9 coisas que você precisa levar em uma viagem para a Amazônia

Conheci um pouco da Amazônia e passei aqui para deixar umas dicas gerais que vão ajudar qualquer um que vá viajar para a região. Afinal, é essencial saber o que levar para a Amazônia.

Eu fui a trabalho, em uma expedição com um grupo de biólogos. Viajei por uma semana em um barco, dormindo em rede, pelo Parque Nacional do Jaú, no Amazonas. Foi uma experiência super diferente de tudo que já vivi, com paisagens bonitas, mas também alguns perrengues, especialmente por que eu não tinha pesquisa o que levar em viagens para a Amazônia.

Por isso, para saber como evitar esses perrengues e aproveitar melhor, dê uma olhada na lista abaixo.

Parque Nacional do Jaú, no Amazonas. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que levar para a Amazônia

1 – Repelente potente

Não adianta levar para Amazônia aqueles repelentes comuns a que estamos acostumados no resto do Brasil. É que esses produtos não fazem nem cócegas nos mosquitos da floresta. Me recomendaram e usei o repelente Exposis. Custa bem mais caro do que os “normais”, mas vale o investimento.

Não ponha repelente apenas na pele. Jogue jatos do spray nas meias, sapatos e na roupa. Aliás, não esqueça de passar no rosto, orelha e mão. Na selva Amazônica, os mosquitos não respeitam nem os buracos dos nossos narizes nem os nossos olhos!

2 – Loção para combater carrapatos

Não importa se você já fez várias viagens pela Amazônia ou se essa é a sua primeira. Anote esse dica sobre o que levar pra lá, porque foi porque eu não levei loção pra carrapatos que eu me dei mal lá.

Basta uma caminhada na mata para que dezenas de carrapatos minúsculos se grudem à sua roupa (principalmente nas pernas) sem que você sequer perceba. Parecem grãos de areia de tão pequenos e alguns são até difíceis de enxergar. Por isso, todos os dias, use uma loção tipo Escabin durante o banho (siga as instruções da embalagem). Isso evita que você fique com carrapatos ou até mesmo sarna (que pode ser transmitida em redes, por exemplo).

Ah, e não use novamente uma roupa que você usou no mato ou misture a outras roupas da mala, porque podem ter carrapatos. Enfim, usou a roupa? Coloque num saco plástico.

Cachoeira do Parque Nacional do Jaú, no Amazonas. Foto: Marcelle Ribeiro.

3 – Leve roupa de sobra

O calor é absurdo e você vai querer tomar vários banhos por dia. Além disso, as caminhadas na mata podem sujar sua roupa. Ao decidir o que levar para a Amazônia, te digo: leve peças de sobra.

4 – Bota boa

Se você quer saber o que vestir na selva amazônica, já te digo que, ao decidir sobre calçados, leve botinhas de trekking, de preferência de couro, por que elas são as melhores. Se puder levar para Amazônia também uma bota de borracha (daquelas “de pedreiro”) é bom. De preferência de cano médio ou alto, para se proteger de animais na mata.

5 – Boné ou Viseira

Um boné ou viseira podem te ajudar a se proteger do sol nas hora no barco, mas como a mata é fechada, nem sempre você usará.

6 – Roupas claras e de manga comprida

Essa é uma dica importante para quando você estiver separando o que levar para a Amazônia. Eu sei, no calor absurdo, a gente quer mais é usar uma bermuda e uma camisa de manga curta. Nem pensar. Quanto mais o seu corpo estiver à mostra, mais provável será o ataque de mosquitos.

Por isso, use calças leves, daquelas tipo tactel e camisas de manga comprida daquelas de corrida (que ajudam a evaporar o suor). NÃO vá de roupas escuras: os mosquitos preferem elas às claras. Mesmo assim, aviso: os mosquitos às vezes furam as roupas e picam por cima delas. É, são terríveis.

Rio Negro, no Amazonas. Foto: Marcelle Ribeiro.

7 – Farmacinha

Se você vai ficar hospedado na floresta (e não na capital) provavelmente estará a horas de barco de uma farmácia. Leve todos os remédios que pensar que pode precisar. Algumas dicas: para dor muscular, analgésico, para cólica, para gases, para intestino preso, para diarreia, para alergia a mosquitos (pomada e comprimido), antialérgico, remédio para enjoo e e curativos.

8 – Protetor solar

O item precisa ser levado para essa viagem. De preferência, escolha um protetor solar para o rosto e um para o corpo. Não esqueça!

9 – Rede e mosquiteiro

Essa é daquelas dicas de viagem para a Amazônia para quem vai dormir num barco. Em alguns lugares, é comum que morcegos mordam as pessoas durante a noite. Os mosquiteiros ou telas impedem não apenas os ataques de mosquitos, como também de morcegos. Se você for dormir em rede em um barco, saiba que em Manaus é possível comprar mosquiteiro específico para colocar na rede, em formato especial.

Aliás, nesse caso, não esqueça de comprar uma cordinha para prender o mosquiteiro no teto da embarcação, para que a tela não fique muito em cima do seu rosto.

Ah, dormir em rede é bem melhor do que eu imaginava (e olha que eu tenho problema na cervical!). Prenda a sua rede o mais alto que você alcançar e ela ficará bem esticadinha, e a sua coluna ficará quase toda “deitadinha” como numa cama.

Redes em barco: opção de “hospedagem” na Amazônia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como ir para a Amazônia

Você precisará ir de avião. Em seguida, terá que pegar um barco, que pode ser oferecido pelo seu hotel de selva.

Como economizar na passagem aérea

É fundamental pesquisar bastante para achar o melhor voo e passagem área. Não deixe de pesquisar ofertas no site Vai de Promo.

Minha experiência

Eu estive na Amazônia não como blogueira de viagem, mas para ajudar na gravação sobre o trabalho de uma Ong, num parque não muito conhecido de turistas, o Parque Nacional do Jaú.

Minha programação foi diferente da turística, apesar de ter vivido algumas experiências em comum, como focagem noturna de jacarés e caminhada na selva. Ainda assim, as dicas desse post sobre o que levar para a Amazônia se aplicam a turistas.

Passeio de barco pelo Rio Negro. Foto: Marcelle Ribeiro.

Se você quer uma ajuda para entender como viver experiências na selva como turista, dê uma olhada nas dicas do guia de viagem para a Amazônia da Angie, do blog Apure Guria.

Um programa imperdível é ver o sol se pôr na água de um rio amazônico. Além disso, ir à Amazônia e não provar os pratos típicos é um absurdo. Afinal, os peixes são super saborosos. Também há açaí e farinhas diferentes, além de mandioca e um guaraná mais doce.

Veja também: Dicas de passeios em Manaus ou perto da cidade no blog Sthe on The Road.

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (8)

  • Gostaria de dicas sobre hotéis e pousadas baratos na Amazônia e qual empresa de turismo mais em conta para chegar até lá?Moro no Paraná e meu sonho é conhecer Amazônia ????

  • Marcelo, adorei suas dicas
    Muito útil para quem pretende fazer esta
    Viagem.
    Muito obrigado
    Valeu

  • Marcelle, suas dicas são muito úteis! Estou ansiosa pela minha viagem à floresta em novembro! Forte abraço!

  • muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.

  • Olá Marcelle, tudo bem? Adorei seu relato sobre a Amazonia. To na dúvida se 1 frasco de repelente de 100ml da pra 6 dias. Ou vc recomenda levar 2 frascos ?

    • Oi, Marina,
      Olha, eu sou da teoria que é sempre melhor sobrar do que faltar...kkk
      Abs