Quem nunca ouviu falar de Paraty (RJ) e de seu charmoso centro histórico, cheio de casinhas coloridas e ruas com paralelepípedos? Essa cidade do Rio de Janeiro, mas pertinho de São Paulo, tem mais atrativos do que você possa imaginar. E olha… são tantas opções entre belíssimas cachoeiras, praias e passeios que fica até difícil escolher o que fazer em Paraty. Por isso, nesse post, a gente vai te dar dicas de como aproveitar cada cantinho dessa região turística!
Atrações para o dia
O que ver em Paraty com chuva
Paraty no inverno
Paraty à noite
Quantos dias ficar em Paraty
O que visitar em Paraty em 2 dias
Roteiro para 3 dias em Paraty
Roteiro para 4 dias
Guia para 5 dias ou mais em Paraty
O que conhecer em Paraty com pouco dinheiro
Paraty no Réveillon
Onde ficar em Paraty
O que fazer em Paraty de dia
1 – Praias de Paraty
As praias de Paraty que mais valem a pena conhecer não são próximas ao Centro. Essas não são indicadas para banho. As melhores são um pouco contramão mesmo, já que para acessá-las você precisará ir de carro, gastar a sola do tênis fazendo belas trilhas ou até mesmo fechar um passeio de barco.
Uma das mais famosas é a Praia do Sono. Afinal, é impossível não ficar encantado por sua água transparente e areia branquinha. Existem poucos bares e restaurantes ao redor, então uma boa dica é levar lanchinhos e água. Só dá para chegar por meio de lancha ou trilha (cerca de 50 minutos, mas o percurso é fácil).
De lá, recomendamos uma esticadinha até a Praia de Antigos, tão bonita quanto a anterior e ainda mais reservada. Essa realmente não tem estrutura alguma, já que o acesso só se dá por meio de uma trilha (de aproximadamente 30 minutos, com subidinhas).
Trindade: uma das mais famosas
Trindade é uma daquelas regiões “obrigatórias” quando o assunto é o que fazer em Paraty. É uma vila bem conhecida de Paraty, com belíssimas praias (inclusive uma de nudismo!) e cachoeiras. É uma área pacata, apesar de turística. Lá, a gente indica a Praia do Meio, com acesso por meio de uma trilha. De lá você poderá ver uma formação rochosa de onde as pessoas tiram fotos e montanhas verdinhas.
Ainda no município de Paraty, mas um pouco mais distante, tem a Praia da Ilha do Pelado. Ela fica a cerca de 30 km do Centro de Paraty, no caminho para Angra dos Reis. É vazia, quase que privativa, pois só quem frequenta mesmo são os moradores da região. É preciso pegar um barco na Praia de São Gonçalo para chegar até a ilha e, por isso, não tem ambulantes. Linda e ótima para quem deseja ficar isolado.
Outra que eu amo é a Praia Rosa. Conheci num passeio de caiaque, mas é possível ir até lá de carro, indo até alambique Maria Isabel, na Rio-Santos. Atenção: para chegar à praia, pegue uma trilha que dura 10 minutos à direita antes do alambique. O mar é verdinho, morno, sem ondas. Ela é pouco frequentada por turistas e boa pra fugir de muvuca mesmo no feriadão. Tem sombra de amendoeiras. Contudo, não tem estrutura de aluguel de barraca, cadeira, nem venda de lanches.
Mas Paraty tem muito mais praias que estas. Eu mesma já fui a quase 20, e explico sobre elas no post Melhores Praias de Paraty.
2 – Passear no Centro Histórico
O principal ponto turístico de Paraty é, sem dúvidas, o Centro Histórico. Independentemente se história era sua matéria favorita na escola ou não, não tem como não se apaixonar por esse pedacinho adorável da cidade, que ainda guarda tantas memórias do período colonial brasileiro. Impossível não conhecer essa região ao analisar o que fazer em Paraty.
