O que fazer em Santorini: dicas preciosas para montar seu roteiro!

O pôr do sol mais charmoso da Grécia está em Santorini, uma ilha que encanta e faz apaixonar mesmo! Fora a vista para o mar e a cratera de um antigo vulcão do alto de montanhas, que é arrebatadora e todas aquelas casinhas brancas cenográficas. Como não se apaixonar? É um destino ótimo para lua de mel, mas também para quem só quer curtir paisagens incríveis! Separei dicas fundamentais para quem quer se planejar e decidir o que fazer em Santorini. Confira abaixo!

O que fazer em Santorini
Roteiro de 3 dias em Santorini
Onde comer em Santorini
Transporte em Santorini

O que fazer em Santorini

Praia de Kamari

Apesar de ter uma areia escura, a Praia de Kamari deve entrar na sua lista de o que fazer em Santorini, pois é uma boa oportunidade de se refrescar do calor grego!

Penamos um pouco para achar a praia, porque a sinalização da ilha não é das melhores. Paramos umas duas vezes para pedir ajuda na rua.

O mar, em Kamari, é transparente, frio e sem ondas, mas como a areia é escura (porque a ilha é de origem vulcânica), ele não é tão bonito como nas outras ilhas que visitei (Milos e Mykonos). A praia é toda de pedrinhas pretas, que ficam quentes com o sol. Então as barracas fazem umas “trilhas” de madeira do calçadão até as espreguiçadeiras, para os banhistas não terem que queimar os pés. E nem precisa dizer, né? Chinelo é fundamental!

Se você tá sem grana para alugar um kit de guarda-sol + 2 espreguiçadeiras, não vai curtir muito as praias de Santorini. É que até dá para colocar a canga nas pedrinhas, mas como eu disse, elas esquentam rapidinho. Nós fizemos uma pesquisinha de preço rápida nas barracas e descolamos um guarda-sol com duas espreguiçadeiras por 5 euros.

Kamari tem uns 15 restaurantes com infraestrutura na areia, com banheiros, mas sem chuveiro de água doce. É uma praia frequentada por todo tipo de gente (famílias, solteiros, casados…) e com acesso fácil, estrada boa e estacionamento grátis. E no caminho para lá tem várias lojinhas. No quesito “beleza” tirou nota 6 no meu ranking de praias gregas bonitas.

Red Beach

A praia de Red Beach tem um visual bem diferente. Apesar de também ter água transparente, fria e sem ondas, Red Beach é boa apenas para um rápido mergulho e para ver uma formação rochosa distinta.

A praia fica entre um paredão de rocha avermelhada lindo, mas praticamente não tem infraestrutura de barraca lá. Quando eu fui, tinha havia apenas umas cadeiras e guarda-sóis para alugar. E as pedrinhas que ficam na beira da água estavam cheias de umas folhinhas meio feiosas…

Além disso, tem uma trilhinha de uns 500 metros para chegar. O acesso a Red Beach é por uma estrada asfaltada (em sua maior parte) e boa, com estacionamento grátis.

Contudo, valeu a pena ir conhecer, porque a rocha vermelha é bem bonita. Ganhou nota 7 no ranking das praias gregas que visitei. No entanto, recomendo que você comece o seu dia em Red Beach, dê um mergulho e vá para uma praia com barraquinhas e restaurantes, onde você possa ficar para almoçar.

Red Beach, em Santorini. Foto: Marcelle Ribeiro.
A areia (ops, pedra!) é bem feinha na praia de Red Beach. Foto: Marcelle Ribeiro

Oía

Em nenhum lugar da Grécia o sol se põe sendo admirado por tantos espectadores como em Oía, na ilha de Santorini. É em Oía que são clicadas as fotos que servem de cartão postal para a ilha mais famosa do país. Igrejinhas brancas com cúpula azul, lojinhas, restaurantes charmosos e uma penca de turistas disputando um lugar nas sacadas e ladeiras com uma hora de antecedência para garantir o melhor lugar para fotografias. Isso é Oía. E a gente não podia ficar de fora, né?

