Países abertos para brasileiros em 2024: Veja regras atualizadas
São mais de 100 os países abertos para brasileiros. Neste post, listamos as regras de entrada relacionadas ao novo coronavírus para maiores de 18 anos de idade para os que estão com as fronteiras abertas para turistas brasileiros.
Porém, não incluímos nesta lista países que apenas aceitam brasileiros que tenham algum vínculo no destino, como trabalho, cidadania ou família. Também não colocamos países que até aceitam brasileiros, desde que eles tenham ficado um período X de dias fora do Brasil imediatamente antes de entrar no destino.
Além disso, vale lembrar que neste post não falamos sobre a exigência ou não de vistos. Para isso, recomendamos que você olhe os sites das embaixadas ou consulados de cada país no Brasil. Nosso objetivo aqui é tratar dos pré-requisitos relacionados ao Covid-19.
As informações foram apuradas com a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo), que representa cerca de 290 companhias aéreas no mundo, embaixadas, consulados, governos locais e grandes veículos de comunicação.
Se preferir, veja o índice por continente:
África
América Central e Caribe
América do Norte
América do Sul
Ásia e Oriente Médio
Europa
Oceania
Passagem mais barata para os países abertos para brasileiros
Cheque em sites agregadores de passagens aéreas como Vai de Promo.
Países abertos para brasileiros na África
África do Sul
Atualizado em 26/08/21: Para entrar na África do Sul é preciso ter PCR negativo feito até 72 horas da partida do primeiro ponto de embarque. Além disso, é preciso preencher um “questionário de saúde do viajante” na chegada.
Benin
Atualizado em 01/09/21: Para visitar o país, é preciso preencher um formulário online antes da viagem e, na chegada, pagar por PCR.
Botsuana
Atualizado em 01/09/21: O visitante tem que levar um PCR negativo feito até 72h antes da partida de seu primeiro local de embarque.
Burkina Faso
Atualizado em 01/09/21: Para entrar, basta apresentar um teste negativo para Covid-19 feito até 5 dias antes da viagem.
Burundi
Atualizado em 01/09/21: Os turistas precisam mostrar um teste negativo realizado 72 horas antes da chegada. Além disso, os viajantes pagam por um novo PCR na chegada. Também é preciso cumprir uma quarentena de 3 dias em um dos hotéis selecionados pelo governo.
Cabo Verde
Atualizado em 04/05/22: Turistas devem ter se vacinado completamente entre 14 dias e 270 dias antes da chegada. Caso haja dose de reforço, não há prazo. Não há restrições quanto ao fabricante da vacina.
Caso o viajante não tenha completado o ciclo vacinal, ele pode entrar desde que apresenta uma dessas 3 coisas: antígeno negativo 48h antes da viagem, RT-PCR negativo 72h antes ou comprovante de recuperação da doença emitido com 90 dias de antecedência do embarque.
Todos os turistas devem preencher um registro online pelo menos 5 dias antes da viagem e podem ser submetidos a exames médicos.
Chade
Atualizado em 01/09/21: O Chade exige um teste negativo feito até 72h antes da chegada e quarentena de 7 dias.
Comores
Atualizado em 01/09/21: É preciso apresentar exame negativo para o novo coronavírus feito até 72h antes do embarque.
Congo
Atualizado em 01/09/21: O turista precisa apresentar um teste negativo para Covid-19. Se isso não for possível, o viajante deve pagar por um teste na chegada ao país e por uma quarentena.
Costa do Marfim
Atualizado em 01/09/21: Viajantes devem apresentar um teste negativo de coronavírus feito até 7 dias antes da viagem e preencher um formulário de saúde online.
Egito
Atualizado em 19/11/22: O Egito suspendeu todas os pré-requisitos relacionados ao Covid-19.
É importante ler sobre seguro viagem para o Egito.
Veja dicas de viagem ao Egito no blog Cumbicão.
Essuatíni
Atualizado em 01/09/21: O país exige PCR negativo feito até 72 horas antes da chegada. Caso isso não seja possível, os turistas pagam por exames no desembarque. Mesmo assim, é preciso cumprir uma quarentena de 14 dias.
Etiópia
Atualizado em 01/09/21: Para entrar no país, basta apresentar um teste negativo para a Covid-19 feito até 5 dias antes da viagem.
Gabão
Atualizado em 01/09/21: O Gabão exige a apresentação de teste negativo para o novo coronavírus feito até 5 dias antes da viagem e quarentena de 14 dias.
Gâmbia
Atualizado em 01/09/21: Os turistas precisam apresentar PCR negativo realizado até 72 horas antes do embarque.
Gana
Atualizado em 01/09/21: Os passageiros precisam mostrar um PCR negativo feito até 72h antes da viagem e fazer outro PCR na chegada. Esse exame precisa ser pago com antecedência. Todos precisam preencher um formulário online.
Guiné
Atualizado em 01/09/21: Para visitar o país, basta mostrar um exame negativo para Covid-19 feito até 5 dias antes da viagem.
Guiné-Bissau
Atualizado em 01/09/21: Os turistas precisam apenas apresentar um teste negativo para Covid-19 feito 72 horas antes do embarque.
Guiné Equatorial
Atualizado em 01/09/21: basta apresentar um exame negativo para o novo coronavírus feito até 48 horas antes da chegada. Se isso não for possível, o turista precisa pagar por um PCR.
Lesoto
Atualizado em 01/09/21: Na chegada ao país, todos os viajantes têm que fazer um teste para o novo coronavírus e cumprir quarentena de 14 dias.
Libéria
Atualizado em 01/09/21: A Líbéria exige que os passageiros façam o download de um aplicativo e preencham um formulário. Além disso, quem chegar sem PCR negativo feito até 96h antes da chegada terá que pagar por um teste.
Malawi
Atualizado em 01/09/21: Passageiros devem apresentar teste negativo para coronavírus feito até 10 dias antes da viagem e preencher formulário no desembarque. Além disso, os turistas passam por uma avaliação médica e devem ficar em quarentena por 14 dias.
