As 10 praias mais bonitas do Brasil (você tem que ir!)
Neste calor saárico que faz no Rio de Janeiro, eu só penso em uma coisa: praia, praia, praia. Mas apesar de ser uma profunda apaixonada pelas praias da cidade maravilhosa, não são elas que mais me enchem os olhos quando eu penso nas mais belas regiões litorâneas do Brasil. Já estive em vários estados do país e resolvi fazer aqui uma listinha das dez praias mais bonitas do Brasil (ela não está em ordem de beleza, ok?).
É claro, a lista das melhores praias do Brasil vai crescer, porque ainda tem um bocado de lugar que eu quero conhecer, mas quem sabe esta seleção inspira vocês a curtir outras faixas de areia? Vamos dar um mergulho?
Praias mais bonitas do Brasil
1 – Praia do Sancho – Fernando de Noronha (PE)
Em primeiro lugar, vou confessar que dá trabalho para chegar na Praia do Sancho: ou você vai pelo mar (de barco), ou por terra, depois de descer uma escadinha bem bizarrinha. Não tem cadeira e, guarda-sol, nem pensar. As passagens de avião para lá estão sempre entre as mais caras do Brasil. Não é fácil chegar lá, mas a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, vale o investimento ($$) e o sacrifício.
Eleita várias vezes como umas praias mais bonitas do Brasil, ela tem uma água azul lindíssima e é tão transparente que flutuando de snorkel você vê a vida marinha a 15 metros de profundidade. É imperdível.
O Aeroporto de Fernando de Noronha recebe voos de Recife e Natal. Ao procurar onde se hospedar, saiba que a Vila dos Remédios é considerada o Centro Histórico de Noronha, com lojinhas e restaurantes. Outros bairros bem localizados são a Vila do Trinta, a Floresta Nova e a Floresta Velha.
Quando ir
Quer conhecer a Praia do Sancho e outros pontos turísticos de Fernando de Noronha? Escolha a época certa para viajar, de acordo com o seu perfil. Janeiro e fevereiro são bons para surfistas, já que têm ondas enormes. Os meses mais chuvosos são abril, maio, junho e julho. Para mergulhar, é bom ir de agosto a novembro.
Leia também:
- Onde ficar em Noronha;
- O que fazer à noite em Fernando de Noronha;
- Outras dicas sobre Fernando de Noronha.
2 – Praia de Ipioca – Maceió (AL)
Já ouvi várias vezes pessoas dizerem que determinadas praias são “lindas igual ao Caribe”. E no nosso país tem várias assim. A Praia de Ipioca, em Alagoas, é uma das praias mais bonitas do Brasil. Aliás, ela não fica propriamente em Maceió, mas a 20 Km de distância, pertinho.
E, além do mar escandalosamente lindo, a praia é puro alto astral, com barraca bacanuda (Hibiscus), gente bonita, sem muito aperto. A barraca é enorme e a única do lugar, cheia de mesas, cadeiras, redes e colchonetes transados, maca de massagem, mar lindo de verde e calmo. Enfim, nota mil.
O aeroporto mais perto é o de Maceió. A melhor época para ir para Maceió é de setembro a março, quando chove menos.
3 – Ilha do Campeche – Florianópolis (SC)
Mar com água super transparente e azul sempre me emociona. E com a Ilha do Campeche, em Florianópolis, não foi diferente. A ilha é pequena e tem apenas uma praia onde o acesso a visitantes é permitido (o resto é área de preservação ambiental). Fui para lá em um lindo dia de sol de março, da única maneira possível: de barco.
A Ilha de Campeche fica em frente a uma praia de Florianópolis (que também é uma ilha) chamada Campeche, na região sul. Ao longo da faixa de areia de cerca de 1 km da praia da Ilha do Campeche, há apenas dois restaurantes com mesinhas e alguns guarda-sóis e um quiosque onde guias credenciados oferecem passeios como trilhas (algumas curtas, de 1h de duração) e mergulhos na região.
E na ilha você vai conhecer os “donos do pedaço”: os quatis, bichinhos danados que roubam comida, câmera, bolsa ou o que mais você deixar dando sopa na areia. Mas não se estresse: basta ficar de olho que é perfeitamente possível curtir o sol em uma das praias mais bonitas do Brasil.
