Roteiro na Tailândia: Quantos dias ficar e meus 2 roteiros PRONTOS!

Como organizar um roteiro para a Tailândia? Essa é uma das tarefas mais difíceis de quem planeja uma viagem para lá. É que são tantas cidades, praias e templos lindos no país que escolher entre eles é complicado. Mas calma! Neste post eu vou falar sobre quantos dias ficar na Tailândia e onde ir. Além disso, vou explicar sobre os meus dois roteiros na Tailândia (porque eu já fui duas vezes para lá). Veja o índice deste post:

Quantos dias na Tailândia?
Como viajar para a Tailândia?
Como facilitar o deslocamento pela Tailândia?
Meu primeiro roteiro pela Tailândia
Meu segundo roteiro pela Tailândia
Pacotes para a Tailândia
Países perto da Tailândia

Templo Trimit, em Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro

Quantos dias passar na Tailândia?

Para você que quer uma resposta curta sobre quanto tempo ficar na Tailândia, te digo: entre 15 e 20 dias, porque é o tempo ideal para ver um pouco das principais atrações do país.

Há muito o que visitar na Tailândia. Com 15 dias no país, dá para você conhecer a capital, Bangkok (com seus templos, palácios, prédios altíssimos e muitas lojas), além de visitar regiões de praia lindíssimas, como as ilhas Phi Phi e outros destinos da região de Krabi, como Railay Beach.

Contudo, se você tiver 20 dias, consegue incluir também a região Norte, que tem templos diferentões, como os templos Branco, Azul e Prata, além de montanhas lindas. Além disso, dependendo da época do ano, dá para ver o festival de lanternas! Nesta área, recomendo as cidades de Chiang Mai e Chiang Rai.

Eu expliquei melhor sobre as atrações destas cidades no post “O que fazer na Tailândia“.

Tá, mas quantos dias ficar em cada cidade? E onde se hospedar na Tailândia? Fique:

  • De 3 a 4 dias em Bangkok;
  • Entre 3 e 4 dias em Chiang Mai / Chiang Rai
  • De 2 a 3 dias nas ilhas Phi Phi
  • Entre 3 e 5 dias em Railay / Krabi

Mas calma, porque eu vou explicar mais a razão dessas quantidades de dias até o final deste post. A seguir, um mapa dos destinos que vou mencionar aqui.

Cuidado ao decidir onde ficar na Tailândia

Antes de fechar o seu roteiro pela Tailândia, sugiro que você cheque como é o clima nas cidades e regiões a que pretende ir. Aliás, é bom fazer isso mesmo antes de comprar a sua passagem, porque tem meses que são péssimos para viajar para o país, nos quais chove demais. Confira tudo no post Melhor Época para Ir à Tailândia.

Como viajar para a Tailândia?

Não há voos diretos do Brasil para a Tailândia. Você terá que fazer escala em pelo menos 1 país no caminho e isso vai depender da companhia aérea pela qual comprar sua passagem de avião.

Mas são quantas horas de voo de São Paulo à Tailândia? São pelo menos 25 horas considerando todos os trechos aéreos. Contudo, dependendo das escalas do seu voo, pode chegar a mais que isso. Além disso, considere que você terá que chegar no aeroporto pelo menos 3h antes do embarque.

Com isso, conte que vai levar 2 dias inteiros para ir à Tailândia e mais 2 dias inteiros para voltar. E isso se você morar em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, de onde costumam sair os voos.

Templo Branco, em Chiang Rai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Stopover é uma boa

Pode ser interessante aproveitar sua viagem à Tailândia para conhecer outros países em que seu voo faça escala, num “stopover”. Muitas vezes é possível fazer isso sem custo extra na passagem. Por exemplo, você pode aproveitar que seu voo para a Tailândia faz escala em Dubai, nos Emirados Árabes, para saltar do avião nesta cidade, passar uns dias lá e depois seguir viagem para a Tailândia.

Seguem algumas companhias aéreas que voam para a Tailândia desde o Brasil e locais onde costumam fazer escala:

  • Emirates: Parada em Dubai, nos Emirados Árabes
  • Qatar Airways: Parada em Doha, no Qatar, no Oriente Médio
  • Etihad Airways: Parada em Abu Dhabi, também nos Emirados Árabes
  • KLM: Parada em Amsterdã
  • Air France: Parada em Paris

Eu recomendo que você olhe passagens no site Vai de Promo, que costuma ter bons preços.