Mas a questão é: o que fazer no Centro Histórico de Paraty? Tem igrejinha linda, centro cultural, casas coloridas cheias de história… Algumas atrações são a Igreja da Matriz, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora das Dores, Santa Rita e Nossa Senhora da Penha. Eu dei todas as dicas de lugares para ir no centro histórico de Paraty neste post. Mas lembre-se que só pedestres podem circular por lá. Além disso, como as ruas são de paralelepípedo, é melhor ir de tênis.
Passeios em Paraty
3 – Passeio de barco compartilhado ou privativo
Como falamos anteriormente, existem algumas praias (entre as melhores!) em Paraty em que o acesso só é possível de barco. Então já viu que um passeio de barco é item “obrigatório” quando for decidir o que fazer em Paraty, né? 😉
Foi o que nós fizemos e a gente explica neste post como escolher o melhor passeio de barco em Paraty, caso você queira fazer um na modalidade compartilhado. O passeio dura o dia todo.
4 – Passeio para o Saco do Mamanguá
O nome pode até parecer esquisito, mas o Saco do Mamanguá é um lugar bem bonito de Paraty. Entretanto, na minha opinião, não é um dos melhores passeios. Eu estava com expectativas altas para conhecer o único fiorde brasileiro (é um tipo de formação geológica em que o mar passa entre as montanhas), mas acho a listinha de o que fazer em Paraty tem atrações mais interessantes.
Enfim, se você tiver com tempo de sobra e quiser ver mansões e castelinhos e conhecer as Praias do Sobrado e do Cruzeiro, indicamos esse passeio da Civitatis. Talvez sua experiência seja bem melhor que a minha.
5 – Ir para cachoeiras
É claro que nessa lista de o que fazer em Paraty não podiam faltar as cachoeiras. Para chegar a grande parte delas é preciso fazer trilhas ou até mesmo um passeio de jeep.
A Civitatis oferece um tour irado a bordo de um jeep 4×4 pela Serra da Bocaina.
Nós conhecemos 10 cachoeiras nas 4 viagens que fizemos à cidade. Muitas delas ficam ao longo da Estrada Paraty – Cunha, mas tem outras em outras áreas da cidade. Segue um resuminho sobre elas abaixo. Mas você pode ver mais informações nos post específico sobre as cachoeiras em Paraty:
- Tobogã: Uma das mais famosas, de fácil acesso e trilha minúscula. A galera escorrega do alto em uma piscina natural. Costuma ficar bem cheia.
- Poço do Tarzan: Também muito famosa, fica a 5 minutos a pé da do Tobogã. Acesso fácil. Mais vazia.
- Cachoeira da Usina: Acessível para carro alto ou 4×4. É mais para tirar foto e não para tomar banho.
- Cachoeira da Pedra Branca: A cinco minutos de trilha fácil da Cachoeira da Usina. Linda e boa pra banho.
- Poço da Jamaica: Trilha de 10 minutos fácil e plana. Frequentada por moradores. Deliciosa.
- Cachoeira do Crepúsculo: Onde foi gravado o filme Crepúsculo. Apesar de a trilha, de 30 minutos, ser plana e fácil, ela fica bem deserta. Ela é alta e tem um poço gostoso.
- Sete Quedas: minha preferida. Linda, mas acessível só pra carro alto (em dias de chuva, só 4×4). Trilha de 3min.
- Poço da Laje: 50 metros de trilha só. Rasinha e parada, ótima pra crianças pequenas. Fácil acesso.
- Poço das Andorinhas: Pequena e baixa, mas com poço delicioso. A trilha é de 5 minutos. Acesso fácil.
- Cachoeira da Graúna: Alta e linda. Com grande poço pra banho. Mais disputada por moradores. Acesso fácil, com trilha plana de 10 minutos.
