Passeio em Galinhos (RN): Por que foi melhor do que eu esperava?

Vai para Natal e está a fim de um programa que saia do óbvio? O passeio em Galinhos pode ser o que você procura. Apesar de não ser um lugar ainda não tão famoso, foi um dos meus passeios preferidos a partir de Natal (RN). Um lugar que mal tem sinal de internet, mas que tem muitas belezas naturais. Onde eu de fato esqueci do mundo e apreciei cada minuto.

Galinhos é um vilarejo pequeno e bem bucólico. Fica distante da capital e por isso mesmo é pouco procurado. Mas o clima da região, cercada por dunas (incluindo uma duna de sal!), mar e rio, faz o sacrifício da distância valer muito a pena.

Vista das torres eólicas de Galinhos. Foto: Marcelle Ribeiro

Onde fica Galinhos?

Galinhos é um munícipio no litoral do Rio Grande do Norte, a 166 km de Natal. Eu levei 3 horas na estrada indo da capital até lá. E mais uns 30 minutos de barco até chegar à praia atração.

Essa distância toda pode até fazer você se questionar se vale a pena o deslocamento, mas eu já adianto que vale sim! Continue lendo que eu vou te convencer disso.

Como chegar a Galinhos?

Você até pode ir a Galinhos por conta própria, alugando um carro e pegando os outros transportes por lá mesmo. Mas, conselho de amiga: não vale a pena!

Eu fui em um passeio em grupo e não me arrependi. Para conhecer tudo o que vi no passeio, nosso grupo teve que pegar vários meios de transporte. Primeiro, nós chegamos de ônibus no píer. Depois, pegamos um barco para ir a 2 atrações. Em seguida, o barco nos deixou numa praia deserta, onde já tinha um buggy nos esperando naquele exato horário, pra nos levar para um tour nas dunas.

O passeio de buggy em Galinhos terminou na porta de um restaurante. Depois de comer, as charretes já estavam no restaurante nos esperando pra nos levar para conhecer outros locais. E, por fim, a charrete nos levou até o píer, onde de novo pegamos um barco. Por fim, saímos do barco e entramos no ônibus que nos trouxe de volta a Natal.

Ufa!! Viu quanto transporte diferente tem que estar perfeitamente sincronizado pra você conseguir conhecer Galinhos em um dia? Por isso é que não faz sentido ir por conta própria. Até porque você teria um trabalhão pra descobrir horários de barco, contatos de bugueiros e de donos de charrete… E combinar com todos eles os horários e pontos de encontro perfeitamente!.

Além disso, lembre-se que quase não há sinal de celular por lá. Ou seja, falar com todos os motoristas para resolver imprevistos vai ser difícil.

Portanto, contratar um passeio para Galinhos é a melhor opção para curtir sem preocupações.

Ah, se você decidir ir por conta própria e quiser saber onde deixar o carro para ir para Galinhos, te respondo: deixe no píer de Pratagil.

Praia do Centro de Galinhos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Passeio em Galinhos: Como é?

Eu fiz o passeio em Galinhos com a Luck Receptivo* e ele durou um dia inteiro. Deu para conhecer todos os principais pontos turísticos da cidade e aproveitar bem. Apesar de ser bem cansativo, foi um dos meus lugares preferidos no Rio Grande do Norte. A seguir, vou contar como foi esse roteiro de um dia em Galinhos.

O que fazer em Galinhos em 1 dia?

A agência nos levou de ônibus de Natal até o píer de Pratagil. Ali pegamos um barco e fomos navegando calmamente apreciando as dunas de areia e a mata. Até que passamos em frente a uma montanha de sal, bem alta. É que ali funciona uma salina. Não subimos na montanha, mas eu peguei uma pedra de sal super pesada. Foi bem interessante!

A duna de sal vista do barco. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois, o barco parou 20 minutinhos para a gente tomar banho na praia do Capim. Foi bem rapidinho, mas super gostoso.

Eu na praia do Capim, em Galinhos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Em seguida, já engatamos em um passeio de buggy de 30 minutos pelas dunas de areia, pertinho de torres eólicas. A vista da praia do alto das dunas era lindíssima! Fizemos mais uma parada para banho numa praia, o que foi ótimo, porque voou muuuita areia no rosto e no corpo!

A praia do alto das dunas no passeio de buggy. Foto: Marcelle Ribeiro.

Os buggies nos deixaram em um restaurante caseiro, delicioso. A comida era no estilo buffet à vontade. Barata, custou R$ 50 (nov/2023). Tinha um bobó de camarão dos deuses.

Últimas paradas: farol e praia de Galinhos

Dali, uma charrete nos levou para a próxima atração do nosso passeio em Galinhos: o farol de Galinhos. A vista parecia um quadro: o céu azulzinho, o mar quebrando ao fundo e o farol vermelho e branco.

Eu e o Farol de Galinhos! Foto: Marcelle Ribeiro.

Por fim, passamos as duas horas finais na praia do centro de Galinhos, que é super pacata e linda.

O mar tem algumas ondas, mas dá pra entrar. Mas o que eu gostei mesmo foi a piscininha natural que se formou, uma delícia. Por lá tem alguns restaurantes bonitinhos, onde até dá pra almoçar ou petiscar. Por fim, passamos rapidamente de charrete pelo centrinho de Galinhos, bem pacato.

Piscina natural na praia do Centro. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quanto custa o passeio a Galinhos?

Este passeio em Galinhos que fiz dura 9 horas e custa R$ 216 por pessoa (em outubro de 2024). Inclui todos os meios de transporte para ida e volta, exceto os passeios de buggy e charrete. A comida também não está incluída.

Onde comer em Galinhos?

Além do restaurante em que paramos para almoçar (o buffet de comida caseira), eu vi duas barracas na praia do Centro de Galinhos super charmosas que serviam refeições completas.

Agora, você já sabe tudo sobre o passeio em Galinhos! Gostou? Tem mais dicas para dar? Deixe nos comentários!

*O Viciada em Viajar fez o passeio de Natal para Galinhos como cortesia da Luck Receptivo. O texto reflete a nossa real opinião sobre a experiência.

Leia Mais:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.