MahanaKhon Tower, em Bangkok. Foto: Maridão.

Como facilitar o deslocamento pela Tailândia?

Uma das coisas mais difíceis sobre organizar um roteiro pela Tailândia é descobrir a melhor forma de ir de uma cidade ou ilha a outra. É que são muitas empresas de ônibus, transfer, trem e barco no país. Além disso, muitas delas só têm site em tailandês. E mesmo as que têm site em inglês, muitas vezes são super confusas.

Outro “complicador” é ter que ficar entrando em vários sites de empresas concorrentes para comparar preços, horários e trajetos. E mais: para fazer algumas viagens, você vai ter que fazer baldeações. Em resumo: organizar tudo isso é extremamente complicado.

Por isso, preciso dar a dica aqui de um site que foi fundamental para o planejamento do meu roteiro na Tailândia, que é o 12GoAsia. Ele reúne várias empresas de transporte não só da Tailândia, mas também de outros países do Sudeste Asiático e até outros continentes! No 12GoAsia você consegue ver e comparar preços, horários, trajetos e empresas.

Além disso, dá para ler a opinião de pessoas que já contrataram as empresas que estão no site e comprar tudo no 12GoAsia mesmo. Apesar de o 12GoAsia cobrar uma pequena taxa de conveniência, eu acho que vale a pena pagar, por causa da economia de tempo que ele representa.

Eu mesma já comprei no site 12GoAsia e deu tudo certo!

Leia também: Como se locomover na Tailândia sem perrengue

Meu primeiro roteiro pela Tailândia (20 dias)

Na primeira vez que fui para a Tailândia, passei cerca de 20 dias no Sudeste Asiático, conhecendo o país e também o Laos, um país vizinho (onde passei 3 dias e meio destes 20 dias). E, na segunda vez, passei 30 dias no Sudeste Asiático, sendo 17 só na Tailândia (conhecendo lugares que eu não tinha visitado na primeira vez).

Primeiro vou falar dos roteiros resumidos, tá? Logo após, eu falo um pouco mais explicadinho sobre eles.

Praia de Long Beach, nas Ilhas Phi Phi. Foto: Marcelle Ribeiro

Meu roteiro na Tailândia e Laos (20 dias) – Resumido:

Detalhe de templo em Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro.

Meu roteiro na Tailândia e Laos (20 dias) – Explicadinho:

Na conta de dias do meu roteiro na Tailândia, estou considerando apenas os períodos turistáveis, descontando o período gasto em deslocamento de uma cidade para a outra, ok?

Roteiro em Bangkok: 3 dias e meio

Você provavelmente vai chegar na Tailândia por Bangkok, e estará morto de cansaço depois de 2 dias de voos e muitos fusos horários. Não esqueça, o fuso lá é de cerca de 12 horas em relação ao Brasil. Por isso, recomendo FORTEMENTE que você não programe nada para o seu primeiro dia de viagem. Acredite, tudo que você vai querer é esticar a coluna na cama.

Cheguei pela manhã e descansei no hotel à tarde. Depois, à noite, fui no Asiatique The Riverfront, um espaço ao ar livre à beira de um rio, com restaurantes, lojas e parque de diversões, lindo e super agradável.

No segundo dia, conheci 1 Palácio e 3 templos:

  • Grand Palace e templo do Buda Reclinado;
  • Almoço e passeio na Khaosan Road, a rua mais “louca” de Bangkok à noite;
  • Templo Wat Arun (Templo do Amanhecer);
  • Templo Wat Traimit (maior estátua de Buda em ouro maciço do mundo).

No terceiro dia, fizemos o passeio de dia inteiro para os templos da cidade histórica de Ayutthaya.

Por fim, no quarto dia, fiz o seguinte:

  • Templo Wat Ben (Templo de Mármore);
  • Templo Wat Saket (Golden Mount);
  • Mercado de roupas e acessórios Chatuchak;
  • Compras de eletrônicos no MBK, um dos maiores shoppings de Bangkok;
  • Pôr do sol no mais alto prédio da cidade, o Mahanakhon Skywalk, que tem chão de vidro e drinks.