Mali
Atualizado em 01/09/21: O Mali exige a apresentação de um teste negativo para Covid-19 feito até 7 dias antes da chegada. Se isso não for possível, os turistas fazem um PCR e passam por quarentena. Além disso, turistas devem preencher uma declaração de saúde.
Marrocos
Atualizado em 10/10/2022: Brasileiros podem entrar desde que preencham o formulário de “Saúde Pública do Passageiro”.
Mauritânia
Atualizado em 01/09/21: Não há qualquer exigência para a entrada no país.
Namíbia
Atualizado em 01/09/21: Um dos países que estão aceitando brasileiros, a Namíbia exige PCR negativo feito até 3 dias antes da chegada e seguro saúde.
Como escolher seguro viagem? Veja o vídeo abaixo!
Niger
Atualizado em 01/09/21: exige apenas a apresentação de um exame negativo para Covid-19 feito até 72 horas antes da chegada. Se o documento não for apresentado, o turista precisa pagar por uma avaliação médica.
Quênia
Atualizado em 01/09/21: Passageiros que chegarem no Quênia precisam ter um PCR negativo feito até 96h antes da viagem. Os brasileiros passam por avaliação médica, têm que ficar em quarentena e preencher um formulário médico online.
República Centro-Africana
Atualizado em 01/09/21: É preciso ter teste negativo para coronavírus feito até 7 dias antes do embarque e ficar em quarentena por 14 dias.
República Democrática do Congo
Atualizado em 01/09/21: O país exige exame negativo para Covid-19 feito até uma semana antes da viagem e realização de outro teste logo na chegada. Além disso, todo turista precisa preencher um formulário online e apresentar um QR Code gerado por este site.
Ruanda
Atualizado em 01/09/21: Ruanda exige um teste negativo para Covid 19 feito 120 horas antes da chegada. Também exige que o viajante preencha um formulário online e faça um novo teste na chegada. Até o resultado, o turista precisa ficar em um hotel designado pelas autoridades.
São Tomé e Príncipe
Atualizado em 01/09/21: A ilha aceita brasileiros com PCR negativo feito até 72h antes do embarque.
Serra Leoa
Atualizado em 01/09/21: É preciso preencher um formulário eletrônico, ter PCR negativo feito até uma semana antes da viagem. Mesmo assim, os turistas passam por avaliação médica e podem ter que fazer novos exames.
Seychelles
Atualizado em 30/11/21: Brasileiros precisam de autorização de saúde para entrar e estão sujeitos a avaliação médica.
Sudão
Atualizado em 01/09/21: Os passageiros precisam apresentar um exame negativo para a Covid-19 feito até 96 horas antes da chegada.
Sudão do Sul
Atualizado em 01/09/21: exige um exame negativo para o novo coronavírus feito até 96 horas antes da chegada e uma quarentena de 14 dias. No entanto, o governo suspendeu a emissão de vistos na chegada.
Ou seja, tecnicamente o Sudão do Sul é um dos países abertos para brasileiros, mas entrar é outra história.
Tanzânia
Atualizado em 01/09/21: Todos os turistas precisam passar por uma avaliação médica na chegada e preencher um formulário.
Togo
Atualizado em 01/09/21: é preciso preencher um formulário online no site do governo do país. Além disso, é preciso ter teste negativo para Covid-19 feito até 7 dias antes da chegada, passar por avaliação médica e quarentena.
Tunísia
Atualizado em 01/09/21: é preciso preencher uma declaração de saúde, que vai gerar um QR Code a ser apresentado na chegada. Além disso, é preciso PCR negativo emitido até 72h antes da chegada. A Tunísia pode solicitar que os visitantes façam quarentena de 14 dias.
Uganda
Atualizado em 01/09/21: Passageiros que não apresentarem teste negativo para covid emitido até 72h antes da partida terão que fazer um PCR na chegada. Os turistas estão sujeitos a quarentena.
Zâmbia
Atualizado em 01/09/21: Brasileiros precisam ter PCR negativo feito até 14 dias antes da chegada, preencher um formulário de saúde e fazer quarentena por 2 semanas.
Zimbábue
Atualizado em 01/09/21: Turistas devem ter exame negativo para a Covid-19 feito até 48 horas antes do embarque. Se isso não for possível, é preciso passar por um PCR e por uma quarentena.
Países abertos para brasileiros na América Central e Caribe
Anguilla
Atualizado em 06/04/2022: Turistas brasileiros precisam estar completamente vacinados ao menos 14 dias antes da chegada no país e terem um seguro viagem que cubra despesas médicas com Covid-19. Além disso, deve-se apresentar teste de Covid-19 negativo, coletado 2 dias antes do embarque, se for antígeno, e 3 dias antes, em caso de RT-PCR.
Doses de AstraZeneca, Janssen, Pfizer-BioNTech e Sinovac (Coronavac) são aceitas, incluindo combinações entre elas.
Turistas não vacinados devem preencher um formulário online (exceto jovens até 17 anos acompanhados de responsáveis completamente vacinados). Nesses casos, o viajante sem vacina também deverá realizar um teste de Covid-19 ao chegar no país e pode ser submetido a uma quarentena de 5 dias.
Veja no blog A Janela Laranja o que fazer em Anguilla, especialmente em lua de mel.
Antígua e Barbuda
Atualizado em 01/09/21: é preciso passar por avaliação médica e entregar um formulário sobre o estado de saúde. Além disso, o turista tem que mostrar um teste negativo para o novo coronavírus feito até 7 dias antes da chegada.
Aruba
Atualizado em 08/07/22: É preciso apresentar comprovante de Febre Amarela e baixar o aplicativo de saúde de Aruba para preencher a ficha de embarque e desembarque (“ED card”).
Bahamas
Atualizado em 06/10/22: As Bahamas removeram as exigências de entrada relacionadas ao novo coronavírus.
Barbados
Atualizado em 01/09/21: Os passageiros precisam preencher um formulário disponível no site do governo de Barbados 24 horas antes da chegada. Além disso, você terá que apresentar um exame negativo para o novo coronavírus feito 72 horas antes do embarque.
