Roteiro no Peru: 2 semanas por Ica, Lima, Machu Picchu, Cusco e Nazca
Uma das partes mais difíceis da minha viagem ao Peru foi montar o roteiro. O país é cheio de destinos incríveis e bem diferentes entre si, o que torna o planejamento meio complicado, porque é preciso escolher o que visitar. Além disso, as distâncias entre os lugares são grandes. Por isso, tive que planejar bem para aproveitar ao máximo o meu tempo disponível. Neste post, vou contar como foi o meu roteiro no Peru de 13 dias e te falar se eu faria algo diferente.
Primeiro vou falar sobre quantos dias passar no Peru. Depois vou contar meu roteiro resumido e, na sequência, ele mais detalhadinho. Conheci lugares clássicos, como Lima, Cusco e Machu Picchu, mas também incluí destinos menos famosos entre os brasileiros, como Nazca e Huacachina. Ah, e um spoiler para você: Nazca foi meu lugar preferido da viagem! Sim, gostei mais do que de Machu Picchu.
Se preferir, use o índice abaixo para ir direto ao que te interessa.
Quantos dias ficar no Peru?
Roteiro de viagem ao Peru: versão resumida
Roteiro para o Peru dia a dia (detalhado)
Quantas noites dormi em cada lugar?
Roteiro pelo Peru com menos dias é possível?
Por que deixei algumas cidades de fora?
Quantos dias ficar no Peru?
O tempo que você vai passar no Peru depende muito das cidades que você quer conhecer. Se o seu foco é visitar apenas as atrações mais famosas, como Machu Picchu e a região de Cusco, além da capital, Lima, eu recomendo pelo menos 6 dias inteiros. Assim, dá pra montar um roteiro no Peru com 2 dias inteiros em Lima e depois voar para Cusco, onde você passaria 4 dias conhecendo a cidade além do Vale Sagrado e, claro, Machu Picchu.
Porém, se você quer incluir outras regiões no seu roteiro no Peru, como Nazca, Paracas ou Huacachina, o ideal é ficar entre 10 dias e duas semanas. O Peru é um país comprido e nem sempre dá para chegar a todos os lugares turísticos de avião. Por isso, se acostume com a ideia de que vai ser preciso viajar de ônibus por lá.
Mas fique tranquilo, porque há empresas muito boas de ônibus no país. Todos os veículos que peguei estavam limpos, com manutenção aparentemente em dia e eram confortáveis, com ar-condicionado e banheiro. Além disso, as estradas por onde passei estavam ótimas. E os preços eram razoáveis.
Até dá pra alugar carro no Peru, mas eu achei menos cansativo e mais prático viajar de ônibus. Até para otimizar tempo, porque uma das minhas viagens de ônibus foi noturna, por exemplo.
Roteiro no Peru: versão resumida
Primeiro eu vou falar para você a versão resumida do meu roteiro no Peru. Ah, eu viajei para lá no final de agosto de 2024.
- 1º dia – Chegada em Lima pela manhã. Uber do aeroporto para terminal rodoviário, onde peguei ônibus para Ica. Dormi em Ica.
- 2º dia – Ica. Dormi em Ica.
- 3º dia – Ica com passeio a Paracas. Ônibus à noite para Nazca. Dormi em Nazca.
- 4º dia – Nazca. Ônibus noturno para Lima. Dormi no ônibus.
- 5º dia – Chegada a Lima às 5h da manhã. Dormi em Lima.
- 6º dia – Lima
- 7º dia – Lima.
- 8º dia – Voo de Lima para Cusco no início da tarde. Dormi em Cusco.
- 9º dia – Cusco
- 10º dia – Cusco. Passeio no Vale Sagrado. Trem de Ollantaytambo para Machu Picchu Pueblo. Dormi em Machu Picchu Pueblo.
- 11º dia – Machu Picchu. Retorno a Cusco de trem. Dormi em Cusco.
- 12º dia – Cusco
- 13º dia – Cusco. Retorno ao Brasil no meio da tarde.