Veja o post com dicas sobre onde ficar em Bangkok.

Cabeça de Buda dentro de árvore em Ayutthaya. Foto: Maridão.

Roteiro no Laos

Tive 2 dias e meio na cidade de Luang Prabang, no Laos, sem contar o tempo gasto para chegar até lá. Não vou colocar aqui porque esse é um post sobre a Tailândia. Mas escrevi meu roteiro lá no post sobre o que fazer em Luang Prabang.

Roteiro em Chiang Mai e Chiang Rai: 3 dias e meio

Quando pesquisei onde ir na Tailândia, decidi incluir Chiang Mai porque queria muito ir até uma cidade próxima, Chiang Rai, por causa do Templo Branco. Porém, se você tiver pouco tempo, ver os templos de Bangkok pode te bastar.

Meu roteiro nesta região foi o seguinte:

  • 1º dia: Chegada à tarde e visita ao Templo de Prata, que é super diferente de outros na Tailândia.
  • 2º dia: Visitei 5 templos: o Doi Suthep (o mais famoso, no alto de uma montanha), Wat Lok Moli, Wat Chiang Man, Wat Ched Luang e Wat Phra Singh (Templo Dourado).
  • 3º dia: Passeio de bate-volta para o Parque Nacional Doi Inthanon, que tem jardins e templos lindos em montanha. Com direito a trilha e paradas em cachoeira e no ponto mais alto da Tailândia.
  • 4º dia: Bate-volta para a cidade de Chiang Rai, onde vimos o fantástico e super diferente Templo Branco, além do Templo Azul e do Singha Park, com seus jardins enormes, plantações e fazendinha.

Caso você vá a Chiang Mai no período do Festival das Lanternas, vai precisar de mais tempo na região.

Veja o post com dicas sobre onde ficar em Chiang Mai.

Detalhe do templo Branco, em Chiang Rai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro nas Ilhas Phi Phi: 3 dias e meio

Meu roteiro foi assim:

  • 1º dia: Chegada à tarde e praia de Nice Beach. Fim de tarde: caminhada na praia de Loh Dalum;
  • 2º dia: Passeio de lancha com guia em português por Maya Bay (só passamos), Loh Sama Bay, Pileh Lagoon, Viking Cave (só passamos), Monkey Beach, Nui Bay (só passamos) e Bambu Island. Pôr do sol em Loh Dalum;
  • 3º e 4º dias: Descansamos na praia de Long Beach.

Se você tiver menos tempo no seu roteiro pela Tailândia, pode dedicar um dia a menos para Phi Phi do que eu.

Veja o post com dicas sobre onde ficar em Phi Phi.

Bambu Island, parada de passeio de barco em Koh Phi Phi. Foto: Maridão.

Roteiro em Krabi: 2 dias e meio

Se eu tivesse mais um dia, teria feito um outro passeio de barco de dia inteiro em Krabi, que é o que leva à ilha de James Bond, onde foi filmado um dos filmes da série.

Ou seja, o ideal seria ter 4 dias inteiros em Krabi.

Veja o post com dicas sobre onde ficar em Railay Beach.

Hong Island, que fica na baía de Krabi. Foto: Maridão.

Meu segundo roteiro pela Tailândia – 17 dias

Na minha segunda viagem para a Tailândia, conheci as ilhas do Golfo da Tailândia (Koh Phangan, Koh Tao e Koh Samui), além de Phuket. Meu roteiro foi assim:

