Roteiros em Nova York – Porta-aviões e passeio em Chelsea

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 30/08/2023

O programa mais “menino” que eu fiz quando estive em Nova York em junho, mas que, confesso, me agradou bastante, foi uma visita a um porta-aviões. Não, não tem nenhum militar na minha família, nem tenho paixão especial por guerras. Mas assim que soube que tinha um porta-aviões ancorado em Nova York, cheio de aeronaves de combate super diferentes, eu sabia que tinha que ir! Onde mais eu ia visitar um porta-aviões nessa vida? 😉

O Intrepid Sea, Air and Space Musem é diversão garantida para umas duas horas de passeio, pelo menos. A minha primeira dica é: ao chegar, vá direto ver as aeronaves “estacionadas” no navio. São caças, aviões e helicópteros super diferentes, usados em combates pelos americanos em guerras importantes. Tem até avião com asa que “dobra”, para que caibam mais aviões estacionados no pista do navio. Uns têm uns desenhos engraçados, de tubarão, outros têm até estampa! Ao lado de cada aeronave, há placas explicando onde elas foram usadas.

Depois de ver as aeronaves no pátio, nós fomos ver a torre de comando do navio, de onde o capitão consegue ver os aviões pousando e decolando. O porta-aviões é gigante (são nada menos que 243 metros de comprimento)! Como será que esses caras conseguiam manobrar esse troço?

Intrepid Sea, Air and Space Museum. Foto: Marcelle Ribeiro

Em seguida, descemos para ver uma espécie de museu dentro do navio, que tem uniformes antigos e várias explicações sobre petrechos de guerra aéreos. Foi aí que o meu lado “mulherzinha” falou mais alto: depois de mais de uma hora de passeio, eu não tive paciência para ler tudo. Mas mesmo assim, foi divertido tirar fotos dentro da réplica de um “foguete” enviado para o espaço, onde cabiam duas pessoas sentadas numa posição super improvável…rsrsr.

Intrepid Sea, Air and Space Museum. Foto: Guilherme Calil

Intrepid Sea, Air and Space Museum. Foto: Maridão

No museu há várias máquinas onde as crianças podem brincar e aprender sobre equipamentos de guerra, aviação e navegação.

Por último, pegamos uma filinha para entrar num submarino de guerra. Eu confesso que não achei nada demais. É bem parecido com o submarino que fica ancorado no Rio de Janeiro.

Só lamento não ter conseguido ver o Space Shuttle, a nave especial que fica aberta à visitação no museu, mas que estava sendo reformada quando estivemos lá.

Se você é homem ou vai com crianças reserve bastante tempo para esta atração (ou deixe o marido lá com as crianças e vá às compras! rsrsrsrs).

Na sequência, nesse mesmo dia, fomos conhecer uma região super charmosa de Nova York: Chelsea. Como já estava na hora do almoço, fomos num lugar imperdível do bairro, o Chelsea Market. Esse mercado está mais para galeria de restaurantes e lanchonetes bacanas do que para mercado mesmo, pois há muitas opções para comer. O lugar é uma graça e super “cool”: todo mundo anda pra lá e pra cá decidindo o que comer.

Nós seguimos o conselho do meu primo e fomos provar lagosta. Eu nunca tinha comido lagosta na vida, mas a do Lobster Place é uma delícia e os preços são bem acessíveis (uns US$ 16 por uma lagosta, sem acompanhamento). Mas não espere conforto nem muito menos frescuras. O Lobster Place é um mercado e ao mesmo tempo tem mesinhas e balcão onde a galera pede e come. As cadeiras na bancada são disputadíssimas. É uma espécie de “fast food” sem frituras de peixes e frutos do mar. A gente pegou nossa lagosta e nosso camarão e sentou numa bancada. Delícia! De sobremesa, cupcake numa lojinha especializada com vitrines apaixonantes, a Eleni’s!

Lagosta do Lobster Place sendo degustada. Foto: Marcelle Ribeiro

Bancada onde a galera ataca a lagosta no Lobster Place. Foto: Marcelle Ribeiro

Lagosta, eu vim aqui pra te comer! Foto: Marcelle RIbeiro

Cupcakes do Eleni's, no Chelsea Market. Foto: Marcelle Ribeiro

Cupcakes do Eleni’s, no Chelsea Market. Foto: Marcelle Ribeiro

Devidamente alimentados, fomos ver a principal atração do bairro do Chelsea, o High Line, do lado do Chelsea Market. Trata-se de um parque em cima de um viaduto desativado, onde passava uma linha de trem. A ideia é sensacional: um caminho com plantas, jardins e banquinhos para as pessoas caminharem e verem a cidade de outra perspectiva. Nós gostamos tanto que aproveitamos os degraus e o solzinho para tirar uma soneca!

