Andar pela Quinta Avenida, em Nova York, faz a gente se sentir como personagem de um filme americano. A avenida é uma das mais vibrantes da cidade mais vibrante do mundo. Quer ver as vitrines das lojas mais caras e chiques? A Quinta Avenida é o lugar. Quer ver o Empire State ou a famosa St Patrick’s Cathedral? Elas estão lá. Quer comprar os aparelhos modernosos da Apple? Ou ver o suntuoso Trump Tower do milionário Donald Trump? Siga para a Quinta Avenida. Quer checar os jardins e a fonte do Rockefeller Center? Acho que você já sabe, né? Vá à Quinta Avenida!
Eu e o meu maridão passamos um dia da nossa viagem curtindo as atrações da Quinta Avenida na viagem que fizemos à Big Apple em junho.
Começamos pela famosa loja da Apple, que vale a pena ser visitada mesmo se você não pretende comprar nada. A loja, que fica pertinho do Central Park, tem um design diferente: da Quinta Avenida, o que você vê é um grande cubo de vidro. Dizem que o Steve Jobs gastou milhões só nos vidros da loja. Mas para comprar mesmo, você tem que descer a escada do grande cubo, pois os produtos e os vendedores ficam no subterrâneo. A loja funciona 24h por dia, 365 dias por ano e é a que mais fatura nos Estados Unidos (dizem que vende um Ipod a cada 2 minutos).
Dali é só ir caminhando e você passará pela loja de brinquedos Fao Schwartz, que apareceu no filme Big, com o Tom Hanks, e também pela Trump Tower, a torre cheia de mármore e detalhes dourados do Donald Trump. Dê uma entradinha rápida, só para ver a suntuosidade do prédio do magnata (onde até os faxineiros se vestem super arrumados, de terno e tudo!).
Depois, é hora de arte! Vá ao Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art), o MoMA, para apreciar obras de artistas de vanguarda. A entrada é na 53rd Street, pertinho da Quinta Avenida. Eu amei o museu (bem mais do que outro museu famosíssimo de Nova York, o MET), porque gosto da arte moderna de Duchamp, Magritte e Dalí. E ainda estava rolando uma exposição do Claes Oldemburg, que adoro. O museu é grandinho, e nós passamos umas duas horas lá dentro.
De lá do MoMA, fomos à St Patrick’s Cathedral, mas ficamos decepcionados. A catedral estava quase toda em obras e não vimos quase nada. Os andaimes cobriam a fachada e no interior só era possível ver o altar. Uma pena! Por isso, nossa visita foi bem rapidinha.
Do outro lado da rua, em frente à St. Patrick’s Cathedral, está a escultura de bronze representando Atlas, em frente a um prédio. Ali do lado está o Rockefeller Center, um conjunto de prédios comerciais construído na década de 1930 por John D. Rockefeller Jr, filho do magnata do petróleo.
Para os turistas, o legal do Rockefeller Center é uma área aberta com canteiros floridos, uma fonte, a escultura dourada de Prometeu e muitas bandeiras coloridas. Há também um restaurante e um café, além da divertida loja da Lego (entre e veja a miniatura do Rockefeller Center feita com os bloquinhos coloridos do brinquedo). No inverno, um rinque de patinação é montado nesta área aberta.
Mas a principal atração do Rockefeller Center é o Top of the Rock, o observatório que fica no topo do prédio da General Eletric (GE) de onde você tem uma vista privilegiada da cidade do 70 andar. Nós optamos por ir no Top of the Rock e não subir no Empire State Building porque do alto do Top of the Rock você pode ver o Empire State e o Central Park. Além disso, o ingresso é mais barato e as filas são menores!
Fomos lá no Top of the Rock duas vezes na viagem. Na primeira, subimos apressados porque queríamos pegar o fim de tarde + o anoitecer na cidade e faltava pouco para escurecer. Mas o tempo estava nubladésimo e na pressa, resolvemos arriscar. Nem notamos que um painel na bilheteria fala como está a visibilidade lá em cima. Resultado: chegando no topo, os prédios em volta estavam cobertos de nuvens e uns 5 minutos depois caiu um temporal! Esperamos uns 20 minutos, mas a chuva não dava trégua. Fui embora super borocochô!
Mas eu não ia sair de Nova York sem ter visto a cidade do alto nem a pau! Eu sou brasileira e não desisto nunca! rsrsrsrs. Então fomos lá de novo num dia de sol e voilà: a visibilidade estava ótima! Tirei mil fotos, claro!