Veja o que fazer em Barbados em uma semana no blog Viagens que Sonhamos.
Belize
Atualizado em 01/09/21: Os turistas devem baixar o aplicativo Belize Health Travel App, que vai gerar um QR Code e um Número de Viagem para serem apresentados no desembarque. Além disso, é preciso fazer reserva em hotéis pré-selecionados. Quem tiver PCR negativo feito até 72h antes do embarque vai ter o processo de entrada acelerado na chegada.
Bermudas
Atualizado em 01/09/21: As Bermudas exigem o preenchimento de um formulário no site do governo e PCR negativo feito 7 dias antes da viagem.
Mesmo assim, todos os viajantes podem ser testados na chegada e, nesse caso, precisam respeitar uma quarentena até a divulgação do resultado.
Costa Rica
Atualizado em 08/06/22: A Costa Rica retirou todas as medidas restritivas de viagem relacionadas ao coronavírus. Agora, brasileiros que queiram entrar no país devem apresentar apenas um certificação de vacinação contra a febre amarela.
Cuba
Atualizado em 07/04/22: Todos os turistas precisam preencher a “Declaracion de Sanidad del Viajero” ao chegar e podem ser submetidos, aleatoriamente, a exames médicos e teste RT-PCR no desembarque.
Curaçao
Atualizado em 08/06/22: Não há mais restrições de entrada relacionadas ao novo coronavírus. No entanto, turistas brasileiros devem preencher o Cartão de Imigração Digital online.
Dominica
Atualizado em 01/09/21: É preciso preencher um formulário no site do governo da Dominica 24h antes do desembarque, além de ter PCR negativo feito entre 24h e 72 antes da chegada.
El Salvador
Atualizado em 01/09/21: É preciso mostrar PCR negativo emitido até 72h antes da viagem.
Granada
Atualizado em 01/09/21: Os turistas precisam mostrar um exame negativo para o novo coronavírus feito até 7 dias antes da viagem. Além disso, é preciso preencher um formulário online, baixar um aplicativo e ter reserva em um hotel pré-aprovado por 5 dias.
Mesmo assim, os viajantes podem ter que passar por avaliação médica e até uma quarentena.
Guatemala
Atualizado em 01/09/21: Na América Central, a Guatemala engrossa a lista de países abertos para brasileiros. Exige-se um PCR negativo emitido há no máximo 72h e o preenchimento de formulário online. Esse documento vai gerar um QR Code que precisa ser apresentado na chegada.
Haiti
Atualizado em 01/09/21: É necessário preencher um formulário de saúde para entrar e os passageiros passam por uma avaliação médica na chegada.
Honduras
Atualizado em 01/09/21: Os passageiros precisam apresentar teste negativo pra coronavírus feito há menos de 72h e preencher um formulário no Instituto Nacional de Migración.
Jamaica
Atualizado em 16/04/22: Não há mais restrições envolvendo a Covid-19 em vigor.
Nicarágua
Atualizado em 01/09/21: A Nicarágua exige apenas exame negativo para Covid-19 feito até 72 horas antes da chegada.
Panamá
Atualizado em 24/11/21: Passageiros que não apresentarem teste negativo para Covid-19 feito até 72h antes do voo podem ser testados na chegada, pagando do próprio bolso. Quem está completamente vacinado não precisa fazer quarentena nem apresentar o teste.
Também é preciso preencher o formulário “Declaración Jurada de Salud”.
República Dominicana
Atualizado em 09/09/21: O país exige teste negativo feito até 72h antes da chegada. Porém, quem já tiver sido totalmente vacinado pelo menos 3 semanas antes da chegada não precisa apresentar teste negativo.
Além disso, os viajantes precisam preencher um formulário eletrônico de saúde, que gerará um QR Code que será escaneado pelas autoridades.
Santa Lúcia
Atualizado em 01/09/21: Para visitar Santa Lúcia os brasileiros precisam de PCR negativo feito até uma semana antes do começo da viagem e preencher um formulário online.
São Cristóvão e Neves
Atualizado em 01/09/21: É preciso apresentar um teste negativo para Covid-19 feito 3 dias antes da chegada. Além disso, é preciso preencher um formulário no site do governo e mostrar uma reserva confirmada em um dos hotéis aprovados pelas autoridades. Para completar, é preciso instalar um aplicativo feito pelo governo.
São Vicente e Granadinas
Atualizado em 01/09/21: Para visitar as ilhas, o turista precisa ter um teste negativo para a Covid-19 realizado até 5 dias antes do embarque e preencher um formulário online. Mesmo assim, os passageiros podem ter que fazer um novo PCR e quarentena na chegada.
Turks e Caicos
Atualizado em 01/09/21: Os turistas devem preencher autorização de viagem 24 horas antes do embarque e ter teste negativo para Covid-19 feito até 5 dias antes da viagem. Mesmo assim, todos os visitantes são avaliados na chegada e precisam fazer quarentena por 14 dias.
O blog Viva o Mundo tem todas as dicas para que você conheça Turks.
Países abertos para brasileiros na América do Norte
Canadá
Atualizado em 10/01/23: O Canadá é um dos países abertos para brasileiros que não tem mais nenhuma exigência relacionada à Covid-19.
Confira como escolher um bom seguro viagem para o Canadá.
Estados Unidos
Atualizado em 15/05/23: Os Estados Unidos não exigem mais comprovante de vacinação para permitir a entrada de turistas no país.
México
Atualizado em 23/09/22: O México não exige nenhum tipo de vacina ou certificado de Covid-19 para permitir a entrada no país. Confira na página da Embaixada do México o Brasil os requisitos sobre visto.
Confira como escolher seguro viagem para o México sem errar.
Veja um roteiro de viagem para o México no blog Quase Nômade.
Países abertos para brasileiros na América do Sul
Argentina
Atualizado em 05/09/22: A Argentina aboliu todas as restrições relacionadas ao Covid-19.