Se você quiser reservar um passeio de barco para este paraíso antes mesmo de chegar à Florianópolis, basta entrar no site da Civitatis e já deixar tudo pronto do conforto da sua casa.
Mais dicas Ilha do Campeche
O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis. Aliás, para viajar para Floripa, fui fora da alta temporada (em março e em abril) e a vantagem foi que pegamos pouquíssimo engarrafamento na ilha, além do tempo ter ajudado. Apesar de chover pouco entre maio e agosto, evite ir nestes meses, porque a temperatura é baixa e você não vai ter coragem de ir à praia.
Se for sua primeira vez na cidade e você quiser conhecer um pouco de cada região dela, fique na Lagoa da Conceição. Para saber os detalhes, recomendo a leitura do post sobre onde ficar em Florianópolis.
4 – Lopes Mendes – Ilha Grande (RJ)
Eleita uma das dez praias mais bonitas do mundo pelo site de viagens Tripadvisor, Lopes Mendes, na Ilha Grande (RJ) é um daqueles lugares que você tem que conhecer antes de morrer. Não, não tem pousada, restaurante, barraca de praia. Não tem chuveiro, não tem aluguel de cadeira ou guarda-sol, nem petiscos. Mas a cor da água é tão alucinantemente linda, que você fica hipnotizado e entende porque essa é uma das praias mais bonitas do Brasil (e até do mundo).
Embora muitos guias de viagem classifiquem Lopes Mendes como uma praia “boa para surfe”, não ache que ela é cheia de ondas gigantes e que quem não é surfista não vai aproveitar. Lopes Mendes tem ondas sim, mas apenas em uma ponta. A outra é super tranquila, boa até para crianças. A praia é uma das mais compridas de Ilha Grande, com 2,4 km de areia branquinha. Para chegar lá, você precisa ir de barco ou fazer uma trilha de cerca de 30 minutos.
Você pode fazer um passeio de barco para conhecer esta praia linda.
Onde ficar
Na hora de escolher onde se hospedar em Ilha Grande, vale considerar qual tipo de passeio você prefere fazer: se curte um lugar mais sossegado ou quer ter opções de restaurantes e bares. Para exemplificar, a maioria dos turistas prefere a Vila do Abraão, pelo maior número de pousadas, restaurantes, agências de turismo e rotas de barcos. Então, é mais fácil se hospedar lá. Porém, você vai ter que pegar um barco ou fazer uma trilha sempre que quiser tomar banho de mar.
Ah, para quem não mora no Rio de Janeiro, os aeroportos mais próximos são os dois da capital: Santos Dumont e Galeão.
Como economizar na passagem aérea
Para gastar menos nesta viagem, pesquise se é mais barato chegar pelo Aeroporto Internacional Galeão ou pelo Santos Dumont. Nós indicamos comprar passagens com desconto no site Vai de Promo.
5 – Segunda Praia – Morro de São Paulo (BA)
Morro de São Paulo é o meu “lugar no mundo”. Amo andar a pé pela ilha, de chinelo, nos barzinhos à noite, vendo gente bonita. Amo passar o dia na Segunda Praia, que tem o mar calminho, quentinho e azul. Tão tranquilo que tem gente que até coloca a cadeira dentro d’água e fica relaxando sentadinho no mar.
Em resumo, a Segunda Praia é pequena, cheia de barracas (que viram restaurantes legais à noite), cadeiras, gente bonita, caiaque… Enfim, nunca fica de fora quando eu penso nas praias mais bonitas do Brasil.
Como chegar
Chegar a Morro de São Paulo pode ser um pouco “perrengue”, mas vale a pena, tá? O aeroporto mais perto é o de Salvador e de lá você pode optar por pegar outro avião, catamarã, carro (+barco)… Veja minhas dicas para escolher como ir para Morro de SP.
Os meses mais chuvosos são abril, maio e junho. Nesses meses, chove 273mm, 269mm e 251 mm em média, respectivamente.
