrada: Grátis

Veja também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.