Roteiro no Peru dia a dia (detalhado)
Dias 1, 2 e 3 – Ica, Huacachina e Paracas
Chegamos de manhã em Lima e, do aeroporto mesmo, pegamos um Uber para o terminal de ônibus da empresa que escolhemos, a Cruz del Sur. No Peru, cada companhia tem sua própria rodoviária, não há uma estação única para as várias empresas.
Eu comprei todas as passagens de ônibus com um mês de antecedência para garantir os horários, assentos e empresas que eu queria. De Lima, seguimos para Ica, ao sul, numa viagem de 4h30. Chegamos no meio da tarde, “almojantamos” e descansamos no nosso hotel.
Já no segundo dia do nosso roteiro no Peru, pegamos um táxi para uma vinícola charmosa de Ica, a Tacama. Lá, fizemos um tour guiado, com direito a degustação de vinhos e pisco. Além disso, almoçamos por lá mesmo. Depois, seguimos de táxi para o famoso oásis de Huacachina, que é uma lagoa no meio de dunas de areia altíssimas. Eu falo detalhadamente das atrações por lá no post “O que fazer em Huacachina”.
Tivemos tempo de sobra para tirar fotos da lagoa e das dunas. Às 16h, fizemos o clássico passeio de buggy pelas dunas de areia e assistimos ao pôr do sol lá do alto. Voltamos de táxi para Ica, jantamos e dormimos no hotel. Inclusive, se você ainda não escolheu sua hospedagem, veja o post aqui do blog, “Onde ficar em Huacachina e Ica”.
Paracas e Ilhas Ballestas
No terceiro dia, fizenos o check out do nosso hotel em Ica, deixamos as malas na recepção e saímos para um passeio bate-volta a Paracas, que fica a 1h30 de distância de Ica. A excursão incluía um tour de barco pelas Ilhas Ballestas, onde deveríamos ver muitos animais, mas o passeio acabou sendo um perrengue. Conto mais sobre isso no post aqui do blog “O que fazer em Huacachina”.
Depois, o tour nos levou para explorar as praias de Paracas, numa reserva natural que tem também um deserto. São praias pra você ver e não pra tomar banho, porque o mar tem ondas fortíssimas. Além disso, ali tem um vento congelante. Almoçamos em um restaurante de Paracas e depois nossa excursão nos deixou de volta ao hotel em Ica.
Pegamos nossas malas e seguimos de ônibus para Nazca, numa viagem de 3h. Chegamos quase meia-noite e fomos direto dormir.
Dia 4 – Nazca
Passamos a manhã descansando no nosso hotel, o Casa Andina Standard Nasca. A ideia inicial era fazer um sobrevoo nas Linhas de Nazca num teco-teco pela manhã, mas desistimos porque ficamos com medo. Porém, à tarde, fizemos um tour terrestre para ver as Linhas de Nazca e também os desenhos nas montanhas de Palpa, outra cidade vizinha. E valeu a pena!
Conhecemos esses lugares de mirantes, num tour guiado privativo, no carro do nosso guia. Ele nos levou também para os aquedutos de Cantayoc, uma obra de engenharia incrível dos antigos habitantes da região. Esses aquedutos são utilizados até hoje pelo povo peruano. Adorei! Saiba mais no post “O que fazer em Nazca”.
Em seguida, retornamos ao nosso hotel, descansamos na recepção e jantamos. À noite, pegamos um ônibus noturno para Lima, numa viagem de cerca de 7h.
Dias 5, 6 e 7 – Lima
Chegamos em Lima às 5h da manhã. Deixamos as malas no nosso hotel, o Habitat Hotel e fomos conhecer a região de Miraflores a pé. É um lugar famoso da capital. Visitamos os parques Kennedy e 7 de Junio, que são floridos e pequenos. Depois, caminhamos pelo Malecón de Miraflores, que é uma espécie de calçadão à beira mar. Só que só quem frequenta a praia são surfistas corajosos de encarar as águas geladíssimas.
No Malecón tem vários parques e vimos o do Amor, Chino e Maria Reiche. Em seguida, pegamos um Uber para almoçar no Shopping Larcomar, que é todo aberto e de frente pro mar. Comemos no Tanta, o restaurante mais em conta do famoso chef peruano Gastón Acurio. Delicioso e com bom preço!
