Onde ficar em Lima? Mini guia sem enrolação + 25 bons hotéis

Escolher onde ficar em Lima, no Peru, é uma tarefa muito mais fácil do que você imagina. A principal coisa a saber é que os melhores bairros para se hospedar são Miraflores, San Isidro e Barranco, que são espécies de subprefeituras e não bairros exatamente. Todos esses lugares têm boas opções de hotéis.

Os três são bem extensos e têm diversas qualidades. Mas, se eu puder te dar uma dica de amiga: Miraflores é o melhor bairro de Lima, principalmente se você ficar perto do Parque Kennedy. Foi onde eu fiquei e, neste post, te conto tudinho sobre a região e o meu hotel. Além disso, também trago mais dicas de hospedagem em Lima e te explico sobre as outras regiões.

Parque Kennedy, em Miraflores. Foto: Marcelle Ribeiro.

Por que ficar em Miraflores é melhor?

Miraflores é uma região de classe média a classe média alta, com diversos ótimos restaurantes, cafés e bares, principalmente na região do Parque Kennedy, onde tem muitos hotéis. Além disso, o bairro tem muitas lojas e comércio em geral, como o Shopping Larcomar, que fica bem em frente à praia e é bem agradável.

Uma das atrações mais famosas de Lima é o Malecón de Miraflores, uma parte inteira da praia com estátuas e uma área verde lindíssima cheia de parques. Lá, você encontra o Parque do Amor, o Parque Maria Reiche e o Parque Chino, que tem uma decoração chinesa super fofa. Miraflores também é uma região com prédios bem bonitos e bastante segura.

Ou seja, é um lugar muito agradável. Por isso, ao decidir onde ficar em Lima, vale a pena ficar perto do Malecón também, apesar de eu ter visto menos restaurantes na orla do que nas ruas internas de Miraflores.

Meu hotel: Habitat Hotel

O hotel em que me hospedei foi o Habitat Hotel, a 600 m do Parque Kennedy (uma caminhada de 5 min), em Miraflores. A diária no quarto duplo custa R$ 736 (abril/25) e o café da manhã está incluído. Mas eu paguei bem menos em agosto de 2024: R$ 320.

Com uma localização privilegiada, perto de vários bons restaurantes, o hotel tem um excelente atendimento. Achei o café da manhã bem gostoso também. Além disso, o quarto em si era bem confortável, limpinho e amplo.

Habitat Hotel . Foto: Booking.com.

Agora, vou te dar mais dicas de outros hotéis que me pareceram bons em Miraflores e falar de outros bairros para você escolher certinho onde ficar em Lima! Todos os hotéis citados neste post possuem notas acima de 8 no Booking. Os preços se referem a 1 diária no quarto duplo mais simples disponível para abril de 2025.

Outros hotéis onde ficar em Miraflores (em Lima):

Seguem abaixo outros bons hotéis em Miraflores (Lima). Alguns deles foram meus finalistas quando eu estava decidindo onde ficar em Lima:

Parque do Amor, no Malecon de Miraflores. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde ficar em Lima: outros bairros

Hotéis em San Isidro

Para quem busca onde ficar em Lima e prefere um bairro mais nobre, San Isidro é uma ótima opção. É uma área com muitos prédios lindos e muito procurada por quem viaja a negócios na capital, já que é o coração financeiro da cidade. Porém, não é uma região com muitas atrações turísticas. A mais famosa é o Parque El Olivar, que tem muitas árvores de onde nascem azeitonas. Ele é relativamente pequeno e dá pra conhecer rapidinho.

Eu tive a impressão de ver bem menos restaurantes e comércio em San Isidro do que em Miraflores. Ainda assim, é um bairro com boas opções de hospedagem. Abaixo, vou listar alguns bons hotéis que eu pesquisei por lá:

Prédios em San Isidro. Foto: Marcelle Ribeiro.

Hotéis em Barranco

Você curte a boemia e arte de rua? Então considere o bairro de Barranco ao decidir onde ficar em Lima. É uma área mais residencial, mais simples e com menos edifícios. Nós fomos turistar lá para ver os grafites nas paredes, lindos! Além disso, lá tem praia (apesar de eu não recomendar você tomar banho, como explicarei a seguir). Também é uma região com muitos restaurantes famosos. É um bairro bem movimentado, tanto durante o dia, quanto à noite.

