O que fazer em Halong Bay (Vietnã)? Dicas que ninguém dá!

Que Halong Bay é lindíssima ninguém tem dúvidas, inclusive está dentro da lista das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. A Baía de Halong, no Vietnã, é composta por mais de 1.500 ilhas de calcário cercadas por águas cor de esmeralda e vistas de tirar o fôlego. Mas o que fazer em Halong Bay? Qual a melhor forma de aproveitar esse paraíso?

São essas perguntas que vou responder aqui. Vou te contar tudo sobre o que fazer em Halong Bay (Vietnã), quantos dias ficar, qual a melhor época para visitar a baía e ainda vou dar outras dicas valiosas para sua viagem a esse paraíso na terra! Se preferir, navegue pelo índice e vá direto ao que mais te interessa:

Lan Ha Bay ou Halong Bay?
O que fazer fora do barco?
O que fazer dentro do barco?
Meu roteiro
Cruzeiro: 1, 2 ou 3 dias?
Barcos para Halong Bay
Cruzeiros para Lan Ha Bay
Quando ir a Halong Bay?
Como ir para Halong Bay?

Vista da baía na caverna Sung Sot. Foto: Marcelle Ribeiro.

Não confunda Lan Ha Bay com Halong Bay

Antes de te contar o que fazer em Halong Bay, preciso dar uma dica importantíssima: leia atentamente a descrição do cruzeiro que você vai contratar para não ir para outra baía! É muito comum turistas fazerem confusão e irem para La Ha Bay ao invés de Halong Bay, já que as duas ficam bem próximas uma da outra.

As duas baías são lindas, com montanhas rochosas na água. Além disso, pelas duas navegam barcos incríveis e super confortáveis. Porém, os pontos turísticos mais famosos mesmo estão em Halong Bay. Éles são mais cheios do que os de Lan Ha Bay? São. Mas honestamente eu não achei nada lotado. Deu pra curtir e fotografar tudo sem estresse.

E é claro que, sabendo que muita gente nem sabe da existência de Lan Ha Bay, muitos barcos que vão para lá não ressaltam o fato de que não passam pelas atrações de Halong Bay.

Por isso, aí vai uma dica rápida: para identificar se um cruzeiro passa de fato por Halong Bay, procure na descrição as palavras Titov (que também pode ser escrita como Titop ou Ti Tov Island), Sung Sot (ou Amazing Cave) e Luon Cave. Se você encontrar essas palavras na descrição do roteiro do barco, é porque ele vai pra Halong Bay e não pra Lan Ha Bay.

Mais adiante aqui no texto vou explicar sobre cada um desses pontos turísticos. Além disso, falarei também sobre o que fazer em Lan Ha Bay.

A coluna formada por estalactites. Foto: Marcelle Ribeiro

O que fazer em Halong Bay: fora do barco

Vou te contar agora as paradas do meu cruzeiro (o Paradise Elegance Cruise Halong) e te mostrar em mais detalhes o que fazer em Halong Bay fora do barco.

Titov Island

Titov Island é uma ilha onde há um mirante impressionante para a baía de Halong (Vietnã). Coisa mais linda ver, do alto, aquele monte de montanha rochosa no meio da água!! Ou seja, é um ponto turístico obrigatório quando o assunto é o que fazer em Halong Bay. Apesar de o mirante estar sempre cheio de gente, com um pouquinho de paciência você consegue ver tudo e tirar suas fotos.

A ilha Titov (ou Ti Tov ou ainda Titop) recebeu esse nome para celebrar os laços entre o Vietnã e a União Soviética, ambos países comunistas. Titov era um cosmonauta soviético que visitou o local e tem uma estátua dele ali.

Durante meu cruzeiro em Halong Bay, tivemos uma hora na ilha e deu para fazer a trilha até o mirante (15 min de escada só de ida) e também para molhar os pés na prainha. Porém, como estava frio, optamos por não tomar banho. Por lá, tem barraquinhas com guarda-sóis e espreguiçadeiras.

Vista do alto do mirante na Titov Island. Foto: Marcelle Ribeiro.