Eu recomendo ir para destinos de praia quando chove até 100mm, no máximo até 150mm. Afinal, com mais do que isso, o risco de pegar chuva é grande. Os melhores meses são dezembro e janeiro, pois são os menos chuvosos, já que as médias de precipitação nesses meses são de 88mm e 93mm, respectivamente. Outros meses que são bons, porque chove menos que 150mm, são setembro, outubro, novembro e fevereiro.
Veja o que fazer em Morro de São Paulo.
6 – Praia do Riacho – São Miguel dos Milagres (AL)
Claro que São Miguel dos Milagres tem uma representante entre as praias mais bonitas do Brasil: a Praia do Riacho. O mar tem um azul deslumbrante e a água é super quentinha. A praia ainda tem barraca com serviço bom, bonito e barato!
Por lá, há duas barracas, que têm cadeira, guarda-sol, banheiros, chuveiros de água doce e servem refeições e petiscos.
Aliás, vale dizer que, apesar de ser o ponto de apoio de excursões que saem de Maceió, essas barracas não são “muvucadas”. Elas são pequenas até, e mesmo na alta temporada, era bem tranquilo conseguir uma cadeira de sol. E nada de música nas alturas. Tudo charmoso!
Quando ir e onde ficar
A melhor época do ano para conhecer essa que está entre as mais belas praias do Brasil é entre setembro e fevereiro, quando faz calor e chove pouco. Outubro, novembro e dezembro são os melhores meses, com temperaturas mais altas e poucos dias de chuva.
Entre março e agosto, a temperatura cai um pouco, mas o volume de chuvas aumenta bastante, especialmente entre abril e julho. Historicamente, os meses mais chuvosos são, em ordem: junho, julho e maio. Por outro lado, os meses com menos chuvas são dezembro, novembro e outubro, respectivamente.
Na minha viagem para a região, fiquei em Japaratinga, por ter preços mais baixos que outras cidades (veja pousadas no Booking lá). Porém, São Miguel dos Milagres também tem ótimas opções de acomodações.
Leia também: Confira os 7 melhores passeios em Japaratinga
Saindo de Maceió, são cerca de 100 quilômetros de viagem até São Miguel dos Milagres pela AL-101. Os aeroportos mais próximos de São Miguel dos Milagres são os de Recife e de Maceió, e as estradas estão em bom estado. Voar para Recife pode ficar mais barato que para Maceió.
7 – Praia do Antunes – Maragogi (AL)
Além das piscinas naturais, Maragogi tem praias lindas, como a Praia de Antunes. Lá, você encontrará a água cristalina e quente. Sério, é um lugar muito lindo e uma das praias mais bonitas do Brasil, na minha opinião!
Para chegar, basta seguir na rodovia AL-101 por cerca de 20 quilômetros a partir de Japaratinga e seguir as placas. Você entra em uma estrada de terra e anda nela por pouco menos de 5 minutos.
Se ficar perto do “estacionamento”, você encontra uma barraca que vende petiscos e cerveja, mas o estado de conservação não é dos melhores. Além disso, é um local com um bocado de gente. Basta andar uns 5 minutos na areia para chegar a um trecho menos movimentado.
A melhor época do ano para conhecer Maragogi é entre setembro e fevereiro. Afinal, nestes meses, há pouca chuva.
Saindo de Recife, a viagem de 128 quilômetros. Já saindo de Maceió, são cerca de 135 KM. Na minha viagem, fiquei hospedada em Japaratinga, por ter preços mais baixos que outras cidades (veja pousadas no Booking lá).
8 – Praia dos Carneiros – Tamandaré (PE)
A Praia dos Carneiros, que oficialmente pertence à cidade de Tamandaré, fica a 60 Km de Porto de Galinhas e a 105 Km de Recife, de onde partem passeios de bate-volta todos os dias.
Você vai poder fazer passeio de catamarã, nadar com os peixinhos nas piscinas naturais, tomar banho de argila medicinal, aproveitar um tempo descansando nas barracas, e até admirar uma das igrejas mais pitorescas do Nordeste, a de São Benedito. Em resumo, merece toda a fama e é uma das praias mais bonitas do Brasil.
Em um dia eu consegui fazer tudo isso. Porém, há quem queira se dar alguns dias de descanso e dormir no vilarejo. Os melhores meses para aproveitar a região são de setembro e fevereiro, quando chove menos.
