Como é o passeio para as Ilhas Cagarras (RJ)? Saiba tudo!

Um passeio para as Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro, é uma maneira de curtir o litoral da cidade maravilhosa de uma forma diferente. As ilhas ficam em frente à praia de Ipanema e têm esse nome devido às fezes das aves que ficam na região.

Quem quer fazer mergulho no Rio de Janeiro tem nas Cagarras uma opção pertinho. Mas eu, que não mergulho, fui de barco até lá, para curtir o mar e o visual. Veja como foi o passeio para as Ilhas Cagarras que eu fiz.

Vista do Rio a partir das Ilhas Cagarras. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde ficam as ilhas

O Arquipélago de Cagarras é formado por sete ilhas, que ficam a quatro quilômetros das areias da praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio.

Ilhas Cagarras: como ir

Você pode conhecer o local em tours feitos em escunas, veleiros, lanchas e outros tipos de embarcações. As escunas são embarcações maiores e vão mais devagar. Os preços dos trajetos de escuna costumam se mais baratos do que os valores dos passeios de lanchas, que são mais rápidas e comportam menos passageiros. Enfim, são propostas diferentes para conhecer (e aproveitar!) a região.

Geralmente, os passeios às Ilhas Cagarras saem da Marina da Glória ou da Praia de Copacabana (Posto 6). O passeio que inclui apenas a visita ao arquipélago dura aproximadamente duas horas. Por outro lado, nas opções que incluem outros pontos da Baía de Guanabara, os turistas ficam cerca de 5 horas nas embarcações.

Passeio de barco pela Baía de Guanabara e Ilhas Cagarras

Eu fiz o passeio pela Baía de Guanabara e Ilhas das Cagarras com a Alfamar Charter. Saímos às 9h da Marina da Glória, e no caminho até as Ilhas Cagarras passamos pela Urca (deu para ver o Bondinho do Pão de Açúcar de um ângulo diferente!), Leme, Copacabana, Arpoador. O trajeto até as Cagarras dura cerca de 1h30, e as paisagens são sensacionais.

Orla do Rio vista no caminho. Foto: Marcelle Ribeiro.

Chegando nas Cagarras, ficamos ancorados por cerca de 1h30 a 2h, e pulamos na água para curtir o mar delicioso com boias! A temperatura estava ótima para o passeio nas Ilhas Cagarras no final de janeiro.

As famosas Ilhas Cagarras têm essa mancha branca. Foto: Marcelle Ribeiro.

Aliás, como disse, esse passeio não é apenas para as Ilhas Cagarras e inclui uma volta pela Baía de Guanabara. Então, na sequência, demos uma passada pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) para fotos. Chegamos de volta na Marina por volta das 15h.

Vou enjoar no passeio?

O barco que fez nosso passeio tinha área coberta e área descoberta. A embarcação balançou bastante, principalmente na ida, apesar de ter ido bem devagar. De fato, eu, que não costumo enjoar tão facilmente, enjoei. Então, recomendo tomar um remédio antes de sair para o passeio pelas Ilhas Cagarras.

Ah, não há nenhuma parada em terra firme, ok? Os passageiros ficam todo o tempo no barco.

Passeio Ilhas Cagarras: preço

A Alfamar leva grupos (no mínimo 10 pessoas) por R$ 120 por pessoa. O tour inclui Ilhas Cagarras e Baía de Guanabara, passando inclusive pela cidade de Niterói.

Fui com um grupo de blogueiras do núcleo do Rio de Janeiro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens, como cortesia da Alfamar. Veja o relato dos blogs Viagens BacanasChicas Lokas e Na Mochila da Ninja sobre o passeio.

No barco nas Ilhas Cagarras. Foto: Na Mochila da Ninja.

Leia mais:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (2)

  • Os passeios pelas Ilhas Cagarras são realizados em quais dias de semana? Eles saem todos os dias? Não precisa telefonar para marcar?
    Há saídas de passeio a tarde?

    • Oi, Rejane, tudo bem?
      Eu fiz o passeio numa segunda-feira, de manhã, mas estava num grupo fechado e agendamos previamente. Te recomendo entrar em contato direto com as empresas que oferecem o passeio para tirar todas as dúvidas.
      abs,
      Marcelle