Bolívia
Atualizado em 26/08/21: É preciso mostrar um PCR negativo emitido até 72h antes do embarque e a “Declaração Juramentada do Viajante para o Acompanhamento da Covid-19”. Além disso, é preciso ter seguro viagem com cobertura para Covid-19.
Os passageiros estão sujeitos a quarentena de 10 dias.
Chile
Atualizado em 11/05/23: O Chile não tem mais nenhuma exigência relacionada ao novo coronavírus para permitir a entrada de turistas estrangeiros.
Veja também: O que você precisa saber sobre seguro viagem para o Chile
Colômbia
Atualizado em 10/01/23: Brasileiros que queiram viajar para a Colômbia precisam preencher o “Check Mig” com 72h de antecedência do embarque.
Além disso, todos turistas maiores de 18 anos devem estar completamente vacinados há pelo menos 14 dias antes da viagem ou então apresentar teste negativo para Covid-19. Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas.
Em caso de PCR, o prazo é de 72h antes do desembarque; se for antígeno, o intervalo passa para 48h.
A Embaixada da Colômbia no Brasil também ressalta que é importante ter um seguro viagem.
Equador
Atualizado em 12/01/23: Para entrar no Equador, basta preencher uma declaração de saúde e apresentar no aeroporto.
Guiana
Atualizado em 01/09/21: A Guiana é um dos países abertos para brasileiros com poucas exigências, porque é preciso apenas apresentar um resultado negativo para Covid-19.
Paraguai
Atualizado em 05/08/21: Os turistas precisam apresentar teste negativo para Covid-19 feito até 3 dias antes da viagem.
Porém, não há necessidade de apresentação de teste negativo para passageiros que testaram positivo para Covid entre 14 e 90 dias antes do embarque.
Todos devem preencher um formulário de saúde 24 horas antes de chegar ao país. Esse documento vai gerar um QR Code para ser apresentado no desembarque.
Mesmo assim, os viajantes estão sujeitos a uma quarentena de 5 dias.
Peru
Atualizado em 11/01/23: O Peru removeu todas as exigências relacionadas ao novo coronavírus para a entrada de turistas brasileiros.
Uruguai
Atualizado em 10/01/23: Para entrar no Uruguai é preciso estar completamente vacinado com qualquer vacina aprovada no Brasil. Outra opção é ter tido Covid entre 10 e 90 dias antes da viagem. Ou ainda, mostrar teste negativo para Covid-19 (PCR ou antígeno) realizado no máximo 72h antes do início da viagem.
Além disso, todos devem possuir seguro viagem. Veja como escolher um bom seguro viagem para o Uruguai.
Países abertos para brasileiros na Ásia e Oriente Médio
Armênia
Atualizado em 01/09/21: De fronteiras abertas para brasileiros, a Armênia exige quarentena de 14 dias, segundo o governo do país. Se testarem negativo durante o isolamento, podem ser liberados antes.
Bahrein
Atualizado em 01/09/21: As entradas só são permitidas se você conseguir um visto, que pode ser solicitado no site do governo. Na chegada ao país, você precisa pagar por um teste e é preciso ficar em quarentena até a divulgação do resultado.
Camboja
Atualizado em 17/11/21: O Camboja é um dos países abertos para brasileiros, desde que eles atendam a todos os pré-requisitos abaixo:
- Apresentem um PCR negativo feito até 72h antes da chegada;
- Estejam completamente vacinados há no mínimo 14 dias da chegada;
- Tenham um seguro viagem emitido pelo “FORTE” com cobertura médica mínima de US$ 50 mil;
- Depositem US$ 2 mil em um banco na chegada ao Camboja.
Os turistas estão sujeitos a teste e quarentena de até 2 semanas.
Coréia do Sul
Atualizado em 08/06/22: Brasileiros que queiram viajar para a Coréia do Sul precisam apresentar teste negativo para Covid-19. Em caso de PCR e outras formas de testagem laboratoriais, o teste deve ser feito em até 48h antes do primeiro ponto de embarque. Para teste de antígeno, o prazo limite é de 24h.
Emirados Árabes Unidos
Atualizado em 10/01/23: Não há mais exigências relacionados ao novo coronavírus.
O visto é obtido na chegada ao país.
Leia também: Como escolher um seguro viagem para Dubai?
Filipinas
Atualizado em 10/02/2022: As Filipinas exigem PCR negativo feito com antecedência máxima de 48h do primeiro ponto de embarque para o país. Além disso, é preciso ter concluído a vacinação há pelo menos 15 dias da viagem e instalar o aplicativo “Traze” no celular antes do embarque.
Hong Kong
Atualizado em 02/05/22: Brasileiros que desejam viajar para Hong Kong precisam de teste RT-PCR/PCR negativo até 48h antes do último voo direto para a região e preencher um formulário de declaração de saúde. Além disso, também é necessário estar completamente vacinado pelo menos 14 dias antes da chegada. Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas.
No aeroporto, as autoridades solicitam um novo teste de Covid-19 e examinam o estado de saúde dos passageiros. Com tudo ok, ainda é preciso ter reserva confirmada em um hotel por no mínimo 7 noites para fazer a quarentena obrigatória, que pode durar até 14 dias.
Índia
Atualizado em 18/05/22: Todos os turistas com viagem marcada para a Índia devem preencher um formulário de autodeclaração no AirSUVIDHA, site do aeroporto de Nova Delhi. Viajantes com todas as doses da vacina contra Covid-19 precisam fazer o upload do comprovante no site.
Para quem não tiver completado o ciclo vacinal, é necessário apresentar teste negativo para Covid-19 (RT-PCT, RT-LAMP ou CRISPR) e anexar o resultado também no AirSUVIDHA. O período de validade do teste é de 72h antes do primeiro ponto de embarque.
Todos os viajantes, vacinados ou não, podem ser submetidos aleatoriamente a exames médicos no aeroporto. Além disso, a Índia exige visto (e-visa).