Partindo de Recife, você levará aproximadamente 1h30 para chegar à Praia dos Carneiros. Porém, se for partir de Porto de Galinhas, o trajeto será mais curto, aproximadamente 1h. Pelo portal da RentCars você compara preços de várias locadoras e reserva online.
9 – Praia do Farol – Arraial do Cabo (RJ)
A praia da ilha do Farol (ou Praia do Farol) é imperdível em Arraial do Cabo (RJ). Você chega lá em um passeio de barco e pode curtir as águas cristalinas (e mega geladas) de uma das praias mais bonitas do Brasil. Somente 250 turistas podem permanecer na praia a cada 45 minutos. Geralmente, no mesmo tour de barco, você pode conhecer a Gruta Azul, Boqueirão, Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia do Forno.
Você pode ir para esse destino na Região dos Lagos em qualquer época do ano. Os meses com mais chuvas são novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Ainda assim não é ruim ir nesta época, porque as chuvas são rápidas. Eu já fui em dezembro e em fevereiro, e deu para curtir praia. Peguei um dia nublado só, mas nada que atrapalhasse.
Os meses em que menos chove são junho, julho e agosto. Porém, mesmo sem chuva, você terá outro desafio: a temperatura da água, que normalmente já é bem fria, deve estar mais gelada ainda. Contudo, ainda assim eu iria. Tomaria coragem para dar banhos rápidos no mar e levaria um casaquinho para a noite. A temperatura, nesta época, varia de 21ºC a 24ºC.
Onde se hospedar em Arraial do Cabo
A cidade tem uma pequena oferta de boas pousadas e ruas apertadas. Além disso, não há um centrinho charmosinho com restaurantes e lojas, como a vizinha Búzios ou até mesmo, em menor escala, como Cabo Frio. Porém, se ainda assim quiser ficar lá, veja minhas 12 dicas de onde se hospedar. Aliás, recomendo que você veja meu roteiro em Arraial do Cabo.
Não dá fazer uma viagem de avião para Arraial do Cabo porque a cidade não tem aeroporto, mas Cabo Frio (município a 12 Km) tem. Porém, como a distância desde o Rio para Arraial é curta, de 164 km, não vale a pena gastar com uma passagem de avião desde a capital. O tempo de viagem para Arraial do Cabo saindo do Rio é de 3h20.
10 – Taipu de Fora (Barra Grande- BA)
Taipu de Fora é uma das praias imperdíveis em Barra Grande / Península de Maraú (BA). Aliás, é uma das praias mais bonitas do Brasil.
Para curtir as piscinas naturais da região, você deve olhar a tábua de marés. Peça à sua pousada ou olhe você mesmo no site da Marinha, seguindo as excelentes e didáticas instruções do blogueiro Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem. É essencial chegar em Taipu de Fora na maré baixa para poder ver os inúmeros peixinhos.
Mesmo se você não pretende alugar equipamento de snorkel para ver a vida marinha, saiba que na ponta direita da praia você consegue ver peixinhos amarelos e pretos no rasinho.
Para chegar a Taipu de Fora você pode pegar uma jardineira (que é uma caminhonete adaptada, com bancos na parte de trás) no centrinho de Barra Grande, entre a praça e o cais.
Como ir
Localizada a cerca de 130 Km do aeroporto de Ilhéus e a 75 Km de Itacaré, a Península de Maraú é formada por várias vilas de praia. O vilarejo de Barra Grande é o “coração” da Península, pois, além de ter a maior parte das acomodações, também tem praia, restaurantes, bares, mercadinhos, agências de passeios e algumas poucas lojinhas. É também o “hub” dos transportes, pois é em Barra Grande que ficam pontos de táxi, mototáxi e jardineiras.
O aeroporto mais próximo de Barra Grande/Maraú é o de Ilhéus (BA), que fica a 130 Km. Por outro lado, o Aeroporto de Salvador fica a 270 km de Barra Grande. Todos os detalhes estão no post Como chegar a Barra Grande.
Qual estado do Brasil tem as praias mais bonitas?