Após o almoço, fomos de Uber para o Museu Larco, conhecido por seu acervo de peças pré-colombianas.
No 6° dia de nosso roteiro no Peru, visitamos o Centro Histórico de Lima, com suas igrejas, praças e prédios antigos. Descansamos um pouco no hotel depois do almoço e, à noite, fomos ao Circuito Mágico das Águas para assistir ao espetáculo de luzes nas fontes. Saiba mais no post “O que fazer em Lima”.
O nosso 7° dia foi bem tranquilo. Acordamos um pouco mais tarde e caminhamos pelo Parque El Olivar, no bairro de San Isidro. Almoçamos no bairro de Barranco, onde tiramos fotos dos murais e pontes coloridos, vimos uma ponte histórica e apreciamos novamente o oceano. No fim da tarde fomos numa feirinha de artesanato em Miraflores.
Essa foi nossa última noite dormindo em Lima. Para mais informações sobre hotéis na capital do Peru, confira o post “Onde ficar em Lima”.
Dias 8, 9 e 10 – Cusco (com Vale Sagrado)
No 8º dia de nosso roteiro no Peru, voamos no início da tarde de Lima para Cusco. À tarde, demos uma volta pela Plaza de Armas, a praça mais famosa e linda de Cusco. Jantamos cedo. Deixamos esse dia mais tranquilo para nos adaptarmos à altitude.
Porém, eu não dormi bem e, depois de consultar um médico, passei a manhã do 9º dia descansando no nosso hotel em Cusco, o Casa Andina Standard. Inclusive, confira o post “Onde ficar em Cusco” para entender melhor sobre hospedagem por lá.
Na tarde do nosso 9° dia de roteiro no Peru é que a gente começou a, de fato, conhecer Cusco. Visitamos a Igreja Companhia de Jesus e os museus Inka e de Arte Precolombino.
No 10° dia, fizemos check out do hotel em Cusco, deixamos as malas na recepção e saímos com mochilinhas com 2 trocas de roupa para fazer um tour guiado de dia inteiro pelo Vale Sagrado. Esse passeio, em grupo, fez paradas em Chinchero, nas Salinas de Maras, em Moray e em Ollantaytambo. Estas atrações valem a pena!
A última parada da nossa excursão era em Pisac, mas nós abandonamos o grupo em Ollantaytambo, a penúltima atração do tour. Pegamos um trem de Ollantaytambo para Machu Picchu Pueblo, que é a cidade mais perto das ruínas de Machu Picchu. Jantamos e dormimos em Machu Picchu Pueblo. Ah, já havíamos comprado as passagens de trem e feito as reservas de hotel com antecedência. Veja aqui onde ficar em Machu Picchu.
Dia 11 – Machu Picchu
Em Machu Picchu Pueblo, pegamos o ônibus das 7h para as ruínas de Machu Picchu, já que tínhamos bilhetes comprados pra entrar às 8h. Em Machu Picchu, você precisa escolher qual circuito deseja fazer. Eu optei pelo circuito 2, o mais completo para quem não quer fazer trilhas longas.
Esse circuito dura 3 horas, com paradas para as explicações do guia. Eu falo com mais detalhes sobre a visita no post “Dicas sobre Machu Picchu”. Após o tour, almoçamos em Machu Picchu Pueblo e retornamos a Cusco à tarde de trem. Dormimos novamente em Cusco, no mesmo hotel onde a gente já tinha ficado antes (e onde nós havíamos deixado nossas malas).
Dias 12 e 13 – Cusco
No 12º dia de nosso roteiro no Peru, fizemos um city tour pelas ruínas ao redor de Cusco e visitamos também Pisac, que ficou faltando no dia do Vale Sagrado. Você também pode contratar um city tour clássico por Cusco. Deu tempo de descansar um pouco no hotel e depois, à noite, exploramos o bairro boêmio de San Blás. Confira o post “O que fazer em Cusco” para mais dicas das atrações.