6 – Passeio de caiaque oceânico
Você gosta de aventura e está com um condicionamento físico bom? Então ao decidir o que fazer em Paraty, recomendo que você faça um passeio de caiaque oceânico! Você rema por umas 4h a 5h com o acompanhamento de um guia nas águas calmas da baía da cidade. E com direito a paradas para fotos, descanso, banho de mar, e lanche em locais como a Praia das Conchas, um mangue com caranguejos, Praia Rosa, Ilha do Malvão e Ilha Comprida. Saiba mais como é o passeio de caiaque em Paraty.
7 – Conhecer um alambique
Como a cidade é uma famosa produtora de cachaças de excelente qualidade, ao decidir o que fazer em Paraty você não pode deixar de visitar um alambique. São vários. Nós fomos em um que fica bem em frente à entrada da Cachoeira do Tobogã, o Engenho D’Ouro. Adoramos!
À medida que chegam visitantes, os funcionários fazem um rápido tour para explicar o processo de produção. Também dá para ver o maquinário. Depois, você pode provar gratuitamente vários tipos de cachaça e licor. E, claro, tem a lojinha. No mesmo terreno tem um local que vende doces e quitutes. Fica na Estrada Paraty – Cunha, 7833, Km 8.
8 – Aproveitar um dos festivais da cidade
Paraty respira cultura. Por isso, pode ser bastante interessante visitar a cidade em uma das épocas onde há festivais. Os mais famosos são a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece normalmente no mês de junho), Festival da Pinga (Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, normalmente rola em agosto) e o Bourbon Festival Paraty (Festival Internacional de Jazz, Blues, R&B e Soul, comum em maio).
O que fazer em Paraty com chuva
Se a chuva for fraca, dá para fazer um city tour no centro histórico de Paraty, como eu fiz num dia de tempo ruim. Pegue seu guarda-chuva e vá conhecer as igrejas e casario. Também vale a pena a visita à Casa da Cultura de Paraty. Outra atração que pode ser conhecida mesmo com chuva são os alambiques.
Paraty no Inverno
O inverno na cidade é bem gostoso, como num típico verão europeu. Faz sol, chove pouco, mas venta e tem temperaturas mais amenas (em média 20ºC). Então há sim o que fazer em Paraty no inverno: dá para passear pelo centrinho, fazer um passeio de barco mais contemplativo ou esquentar o corpo com uma deliciosa cachacinha típica.
Além disso, nesse período, a cidade também recebe a Flip e o Festival da Pinga, adorados pelos turistas. O único ponto ruim em ir nessa época é o preço das hospedagens, já que há um aumento na demanda devido à ocorrência destes eventos.
Paraty à noite
Realmente são muitos programas para se fazer em Paraty de dia, mas o que fazer em Paraty à noite? E nós temos uma ótima resposta para essa pergunta: comer! Afinal, comida e bebida boa não faltam! E se você achou mesmo que a gente não ia se fazer com a gastronomia paratiense, achou errado!
A cidade é linda e movimentada à noite, principalmente no centrinho. São várias lojinhas de artesanato (minha nossa senhora do cartão de crédito que lute!) e restaurantes que vão desde o requisitado PF até outros mais refinados.
Veja aqui um post completíssimo sobre onde comer (e onde não comer) em Paraty.
Agora se o seu plano é ficar “acordadão”, reserve um tempinho para tomar um bom café em um dos inúmeros cafés da cidade ou até mesmo provar da cachaça Gabriela, uma das mais queridas (se não a mais!) do Brasil (quiçá do mundo!).
Quantos dias ficar em Paraty
Aposto que você leu até aqui e agora bateu a dúvida sobre quantos dias ficar em Paraty. Então, por serem muitas atrações em um só lugar, as quais recomendamos explorar com calma, nós recomendamos passar pelo menos 4 dias na cidade. Mas o ideal mesmo é ficar 7 dias, pra conhecer um pouco de tudo.