Chegamos mais ou menos 1h30 antes do pôr do sol, para andar um pouco pela vila antes do espetáculo. Fiz umas comprinhas básicas e fui com o maridão garantir um lugar numa das escadarias que ficam em frente ao mar. Comemos umas guloseimas sentadinhos no degrau e rimos com a fila de burros que subiam as escadarias de Oía de tempos em tempos, até que o sol resolveu se despedir. Lindo, lindo!

O sol se põe em Oía, em Santorini. Foto: Marcelle Ribeiro.

Casinhas brancas lindas.
Burrinhos em Oía. Foto: Marcelle Ribeiro.

Passeio de barco para ver o pôr do sol

Se você está pesquisando o que fazer em Santorini e quer algo diferente, uma boa ideia pode ser o passeio de barco para o ver o pôr do sol dentro da caldeira! Você visita fontes termais, falésias, nada, mergulha de snorkel, come…

Powered by GetYourGuide

Praia de Perissa

Esta praia é bem parecida com outra sobre a qual eu já falei aqui, Kamari, que também fica em Santorini. As duas são praias de pedrinhas escuras, porque a ilha é vulcânica. A água de Perissa também é transparente e sem ondas, meio fria (mas dá para mergulhar). No meu ranking de beleza de praias gregas, levou nota 6,5.

A vantagem de Perissa é que lá há vários restaurantes com cadeiras e guarda-sol e alguns deles não cobram nada por essas regalias. Basta você consumir qualquer coisa que pode se refugiar na sombra à beira-mar. A praia não tem um perfil fechado: todo mundo frequenta. Para chegar lá, basta pegar uma estrada asfaltada, com estacionamento grátis no final. Mas deveria ter mais sinalização, porque são poucas as placas que orientam o caminho.

Nós ficamos numa barraca/restaurante deliciosa, com um astral ótimo, chamada Tranquilo. Toda coloridona, a barraca tem até rede. Tocou até MPB lá, o que fez a gente achar que os donos eram brasileiros. Não eram. Almoçamos por lá, e comi uma salada baratésima, por uns 5 euros. São poucas opções de pratos, todos vegetarianos, mas estava tudo bem gostoso.

A praia de Perissa, em Santorini, na Grécia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Fira

Fira (também chamada de Thira) é o “centrinho” de Santorini. Assim como Oía, Fira é uma região da ilha cheia de lojinhas e ruazinhas para pedestres, apertadinhas com pedrinhas brancas. Há vários hotéis e restaurantes bacanas lá. Uma espécie de teleférico liga Fira a um pequeno porto próximo. O trajeto também pode ser feito por mulas, que carregam os turistas até lá em cima.

O teleférico de Fira, em Santorini. Foto: Marcelle Ribeiro.

É em Fira que está o terminal rodoviário da ilha, de onde partem ônibus para outras regiões. Fira também tem museus (que não visitamos) e uma catedral ortodoxa, que vimos apenas por fora (mas é uma graça!). Ou seja, não pode ficar de fora de nenhuma lista de o que fazer em Santorini!

Nós chegamos lá antes do pôr do sol, para passear pelas ruazinhas. Levamos uma garrafa de vinho e brindamos vendo o sol se pôr de uma das muitas ruelas que dão vista para a caldeira. Depois, jantamos por lá e nos despedimos da Grécia.

Gui e a catedral da ilha de Santorini. Foto: Marcelle Ribeiro.
Fira também tem casinhas brancas com vista para a caldeira.

Roteiro de 3 dias em Santorini

Veja como distribuímos as atrações da nossa lista de o que fazer em Santorini em 3 dias.

  • Primeiro dia: fomos a Oía, fizemos uma comprinhas na região e aproveitamos o pôr do sol;
  • Segundo dia: alugamos um carro e fomos conhecer as praias de Kamari e Red Beach;
  • Terceiro dia: fomos à praia de Perissa e depois conhecer Fira, o “centrinho” de Santorini.