  • 1º dia: Viagem de Bangkok à Koh Phangan. Fim de tarde na praia de Haad Yao
  • 2º dia: Koh Phangan (Praia de Haad Yao)
  • 3º dia: Koh Phangan (Praias de Salad Beach, Koh Ma e Mae Haad)
  • 4º dia: Koh Phangan (Praia de Haad Rin)
  • 5º dia: Koh Phangan pela manhã (Praia de Secret Beach). Início da tarde: barco para Koh Tao
  • 6º dia: Koh Tao (Ilha Nang Yuan de táxi-boat + Praia de Sairee o resto da tarde)
  • 7º dia: Koh Tao (Passeio de snorkel + Noite na praia de Sairee)
  • 8º dia: Koh Tao pela manhã (Praia de Sairee). Tarde: Catamarã para Koh Samui
  • 9º dia: Koh Samui (Passeio para o Parque Nacional Marinho Ang Thong)
  • 10º dia: Koh Samui (templos e praia de Chaweng)
  • 11º dia: Koh Samui (praia de Lamai e descanso no hotel)
  • 12º dia: Koh Samui (descanso no hotel e voo para Phuket)
  • 13º dia: Phuket (passeio para as ilhas Coral e Racha)
  • 14º dia: Phuket (passeio a Similan Islands)
  • 15º dia: Phuket (city tour pela manhã e praia de Kata à tarde)
  • 16º dia: Phuket (praias de Karon e Patong)
  • 17º dia: Phuket (Praia de Kata) e retorno para o Brasil.

O lindo mar azul das Similan Islands, em Phuket. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ou seja, passei:

  • 4 dias em Koh Phangan
  • 3 dias em Koh Tao
  • 4 dias em Koh Samui
  • 5 dias em Phuket

Mas nesta mesma viagem, passei também alguns dias no Vietnã, na Malásia e no Camboja.

Pacotes para a Tailândia

Se você está achando complicado montar um roteiro pra Tailândia, considere comprar uma pacote de viagem para lá, porque é bem mais prático. Eu recomendo os pacotes da Tailandiando, que é uma empresa de brasileiros que vende pacotes, além de passeios e transfers avulsos na Tailândia. Eu mesma já fiz passeios com eles em Koh Phi Phi e em Phuket e gostei bastante.

O atendimento é 100% em português e eles têm guias que falam português, espanhol ou inglês. Os pacotes incluem transporte interno (avião, barco ou ônibus), passeios, transfers e hotel. Eu personalizei alguns pacotes para eles, com as cidades e passeios que mais gostei e com a quantidade de dias que acho bacana passar em cada lugar. Mas a operação é 100% da Tailandiando.

Pacote de 10 dias na Tailândia:

Este pacote é ara quem quer conhecer a capital e as praias mais famosas:

  • 3 noites em Bangkok
  • 3 noites em Phi Phi
  • 3 noites em Krabi

Passeio para Hong Island, em Krabi. Foto: Maridão

Pacote de 12 dias na Tailândia:

Já este pacote é para quem quer conhecer o coração cultural da Tailândia e as praias mais famosas:

  • 3 noites em Bangkok
  • 2 noites em Chiang Mai
  • 3 noites em Phi Phi
  • 3 noites em Krabi

Roteiro de 13 dias na Tailândia

Este pacote tem um dia mais que o anterior, mas eu, particularmente, considero o “roteiro ideal”:

  • 4 noites em Bangkok
  • 2 noites em Chiang Mai
  • 3 noites em Phi Phi
  • 3 noites em Krabi

Praia Loh Dalum, em Phi Phi. Foto: Marcelle Ribeiro.

Pacote de 15 dias na Tailândia

Se você vai ficar 2 semanas na Tailândia, eu recomendo este pacote, que é o mais completo para visitar os principais pontos, cidades e ilhas do país:

  • 3 noites em Bangkok
  • 2 noites em Chiang Mai
  • 3 noites em Phi Phi
  • 3 noites em Krabi
  • 3 noites em Phuket

Complexo do Grand Palace, em Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro.

Países perto da Tailândia

Ao montar seu roteiro pelo Sudeste Asiático, é importante saber quais são os países próximos à Tailândia, porque você pode querer incluí-los na sua programação.

Países vizinhos da Tailândia (que fazem fronteira terrestre):

Outros países próximos para onde é fácil pegar um avião a partir da Tailândia, apesar de não fazerem fronteira terrestre:

Para viajar para Tailândia precisa de visto?

De acordo com a Embaixada da Tailândia no Brasil, turistas brasileiros têm isenção de visto por até 90 dias.

Assista também ao vídeo sobre roteiro na Tailândia:

Ficou com dúvidas sobre roteiro pela Tailândia? Escreva nos comentários!

Leia mais:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.