Indonésia: Onde ficar em Gili Trawangan + como ir desde Bali
Agora que você já sabe as melhores praias de Gili Trawangan, já viu o que fazer nesta ilha da Indonésia, e até quantos dias ficar, preciso te contar como ir a Gili desde Bali onde ficar em Gili Trawangan. É que apesar de a ilha ser super pequena, tem uns macetes para escolher a melhor localização. E a escolha do barco para chegar até lá também requer cuidados.
Como ir a Gili desde Bali
Para ir a Gili Trawangan desde Bali, não tem outro jeito: tem que ir de barco. As duas ilhas ficam a 2hd e distÂncia uma da outra. Como eu disse neste post, diferentemente do que acontece no Brasil, o preço dos barcos e lanchas rápidas também podem ser negociados, não são fixos. Você pode escolher comprar diretamente com a empresa que escolher (por email, telefone, site ou whatsapp) ou por meio do seu hotel ou motorista particular (pois às vezes eles conseguem descontos).
Não são raros os acidentes com barcos que até parecem regulares na Indonésia, mas na verdade transportam mais pessoas do que o permitido ou não estão com a manutenção em dia.
Contratamos a Gili Getaway e gostamos. Ela é um pouco mais cara do que várias que fazem a mesma rota, mas é melhor avaliada no Tripadvisor. Uma passagem de ida e volta de Bali para Gili Trawagan custa cerca 1,3 milhão de rúpias por pessoa (US$ 94,45 ou R$ 320,65). O valor inclui transfer em van desde o hotel até o porto e também a lancha. As embarcações estavam em ótimo estado de conservação, eram confortáveis e rápidas. Só faltou ar-condicionado, mas acho que nenhuma empresa tem.
Onde ficar em Gili Trawangan
Quem pesquisa onde ficar em Gili Trawangan, ou Gili T, como é mais conhecida, logo percebe que vai ter que escolher entre ficar de frente para uma praia boa para tomar banho ou para as que têm o pôr do sol mais bonito. E como ver o sol se pôr tomando um drink é uma atração da ilha, a escolha se complica.
Além disso, eu ainda coloco mais um complicador: não necessariamente as praias que ficam no lado onde a água é aquele azul cristalino são de fato boas.
Descubra a pegadinha
No mapa abaixo, marquei em azul (pontos e linha) a melhor região onde ficar em Gili Trawangan. É o pedacinho do porto para o Sul. Esta é a localização ideal de onde ficar em Gili T por inúmeras razões. Primeiro porque a água do mar é super clara, sem ondas e azul. Em segundo lugar, porque a areia é branquinha e limpa neste trecho. Além disso, há menos barcos no mar deste lado, o que facilita o banho. Por fim, este trecho tem os hotéis e restaurantes mais legais da ilha.
Essa é também uma das regiões mais caras de onde se hospedar em Gili Trawangan. Mas vale cada centavo.
A parte com marcações laranja é um trecho OK de ficar, porque é de frente para a água azul cristalina e sem ondas do mar. Porém, nesse trecho os indonésios não cuidam muito da praia. Quando eu fui, havia entulho de obra empilhado em alguns trechos da areia (sim, isso mesmo!!).
Um hotel em que almoçamos e que pareceu interessante nesse lado foi o Wilson’s Retreat. O mar em frente não era super azul, mas era bonito. Tinha pedras na água, mas dava para entrar. E tinha mesinhas e cadeiras na areia (foi onde almoçamos).
O lado com marcações em verde é onde todo mundo vai tomar um drink durante o pôr do sol. Porém, ficar aí é ruim porque o mar tem muitas pedras e a maré fica completamente seca no final da tarde. E a água não é aquele azul que você espera quando pensa nas belezas de Gili Trawangan.
Leia também: Seguro Viagem Ásia: por que contratar e como escolher?
Onde ficar em Gili Trawangan: Vila Ombak
Nesta região, eu fiquei 2 ou 3 noites no Hotel Vila Ombak e recomendo. É um hotel na beira da praia, grande, com piscinas maravilhosas. Ficamos em um chalé standard, dos mais baratos. Apesar de pequeno, ele era confortável. Tinha cama de casal, banheiro com chuveiro a céu aberto (um charme da Indonésia), ar-condicionado, TV, frigobar e uma varanda gostosa para ver as estrelas no céu a dois de noite. E vista para o mar.
Além disso, debaixo do nosso chalé, tinha uma área coberta, mas aberta, com rede e uma cama para aquele cochilo pós praia.
O café é buffet estilo continental, com muitas opções de frutas, pães, sucos, etc. Tinha até queijo, item difícil de achar na Indonésia. O restaurante serve comida o dia inteiro.
À noite, eles servem jantar em mesinhas na beira da praia, com tochas e música ao vivo.
O Vila Ombak fica a 2 min a pé dos melhores restaurantes da ilha (que ficam entre o hotel e o porto), das melhores agências de mergulho e a 15 min a pé dos melhores lugares para ver o pôr do sol.
Hotel econômico em Gili T
Como quando estávamos buscando onde ficar em Gili Trawangan inicialmente pensamos em ir para um lugar mais econômico, ficamos no Marygio Resort. Apesar de ter “resort” no nome, não é resort. Aliás, é bem comum na Indonésia usarem essa palavra mesmo sem serem resort…rsrsrsrs
O Marygio é uma pousada aconchegante. Nosso quarto tinha ar-condicionado, cama de casal, banheiro privativo bonitinho e vista para a piscina. O café da manhã era bem gostoso. O atendimento também foi ótimo.
O hotel fica a uns 10 minutos a pé do porto, numa ruazinha para dentro da ilha, onde tem algumas casas de moradores bem precárias. Tínhamos que andar uns 20 minutos para os restaurantes que achamos mais bacanas. Perto do Marygio os restaurantes são mais para mochileiros e para baladeiros (porque tem uns bares com música à noite) e fomos abordados algumas vezes por pessoas nesse trecho perto do hotel querendo vender haxixe.
Como circular em Gili Trawangan
Em Gili Trawangan não entra carro. Você se locomove a pé, de bicicleta (há varios lugares que alugam) ou de charrete. As charretes são necessárias para carregar sua mala até o hotel, porque as ruas são de areia fofa, então é muito inconveniente arrastar a mala por elas.
Mas as charretes não funcionam o dia inteiro. Elas ficam na rua à beira-mar principalmente nos horários de chegada e partida das lanchas. A sua pousada pode chamar uma também.
Não me lembro de ter visto motos circulando em Gili T.
Leia também:
- Seguro Viagem para a Indonésia: 3 planos selecionados para não errar!
- O que fazer em Gili Trawangan, quantos dias ficar, onde comer
- Onde ficar em Bali: hotéis no interior e nas praias
- Viagem para Indonésia: quando ir, como chegar, visto e vacina
- Como chegar a Nusa Lembongan e Ceningan e o que fazer
- Onde ficar em Nusa Lembongan e onde comer
- Índice de posts para organizar sua viagem para a Indonésia
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!
Oi marcele, td bem??
Amei o post e vou seguir todas as dicas..
Só uma coisa: logo abaixo de ‘descubra a pegadinha’ vc escreveu que tinha colocado em verde no mapa o melhor ponto.. mas depois vi que tinha que estar escrito ‘azul’.. dá uma olhadinha lá..
Obrigada!!!
Oi, Ester, obrigada! Vc está certa, eu confundi as cores mesmo! Já corrigi.
Abs,
Marcelle