O que fazer em Paraty em 2 dias
Se vai fazer quase um bate e volta, recomendamos focar nas atrações principais:
- Primeiro dia– Passeio de barco para conhecer praias durante a manhã, almoço em um restaurante local durante a tarde e à noite passear pelo Centro Histórico;
- Segundo dia – Escolher uma cachoeira da sua preferência para visitar durante a manhã, almoço com direito à café da tarde no centrinho e restaurante com música ao vivo à noite também no Centro.
Roteiro para 3 dias em Paraty
- Primeiro dia – Curta as Praias do Sono e do Antigo pela manhã, almoço no Centro durante a tarde e à noite um bom jantar;
- Segundo dia – Passeio de barco por ilhas e praias. Já à noite desfrutar de uma boa cachacinha paratiense no Centro;
- Terceiro dia – Desvendar cachoeiras durante a manhã e tarde, à noite fazer comprinhas no Centro.
Roteiro para 4 dias
- Primeiro, segundo e terceiro dia – O mesmo acima;
- Quarto dia – Visitar o Saco do Mamanguá de manhã, com almoço por lá e à noite um restaurante de sua preferência.
Guia para 5 dias ou mais em Paraty
- Primeiro dia – Passeio de barco, com passeio no Centro Histórico no final da tarde (pode se repetir para todos os dias);
- Segundo dia – Praias do Sono e Antigo;
- Terceiro dia – Saco do Mamanguá;
- Quarto dia – Praia em Trindade;
- Quinto dia – Praia em Trindade;
- Sexto dia – Cachoeiras;
- Sétimo dia – Passeio de jeep ou caiaque.
Ou, você pode aproveitar e esticar a viagem até a cidade de Ubatuba, em São Paulo, que fica a apenas 72 km de. Veja quanto custa viajar para Ubatuba no blog Deixa de Frescura.
O que fazer em Paraty com pouco dinheiro
Paraty definitivamente não é um destino turístico caro. Tem muito o que fazer em Paraty com pouco dinheiro sim. Como falamos acima, existem dois jeitos de chegar até a maioria das praias: de barco ou fazendo trilha. Se você quer economizar, opte pela segunda opção. A notícia boa é que praticamente todas as cachoeiras possuem entrada gratuita.
Outra dica é buscar hospedagem próximas ao centro, para realizar suas atividades todas ali pelos arredores e economizar na gasolina. Evite também períodos com aglomerações (festas de fim de ano, férias escolares ou época de festivais).
Paraty no Réveillon
Nessa época, o Centro Histórico borbulha e fica mais cheio do que nunca. Importante fazer a reserva da acomodação com antecedência. Acrescente à sua lista de o que fazer em Paraty a queima de fogos e shows na Praia do Pontal. Alguns restaurantes e bares oferecem ceias, seguidos de noitadas, mas nada que se compare à Região dos Lagos, por exemplo.
Onde ficar em Paraty
Agora que você já tem uma ideia de o que fazer em Paraty, vamos falar de hospedagem? A regra de ouro é selecionar o que você pretende visitar. Tem pousadas no Centro, nos arredores dele e perto das praias. O melhor é ficar pelo centrinho mesmo, apesar de um pouco mais caro.
Exatamente no Centro, recomendamos a Pousada Aconchego, Pousada do Ouro, Pousada Bartholomeu e a Pousada Porto Imperial. De R$ 224 a R$ 825 a diária.
Perto do Centro indicamos a Pousada das Pedras, Villas de Paraty, Vila do Porto, Pousada Don Juan, Pousada Magnu’s, Pousada do Forte, Boutique Hotel Carpe Diem e Pousada Villa del Sol. Diárias de R$ 210 a R$ 328.
Em outras regiões
Na praia de Parati-Mirim tem a Paraty Paradiso.
Já mais afastadas, tem a Casa Clara e Pousada Apple House Paraty.
Por menos de R$ 200 tem a Maravilha de Paraty e a Che Lagarto.
Quer mais dicas do que fazer em Paraty? Veja no vídeo abaixo!
Leia também:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!