Roteiro Rio Grande do Norte: Sugestão para 8 dias de viagem

Além da capital Natal, o Rio Grande do Norte é um estado lindo e com belezas naturais como dunas, falésias, mar verde esmeralda, cajueiro e um belo litoral a ser explorado. Eu fiz um roteiro no Rio Grande do Norte em 8 dias e aproveitei bastante por lá! E hoje, conto aqui para vocês as dicas sobre passeios e lugares que valem a visita.

Roteiro Rio Grande do Norte de 8 dias:

Dia 1 – Passeie por Natal mesmo

Começo a lista sobre o que fazer no  Rio Grande do Norte passeando o primeiro dia por Natal. A cidade é muito agradável, com muitas opções de passeios, desde mergulhos a visitas em salinas. Natal é um lugar lindo e que atrai visitantes de todos os estilos e idades porque é versátil.

Primeiro, vá à praia de Ponta Negra. Em seguida, conheça o Forte dos Reis Magos. Também sugiro que faça o passeio de barco com vista para o Morro do Careca ou uma visita guiada em Natal, para que você conheça os principais pontos turísticos da cidade, assim como a história do lugar. Tem muito o que fazer em Natal e, assim, você conhece vários pontos turísticos de uma vez só.

Ah, e se você vai com seus filhos, vale conferir as dicas sobre  Natal com crianças do blog Vamos por Aí.

Quando eu fui a Natal, fiquei no hotel Paradise Ponta Negra Flat, com ótima localização, próximo aos principais bares e restaurantes.

Leia também: Onde ficar em Natal, onde comer e como ir do aeroporto à cidade

Ponta Negra – Natal. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Dia 2 – Passeie de Buggy em Genipabu

Neste dia, é dia de fazer seu primeiro bate-volta a partir de Natal: o passeio de dia inteiro de buggy para o litoral Norte, que inclui as dunas de Genipabu. Sugiro fazer uma reserva online  para garantir a sua vaga e, dessa forma, ficar livre de imprevistos. Em seguida, visite praias como as de Jacumã.

Falei sobre ele no post  Dois dias passeando em Natal.

O passeio é oferecido por várias agências de viagem e você pode pesquisar pela melhor combinação sobre dia, horário e preço.

Dunas de Genipabu. Foto: Marcelle Ribeiro

Dia 3 – Curta as piscinas naturais em Maracajaú

Outra dica sobre o que fazer em Natal: que tal um bate-volta para ver piscinas naturais?

Você tem duas opções de locais para ver piscinas naturais. A primeira é um passeio para as piscinas de Maracajaú. Fiz esse tour como cortesia da agência Natal Vans, e conto tudo no post sobre o passeio para Maracajaú. Dá para reservar online antecipadamente no site do nosso parceiro Civitatis.

Outra opção é ir conhecer as piscinas de Perobas. Eu não conheço, mas a fama é de um lugar fantástico e que certamente vale a pena conhecer. Ambos normalmente são combinados com uma visita a um clube à beira do rio Punaú.

Tá na dúvida sobre qual passeio a piscinas naturais incluir no seu roteiro no Rio Grande do Norte? O blogueiro Ricardo Freire fez os dois citados acima e te ajuda no post sobre Perobas.

Ah, vale esclarecer que no Rio Grande do Norte eles usam a palavra “parrachos” para se referir a piscinas naturais.

Peixinho nas piscinas naturais em Maracajaú. Foto: Marcelle Ribeiro

Dica importante sobre a maré

Fundamental é, antes de decidir que dia visitar as piscinas naturais, olhar a tábua de maré, para ver quando é melhor fazer o passeio. E, além disso, você pode saber exatamente em que horário a maré estará baixa mesmo antes de comprar sua passagem de avião.

Dessa forma, basta seguir o passo a passo sobre o uso das tábuas das marés do Ricardo Freire, do Viaje na Viagem.

Atenção:  Vá à piscina natural na hora em que a maré estiver mais baixa, pois verá mais peixinhos.

Dia 4 – Vá para Galinhos

Você pode aproveitar para passar o dia em Galinhos, em um tour a partir de Natal em que conhece salinas, toma banho de mar e de lagoa e visita dunas. Diversas agências de viagem oferecem esse passeio (que eu ainda não consegui fazer mas, está na lista dos desejos e é provável que eu ame a experiência).

Dá para fazer a reserva online  para aproveitar essa praia tão única e especial do Roteiro Rio Grande do Norte.

Piscinas Naturais em Maracajaú. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dia 5 – Passe uns dias em Pipa

Hora de conhecer Pipa! Eu não poderia deixar de fora do roteiro sobre o que fazer no Rio Grande do Norte esse paraíso, que tem praias lindíssimas.

Se só tiver um dia, contrate um passeio de bate-volta para lá, para pelo menos ter um “gostinho” do paraíso. É sempre bom fazer a reserva online para que a sua vaga fique garantida e você aproveite bastante o local.

Caso você tenha apenas algumas horas em Pipa e a maré não esteja alta, ande da praia do Centro (que não é tão bonita) para a praia do Curral (Baía dos Golfinhos), para nadar com golfinhos. É uma caminhada de apenas 20 minutos (somente ida).

Resista às ofertas de passeios de barco para ver os golfinhos da embarcação, porque indo a pé e tomando banho de mar você vê os bichos da mesma distância. Além disso, faz o trajeto de uma forma muito mais gostosa e divertida.

Caso tenha mais dias, passe de 3 a 4 em Pipa e explore cada cantinho da cidade. Veja outras dicas sobre  o que fazer em Pipa.

Como ir de Natal a Pipa

Se você for passar mais que um dia em Pipa, recomendo que no primeiro dia, de chegada, caminhe da praia do Centro para a praia do Amor, que é uma beleza danada.