Nesse mesmo dia ainda dá tempo de você dar um pulinho na Times Square, que não é na Quinta Avenida, mas é perto, dá para ir à pé. Nós fomos para ver os letreiros luminosos enormes dos prédios (que fazem a fama da Times Square), ver um milhão de turistas andando para lá e para cá, e para fazer umas comprinhas. Mas deixamos para assistir a um espetáculo da Broadway (os teatros onde há as apresentações são todos próximos dali) num outro dia. Aliás, mais bacana do que ir de dia é ir à noite, pois você fica ainda mais vidrado nos letreiros gigantes.
Apple Store
http://www.apple.com/retail/fifthavenue/
Endereço: 767, Quinta Avenida, Nova York. Metrô: N, R, W para Quinta Avenida e 59th Street.
Horário de funcionamento: Abre 24h, todos os dias do ano
Trump Tower
Endereço: 725, Quinta Avenida, entre a 56th Street e a 57th Street. Metrô próximo: F, para a estação 57th Street.
St. Patrick’s Cathedral
Endereço: 50th Street com a Quinta Avenida. Metrô: B, D, F e V para as estações 47th e 50th Street.
Horário de funcionamento: Diariamente, das 6h30 às 20h45.
Museum of Modern Art (MoMA)
Endereço: 11 West 53rd Street, entre a Quinta e Sexta Avenidas. Metrô: B, D, F e V para as estações 47th e 50th Street.
Horário de funcionamento: De domingo a quinta-feira e sábado das 10h30 às 17h30. Na sexta-feira, das 10h30 às 20h.
Rockefeller Center
http://www.rockefellercenter.com/
Endereço: Na Quinta Avenida, entre a West 48th Street e a West 51th Street. Metrô: B, D, F e V para as estações 47th e 50th Street.
Top of the Rock
http://www.topoftherocknyc.com/
Endereço: Fica dentro do Rockefeller Center. A entrada é pela 50th Street, entre a Quinta Avenida e a Sexta Avenida. Metrô: B, D, F e V para as estações 47th e 50th Street.
Preço: US$ 27 (adultos) e US$ 17 (crianças).
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 0h (a última subida é às 23h).
Leia também:
- O que fazer em Nova York: roteiro de 7 dias de viagem
- Como comprar ingresso para espetáculo da Broadway
- Onde comer em Nova York: dicas de restaurantes e lanchonetes
- Como andar de ônibus em Nova York
- Como andar de metrô em Nova York
- Compras em Nova York: lojas bacanas e baratas
- Outlet em Nova York: comprando no Jersey Gardens
- Culto gospel em Nova York: como ir a um
- Veja o índice de posts sobre Nova York
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!
Veja os comentários. (9)
Muito boas suas dicas. Maravilhosas, vamos a NY( eu e meu marido) agora em setembro e estou adorando seu roteiro. Já estou me sentindo lá. Amei!!!
Excelente.
Paulo
Muito obrigado pelas dicas!
Estou indo agora no mês de Janeiro e suas dicas foram fundamentais!
Em new york eles aceitam carteira de estudante do Brasil para os museus e outros ?
Oi Renata e Anderson,
Aceitam carteira de estudante internacional (que você faz no Brasil mesmo, usando a sua nacional, pagando uma taxa ao ISIC. Veja detalhes em https://www.carteiradoestudante.com.br/).
Abraço,
Marcelle
Ola td bem??
Vou passar o ano novo em NYC.
Queremos ver a ball drop. Vou reservar um restaurante que fique na melhor rua para a vista da bola. Entre quais quarteiroes seria melhor pra essa vista (letreiro de frente) ?? Seria da rua, pois os hoteis com rooftops nao aceitam menores de 21 e se aceitam sao acima de 1000 dólares por pessoa. Entao vamos reservar algum restaurante entre os melhores quarteiroes para ter uma vista boa. Entre quais quarteiroes vc sugere??? Teroa algum bom restaurante pra sugerir tb?? A pessoa mais nova da familia tem 17 anos. Todos os outros sao acima de 21.
Obrigada
Oi, Debora,
Nunca passei o Reveillon em Nova York. Dê uma lida neste post aqui, do Viaje na Viagem, e pergunte por lá. Provavelmente haverá alaguém que consiga te ajudar:
http://www.viajenaviagem.com/2010/08/reveillon-fora-do-brasil-o-que-esperar
Abraço,
Marcelle.
Boa tarde!
Ótimas dicas! Pretendo chegar em NYC em 04/11
Por favor, me informe se em NYC vende chip de celular pré pago com pacote de dados?
Oi, Fabio.
Sim, vende. Quando estiver lá, dê uma olhada no aeroporto, as lojas costumam vender esses serviços em aeroportos.
Abs