Para mim, Pernambuco e Alagoas são os estados com as praias mais bonitas! Acima de tudo, basta lembrar que Pernambuco tem todas as praias de Fernando de Noronha mais Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros. Enquanto isso, Alagoas tem São Miguel dos Milagres e Ipioca. São muitas chances de conhecer algumas das praias mais bonitas do Brasil!
Veja mais sobre as praias mais bonitas do Brasil no vídeo abaixo!
Conclusão sobre as praias mais bonitas do Brasil
Em conclusão, as praias mais bonitas do Brasil estão espalhadas por todo o litoral. Obviamente, não é fácil escolher esse top 10 praias e deixei lugares incríveis de fora. Mesmo assim, espero que você não perca a chance de curtir esses pontos turísticos lindos, conhecer das águas geladinhas de Arraial do Cabo aos mares tranquilos e quentinhos do nordeste, tá? Pegue seu biquíni, seu protetor solar e boa viagem!
Leia também:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!
Você conhece Boipeba?
E Barra Grande de Maraú?
Oi, Renato! Já estive em Boipeba num passeio a partir de Morro de São Paulo. Você pode encontrar mais informações neste link https://www.viciadaemviajar.com/category/brasil/boipeba/
Já Maraú faz parte dos meus planos de férias em março. Fique ligado no blog para saber as novidades! Abraços, Marcelle.
Boa noite Marcelle sou Vilma da cidade de Itu, estou querendo conhecer ilha grande, mas estou com duvida deconde deixar o carro qual estacinamento? Voce pode me dar uma dica?
Oi, Vilma,
Há vários estacionamentos em Angra e Mangaratiba. Infelizmente não tenho um específico para te indicar. Procure um que te pareça seguro e tenha bom preço.
Abraço,
Marcelle
Boa tarde!
Parabéns pelo site!
Me tira uma dúvida queria montar um roteiro para início de junho que contemplasse Rio de janeiro e ilha grande. Você acha que junho tá muito frio? Quantos dias você recomendaria em cada cidade? Somos mais estilo fazer as coisas devagar e ir conhecendo vc a cidade!
Obrigada
Oi, Taís! Junho é um mês de poucas chuvas tanto no Rio de Janeiro quanto em Ilha Grande, mas as temperaturas são um pouco mais baixas… Não chega a fazer muito frio e, se você der sorte, pode até pegar temperaturas mais altas. Eu acho que 4, 5 dias em Ilha Grande são suficientes. Para o Rio, você pode construir um roteiro a partir de quantos dias você tiver porque não faltam atrações. Abaixo, coloca a lista dos posts sobre as duas regiões para te ajudar a planejar a viagem
https://www.viciadaemviajar.com/category/brasil/ilha-grande-rj/
https://www.viciadaemviajar.com/category/brasil/rio-de-janeiro/
Boa viagem!
Adorei o blog, parabéns! Suas dicas para Ilha Grande me serão muito úteis. Muito Obrigado!
Amei o blog e conteúdo, parabéns! quero viajar nas próximas férias. Estava incomodada com uns quilinhos a mais, mas achei uma solução, se quiser saber mais me chama no whatsapp: 062991405684
Qdo vejo Morro SP na lista e ñ Boipeba me faço a mesma pergunta que o Renato te fez em 2016, conheces Boipeba??? Na minha humilde opinião Boipeba dá de 1000 a zero em Morro….
Não conheço, Paula. Por isso não está na lista. 😉
Mas morro de vontade de ir.
Abs
Eu hein; quanta subjetividade kkkkkkkk… alguém que querfalar das praias mais bonitas do país e não cita nenhuma do fantástico RN; ou é falta de conhecimento ou total despeito rsrs
Desculpa ,mas faltou incluir a Praia do Forte /Cabo Frio/RJ .
ARTIGO MUITO BEM FEITO, ESTOU MUITO FELIZ EM LER, O SEU BLOG E UM CONTEUDO TAO INTERESSANTE ,E OBRIGADO POR COMPARTILHAR CONOSCO, ESSAS INFORMACOES UTEIS OBRIGADO NOVAMENTE .
Adorei a seleção das praias! As fotos são incríveis e já estou fazendo planos para visitar algumas delas. A Praia do Sancho definitivamente está no meu radar! Obrigado por compartilhar essas dicas.