Leia também: Seguro viagem para a Grécia: Atenção para não errar ao escolher!

O que comer em Santorini

Além de te ajudar com o que fazer em Santorini, vou dar dicas gostosas: restaurantes pela região! Não viajei procurando restaurantes específicos, apenas fui parando em lugares que pareciam bacanas. E descobri alguns bem gostosos.

Em Oía, coma no Skala. Tem uma varanda super agradável com vista para a caldeira, e pratos saborosos. Boa dica para um jantar romântico a preços acessíveis. O endereço é Odos Nikolaos Nomikos. Ah, e lá eles vendem uma cerveja feita na ilha, chamada Yellow Donkey (em homenagem aos burrinhos que transportam os turistas na ilha). Não é muito barata, mas meu marido, que adora provar cervejas diferentes, gostou.

Em Imerovigli, gostamos do Anoti, que fica na pracinha principal (e na verdade, a única praça que eu vi lá) de Imerovigli.

Para um almoço saboroso e natureba (vegetariano!) na praia de Perissa, vá à barraca/restaurante Tranquilo. Saladas boas e baratas, cerveja, sandubas e outros pratos gostosos (todos sem carne).

Transporte em Santorini

Para “cumprir” sua lista de o que fazer em Santorini, é fundamental alugar um carro. Ao que parece, não há muitos ônibus circulando por lá. A ilha grega tem praias distantes umas das outras e muitas vezes você tem que voltar ao centro para poder ir a uma praia vizinha. Então, o melhor mesmo é alugar um carro (e não um quadriciclo).

Eu já tinha feito uma pesquisinha prévia de locadoras em Santorini antes de viajar, mas deixei para fechar o aluguel lá. Ficamos com um carro simples, que custou 35 euros a diária com seguro completo, na Kronos Rent a Car. Super indico. Eles levaram o carro no hotel e pegaram lá. Outras locadoras para você pesquisar na internet: Jimmys, Damigos, Drossos e Spiridakos.

Outra opção é alugar pela Rentcars, site que reúne locadoras do mundo todo, inclusive algumas que operam no aeroporto de Santorini.

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (12)

  • Não, Thaís. É fria, mas dá para entrar. Eu, que não entro na água do mar no Rio de Janeiro, mergulhei nas praias da Grécia. Mas é claro, isso depende da época do ano em que vc estiver lá. Eu fui no fim da primavera.
    Abs

  • Adoro a Grécia. As praias e as casas brancas dão uma sensação de paz. Realmente, nessa viagem e em quase todas é uma excelente opção usar o aluguer de carros, até porque nos dá mais liberdade.

  • realmente o passeio a santorini e inesquecivel,gostaria de alertar aqueles que pretendem alugar carro,pois alugamos com a princess santorini,e levamos um calote daqueles,pois exigiram como garantia,um vaucher da visa,e ficaram de devolver no dia do nosso retorno no aeroporto,o que nao ocorreu e ainda usaram este vaucher como cobrança de 500 euros....esta locadora fica no porto e nao e idonea...ciudado para nao passarem pelo mesmo problema,pois daqui do Brasil fica dificil resolver o problema...

  • Oi Marcelle, vou viajar para a Grécia no mes de maio e gostaria de saber como faço para ir de Atenas a Mikonos e daí para Santorini voltando dessa ilha para Atenas? Estou com as passagens de ida e de volta de Atenas para o Rio e com os hotéis reservados nos quatro lugares. Obrigada se puder me ajudar.

    • Oi, Luana! Santorini tem mais ladeiras e um quadriciclo pode tornar a viagem bem mais lenta entre as praias. Em alguns trechos, pode ser bem complicado andar de quadriciclo por lá. Alugamos um quadriciclo em Mykonos e adoramos, mas tivemos algumas dificuldades em praias com ladeiras mais íngremes.
      É preciso lembrar também que o quadriciclo não te protege contra o sol. Por isso, é importante reforçar o protetor solar.
      Boa viagem!