High Line, em Chelsea. Foto: Marcelle Ribeiro

Depois da paradinha no High Line, fomos caminhar pelas ruas de Chelsea, onde há várias galerias de arte moderna (há várias na rua 22th, entre a Ninth e a Tenth Avenue). Ficamos meio encabulados de entrar só para ver (e não comprar nada), mas acabamos entrando em umas duas que tinham exposições de fotografias lindas!

As ruas de Chelsea são bacanas porque são completamente diferentes do que tínhamos visto em Nova York até então: nada daquele monte de arranha-céus (que eu adoro!), mas ruazinhas com prédios baixos e geminados, uma graça!

Prédios de rua do Chelsea. Foto: Marcelle Ribeiro

Arte na parede externa de galeria do Chelsea. Foto: Marcelle Ribeiro

Para encerrar nosso dia de andanças em Nova York, fomos caminhando para ver um prédio super diferente de Manhattan, o Flatiron, em formato de “V”. Ali do lado do prédio fica a Madison Square Park, uma área com jardim super agradável. No mini-parque há uma das hamburguerias mais famosas da cidade, a Shake Shack, que sempre tem filas gigantes!  A gente experimentou o divino hambúrguer de lá, mas em outra unidade (e isso é história para um próximo post!).

O Flatiron, prédio em formato “V”. Foto: Marcelle Ribeiro

Madison Square Park, em Nova York. Foto: Marcelle Ribeiro

Intrepid Sea, Air anda Space Museum:

Endereço: Pier 86, 12th Ave, esquina com a E 46th Street. Para ir de ônibus, pegue os ônibus das linhas M34 (na rua 34 St.), ou M42 (na Rua 42 St.) ou M-50 (na 49 St.) para a 12th Avenue e para o Rio Hudson. O Intrepid está a uma curta caminhada do ponto do M34 e do M42. O M50 para imediatamente na frente da Intrepid. Não há estação de metrô muito perto. Para ir de metrô, pegue o metrô das linhas A, C, E, N, R, S, 1, 2, 3 ou 7 para a estação 42 St.. Em seguida, caminhe ou pegue o ônibus M-42 West para Rio Hudson (12th Ave).

Horário de funcionamento: Na primavera e no verão (de 1 de Abril a 31 de outubro), abre de segunda a sexta, das 10h às 17h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. No outono e inverno (de 1 de novembro a 31 de março), funciona diariamente das 10h às 17h.

Preço: US$ 24 para adultos, US$ 19 para crianças entre 7 e 17 anos, US$ 12 para crianças de 6 anos ou menos e US$ 12 para maiores de 62 anos e estudantes, sem o Space Shuttle Pavilion. Com o Space Shuttle Pavilion os preços vão para: US$ 31 para adultos, US$ 27 para maiores de 62 anos e estudantes, US$ 24 para crianças entre 7 e 17 anos de idade e US$ 17 para crianças de 6 anos ou mais novas.

Chelsea Market:

Endereço: 75 Ninth Avenue, entre a 15th Street e a 16th Street, Nova York. Para ir de metrô, pegue as linhas A, C, E ou L para as estações 14th Street e 8th Avenue.

Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 7h às 21h e aos domingos, das 8h às 20h.

Lobster Place:

Endereço: 75 Ninth Avenue, entre a 15th Street e a 16th Street, Chelsea Market, Nova York. Para ir de metrô, pegue as linhas A, C, E ou L para as estações 14th Street e 8th Avenue. Market, Nova York. Telefone: 212-255-5672
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 9h30 às 21h e aos domingos das 10h às 20h.

The High Line:

Horário de funcionamento: Diariamente, das 7h às 23h (no verão).

Endereço: O High Line vai da Gansevoort Street, no bairro de Meatpacking District, até a rua West 34th Street, entre a 10th Avenue e a 11th Avenue. Há entradas para subir para o viaduto nos seguintes pontos: Gansevoort Street, 14th Street, West 16th Street, West 18th Street, West 20th Street, 23rd Street (elevator access), West 26th Street, West 28th Street e West 30th Street. Para chegar lá de metrô você pode pegar as seguintes linhas: L ou A / C / E para 14th Street & 8th Avenue; C / E para 23rd Street e 8th Avenue; 1 / 2 / 3 para  14th Street e 7th Avenue; 1 para 18th Street e 7th Avenue; e 1 para 23rd Street e 7th Avenue.