Phuket ou Krabi (Tailândia): Qual é melhor? O que esperar de cada lugar

Qual lugar da Tailândia é melhor: Phuket ou Krabi? Eu já fui ao país duas vezes e conheci esses dois destinos de praia, que são completamente diferentes. Hoje eu vou te ajudar a entender se é melhor ficar em Phuket ou em Krabi, para você não errar. É claro que o ideal seria conhecer os dois lugares, mas você provavelmente não tem tempo para ir a ambos, certo?

Ah, a distância de Phuket a Krabi é de 172 km, o que dá uma viagem de cerca de 3h a 3h30 de carro. Isso considerando que você vai sair de Patong (a região mais famosa de Phuket) e vai a Ao Nang (que é a parte de Krabi onde tem mais hotéis). Mas calma que mais adiante aqui neste post eu vou explicar como ir de Phuket para Krabi e vice-versa (vai que você tem tempo!).

Outra coisa que preciso falar logo é que todas as praias que vou mencionar aqui, tanto de Phuket como de Krabi, são tranquilas para banho, apesar de algumas terem um bocadinho de onda. A seguir, segue um índice deste post:

Resuminho rápido
Diferença das regiões
Onde tem mais atrações?
Qual é mais agitada à noite?
Onde é mais fácil se locomover?
Qual lugar é mais caro?
Distância e como ir de Phuket para Krabi
Conclusão: Opinião sincera

Poda Island é uma das atrações de passeio em Krabi. Foto: Maridão.

Krabi ou Phuket? Resuminho rápido:

Krabi é pra você que:

  • Está indo pela primeira vez para a Tailândia;
  • Gosta de praias e passeios mais à mão, a lugares mais fáceis de chegar;
  • Prefere se hospedar numa pousadinha charmosa numa vila com ruas de areia;
  • Não está disposto a enfrentar engarrafamentos ou longas distâncias pra curtir;
  • Prefere noites mais tranquilas.

Phuket é pra você que:

  • É fascinado por mar azul turquesa;
  • Ama fazer snorkel e vida marinha;
  • Não se importa tanto em demorar mais pra chegar a lugares lindos;
  • Está na segunda viagem à Tailândia ou tem dias de sobra na primeira viagem;
  • Quer vida noturna agitada.

Mirante da ilha Similan, em Phuket, aonde se chega de passeio. Foto: Marcelle Ribeiro.

Phuket ou Krabi? Primeiro entenda as regiões

Para decidir se você vai ficar em Phuket ou Krabi, você tem que primeiro entender quais são as sub-regiões destes destinos e as diferenças entre eles.

Phuket é uma província enorme e super urbana. Com viadutos, vias expressas, engarrafamentos enormes e diversas “cidades”, vamos dizer assim. O lugar mais famoso de Phuket, onde a maioria das pessoas se hospeda, é Patong. Mas eu acho um erro enorme se hospedar lá, por várias razões.

A primeira é que a praia de Patong é feia. O mar é meio marrom e tem muitos guarda-sóis colados uns nos outros. Ou seja, é uma praia mais cheia. Além disso, tem muuuitos jet skis, banana boats e outros equipamentos recreativos desse tipo na praia A área para eles é bem demarcada, mas isso o que acaba “roubando” espaço dos banhistas.

Outro fator é que o “clima” em Patong é bem caótico. A rua mais famosa de Patong (e de toda Phuket, na verdade) é a Bangla Road, uma via com bares feiosos, lojinhas de produtos que parecem falsificados, e clubes noturnos onde dizem que se explora a prostituição. Eu estive lá de dia e já achei a rua horrorosa. Uma “vibe” bem “bagaceira”, sabe? Com letreiros que faziam alusão ao turismo sexual. Imagina de noite.