No nosso último dia de viagem, visitamos duas atrações famosíssimas do centro histórico de Cusco: o Qoricancha (Templo do Sol, onde hoje funciona um convento e igrejas católicos) e a Catedral de Cusco. Depois, almoçamos e e pegamos o voo de volta ao Brasil, com escala em Lima.
Quantas noites eu dormi em cada lugar?
É importante pensar em quantas noites você vai dormir em cada lugar para fazer suas reservas de hotel. No meu caso, o roteiro de viagem ao Peru incluiu:
- 2 noites em Ica
- 1 noite em Nazca
- 1 noite no ônibus (sim, rolou pernoite na estrada!)
- 3 noites em Lima
- 2 noites em Cusco
- 1 noite em Machu Picchu Pueblo
- Mais 2 noites em Cusco
Roteiro no Peru com menos dias é possível?
Dá pra encurtar o seu roteiro no Peru? Até dá, mas você vai ter que fazer algumas escolhas e deixar atrações de fora. No meu caso, achei o ritmo bem tranquilo, com uma boa quantidade de coisas para fazer por dia, mesmo trocando bastante de cidade no início. Na verdade, isso era inevitável, porque cidades como Ica, Paracas e Nazca têm poucas atrações. Então, não fazia sentido ficar muito tempo nelas.
Se for pra cortar, talvez daria pra reduzir 1 dia em Lima, mas isso significaria apertar o roteiro e fazer tudo em 2 dias. Também seria possível tirar 1 dia em Cusco, principalmente se você decidir pular o city tour das ruínas próximas, que achei meio sem graça.
Ainda assim, mesmo que você opte por reduzir um dia em Cusco, é importante falar que é bom ter um tempinho extra por lá pra se acostumar com a altitude. Essa aclimatação pode ser pesada, principalmente para brasileiros que nunca estiveram na altitude. Eu recomendo separar um tempo para isso. Afinal, ninguém quer transformar uma viagem incrível num perrengue, né?
Passeios que deixei de fazer em Cusco
Além disso, outra coisa importante é que em Cusco eu decidi não fiz passeios mais puxados e famosos, como o do Lago Humantay ou da Montanha Colorida (ou Montanha Arco-Íris). Se você quiser incluir esses tours, vai precisar acrescentar um dia inteiro pra cada um deles.
Eu não fiz esses passeios porque só pra chegar em cada um destes locais já são cerca de 3h de carro (só de ida!). Além disso, depois desse deslocamento longo, você ainda vai ter que caminhar por horas numa altitude maior do que em Cusco. A Montanha Colorida, por exemplo, está a 5.200m do nível do mar, enquanto Cusco já está a 3.400m. E, sinceramente, não achei que valia a pena o sacrifício só pra tirar uma foto que, pelo que dizem, só fica boa com filtro.
Por que deixei algumas cidades de fora?
Decidi não incluir Puno nem Arequipa no meu roteiro no Peru porque, apesar de serem cidades super conhecidas, elas não me chamaram tanto a atenção.
Agora, uma cidade que eu quase coloquei no roteiro e tirei com dor no coração foi Huaraz, ao Norte de Lima. Eu queria muito conhecer os lagos cor azul-turquesa incríveis que ficam cercados pelas montanhas. Porém, pra chegar lá tem trilhas puxadas, muitas horas de estrada e ainda uma altitude altíssima pra encarar. Por isso, acabei deixando de lado dessa vez. Mas quem sabe numa próxima, né?
Ficou com alguma dúvida sobre meu roteiro de viagem no Peru? Escreva nos comentários!
Leia Mais:
- O que fazer em Cusco em 5 dias? Meu roteiro + Opinião sincera
- O que fazer em Lima em 3 dias? Roteiro sem correria + Dicas bônus
- O que fazer em Huacachina? Tudo sobre Ica, o deserto e o oásis!
- O que fazer em Nazca (Peru)? Quantos dias ficar? Dicas inéditas!
- Seguro Viagem para o Peru: não compre sem ler isto!
- Inca Rail ou Peru Rail: Qual o melhor trem para Machu Picchu?
- Veja tudo sobre o Peru!
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!