Luon Cave

Bem pertinho da ilha Titov fica a caverna Luon, que tem estalactites bonitas. A graça desse lugar é passar de barco ou caiaque por baixo do túnel de pedra, para admirar as formações rochosas, a água verdinha e o contraste de luz clara e escura.

Eu preferi conhecer a caverna de barquinho ao invés de caiaque. É que li que existem muitas águas-vivas gigantescas em Halong Bay e fiquei com medo de me desiquilibrar remando, cair na água e ser queimada. Quem vai de barquinho não tem que remar e vê exatamente as mesmas coisas que quem vai de caiaque.

Passagem da caverna Luon. Foto: Marcelle Ribeiro.

Tien Ong Cave

A caverna Tien Ong Cave, tem belas estactites e estalagmites. E além de ser linda, ela tem importância histórica. Lá foram encontrados artefatos e ossos humanos que datam de 10 mil a.C.  A guia nos disse que pelo que foi encontrado ali conclui-se que há milhões de anos tudo aquilo ficava submerso. Porém, graças à atividade vulcânica, o nível da água baixou e hoje podemos visitar a caverna.

A trilha dentro da caverna é bem pequena e fácil de fazer. Ou seja, é uma boa para quem busca o que fazer em Halong Bay e não quer fazer muito esforço físico.

Essa é uma atração bacana, mas que só conhece quem decidiu fazer o cruzeiro de 3 dias e 2 noites em Halong Bay. É que é um ponto mais afastado da baía e no cruzeiro de 2 dias e 1 noite não há tempo hábil para os cruzeiros levarem os turistas até lá.

A navegação até a Tien Ong Cave é bem contemplativa. A cor da água esmeralda impressiona. No caminho pudemos ver, sem sair do barco, locais como as cavernas Ho Dong Tien, Trong  e Trinh Nu , além das ilhotas Hang Dau e Hang Than.

Em alguns momentos a neblina cobriu as montanhas rochosas enormes no caminho, tornando a atmosfera mais tranquila ainda. Uma pena que no caminho vimos um pouco de lixo na água. Mas não foi nada que estragasse o passeio.

As estalactites dentro da caverna Tien Ong. Foto: Marcelle Ribeiro

Vila Flutuante Cua Van e Museu dos Pescadores

Uma coisa eu te digo: tem muito mais o que fazer em Halong Bay do que você imagina! Uma das paradas do cruzeiro foi em uma vila que flutua na água, onde moram pescadores. Apenas pessoas que moram em casas flutuantes têm permissão do governo vietnamita para morar na região.

As poucas moradias de Cua Van são extremamente simples e precárias até. Nós não entramos nelas, apenas vemos pelo lado de fora, numa rápida passada de barquinho ou de caiaque (se você preferir remar).

Bem do lado da vila fica o pequeno Museu dos Pescadores. Lá são expostos artefatos utilizados pelos pescadores além de miniaturas dos barcos usados atualmente e antigamente. Apesar de ser uma visita rápida, foi interessante, porque pudemos ter uma noção de como é a vida dessas pessoas.

As casinhas flutuantes na vila. Foto: Marcelle Ribeiro.

Sung Sot Cave (Amazing Cave)

A Sung Sot é uma das maiores cavernas do Vietnã. Também chamada de Amazing Cave, ela impressiona porque tem estalactites e estalagmites enormes, em salões gigantescos. Algumas formações rochosas chegaram a se juntar e formar colunas inteiras.

Nosso guia nos contou que Halong significa “dragão sentado” e Hanói, “dragão voando”, então o nome da baía seria algo como “dragão voou de Hanói.” No teto da caverna, inclusive, tem um desenho que em teoria se parece com um dragão (mas eu não consegui “visualizar” kkk).

Eu ainda dei a sorte de encontrar monges rezando na caverna, o que deixou a visita ainda mais especial.

Para conhecer o lugar você vai ter que subir mais de 700 degraus, mas a gente anda tão devagarinho que nem dá para sentir. No começo do passeio fica mais cheio de gente, mas ao longo do caminho vai ficando tranquilo. No final da escadaria, você tem uma visão deslumbrante de Halong Bay. Tivemos a sorte do tempo ter aberto, então aquele sol brilhando naquela água esmeralda nos deu uma vista mágica! Foi lindo!