Indonésia
Atualizado em 12/03/22: Brasileiros precisam de PCR negativo feito com no máximo 48h de antecedência do primeiro voo com destino ao país. Além disso, também precisam ter concluído sua vacinação há pelo menos 14 dias do embarque.
Outras exigências são mostrar comprovante de pagamento de hospedagem e um visto “E-Visit Turist Visa” com o número que termine em LN. No entanto, brasileiros podem obter o “visto na chegada” (visa on arrival), que voltou a estar disponível.
A Indonésia também está exigindo seguro viagem com cobertura mínima de US$ 25 mil para Covid-19 e que os turistas preencham um formulário chamado E-Hac (Eletronic Health Awareness Card). Esse formulário pode ser encontrado num aplicativo para celular chamado “Pedulilindungi”.
Os turistas podem estar sujeitos a testagem na chegada.
Passageiros completamente vacinados que chegarem pelo aeroporto de Bali e tiverem reserva de hotel por 4 noites não estão sujeitos a quarentena ao chegar. Já os vacinados que não tiverem reserva de pelo menos 4 noites podem ter que fazer quarentena de 1 dia.
Irã
Atualizado em 24/11/21: Para entrar no Irã é preciso PCR negativo feito até 96h antes do embarque. Além disso, os brasileiros precisam ter recebido a segunda dose ou dose única da vacina 14 dias antes da chegada ao Irã.
Os passageiros podem estar sujeitos a novo teste e quarentena, pagos do próprio bolso.
Outras exigências são preencher um formulário antes do embarque e ter um visto do tipo “e-visa”.
Iraque
Atualizado em 01/09/21: O Iraque exige um teste negativo para Covid-19 feito até 72 horas antes da chegada. Além disso, quem chega ao país passa por uma avaliação médica e precisa ficar em quarentena.
Israel
Atualizado em 10/10/22: Brasileiros em viagem para Israel devem ter um seguro viagem com cobertura para gastos médicos relacionados à Covid-19.
Japão
Atualizado em 13/10/22: É preciso ter 3 doses da vacina contra o novo coronavírus para entrar no Japão ou apresentar teste negativo para a doença, coletado dentro de 72h antes do embarque. O Japão aceita todas as vacinas aplicadas no Brasil.
Jordânia
Atualizado em 04/03/22: É preciso preencher um formulário online e apresentar o QR Code obtido no site na imigração. Além disso, viajantes precisam ter um seguro viagem.
Líbano
Atualizado em 01/09/21: os turistas precisam preencher uma declaração de saúde em um site do governo libanês e apresentar um PCR negativo feito até 96 horas antes da viagem. Se o turista não tiver um teste para a Covid-19, terá que passar por avaliação médica.
Malásia
Atualizado em 05/05/22: Todos os turistas precisam instalar o app MySejahtera e completar um formulário de pré-embarque para ingressarem no país.
Quem está completamente vacinado não precisa fazer teste nem antes nem depois de chegar ao país. Porém, é necessário ratificar o comprovante de vacinação completa no site MySafeTravel.
Brasileiros com ciclo vacinal incompleto devem apresentar PCR negativo feito até 48h antes do primeiro ponto de embarque. No entanto, caso o viajante mostre um atestado comprovando que se recuperou do coronavírus nos últimos seis meses que antecedem a viagem, o RT-PCR pode ser substituído por um teste rápido de antígeno, também realizado em até 48h. A mesma condição vale para passageiros que venham direto de Singapura.
Além disso, quem não mostrar comprovante de vacinação com pelo menos duas doses deverá fazer um teste de Covid-19 ao chegar no país e ficar em quarentena por cinco dias. Todos os custos serão arcados pelo próprio viajante.
Maldivas
Atualizado em 21/03/22: Os turistas precisam apresentar um comprovante de hospedagem aprovada pelo governo para todo o período da viagem e obterão o visto na chegada.
Viajantes que tiverem a vacinação completa (2 doses ou dose única, no caso da Janssen) podem entrar sem ter que apresentar PCR negativo na chegada. No entanto, é preciso que tenham se passado 14 dias entre a imunização e o desembarque. As Ilhas Maldivas aceitam todos os imunizantes aplicados no Brasil.
Quem se hospedar em ilhas inabitadas não precisa fazer PCR quando sair destas ilhas.
Turistas que não estiverem completamente vacinados terão que ter PC negativo para entrar no país. A amostra deve ter sido coletada nas 96h que antecedem o voo no primeiro ponto de embarque.
No blog Live More, Travel More você vê mais sobre o que fazer nas Ilhas Maldivas.
Myanmar
Atualizado em 25/05/22: O acesso ao país é feito exclusivamente pelo Aeroporto Internacional de Yangon. Brasileiros devem comprovar que estão completamente vacinados pelo menos 14 dias antes da chegada. Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas.
Além do comprovante, também é necessário mostrar teste RT-PCR negativo feito até 72h antes do embarque e ter um seguro de viagem com cobertura para despesas médicas com Covid-19.
Ao chegar no país, viajantes podem ter que arcar com mais exames médicos e testes de Covid-19. E só são liberados após o resultado.
Outra exigência é preencher uma Declaração de Saúde na chegada a Myanmar.
Nepal
Atualizado em 01/09/21: Quem tem visto de turista precisa ter um teste negativo feito até 72h antes do embarque do último voo direto para o país. O turista também precisa reservar um dos hotéis selecionados pelo governo por 7 dias.
Os passageiros estão sujeitos a uma quarentena de 7 dias. Além disso, é preciso apresentar um Cartão Localizador do Passageiro e preencher o Formulário do Passageiro Internacional.
Singapura
Atualizado em 28/09/22: Não é necessário estar vacinado para entrar em Singapura. No entanto, quem não estiver completamente vacinado precisa ter teste negativo para Covid-19, feito em até 2 dias antes do primeiro ponto de embarque. O país aceita vários tipos de teste. O resultado deve seguir algumas regras.
Quem tiver se recuperado recentemente da doença deve seguir outras regras.
