Monte Verde ou Campos do Jordão: Qual é mais sua cara?

Qual é mais a sua cara, Monte Verde ou Campos do Jordão? Os dois são destinos de frio pertinho de São Paulo, que atraem de casais a famílias e até quem quer viajar com cachorro! Mas se você chegou a este post, é porque está na dúvida de qual escolher. Apesar de Monte Verde ficar em Minas Gerais e Campos do Jordão no estado de São Paulo, os dois concorrem sim pelos mesmos turistas, pelo menos os da capital paulista!

Eu já estive em Monte Verde e Campos do Jordão na mesma época do ano, no Réveillon, e com meu marido em ambas as viagens. E hoje vou te ajudar a escolher nesse duelo de destinos! Monte Verde X Campos do Jordão, quem ganha?

Distâncias

Antes de mais nada, vamos falar das distâncias de cada destino, porque isso pode te ajudar a escolher a decidir por Campos do Jordão ou Monte Verde.

Ah, e é importante dizer que Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia (fica a 30 Km do centro da cidade). Já Campos do Jordão é um município:

  • De São Paulo (SP) a Monte Verde: 164 Km (2h40 de carro)
  • São Paulo (SP) a Campos do Jordão: 172 Km (2h30 de carro)
  • Do Rio de Janeiro (RJ) a Monte Verde: 530 Km (7h30 de carro)
  • Rio de Janeiro (RJ) a Campos do Jordão: 335 Km (5h de carro)

Ou seja, pra quem mora no Rio de Janeiro, Campos do Jordão é 2h30 mais perto que Monte Verde. Já para quem mora em São Paulo, dá no mesmo, porque leva-se o mesmo tempo pra ir a Monte Verde ou Campos do Jordão.

Já a distância de Monte Verde a Campos do Jordão é de 141 Km. Você faz esta viagem em cerca de 3h10 de carro, segundo o Google Maps.

Vista da Pedra do Bauzinho, coladinha em Campos do Jordão. Foto: Maridão.

Onde é mais fácil de chegar de ônibus: Monte Verde ou Campos do Jordão?

Campos do Jordão ganha nesse quesito, porque há ônibus diretos saindo das capitais do Rio e de São Paulo para lá. Já para ir a Monte Verde de ônibus você terá que fazer uma baldeação numa cidade no caminho se sair de São Paulo e duas baldeações se partir da capital fluminense.

Eu sempre alugo carro pelo portal Rentcars, que reúne dezenas de locadoras do país e onde vira e mexe rolam descontos.

Outra forma de conhecer os principais pontos turísticos de Campos do Jordão, caso você não tenha carro, é fazendo passeios guiados em grupo. O ponto positivo é que sempre terá um guia turístico explicando tudo sobre o lugar que você está visitando. Além disso, você não precisa se preocupar com a Lei Seca.

Monte Verde ou Campos do Jordão: perfil de cada

Vou dar abaixo um perfil mais geral de cada destino, pra você ter uma ideia rápida e decidir entre Monte Verde ou Campos do Jordão. Em seguida, explico melhor.

Monte Verde:

1 – Precisa de menos tempo pra conhecer. Em 2 ou 3 dias você visita todas as atrações, com calma, porque, de maneira geral, Monte Verde tem menos atrações.

2 – Tem mais atrações para quem curte trilhas. A mais famosa é a da Pedra Redonda, mas tem outras (Morro Chapéu do Bispo, Pedra Partida e Pico do Selado).

3 – É legal para quem curte aventuras. O passeio de quadriciclo na lama e a super tirolesa são os mais famosos, mas tem também arvorismo e arco e flecha.

4 – É um destino menos badalado e com menos fama de “glamour”, o que não significa que não fique cheio nem que não tenha hospedagens excelentes e caras.

5 – O centrinho do distrito também é uma das principais atrações, como em Campos do Jordão, mas é menos bonito. Achei a avenida principal pouco arborizada.

6 – Tem mais fama de destino para lua de mel ou romântico. Muuitas pousadas têm banheira de hidromassagem dupla, muitas com vista.

7 – Além de comer fondue, truta e pratos alemães (que também são fortes em Campos do Jordão), você poderá se esbaldar na gastronomia mineira.

8 – O forte das lojinhas são queijos, doces, cachaças e cervejas artesanais mineiras.

9 – Você terá que pegar estradas de terra esburacadas para ir às atrações fora do centrinho.

Mirante na Pedra Redonda, em Monte Verde. Foto: Maridão.

Monte Verde é melhor pra que faixa etária?

Para famílias com crianças, as atrações são mais para crianças maiorzinhas, que conseguem fazer uma trilha de 30 minutos, ou descer tirolesa. Não há muitas atrações pra quem vai com bebês.