As estalactites dentro da caverna. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer em Halong Bay: dentro do barco

Além de ter muito o que fazer em Halong Bay fora dos barcos, tem atrações dentro deles também! Os cruzeiros oferecem várias atividades, que estão incluídas no valor da diária. Em geral os barcos proporcionam as mesmas atrações internas para os hóspedes.

Meu cruzeiro foi com o Paradise Elegance Cruise Halong, que custou 17.970.000 dongs (US$ 712 ou R$ 4.020, jul/24), para duas pessoas, por 3 dias e 2 noites. O valor inclui todas as refeições, passeios externos, o quarto, além de todas as atividades que eu vou descrever a seguir.

Ah, é importante dizer que todas essas atrações internas (assim como as externas) são opcionais. Ou seja, se você não quiser fazer algo, você pode “pular”, e optar por ficar relaxando no barco,

Aula de culinária e drinks na promoção

Depois que voltamos dos passeios do primeiro dia, no final da tarde, tivemos uma aula de culinária vietnamita no cruzeiro. Basicamente, só enrolamos rolinhos primavera com a ajuda da equipe. Mas, depois, nós comemos os rolinhos, que estavam bem saborosos!

Enrolando o rolinho durante a aula. Foto: Maridão.

Além disso, outra coisa comum nos cruzeiros é uma promoção de pague 1 e leve 2 nos drinks do Happy Hour de fim de tarde.

Apresentação musical ou karaokê

Ainda no primeiro dia, teve uma apresentação musical à noite no barco. Foi pequena, mas os músicos eram bons e tocaram músicas famosas. Em alguns cruzeiros, aliás, é mais comum que tenha karaokê ao invés de shows. Os vietnamitas são loucos por karaokê!

O que fazer em Halong Bay à noite? Apresentação musical! Foto: Marcelle Ribeiro.

Pesca noturna de lulas

Todos os dias à noite você pode pescar lulas no navio. Ou pelo menos tentar kkkk. Uma instrutora fica numa das pontas da embarcação com várias varas e te ensina rapidamente o que fazer. Eu tentei por poucos minutos e não tive sorte (ou destreza! kkk).

Banheira de hidromassagem e piscina

Não são todos os navios que têm piscina. O meu até tinha, mas eu não aproveitei porque nos meus dias embarcada estava bem frio. Alguns barcos oferecem jacuzzi. Há barcos em que a água da jacuzzi é aquecida (não era o nosso caso).

As piscinas e jacuzzis são pequenas, mas tenha em mente que os cruzeiros levam no máximo 60 hóspedes e que a grande maioria não entra na água.

Eu e meu marido pegamos no nosso pacote um quarto simples, porém, tiramos a sorte grande e nos deram um upgrade grátis para um quarto com banheira! A vista dela era belíssima e foi assim que eu curti uma parte do meu segundo dia. Bem fina na banheira! kkkkkkk

A piscina do nosso navio. Foto: Marcelle Ribeiro.

Aula de Tai Chi Chuan

O cruzeiro ofereceu, ainda, aula de Tai Chi Chuan, uma arte marcial tradicional chinesa, que também é considerada uma prática de meditação. A aula aconteceu às 6h no deck do barco (e por isso mesmo eu acabei não fazendo, porque era muito cedo!).

Meu roteiro em Halong Bay

  • 1º dia: Chegada ao Paradise Elegance Cruise Halong + almoço + passeio para Titov Island e Luon Cave + aula de culinária + apresentação musical
  • 2º dia: Passeio para Tien Ong Cave +  Vila Flutuante e Museu dos Pescadores + relaxar no barco + pesca noturna de lulas
  • 3º dia: Passeio para Amazing Cave + brunch + retorno para Hanói

Eu curtindo a banheira do meu quarto. Foto: Maridão.

Quantos dias ficar em Halong Bay?

Resposta rápida: fique 3 dias e 2 noites.

Agora a explicação! Basicamente você tem três opções para conhecer a região:

Esse bate-volta eu não acho tão vantajoso. O passeio em Halong Bay consiste em sair de Hanói, fazer um pequeno cruzeiro de algumas horas e voltar. Porém, saiba que só esse traslado de ida e volta leva 6 horas (3 para ir e 3 para voltar). No tempo restante você vai ver tudo correndo. Eu preferi ficar mais tempo e não me arrependo. Mas se você não tiver tempo, tem um passeio de 1 dia super bem avaliado por 1.309.340 dongs (US$ 51 ou R$ 295, ago/24).