Já os turistas vacinados devem comprovar que concluíram a imunização pelo menos 14 dias antes da chegada. Singapura aceita todas as vacinas aplicadas no Brasil.
Além disso, é preciso ter um seguro de viagem, com cobertura mínima de US$ 30 mil para despesas médicas com Covid-19.
Tailândia
Atualizado em 06/10/22: A Tailândia é mais um dos países abertos para brasileiros que não tem mais nenhuma exigência relacionada ao novo coronavírus.
Vietnã
Atualizado em 09/06/21: O Vietnã é um dos países abertos para brasileiros que não exigem nada relacionado ao novo coronavírus para a entrada de estrangeiros.
Países abertos para brasileiros na Europa
Albânia
Atualizado em 17/11/21: Para entrar é preciso atender a um dos seguintes pré-requisitos:
- Estar completamente vacinado com pelo menos 2 semanas de antecedência do desembarque;
- Ter um teste de antígeno negativo realizado até 48h antes da chegada ou um PCR negativo emitido até 72h do desembarque;
- Possuir um certificado comprovando que se recuperou há no máximo 6 meses de Covid-19.
Alemanha
Atualizado em 11/01/23: A Alemanha não faz mais nenhuma exigência relacionada à Covid-19 para permitir a entrada de turistas brasileiros.
Veja também: Seguro viagem é obrigatório para entrar na Alemanha. Veja pré-requisitos.
Andorra
Atualizado em 01/09/21: Brasileiros precisam fazer quarentena de 14 dias para entrar no país, segundo o governo.
Áustria
Atualizado em 09/06/2022: A Áustria não tem mais nenhuma restrição de entrada relacionada ao vírus.
Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem para a Áustria?
Bélgica
Atualizado em 03/09/21: A Bélgica não tem mais nenhuma restrição de entrada relacionada ao novo coronavírus.
Bielorússia
Atualizado em 01/09/21: Os turistas precisam apresentar um teste negativo para Covid-19 feito até 72 horas antes da chegada. O país exige quarentena de 10 dias.
Bósnia
Atualizado em 28/04/23: Para visitar a Bósnia por um período de menos de 90 dias, não é preciso obter um visto, bastando apresentar um passaporte válido com, no mínimo, 6 meses de validade e comprovar que possui os recursos financeiros necessários para arcar com as despesas da viagem. Também não há restrições em relação à Covid-19 no país.
Leia também: Seguro Viagem Bósnia-Herzegóvina: Como não errar na escolha
Croácia
Atualizado em 09/06/22: Não há mais restrições de entrada relacionadas ao novo coronavírus.
Veja como escolher o melhor seguro viagem para a Croácia.
Dinamarca
Atualizado em 17/03/23: Assim como outros países, a Dinamarca não tem mais nenhuma restrição relacionada ao novo coronavírus para permitir a entrada de estrangeiros.
Entenda como não errar ao comprar seguro viagem para Dinamarca.
Eslováquia
Atualizado em 04/08/21: Os brasileiros devem ter PCR negativo emitido até 72h antes da chegada. Também é preciso preencher um formulário online no site do governo do país e se registrar online.
Além disso, os brasileiros estão sujeitos a uma quarentena de 14 dias, independentemente do resultado do PCR que deve ser feito após 8 dias da chegada. Com isso, apesar de ser um dos países abertos para brasileiros, a quarentena pode dificultar as visitas.
Escócia
Atualizado em 08/06/22: A Escócia não tem mais exigências relacionadas ao novo coronavírus para permitir a entrada de turistas.
Eslovênia
Atualizado em 28/04/23: A Eslovênia não exige visto de brasileiros, nem tem nenhum pré-requisito relacionado ao novo coronavírus.
Leia também: Seguro Viagem Eslovênia: Como e qual contratar? Veja dicas!
Espanha
Atualizado em 10/01/23: A Espanha não tem mais qualquer restrição de entrada para brasileiros relacionada ao novo coronavírus.
Finlândia
Atualizado em 05/08/21: Os turistas devem estar completamente vacinados pelo menos 14 dias antes da chegada. A Finlândia aceita todas as vacinas aplicadas no Brasil.
Todos passam por exame de saúde obrigatório na chegada e precisam apresentar um dos seguintes documentos no aeroporto de Helsinque:
- Comprovante de vacinação completa;
- Comprovante de vacinação da primeira dose;
- PCR ou antígeno negativo realizado nas 72h que antecedem a chegada;
- Laudo com diagnóstico de COVID-19 nos últimos seis meses.
Caso o passageiro não tenha nenhum dos documentos listados acima, as autoridades vão pedir que ele faça dois PCR na Finlândia (serviço gratuito).
França
Atualizado em 08/08/22: A França não tem mais nenhuma exigência relacionada ao novo coronavírus para permitir a entrada de estrangeiros.
Leia também: Seguro para entrar na França é obrigatório. Saiba como escolher.
Grécia
Atualizado em 10/01/23: A Grécia não tem mais nenhuma exigência relacionada ao novo coronavírus.
Holanda
Atualizado em 28/09/21: A Holanda não tem mais qualquer exigência ou restrição de entrada no país relacionada à Covid-19.
Inglaterra
Atualizado em 08/06/22: Não há mais nenhuma restrição de entrada em relação ao novo coronavírus.
Saiba mais sobre o Seguro Viagem Inglaterra.
Irlanda
Atualizado em 08/06/22: A Irlanda retirou todas as exigências relacionadas à Covid-19 para a entrada no país. Você deve apenas atentar às exigências de outros países, se for visitar ou passar por algum outro antes de ir para a Irlanda.
Leia no Nosso Blog de Viagem sobre o que fazer em Dublin.
Irlanda do Norte
Atualizado em 19/03/22: A Irlanda do Norte não tem mais nenhuma exigência relacionada ao novo coronavírus para a entrada de estrangeiros.
Islândia
Atualizado em 01/09/21: Um dos países abertos para brasileiros é a Islândia, que tem regras diferentes para cada viajante.
