Onde ficar em Bali? O que não te contam sobre regiões + 21 hotéis

Decidir onde ficar em Bali é bem mais complexo do que parece. A ilha é uma das maiores e mais famosas da Indonésia e tem diversas “cidades” (não sei bem se podemos chamar assim). Olhando no mapa, pode parecer que tudo “é pertinho”, mas não é. Além disso, é preciso primeiro ter uma ideia de que atrações você quer visitar para só depois decidir a região onde se hospedar em Bali e, em seguida, reservar seu hotel.

Eu estudei bastante sobre a ilha e estive lá. Por isso, vou dar aqui as melhores dicas (e resumidas!) sobre hospedagem em Bali! Incluindo dicas de hotéis! Ah, vale dizer que todos os hotéis em Bali que eu menciono aqui têm nota superior a 8 no Booking e ar-condicionado (item essencial na Indonésia).

Entendendo as regiões
Ubud
Seminyak
Legian
Uluwatu
Nusa Dua
Canggu
Hoteis perto do aeroporto
Outras cidades

Templo Pura Taman Sarawasti, em Ubud. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde ficar em Bali: entendendo a ilha

Apesar de as distâncias serem curtas entre uma cidade e outra, os engarrafamentos em Bali são inacreditavelmente grandes. Além disso, as ruas são estreitas, principalmente na região central e norte da ilha, com pouquíssimos semáforos. Ou seja, circular por lá dá trabalho e demora. Não é à toa que eu circulei por Bali de carro particular com motorista o tempo todo e recomendo que você faça o mesmo (dá pra reservar carros e motoristas bem avaliados aqui).

E tudo isso precisa ser considerado quando você for decidir onde ficar em Bali.

O seu primeiro passo deve ser decidir que regiões você quer visitar. Se você só se interessa pelas praias (mesmo que não surfe), é melhor se hospedar na região Sul, onde ficam as melhores praias de Bali. Por isso, opte pelas áreas de Uluwatu, Padang Padang, Seminyak, Legian e Canggu. Aliás, na minha opinião, a melhor praia de Bali mesmo é Padang Padang, que fica perto de Uluwatu.

Praia de Padang Padang, em Bali. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dividir a estadia vale a pena?

Porém, se, além de praias, você quer conhecer os templos mais bonitos, lagos, campos de arroz belíssimos, e mergulhar na cultura balinesa, eu recomendo que você divida a sua estadia em 2 regiões de Bali. Fique alguns dias no Sul (para as praias), mas também durma algumas noites em Ubud, cidade no centro da ilha que é o “coração” cultural, religioso e de natureza de Bali. Além disso, de Ubud também dá pra conhecer atrações no Leste e no Norte, em passeios de dia inteiro.

Eu dividi a minha estadia entre 2 regiões e deu super certo. Fiquei alguns dias em Ubud e conheci atrações lá. Também usei Ubud como base de apoio para fazer passeios no entorno e mais ao Leste e ao Norte. Depois, mudei para um hotel em Seminyak, mais ao Sul, que usei como base para conhecer as praias.

E a capital da Indonésia, Jacarta, vale a pena conhecer? Quando eu pesquisei eu não achei que valia a pena não…

Ubud

Em Ubud ficam atrações bem famosas. Por isso, ao decidir onde ficar em Bali, se hospede alguns dias lá. Nesta região você conhece:

  • A Floresta dos Macacos
  • O Mercado de Ubud, excelente para compras
  • Os templos Ubud Palace e Pura Tirta Empul, bem perto do centrinho de Ubud. E os templos Pura Besakih (o templo mãe) e Ulun Danu Bratan, mais ao Norte.
  • Campo de arroz Tegalalang
  • Vulcão Batur, ao Norte
  • Os lagos Buyan e Tamblingan (ao Norte).

Eu fiquei em dois hotéis diferentes em Ubud.