Foi por isso que eu nem quis ir a Phuket na minha primeira viagem para a Tailândia, porque li que as praias de lá não eram bonitas e porque tinha turismo sexual. Porém, numa segunda viagem eu passei alguns dias na cidade e vi que vale a pena ir a Phuket sim, desde que você tenha algumas estratégias de visitação.

Bangla Road, rua caótica de Phuket. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mas Phuket não tem praias bonitas?

Nesta região mais urbana de Phuket tem 2 praias bonitas aonde vale a pena você ir e onde recomendo que você se hospede, caso decida ir a Phuket. São as praias de Kata e Karon, que ficam a cerca de 11 km e 8 km de Patong respectivamente.

A água do mar nestas praias tem uma cor mais azul esverdeada e é bem transparente. Elas têm poucas ondas e muuuito menos jet skis e equipamentos náuticos no mar. Além disso, há menos espreguiçadeiras (mas em número suficiente pra atender a todos). Mas o principal é que o clima é bem família, não só na faixa de areia como nas ruas destes “bairros/cidades”. Você vê mais crianças e famílias nas praias.

E o legal é que Kata e Karon têm uma quantidade boa de hotéis (são quase 400 em cada, só pelo Booking) e têm restaurantes e bares bonitinhos. Além disso, há algumas lojinhas de conveniência ou para comprar lembrancinhas. Eu mesma me hospedei em Kata e gostei. E fui curtir praia em Karon também.

Praia de Kata, em Phuket. Foto: Marcelle Ribeiro.

Melhores praias de Phuket não são urbanas

Porém, preciso deixar claro que apesar de as orlas de Kata e Karon serem bonitas, elas não estão entre as praias mais incríveis da Tailândia. No país há praias com um mar azul turquesa ou mesmo bem azul claro em outros destinos como Koh Phi Phi, Koh Lipe, Koh Phangan e Koh Tao. Mas Phuket não tem praias azul turquesa? Tem sim! Só que não são praias urbanas!

A uns 40 minutos de barco de Phuket ficam as ilhas de Coral e Racha, onde o mar é tão azul claro e transparente que impressiona! Contudo, para você ir pra lá você precisa contratar um passeio. Apesar de ele durar o dia inteiro, é bem tranquilo, porque o deslocamento não é demorado. Eu adorei.

Bem mais distante, a cerca de 3h ou 4h de Phuket, tem outro lugar com um mar incrível de tão turquesa: são as Similan Islands. As praias destas ilhotas minúsculas são lindas e deliciosas para banho. Além disso, quando fiz snorkel lá vi um peixe de 1 metro de comprimento! Entretanto, para chegar lá, eu precisei fazer um passeio de dia inteiro, que é bem cansativo, porque dura  14h. Valeu a pena, mas para crianças e idosos acho puxado.

Outras ilhotas onde o mar é bem turquesa são as ilhas Khai, que ficam bem pertinho de Phuket, onde você também vai de passeio (mas de metade de um dia). Porém, não cheguei a ir lá porque faltou tempo.

Leia também: O que fazer em Phuket? Roteiros práticos de 1 a 7 dias + o que evitar

Ilha Coral, em Phuket, aonde se chega em passeio tranquilo. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como são as praias de Krabi?

Tá, mas onde as praias são mais bonitas: em Phuket ou Krabi?

Se você considera que praia mais bonita = praia mais azul turquesa, então Phuket vence esse duelo, porque estas praias nos arredores de Phuket são super turquesa (ilhas Coral e Racha, Similan e Khai). Porém, as praias de Krabi são lindíssimas apesar de não serem turquesa.

É que as praias da região de Krabi são bem verde esmeralda e têm montanhas rochosas altas no meio do mar. Além disso, a vegetação ao redor é de um verdão exuberante. Bem diferente de tudo que eu já vi e bem lindo mesmo. E também dá pra fazer passeios a partir de Krabi para uns locais onde o mar é azul clarinho também, como Poda Island (no passeio das 4 ilhas).