Caso você pretenda se hospedar em Pipa, você pode ir para o vilarejo de carro alugado. Recomendo cotar pela Rentcars.

Para quem não quer alugar carro, a opção é contratar um passeio de dia inteiro e não voltar para Natal ao final dele (que foi como eu fiz).

Dessa forma, o passeio fica mais barato do que contratar um transfer de Natal a Pipa e, assim, você ainda aproveita e conhece outras praias e mirantes no caminho.

Essa foi minha opção: fiz o passeio de Natal a Pipa como cortesia da agência de turismo Natal Vans, e, no caminho, paramos para tirar fotos na lagoa dos Guaraíras e nas falésias da praia de Cacimbinhas. Quando chegamos ao centrinho de Pipa, a van me deixou próximo à minha pousada.

Antes de escolher seu passeio para Pipa, observe que cada agência de viagem faz paradas diferentes a caminho da vila e para por uma quantidade de horas diferente lá.

A Natal Vans dá aos turistas cerca de 4 horas livres no vilarejo, o que é bom para quem tem tempo apenas para um bate-volta e logo após terá que retornar a Natal.

Ir de Natal a Pipa de ônibus não é recomendável, pois o ônibus, da empresa Oceano, não tem ar-condicionado e faz diversas paradas no caminho. Em tempo: a distância de Natal a Pipa é de 76 km (cerca de 1h30 de carro).

Lagoa dos Guaraíras, antes de chegar a Pipa. Foto: Marcelle Ribeiro.

 

Falésia em mirante da praia de Cacimbinhas, perto de Pipa. Foto: Marcelle Ribeiro

Centrinho de Pipa: vale passar a noite

Além de poder conhecer as praias de Pipa com calma, quem dorme na vila tem uma grande vantagem: é que boa parte das lojas e restaurantes do centrinho só abre a partir das 19h, ou seja, a vida noturna funciona muito bem no local.

Pipa tem noite, com bares e opções para todos os gostos. É uma delícia “bater perna” na principal avenida, a Baía dos Golfinhos, à noite. Parece a Rua das Pedras, em Búzios (RJ).

Dia 6 – Faça um passeio de jipe em Pipa

Você já deve ter reparado que o roteiro no Rio Grande do Norte é totalmente ao ar livre, rodeado por belezas naturais e aventura.

Então, ainda em Pipa, contrate o passeio de Jipe (4×4) para ver as falésias do Chapadão da Praia do Amor, tomar banho nas praias de Sibaúma e Barra do Cunhaú.

Depois, desça de sandboard pelas dunas da praia de Cacimbinhas e veja o sol se pôr na lagoa dos Guaraíras.

Ou seja, esse tour passa por atrações de Pipa e de outras praias da cidade de Tibau do Sul (à qual Pipa pertence) e assim, faz você curtir de tudo um pouco no lugar. Veja outras dicas sobre  o que fazer em Pipa.

Leia também: Quanto custa viajar para Natal (RN)? É caro? Preços atualizados!

Praia de Barra de Cunhaú, perto de Pipa. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dia 7 – Conheça a Praia do Madeiro, em Pipa

Já percebeu que Pipa é tão interessante que domina o roteiro no Rio Grande do Norte, né?

Hora da aventura: faça as trilhas do Santuário Ecológico para ter belas vistas de praias e ver os micos e, depois, desça a escadaria do Santuário para curtir a praia do Madeiro.

A praia do Madeiro é a mais bonita de Pipa, na minha opinião, por ter falésias cobertas por vegetação.

Além disso, se você tiver um tempinho e quiser conhecer praias tão belas quanto essa, indico a dar uma olhada na lista das praias mais bonitas de Pipa (RN).

Dia 8 – Tome banho com os golfinhos em Pipa

Caminhe da praia do centro de Pipa para a praia do Curral, mais conhecida como a Baía dos Golfinhos.

Lá, você toma banho com os golfinhos, que aparecem praticamente todos os dias e ficam a uma distância de 5 a 10 metros dos banhistas.

Ah, e caso queira aproveitar mais esse litoral paradisíaco, confira a lista das praias mais bonitas de Pipa (RN).

Roteiro Rio Grande do Norte com 9 dias ou mais

Se você tiver mais dias de folga, e puder ir conhecer São Miguel do Gostoso eu garanto que não vai se arrepender. Com clima de vilarejo praiano, a cidade encanta qualquer visitante por sua beleza e simplicidade e é um bom complemento a um roteiro no Rio Grande do Norte.

Reserve online uma excursão para São Miguel do Gostoso, afinal, nunca é demais conhecer novos lugares.

E, se quiser esticar a viagem e unir o Rio Grande do Norte com a Paraíba, João Pessoa é bem pertinho: fica a 154 km de Pipa e a 191 km de Natal. Confira o que fazer em João Pessoa.

Praia de Barra de Cunhaú, perto de Pipa. Foto: Marcelle Ribeiro.

Conclusão sobre o Roteiro Rio Grande do Norte

Em conclusão, eu recomendo você viajar com a mente tranquila e preparada para dias de muito sol e sal do mar.

Com esse roteiro fica mais fácil saber o que fazer no Rio Grande do Norte e acertar em cheio nos passeios.

E você, já tá com seu roteiro no Rio Grande do Norte pronto? Comenta pra mim!

Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre programações no Rio Grande do Norte:

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (2)

  • Boas dicas Marcelle.
    Mas RN tem muito mais para ser visto e curtido, confira:
    Tao Paradise - São Miguel do Gostoso - Punaú dentre outras.

    • Oi, Sylvio,
      Sim, preciso conhecer esses locais do estado, estão nos planos!
      Abs,
      Marcelle