Um deles foi o Sens Hotel*, bem no centrinho de Ubud, a 5 minutos a pé de restaurantes e mercadinhos. Nosso quarto era espaçoso, bem decorado, limpíssimo, com eletrodomésticos novinhos. Tinha ar-condicionado, Tv, frigobar, roupão, chinelos e cafeteira. O banheiro era um pouco diferente, todo de vidro, mas bastava puxar uma cortina que você não via quem está dentro.

Sens Hotel, em Ubud, Bali. Foto: Marcelle Ribeiro.

Adoramos o café da manhã porque ele tinha muitas opções “ocidentais”, como pães, queijo (item raro na Indonésia!), ovos, leite, sucos, frutas, panquecas, waffles feitos na hora, iogurte, bolos e doces. Tudo muito gostoso. Ah, e tem uma piscina também, além de spa próprio com cardápio de massagens (não usufruímos). A nota do hotel no Booking é 8,5.

Sens Hotel, em Ubud, Bali. Foto: Marcelle Ribeiro.

Café da manhã no Sens Hotel. Foto: Marcelle Ribeiro.

Outros hotéis onde ficar em Ubud

Também ficamos num hotel menor, com poucos quartos e no estilo “boutique”, lindo, o Villa Sabandari*. Nosso quarto era bem amplo mas aconchegante, muito bem decorado. A cama era bem confortável. Mas o que eu mais gostei foi o banheiro, que não apenas era novinho, mas tinha o chuveiro numa área ao céu aberto. Dava para ver a lua enquanto você toma banho!!

Além dos tradicionais ar-condicionado e frigobar, o quarto tem também uma varanda super agradável, em que é servido o delicioso café da manhã. Comemos frutas, iogurte, mel, suco, chá, café, torradas, pães, manteiga, ovos, bacon e um croissant doce divino. Só senti falta de um queijinho.

O Villa Sabandari tem uma piscina com borda infinita com vista para um belo arrozal, biblioteca e um spa agradável (fiz uma ótima massagem balinesa). O hotel fica a mais ou menos 10 minutos de carro do centrinho de Ubud, mas tem um motorista do hotel que te leva de graça ao centrinho (e te traz de volta). Ou seja, é uma opção para quem busca hotéis de luxo em Bali. A nota dele no Booking é 9,6.

Hotel Villa Sabandari. Foto: Marcelle Ribeiro.

Hotel Villa Sabandari. Foto: Marcelle Ribeiro.

Além destes hotéis, vale a pena dar uma olhada nestes abaixo, mais econômicos:

Hotel Villa Sabandari. Foto: Marcelle Ribeiro.

Seminyak

Onde ficar em Bali para curtir praia? Há várias cidades da ilha que você pode usar como “base” para isso. Entre elas estão Seminyak, Legian, Uluwatu, Canggu e Padang Padang, todas no Sul, onde a cor do mar é mais bonita em Bali. Todas elas têm praias. Em algumas cidades a praia da própria cidade é de fato bonita. Em outras não, mas ainda assim elas são boas como um “ponto de partida” para conhecer as melhores praias em Bali.

Seminyak é uma boa opção porque tem vida noturna animada, com muitos restaurantes e bares reunidos próximos uns aos outros e bem perto de hotéis. Dá pra sair para jantar andando. Além disso, tem beach clubs bacanas, ótimos para ver o pôr do sol olhando para o mar, tomando um drink e ouvindo música. À medida que a noite cai os beach clubs vão cedendo lugar para pessoas que foram lá para jantar ou até para dançar. Amo!

Outra vantagem de Seminyak é a proximidade do aeroporto de Bali (30 minutos de carro), do porto onde sai a lancha para as ilhas Gili, e do templo de Tanah Lot. Além de ser perto de praias como Uluawatu, Thomas Beach e Padang Padang, que são bem bonitas. Porém, a praia de Seminyak mesmo tem areia escura, e a água do mar também não é lá essas coisas.

Veja hotéis onde ficar em Seminyak:

Pôr do sol em Seminyak. Foto: Marcelle Ribeiro

Legian

A minha intenção era ficar em Seminyak para conhecer as praias do Sul, mas na hora de decidir onde ficar em Bali, acabei me hospedando na região de Legian, que é uma cidade vizinha a Seminyak. A vantagem é que em Legian os hotéis eram mais baratos.