Melhores praias de Krabi

Quem fica em Krabi em geral se hospeda em Ao Nang ou em Railay Beach. Mas qual é melhor?

Railay Beach é mais bonita, mas eu acabei me hospedando em Ao Nang. Railay Beach é uma península de Krabi, que só pode ser acessada em uma viagem de 20 minutos de barquinho (os “long tails”). Por lá tem 1 praia ótima pra passar o dia e uma outra excelente pra um banho rápido e para ver o pôr do sol.  Além disso, no meio de Railay tem uma vilazinha com restaurantes e pousadas charmosas.

Railay West, em Krabi. Foto: Marcelle Ribeiro.

Railay é um lugar beem pacato, de ruas de areia. As pousadas de lá ficam a 2min a pé da praia.

Ao Nang é um pouco mais urbana, mas não tem cara de metrópole. É é outro “distrito” de Krabi, aonde você chega de carro tranquilamente (ou de ônibus e van de excursão). Eu me hospedei lá porque tem muito mais hotéis, com preços mais em conta.

Além disso, Ao Nang tem uma rua asfaltada com vários restaurantes, comércio em geral e lojinhas. Achei super prático e lindinho também. Entretanto, em Ao Nang não tem praia boa. Para ir a uma praia bonita você pode pegar um barquinho de madeira e ir a Railay ou fazer um passeio de dia inteiro para lugares incríveis, como:

Leia também: Railay Beach (Tailândia): O que fazer

Hong Island, na costa de Krabi. Foto: Maridão.

Onde tem mais o que fazer: em Phuket ou Krabi?

bTem mais passeios e atrações de forma geral em Phuket. Por isso, você vai precisar de mais dias para conhecer bem Phuket do que para visitar Krabi. Seguem abaixo 2 listinhas práticas para te ajudar a decidir se você vai a Phuket ou Krabi. Coloquei os passeios e atrações na ordem do mais interessante/bonito para o menos interessante:

Quantos dias ficar em Phuket + roteiro

A Ilha de Racha, perto de Phuket, tem águas cristalinas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quantos dias ficar em Krabi + roteiro

James Bond Island: perto de Phuket e Krabi. Foto: Sven Vahaja/Unsplash.

Onde é mais agitado à noite: Phuket ou Krabi?

Com certeza em Phuket. Por lá tem até um show de cabaré famoso. Além disso, à noite também dá pra assistir a uma luta de boxe tailandês, um esporte super famoso no país.

Além disso, tem a Bangla Road, rua muito movimentada de noite, que fica no bairro de Patong. Porém, como eu já expliquei aqui, eu não recomendo ir pra lá não.

Já a noite em Krabi é mais bacana para ir jantar ou bebericar num bar. Por isso, se você não sabe se vai a Phuket ou Krabi e prefere vida noturna mais diversificada, Phuket é melhor.

Phuket ou Krabi: onde é mais fácil se locomover?

Em Krabi é mais fácil e, principalmente, mais barato. Krabi é um lugar menor, onde você vai se deslocar menos para fazer as coisas do dia a dia. Se ficar hospedado em Railay, vai conseguir ir a restaurantes e praias a pé.

Para ir de Railay ao aeroporto, basta pegar um barquinho do tipo “long tail” (que é baratinho) até Ao Nang e de lá pegar um táxi até o aeroporto de Krabi, a 25 km dali (30 minutos de carro). As demais atrações você conhece de passeio, porque os mesmos passeios que saem de Ao Nang também saem de Railay.

E se você ficar em Ao Nang vai ser mais fácil ainda, porque os hotéis de lá ficam colados em vários restaurantes e lojas. Além disso, dá pra ir a pé ao píer para pegar o long tail pra Railay.

Já se você for a Phuket, prepare-se para engarrafamentos, distâncias mais longas e preços mais altos. Como eu disse, Phuket é gigantesca, uma metrópole. Para percorrer os 50 km que separam o aeroporto da praia Kata eu levei quase 2h de carro, porque tinha muito engarrafamento! E olha que eu fui num transfer privativo!