Para pessoas já vacinadas:
- Ter tomado as duas doses da vacina (ou dose única da Janssen) 14 dias antes da chegada. Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas.
- Fazer um registro online prévio.
- Não é necessário apresentar PCR, fazer quarentena nem fazer o exame ao chegar.
Pré-requisitos para pessoas que já se infectaram:
- Ter comprovante de que já se infectou.
- Fazer um registro online prévio.
- Se você tem comprovação de que se infectou, não precisa apresentar PCR, fazer quarentena ou exame ao chegar.
Itália
Atualizado em 08/06/22: Não há mais restrições de entrada relacionadas à Covid-19.
Kosovo
Atualizado em 01/09/21: Entre os países abertos para brasileiros, o Kosovo é um dos que faz menos exigências. Os turistas precisam apenas passar por uma avaliação médica ainda no aeroporto.
Liechtenstein
Atualizado em 31/08/21: Para entrar no país os turistas precisam estar totalmente vacinados no máximo 12 meses antes do desembarque. As vacinas aceitas são Astrazeneca, Pfizer, Janssen, Moderna, Coronavac e Sinpharm.
O Liechtenstein também aceita turistas com apenas 1 dose das vacinas de dose dupla, desde que com comprovação de que já teve o novo coronavírus. Neste caso, exige-se teste positivo realizado pelo menos 4 semanas antes da primeira dose.
Além disso, os visitantes precisam apresentar um teste negativo feito até 48 horas antes da partida do primeiro ponto de embarque. No entanto, essa exigência não se aplica a:
- passageiros com certificado de recuperação COVID-19 emitido 6 meses antes da chegada;
- Quem já estiver totalmente vacinado;
Todos os passageiros precisam fornecer os detalhes de contato ou preencher o formulário “Cartão de rastreamento de contato“.
Não é necessário fazer quarentena.
Macedônia do Norte
Atualizado em 01/09/21: Atualmente, a Macedônia do Norte é um dos países abertos para brasileiros mais fáceis de entrar, já que não faz qualquer exigência de entrada.
Montenegro
Atualizado em 28/04/23: Não é necessário fazer visto para conhecer Montenegro, se você pretende ficar menos de 90 dias no país. É preciso apenas apresentar um passaporte válido (com validade mínima de 6 meses) e comprovar que tem recursos financeiros suficientes para arcar com as despesas da viagem. Além disso, não existem restrições relacionadas à Covid-19 no país.
Leia também: Seguro Viagem para Montenegro: não compre sem ler isto!
Noruega
Atualizado em 09/03/23: A Noruega removeu todas as restrições relacionadas à Covid-19. Atualmente valem as mesmas regras que já existiam antes da pandemia.
Veja também: Seguro Viagem Noruega: Como não errar na escolha do plano
País de Gales
Atualizado em 08/06/22: Não há mais exigências de entrada em relação ao novo coronavírus.
Portugal
Atualizado em 04/07/22: Portugal não faz mais nenhuma exigência relacionada ao novo coronavírus para permitir a entrada de turistas no país.
República Tcheca
Atualizado em 07/12/2021: Brasileiros completamente vacinados com Janssen, Astrazeneca, Moderna ou Pfizer podem entrar no país.
Além disso, os viajantes precisam apresentar o formulário preenchido online e PCR negativo realizado até 72 horas antes do começo da viagem. Quem estiver vacinado não precisa fazer testes após chegar ao país nem ficar em quarentena.
Sérvia
Atualizado em 01/09/21: Um dos países abertos para brasileiros mais fáceis de entrar é a Sérvia, que não faz qualquer exigência para os brasileiros visitarem o país.
Suíça
Atualizado em 08/06/22: O país acabou com todas as restrições de viagem relacionadas ao coronavírus.
É obrigatório ter seguro Viagem para a Suíça.
Turquia
Atualizado em 17/11/21: A Turquia é mais um dos países abertos para brasileiros que exigem a apresentação de um PCR negativo feito até 72h antes da chegada. Quem estiver completamente vacinado não precisa fazer quarentena. A segunda dose ou dose única deve ter sido aplicada pelo menos 14 dias antes da chegada. Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas.
Quem não estiver completamente vacinado precisa fazer quarentena de pelo menos 10 dias.
Os passageiros podem ser testados aleatoriamente pelo governo turco.
Ucrânia
Atualizado em 16/08/21: Brasileiros precisam de um PCR ou teste rápido de antígeno negativo emitido no máximo 72h antes da chegada ou um certificado comprovando que está totalmente vacinado.
Além disso, devem ter um seguro viagem para cobrir qualquer despesa médica. Quem não estiver totalmente vacinado deve baixar o aplicativo Vdoma.
Países abertos para brasileiros na Oceania
Austrália
Atualizado em 13/05/22: A Austrália é um dos países abertos para brasileiros completamente vacinados. O país aceita todos os imunizantes aplicados no Brasil e também a combinação entre eles. A segunda dose (ou dose única, no caso da Janssen) deve ter sido tomada ao menos 7 dias antes da viagem.
Todos os turistas devem preencher a Declaração Digital do Passageiro antes da viagem.
Além disso, os turistas podem precisar ficar em quarentena por 14 dias após chegarem ao país, dependendo da região de destino. Cheque as exigências locais antes da viagem.
Fiji
Atualizado em 07/12/21: Brasileiros precisam de uma pré-aprovação da Força Tarefa de Mitigação de Riscos para Covid-19 para entrar, além de estarem totalmente vacinados. Fiji aceita as vacinas Moderna, Janssen, Astrazeneca ou Pfizer.
Os turistas do Brasil também precisam apresentar PCR negativo feito até 3 dias antes do embarque, ter seguro de viagem com cobertura para Covid-19 e comprovante de pagamento de estadia por 10 dias em hotel pré-selecionados para quarentena.
Micronésia
Atualizado em 01/09/21: Passageiros precisam apresentar um atestado médico e ficar em quarentena por 14 dias.
Nova Zelândia
Atualizado em 08/08/22: Brasileiros que planejam viajar para o país devem preencher uma declaração de saúde que garantirá um passe livre para transitar pela Nova Zelândia.