Ele parte de Hanói às 8h e retorna às 21h. Ou seja, é bem cansativo. O tour leva às atrações mais famosas: as cavernas Sung Sot e Luon e a Ilha Ti Top. O passeio inclui guia, caiaque, além de uma festa ao pôr do sol, com vinho, chá, frutas e batata frita liberados.

Powered by GetYourGuide

 

Cruzeiro de 2 dias em Halong Bay ou Cruzeiro de 3 dias?

Você está decidindo o que fazer em Halong Bay e não sabe o que é melhor: um cruzeiro de 2 dias e 1 noite ou um de 3 dias e 2 noites? As duas opções são bem elogiadas, mas vi muita gente falando que o cruzeiro de 2 dias “deixa um gostinho de quero mais”.

Você embarca em Hanói pela manhã, chega ao píer para Halong Bay por volta das 11h, mas só entra no barco mesmo por volta das 13h, quando estão servindo o almoço. E, então, você dorme só uma noite e, no outro dia, às 11h, já desembarca novamente. No total, são menos de 24 horas para aproveitar.

Já em um cruzeiro de 3 dias e 2 noites, você tem exatas 24 horas a mais. Neste tempo extra você conhece atrações menos famosas (que no caso do meu cruzeiro foram a vila flutuante, o museu dos pescadores e a  caverna Tien Ong) e ainda pode aproveitar com mais calma a banheira, a piscina, a vista linda do deck….

Eu optei pelo cruzeiro de 3 dias e 2 noites e não me arrependo, porque aproveitei tudo o que a baía oferecia e ainda relaxei no barco. Super recomendo!

Ah! Cruzeiros que durem mais de 3 dias e 2 noites são raríssimos em Halong Bay.

Eu observando a vista do mirante da ilha Titov. Foto: Maridão

Barcos que levam a Halong Bay

Os barcos abaixo são bem avaliados:

As embarcações na baía de Halong. Foto: Marcelle Ribeiro.

Cruzeiros por Lan Ha Bay

Como expliquei, tem cruzeiros que levam a Lan Ha Bay. Estes abaixo são bem avaliados:

Mas o que fazer em Lan Ha Bay? Estas atrações costumam estar no roteiro dos cruzeiros por lá:

  • Dark and Bright Cave (Sang Toi): É uma caverna por onde barquinhos e caiaques passam por debaixo. Lembra a Luon Cave, que visitamos em Halong Bay. Fica no arquipélago de Cat Ba.
  • Trung Trang Cave: Caverna na Biosfera Mundial de Cat Ba
  • Vilarejo de pescadores Viet Hai: presente nos roteiros de 3 dias e 2 noites. Dá para pedalar por lá.
  • Ba Trai Dao Beach: Praia de águas claras onde, em teoria, você pode nadar.

Buffet de comidas do meu cruzeiro. Foto: Marcelle Ribeiro

Dúvidas frequentes

Quando ir para Halong Bay?

Além de saber o que fazer em Halong Bay, é muito importante saber quando ir. Eu fui no início de março e recomendo você ir por essa época, entre fevereiro e abril, porque chove menos e a temperatura está agradável.

Mas independente da época, você não deve esquecer de levar um casaco quentinho, porque é uma região que costuma ser mais fria. O próprio cruzeiro te lembra de levar um casaco antes do embarque. Eles costumam vender lá dentro, caso você esqueça o seu.

Como ir de Hanói para Halong Bay?

Para ir à Halong Bay partindo de Hanói, eu achei mais prático pegar um transfer do meu barco. Pagamos, em março de 2024, 945.000 dongs (US$ 38 ou R$ 215) por pessoa, ida e volta. Mas também existe a opção de comprar transfer pela 12Go Asia.

Bom, agora você já sabe tudo o que fazer em Halong Bay e como curtir sua viagem sem erro! Me conta aí: qual parada te deixou com mais vontade? E já sabe quantos dias de cruzeiro vai fazer? Quero saber tudo nos comentários!

Leia mais:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.