Pra quem pesquisa sobre o que fazer em Lumiar (RJ), já adianto que a região, que fica no interior do Rio de Janeiro, se destaca principalmente pelas diversas cachoeiras e rios. Além disso, em seu roteiro, você não pode deixar de incluir alguns em passeios em São Pedro da Serra, distrito vizinho que, assim como Lumiar, também pertence à cidade de Nova Friburgo. Veja todas as dicas no índice abaixo:
Onde fica Lumiar
Como chegar a Lumiar
Mapa de Lumiar e São Pedro da Serra
O que fazer em Lumiar e São Pedro da Serra
Quanto tempo ficar
Roteiro
O que fazer em Lumiar no inverno
O que comer
Onde se hospedar
Uma das vantagens das cachoeiras em Lumiar é que você consegue chegar a quase todas praticamente sem ter que fazer trilha. Além disso, elas são acessíveis de carro (até mesmo veículos 1.0). As quedas d’água não são altas. Porém, ainda assim, vale a pena.
Meu roteiro em Lumiar e São Pedro da Serra teve duração de 3 dias.
Onde fica Lumiar
Antes de tudo, vale explicar que Lumiar é um dos distritos de Nova Friburgo, município da região serrana do Rio de Janeiro. Ao todo, a cidade tem 7 distritos, incluindo São Pedro da Serra.
Lumiar fica a 172 km de distância da capital do Rio de Janeiro (2h30 de carro). Já para o Centro de Nova Friburgo são 30 km e 40 min de viagem. Por fim, a distância de Lumiar e São Pedro da Serra é de 6 km, cerca de 15 minutos de carro. Como os dois distritos ficam bem próximos, este post contempla as atrações de ambos os lugares.
Aliás, vale ressaltar que as cachoeiras e poços para banho ficam mais próximas de Lumiar. No entanto, São Pedro da Serra é mais movimentada à noite, com opções de restaurantes, bares e lojinhas.
Como chegar a Lumiar
O ideal é ir de carro para conhecer as cachoeiras, já que não é necessário guia. Aliás, não vi infraestrutura de agências de turismo por lá.
Além disso, a estrada está em boas condições. Quem sai da cidade do Rio de Janeiro tem duas opções de caminhos para chegar em Lumiar e São Pedro da Serra.
A primeira é pegar a ponte Rio-Niterói e seguir a estrada por Manilha (Itaboraí). Este trecho é mais curto, mas nos feriados costuma estar bastante engarrafado, porque parte do caminho é o mesmo para cidades como Búzios e Cabo Frio, que ficam lotadas nessas épocas.
A outra dica é ir pela Rio-Petrópolis e, antes de subir a serra para Petrópolis, em Parada Modelo (Guapimirim), seguir as placas para Cachoeira de Macacu. É um trajeto mais longo, mas evita engarrafamentos. Como fomos para Lumiar em um feriadão, escolhemos este caminho e não pegamos trânsito.
Aproveite para reservar seu carro pela Rentcars. Você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e pode pagar em até 12x.
Mapa de Lumiar e São Pedro da Serra
Abaixo, estão dois mapas de Lumiar e São Pedro da Serra. O primeiro mostra os caminhos e como chegar à região. Já o segundo indica as principais atrações e cachoeiras.
O que fazer em Lumiar e São Pedro da Serra?
As principais dicas sobre o que fazer em Lumiar incluem visitar as cachoeiras, rios e poços para banho.
Poço Feio
O Poço Feio fica a apenas 1 km do Centro de Lumiar e é de fácil acesso. O local é uma espécie de “praia”, com uma área de areia grande para se esticar e tomar sol, e um poço enorme, com águas calmas. Além disso, tem até um restaurante que serve comida e belisquetes, mas preferimos não comer lá.
Como pertence a uma área privada, a entrada é paga. O Poço Feio Abre de quarta a domingo, de 8h30 até 17h.
Encontro dos Rios Macaé e Bonito
Outra dica quando o assunto é o que fazer em Lumiar é ver o encontro dos Rios Macaé e Bonito, um dos cartões postais da região. Fica a 6 km da Praça Central do vilarejo e dá para chegar facilmente seguindo as placas. Estacionamos o carro bem ao lado dos rios. Então, caminhamos um pouco (cerca de 15 km) em uma estradinha de terra até um trecho em que a água estava mais calma e formava umas pequenas “banheiras” entre as pedras.