Além disso, como a cidade é montanhosa e as distâncias são longas, dificilmente você vai conseguir ir de uma praia a outra a pé. Eu até peguei ônibus em Phuket, mas eles demoram pra caramba pra passar e achei as linhas e pontos difíceis de entender. Também tem táxi, tuk tuk e Grab (carro de aplicativo famoso) em Phuket, mas eles custam uma fortuna, mesmo pra distâncias curtas!

Hong Lagoon, em Krabi. Foto: Maridão.

Qual lugar é mais caro: Phuket ou Krabi?

Eu achei Phuket mais cara que Krabi, especialmente no que se refere aos restaurantes. Aliás, comer em Phuket era bem mais caro do que comer em várias ilhas da Tailândia. Mesmo no caso de ilhas mais remotas e menores, onde dá mais trabalho para os mantimentos chegarem.

Já os preços em Krabi ficavam na média da Tailândia, de forma geral.

Além disso, como eu falei acima, os transportes em Phuket são mais caros.

Distância e como ir de Phuket para Krabi

Agora que você já tem uma ideia se vai escolher Phuket ou Krabi, preciso falar sobre como ir de Krabi para Phuket e vice-versa. Vai que você tem tempo de ir nos dois lugares, né?

A resposta mais rápida e simples é: olhe passagens de van e ônibus no site 12Go Asia, o melhor site para ver todos os meios de transporte disponíveis no Sudeste Asiático. Lá dá para ver horários, preços, avaliações de outros viajantes das empresas prestadoras de serviço e, claro, comprar passagem. Eu mesma já comprei lá várias vezes, não só na Ásia mas também em viagens pela Europa. E sempre deu tudo certo.

Além disso, na 12Go Asia dá para pagar em reais, sem IOF.

Krabi possui aeroporto, mas não faz sentido pegar um avião para Phuket, já que não há voos diretos. As duas cidades estão a apenas 178 km de distância uma da outra. Por isso, é mais prático viajar de van ou ônibus de Krabi para Phuket. O trajeto leva cerca de 3 horas e custa 296 baht (aproximadamente US$ 9 ou R$ 47, em agosto de 2024). Assim como para os bilhetes de barco, recomendo comprar a passagem de ônibus ou van com antecedência.

Outra opção é viajar de lancha rápida (speedboat), que sai de diversos pontos de Krabi, como Railay e Ao Nang. Esses barcos chegam a vários píeres em Phuket e a viagem dura cerca de 1h50. O preço da passagem de speedboat é de 1.085 baht (cerca de US$ 31 ou R$ 172, em agosto de 2024).

Powered by 12Go system

Phuket ou Krabi? Conclusão

E afinal, qual dos dois lugares eu gostei mais, Phuket ou Krabi? Eu preferi Krabi. E numa primeira viagem à Tailândia eu certamente ficaria lá. Que aliás foi o que eu fiz. Eu só fui a Phuket na segunda vez em que viajei para o país.

Gostei mais de Krabi porque prefiro um ambiente mais calmo, com tudo mais à mão. Não gosto de ter que fazer passeios de dia inteiro toda hora para ter que ir aos lugares realmente lindões, sabe? Em Krabi, a praia de Railay é belíssima e com acesso fácil e rápido.

Além disso, o visual das montanhas enormes no mar verde esmeralda de Krabi é único. Em nenhum dos diversos países que já visitei no mundo eu vi algo parecido. O mar azul turquesa de Phuket é surreal, mas você consegue ver praias com cor bem parecidas no Caribe.

Você ficou com mais vontade de conhecer Phuket ou Krabi? Escreve nos comentários!

*O Viciada em Viajar fez os passeios a Similan Island e a Coral e Racha como cortesia da Tailandiando.

Leia Mais:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.