Entretanto, as ruas de Legian têm restaurantes menos interessantes e bonitinhos que os de Seminyak e são menos charmosas. Além disso, para ir de Legian aos restaurantes de Seminyak a gente precisou pegar táxi.

Nós ficamos no Ping Hotel, mas foi meio decepcionante. O quarto em si era “caidinho”: o espelho do banheiro estava descascando e o ar-condicionado demorava um pouco a gelar. Além disso, na piscina não batia sol. Mas pelo menos foi barato, a cama era confortável e os funcionários foram solícitos.

Mas separei outras sugestões de hotéis em Legian: Grandmas Plus Hotel Legian e Away Bali Legian Camakila Resort.

Uluwatu

Outra ótima opção para quem busca onde se hospedar em Bali e quer curtir praia é a região de Uluwatu. Lá tem uma praia linda e ainda fica pertinho de outra região onde o mar vale a pena, que é Padang Padang. Essa área tem restaurantes e bares interessantes, mas não vi o mesmo “burburinho” de Seminyak. Além disso, a oferta de hotéis é um pouco menor.

Outra desvantagem é que Uluwatu fica um pouco mais distante do aeroporto, do porto e de templos (lembre-se que em Bali você pode levar 1h de carro para percorrer apenas 20 km, por conta do trânsito).

Ah, e se você pensa em um hotel “pé na areia”, esqueça, porque em Uluwatu e Padang Padang as construções ficam no alto de um penhasco. Ou seja, para ir à praia você tem que descer centenas de degraus.

Veja alguns hotéis onde ficar em Uluwatu:

Praia de Uluwatu. Foto: Marcelle Ribeiro.

Nusa Dua

Cheguei a pensei em ficar em Nusa Dua, cidade que dizem ter uma praia bem bonita. Pode ser interessante para quem busca resorts em Bali, porque lá há vários, desses internacionais, mais para famílias, com muitas praias privativas para hóspedes. Eu acabei desistindo porque ia ficar caro e porque fiquei com a impressão que Nusa Dua não deve ser um destino bom para “bater perna” de noite.

Mas separei algumas dicas de resorts e de hotéis em Nusa Dua:

Canggu

Outro lugar perto da praia é Canggu, que é querida pela galera “moderninha”. Como praia em si, para tomar banho, não recomendo, porque tem pedras, a areia é preta, a água não é azulzinha e há várias línguas negras. Mas muitos turistas parecem não se importar e tomam banho assim mesmo. Eu estivem lá para almoçar entre um passeio e outro, num dia meio nublado. Mas fiquei com a impressão que não era um bom lugar onde ficar em Bali não…

De qualquer forma, dá pra ver hotéis em Canggu aqui.

Canggu. Foto: Marcelle Ribeiro.

Hoteis perto do aeroporto

O aeroporto de Bali, Ngurah Rai International Airport, ou Denpasar Airport, fica perto da cidade de Denpasar. Eu só passei por lá de noite e, até onde eu sei, não há atrativos turísticos nesta região. Mas, caso você precise ou queira dormir perto do aeroporto, separei algumas opções de hotéis:

Templo Pura Tirta Empul. Foto: Marcelle Ribeiro.

Outras cidades

Bali tem mais cidades e regiões onde você pode se hospedar, principalmente na região Sul, das praias.

O que eu li é que você deve fugir de Kuta, por ser uma cidade bem zoneada, barulhenta, que atrai adolescentes barulhentos e baderneiros. Além disso, dizem que a praia é beem feia. Eu não conheci.

Quando eu estava pesquisando onde ficar em Bali, cheguei a cogitar me hospedar em Sanur, mas li que essa região não tem mais charme, apesar de ter sido um destino de praia interessante no passado.

Ainda ficou com dúvidas sobre onde ficar em Bali? Escreva nos comentários!

*O Viciada em Viajar se hospedou no Sens Hotel e no Villa Sabandari como cortesia. O texto reflete a nossa real opinião sobre eles.

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.