Cachoeira Indiana Jones
Uma cachoeira chamada Indiana Jones já sugere que vai proporcionar uma dose de aventura, não é? E essa é uma das cachoeiras em Lumiar que traz mesmo uma porção de adrenalina para os turistas, mas é aquela sensação boa, que não carrega medo junto. Essa foi a minha preferida entre as cachoeiras de Lumiar, justamente porque chegar até ela não foi tão molezinha. Além disso, eu pude ver uma árvore de um ângulo que nunca imaginei: por baixo!
Para chegar à cachoeira você praticamente não precisa fazer trilha. Nós fomos de carro até o início do pequeno caminho que leva à queda d’água. Já aviso que tem uma subida bem inclinada em uma estrada de terra, mas mesmo o nosso 1.0 deu conta de chegar lá.
Então, descemos uma pequena trilha e já estávamos em um pequeno poço formado pela Indiana Jones. Mas cadê a cachoeira? Para chegar até ela, é preciso atravessar um córrego entre as pedras, com água pelos joelhos e, , às vezes apoiando as mãos nas pedras. A cachoeira em si nem é muito alta, mas é legal passar por entre rochas (um cânion) e ver de baixo enormes pedras com árvores em cima.
Como ficamos com medo de molhar nossos pertences, deixamos a câmera fotográfica e as roupas antes de atravessar o córrego. Por isso, já peço desculpas pela falta de fotos.
Cachoeira São José
A Cachoeira São José fica perto da Indiana Jones, a 6 km do Centro de Lumiar. Novamente, quase não tivemos que andar para chegar até a cachoeira. Estacionamos o carro, pagamos a entrada e fomos para a cachoeira.
O curioso é que antes da cachoeira tem uma “área de lazer”, com piscina, bar com petiscos, cadeiras de plástico para sentar e espaço para esticar a canga e tomar um sol (mas como a região é muito arborizada, não bate sol por muito tempo). Foi gostoso, mas o clima é meio farofa. Piscina ao lado de uma cachoeira é esquisito.
Poço Belo
O Poço Belo fica na beira da estrada, no caminho para São Pedro da Serra. É um poço até grandinho, embora tenha uma “praia” menor que a do Poço Feio.
Cachoeira Toca da Onça
A Cachoeira Toca da Onça tem um poço delicioso para tomar banho e é uma ótima dica para quem está decidindo o que fazer em Lumiar. Ela fica a 10 km do Centro do distrito e, para chegar lá, necessariamente você tem que passar pelo Encontro dos Rios. A gente foi de carro apenas até o Encontro dos Rios, porque o maridão ficou com medo de o veículo não subir a ladeira da estradinha de terra e pedras até a Toca da Onça.
Por conta disso, caminhamos um bom pedaço, em uma estrada larga, e com algumas ladeiras longas. Vários carros passaram por nós sem muita dificuldade. Por isso, nos arrependemos de ir andando.
Dá para chegar ao poço de carro e tem bar com petiscos do lado e área para esticar a canga.
Pedra Riscada
Durante a minha viagem, não cheguei a conhecer a Pedra Riscada, mas pode ser uma boa para quem busca o que fazer em Nova Friburgo, por ser muito recomendada. A pedra é um monumento natural e tem esse nome por causa das ranhuras em sua superfície.
A atração fica às margens da rodovia RJ-142, mas para chegar é preciso fazer uma trilha de nível de dificuldade médio, de cerca de 3 horas. Por outro lado, dizem que a vista para a serra e para o mar compensa o esforço.
Cachoeira Paraíso Vertical
Para quem gosta de praticar cascading (uma espécie de rapel em cachoeira) e está buscando o que fazer em Lumiar, vale a pena ir à Cachoeira Paraíso Vertical, que tem 30 metros de queda d’água. A trilha para chegar até a queda d’água tem alguns trechos que precisam de pequenas escaladas. Por isso, é recomendada a presença de um guia para este passeio em Lumiar.
Quanto tempo ficar em Lumiar e São Pedro da Serra?