Turistas com mais de 18 anos precisam comprovar que completaram o ciclo vacinal. Todas as fabricantes aplicadas no Brasil são aceitas, inclusive a combinação entre elas.
Ao chegar no país, turistas podem ter que fazer testes de Covid-19.
Foi a algum dos países abertos para brasileiros?
Se você foi a algum dos países abertos para brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus, deixe nos comentários como foi a sua experiência.
E para saber como é fazer o teste do Covid-19 no aeroporto de Guarulhos, vale a leitura do blog Voyajando.
Leia também:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!
Ola julia estou desde dezembro descendo do mexico e posso ajudar dizendo que belize e costa rica so entram por via aerea. Honduras, guatemala e panama aceitam antigeno (geralmente metade do preco do pcr), enquanto belize, el salvador e Nicarágua só aceitam pcr rt. Costa rica nao pede teste algum. Abs
Oi, fui ao Egito agora em Fevereiro de 2021, foi muito bom, sem filas, muito bem recebido. A recepção é até mais calorosa por eles estarem precisando do turismo, sonhando que tudo volte ao normal, super recomendo.
Eu estive nos bálcãs em Janeiro (Sérvia, Bósnia, Macedônia e Albania) e depois fui para Ucrania e por último Turquia. Foi uma viagem incrível!!!
Oi, Vanessa, que bom que você curtiu!
Olá à todos!
Estou viajando de março de 2020, cheguei em Oslo, Noruega em 8/3/20 e fiquei presa lá até 15/6/2020 e com muito custo consegui voar para Belgrado (Sérvia) que entrei facilmente e fiquei até 15/8/20, voei de novo e fui para Split (Croácia) fui tranquilo para entrar. Em 15/10/2021 sai da Croácia e fui para Sarajevo, Bosnia de bus (10hs) never more, pessoas sem máscaras, e uma viagem de 4 horas durou 10, foi tranquilo na fronteira também, fiquei até 21/10/20, Sai de Sarajevo e fui para Istanbul (Turquia), que entrei sem nenhum problema e fiquei até 6/2/2021, Fiquei Ilegal por 17 dias, queriam me cobrar uma taxa para eu poder voltar antes dos 3 meses, mas eu não paguei. E em 6/2/2021 sai da Turquia e fui para Tirana, Albânia que fiquei até 6/3/2021. Depois de exatos 1 mês Eu peguei uma Van e atravessei a fronteira até Ohrid (Macedônia do Norte), estravessia foi terrível, pessoas sem máscaras na Van, a fronteira estava muito restrita com alguns passageiros, mas comigo foi ótimo. Estou atualmente em Ohrid hoje é 07/5/2021, mas em 7/6/2021 terei que sair do País pois não posso ficar mais de 3 meses. Gostaria de dizer que sou digital nomad, viajo sozinha, não tenho convívio social e respeito todas as regras do covid. Fiz vários testes e nenhum apresentou positivo. Não é hora de viajar, eu viajo porque não posso ficar muito tempo nos países. Mas se forem viajar RESPEITEM AS REGRAS!
Oi, Dea, caramba, que saga! Obrigada pelo relato!
Abs,
Marcelle
Marcelle, boa noite.
Sou daqui da terrinha, sua patrícia.
Gostaria de saber se eu for um desses países , como Eslovenia, fizesse 14 dias de quarentena poderia
entrar na Italia?
Oi, Ediliuza, tudo bem?
Puxa, infelizmente não sei te responder. O ideal é checar no site do consulado ou embaixada da Itália.
Desculpe não conseguir ajudar mais.
Abraço, Marcelle
Nos fomos para as Maldivas em dezembro de 2020, foi tudo bem tranquilo, viajamos com a Qatar, nos entimos super seguros tanto no voo quanto no aeroporto de Doha. Já nas Maldivas tudo muito organizado, todos com mascaras e alccol em gel por todas as partes.
Fronteira bem tranquila, aeroporto bem arejado praticamente dentro do mar rsrs
Nos hoteis tudo muito tranquilo, sem aglomero.
PCR 2 dias antes do retorno, unico imprevisto foi não ter abaixado o QR code de partida, o que levou um pouco de transtorno para embarcar. No restante tudo muito tranquilo. Salas vip tannto de Male quanto de DOha muito organizadas e equipadas.
Obrigada pelo relato, João. Que bom que deu tudo certo!
Abs, Marcelle
Nao vi a Croacia na lista ? Saiu ? Obrigada !
Oi, Juliana, tudo bem? A Croácia realmente tinha saído da lista, porque por algum tempo voltou a fechar fronteiras pra brasileiros. Mas depois do seu comentário, fui pesquisar agora e vi que ela voltou a aceitar brasileiros, mas com algumas exigências. Dá uma olhada no post, acabei de atualizar.
Abs, Marcelle
Ótimo post, parabéns!!
Gostaria apenas de tirar uma dúvida: Emirados Arabes Unidos (Dubai, especificamente), Egito e Maldivas realmente estão cobrando a quarentena de 14 dias em hotel?
Oi, Líbia, que bom que curtiu o post. Te recomendo que dê uma olhada nos sites dos países que você citou para ver esses detalhes. As informações que tenho estão no post.
Abraço, Marcelle
Bom Dia Marcelle!!
Brasileiros estão liberados para entrar na ITÁLIA E PORTUGAL??
ATT,
EDVARDE
Oi, Edvarde, tudo bem?
Somente em alguns casos específicos. Turistas comuns sem cidadania europeia não.
Abs,
Marcelle
Muito obrigada pela postagem. Parece que agora a Suíça reabriu para brasileiros tb.
Oi, Cynthia, tudo bem?
A Suíça reabre amanhã. Eu sempre espero o país de fato reabrir (chegar a data anunciada) para daí atualizar o post. Pois já aconteceram algumas vezes de o país anunciar que ia abrir e mudar de ideia antes da data. Como foi com a Espanha recentemente.
Abs,
Marcelle