Como é uma região mais residencial, há menos hotéis, mas selecionei alguns:

Eu tinha lido que Barranco era “o” lugar para quem busca hotéis baratos em Lima, mas honestamente, pesquisei um monte e não achei os preços de lá mais vantajosos do que os de Miraflores não.

Parede grafitada em Barranco. Foto: Marcelle Ribeiro.

Hospedagem no Centro Histórico de Lima

Muita gente até cogita ficar no Centro Histórico quando está decidindo onde se hospedar em Lima, porque é um dos bairros mais famosos entre os turistas, onde ficam muitas atrações turísticas lindas e cheias de história. Mas, honestamente, eu não acho uma boa ideia.

Em primeiro lugar, porque é uma região onde eu não vi quase nenhum restaurante bonitinho, nem mesmo para um almocinho rápido. E olha que eu andei por horas lá.

Além disso, eu li que é um área perigosa. Eu não me senti insegura quando visitei, mas é melhor prevenir do que remediar, né? Eu não me hospedaria lá, mas para turistar é imperdível, porque há várias igrejas famosas, praças e prédios do governo lindos.

Como se locomover por Lima?

Independentemente de onde você se hospedar, é bem possível que você precise se locomover de um bairro para outro. Lima tem transporte público. Porém, eu, particularmente, só andei de Uber. Além de ser mais prático, não era tão caro. Por isso, pra mim valeu a pena.

Hotéis Ibis em Lima

No meio de todas as opções, uma forma muito fácil e prática de resolver onde ficar em Lima é escolher um hotel da rede Ibis. Como é uma rede presente em vários países (inclusive no Brasil), a gente já meio que sabe o que esperar de um hotel da rede em relação a café da manhã, além de beleza, conforto e limpeza dos quartos.

Em Lima, existem 4 hotéis da rede:

Ibis Lima Larco Miraflores. Foto: Marcelle Ribeiro.

Outra rede de hotéis famosa: Casa Andina

Outra rede de hotéis muito famosa no Peru é a Casa Andina, que tem filiais por todo o país. Eu experimentei dois hotéis desse grupo, não em Lima, mas em outras cidades e gostei bastante. Por isso, se você está tentando escolher onde ficar em Lima e não tem muito tempo pra pesquisar, aposte num hotel da Casa Andina, porque você também vai achar um bom padrão de qualidade em termos de café, serviço, conforto e beleza do quarto e limpeza.

Esses são os hotéis da rede Casa Andina em Lima:

Em Miraflores:

Em San Isidro:

No menos turístico bairro de Surco:

Casa Andina Premium Golf Los Incas. Foto: Booking.com.

Melhores praias de Lima

Até tem praia em Lima, mas elas são bem diferentes das que estamos acostumados aqui no Brasil. Todas as praias lá são super geladas. Mas muito mesmo! Até mais do que as praias do Sul do Brasil. Além disso, o mar em todas elas é bem agitado e quem costuma frequentá-las são surfistas. Para você ter ideia, a maioria das praias que vimos em Miraflores e em Barranco sequer tinham faixa de areia ou estrutura de guarda-sol e cadeiras.

O clima também não ajuda, porque em Lima está sempre nublado. Por isso, estar perto ou não da praia não é um fator que deve influenciar na hora de escolher onde ficar em Lima.

Praia em Barranco. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer em Lima?

Agora que você já tem uma ideia sobre os melhores bairros para se hospedar em Lima, segue uma rápida lista das atrações que visitei na cidade:

  • Grafites nas paredes de Barranco
  • Em Miraflores: Parque 7 de Junho, Parque do Amor, Malecón de Miraflores e Shopping Larcomar.
  • Museu Larco
  • No Centro Histórico: Catedral Basílica de Lima, Plaza de Armas, Igreja da Companhia de Jesus.
  • Show de luzes nas fontes do Parque de La Reserva.
  • Bosque El Olivar.

Circuito Mágico del Agua, no Parque de La Reserva. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quantos dias ficar em Lima?

Fique de 2 a 3 dias. Em 2 dias corridos dá pra ver tudo, mas se você tiver 3 dias, como eu, vai conhecer as atrações com mais calma.

E você, tem dica de hotel em Lima (Peru)? Escreva nos comentários!

Leia mais:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.