Fique de 3 a 4 dias em Lumiar e São Pedro da Serra. Se você tiver mais tempo, pode ir às atrações do centro de Nova Friburgo mesmo.
Roteiro Lumiar
Veja como dividi esses passeios em meu roteiro por Lumiar e São Pedro da Serra.
- 1º dia: chegamos de viagem no fim da manhã. Fomos primeiro no Poço Feio e, depois do almoço, vimos o encontro dos Rio Macaé e Bonito.
- 2º dia: começamos o dia na Cachoeira Indiana Jones e depois fomos até a Cachoeira São José, que fica perto. Na volta para São Pedro da Serra, passamos pelo Poço Belo.
- 3º dia: antes de ir embora, fomos para a Cachoeira Toca da Onça.
O que fazer em Lumiar no inverno?
Lumiar costuma ter temperaturas agradáveis no verão, mas é mais frio no inverno, até por ficar na região serrana. As dicas sobre que fazer em Lumiar no inverno são as mesmas que já passei antes: passeios ao ar livre e tomar banhos de cachoeiras.
No entanto, as temperaturas mais frias podem acabar te desencorajando a entrar nas águas geladas das cachoeiras. De acordo com a Climatempo, em junho e julho, as temperaturas mínimas chegam a bater os 15°C.
O que comer em Lumiar?
É possível encontrar trutas, pizzas e massas feitas com aipim, comida caseira e até cerveja artesanal nos restaurantes de Lumiar e São Pedro da Serra. Este último vilarejo tem mais restaurantes e uma vida noturna mais agitada, com bares com música ao vivo.
Onde se hospedar em Lumiar?
Para saber onde hospedar em Lumiar, é melhor procurar por pousadas e hotéis em São Pedro da Serra, que tem ais opções de hospedagem. Além disso, fica mais perto de restaurantes, bares e lojinhas de artesanato.
Eu me hospedei na Pousada Amaryllis, que fica na rua principal de São Pedro da Serra, e recomendo. O quarto era super agradável, o café da manhã era gostoso e o atendimento foi excelente. Uma opção bem charmosa e super ampla, que aceita cachorros e que eu sonho em ir é o hotel Parador Lumiar. Por fim, outra opção muito recomendada pela minha amiga é o Eco Resort Villa São Romão.
Veja mais opções de hospedagem em São Pedro da Serra e de pousadas em Lumiar pelo Booking!
Se você quer mais dicas sobre outros lugares do Rio de Janeiro, veja o vídeo abaixo!
Conclusão
Para concluir, a principal dica sobre o que fazer em Lumiar é conhecer as cachoeiras da região. A maioria dos passeios são fáceis de fazer e não exigem caminhadas por trilhas muito longas.
Leia também:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!
Veja os comentários. (9)
Ola gostaria de saber se vcs tem day user e se tiver tem direito a piscina? E valor pra passar o dia, e se criança de 6 anos paga? Obrigada
Debora, sugiro que você procure o hotel desejado para tirar essas dúvidas. Abraço!
Olá, boa tarde! Gostaria de saber se dá p fazer esses passeios sem carro.
Abraço!!
Oi, Priscila,
Não sei como é o transporte público na região. Mas as atrações são bem próximas dos centrinhos de Lumiar e São Pedro da Serra. Vou ficar te devendo.
Abraço,
Muito bom, não tem como errar seguindo o seu roteiro escrito com linguagem fácil, fiz neste final de semana e aproveitei bastante.
EU NAO TENHO COMENTARIO , NAO CONHECO O LOCAL
Prezados,
Seu post foi muito interessante, boas dicas, tudo explicadinho. Porém, gostaria de saber se da pra fazer alguns desses programas sem carro, pois não tenho carro e queria saber se dar pra fazer os trajetos de caminhada.
Oi, Bruna,
Para ir caminhando acho distante. Acredito que lá tenha 1 agência de passeios, mas não sei exatamente os roteiros. Melhor mesmo é ir de carro.
Abs
Lumiar é maravilhoso,um lugar ideal pra quem busca tranquilidade.A cachoeira são jose é um lugar muito valido para visitar,dentro de uma propriedade particular as crianças podem desfrutar de piscina com a agua natural da nascente,petiscos e cervejinha gelada completa esse paraíso.