Além disso, Monte Verde tem menos atrações para quem vai com cachorro. Restaurantes, lojas, pousadas e até a Pedra Redonda aceitam a entrada de cães. Contudo, não vejo sentido em levar um pet para fazer passeio de quadriciclo na lama, esquiar no gelo ou descer de tirolesa. Na verdade, nem sei se estas atrações aceitam pets.

Campos do Jordão

1 – Precisa de pelo menos 3 dias inteiros para conhecer. Idealmente 4, porque tem mais atrações.

2 – Para quem curte trilha de dificuldade fácil a média tem apenas uma opção, a Pedra do Bauzinho (na cidade vizinha de São Bento do Sapucaí).

3 – Porém, tem muitas atividades pra quem gosta de caminhar na natureza, como lindos jardins de plantas (Amantikir, Parque Itapeva e Horto Florestal) ou cheio de esculturas (Parque Felícia Leirner).

Nos jardins do Amantikir, em Campos do Jordão. Foto: Maridão;

4 – Tem museus interessantes (Museu do Palácio do Governo e Museu da Xilogravura).

5 – É um destino mais badalado e glamuroso, especialmente no inverno. Não é à tôa que a revista Caras costumava fotografar famosos por lá todo inverno.

6 – O centrinho (Vila Capivari) é mais bonito, com mais árvores e construções mais charmosas.

7 – Atrai casais em lua de mel, mas a fama de destino romântico é um pouco menor.

8 – Se você for cachorro, vai conseguir entrar em 90% das atrações. Além disso, assim como em Monte Verde, muitas pousadas e restaurantes aceitam cães.

9 – Há grande variedade na gastronomia. Trutas e comida alemã são famosos por lá.

10 – As lojinhas vendem de tudo, mas tem muitas malharias e roupas de frio.

11 – As estradas para as atrações são ótimas, mesmo fora do centro.

12 – Caso você não esteja com carro próprio ou alugado, pode contratar passeios guiados em grupo.

13 – Se você estiver no aeroporto de Congonhas ou em algum hotel de São Paulo, pode contratar um transfer de ida e volta para Campos do Jordão. Custa R$ 1.338. Também tem um tranfer para quem está no aeroporto de Guarulhos e custa R$ 472. Os valores são de agosto de 2024.

Vila Capivari, em Campos do Jordão. Foto: Marcelle Ribeiro.

Campos é melhor pra que faixa etária?

Se você vai com alguém da terceira idade, o que é melhor, Monte Verde ou Campos do Jordão? A cidade paulista é mais interessante, porque os atrativos são menos “radicais”.

Além disso, Campos do Jordão tem mais atrações possíveis para quem vai com bebê, em que você pode passear enquanto empurra o carrinho, como os jardins Amantikir, Horto Florestal, Parque Itapeva, Parque Felícia Leirner e mesmo os museus Palácio do Governo e da Xilogravura.

Já para quem vai com crianças maiorzinhas ou adolescentes também tem várias atrações. Como, por exemplo, a Trilha da Pedra do Bauzinho e parques de esportes radicais, como o Tarundu e Aventura no Rancho. Nestes parques dá pra brincar de tirolesa, piscina de bolinhas, patinação no gelo, paintball e rapel, além de passear a cavalo.

Uma das vistas do Parque Amantikir. Foto: Maridão.

Atrações em Monte Verde X atrações em Campos do Jordão

Abaixo, segue uma lista das atrações de cada destino. Porém, é muito importante saber que a maior parte dos atrativos de Monte Verde você vê em poucos minutos (alguns em 10 minutos), enquanto os de Campos do Jordão requerem um pouco mais de tempo para conhecer. Alguns metade de um dia. Por isso é que você precisa de mais tempo para conhecer Campos do Jordão que Monte Verde.

Atrações em Monte Verde:

  • Lojinhas no centro
  • Tour em cervejaria artesanal
  • Orquidário
  • Visita rápida a destilaria
  • Ice bar
  • Patinação no gelo
  • Trilha da Pedra Redonda
  • Trekking do Morro Chapéu do Bispo
  • Trilha da Pedra Partida
  • Trekking do Pico do Selado
  • Passeio de quadriciclo ou UTV
  • Aventuras radicais: mega tirolesa, arvorismo, parede de escalada, arco e flecha e slackline
  • Trutário
  • Fachada das pousadas do Avião e do Castelo
  • Mural do mirante do aeroporto
  • Fotos no campo de Margaridas
  • Passeio a cavalo
  • Massagem terapêutica
  • Segurar falcões na Escola de Falcoaria

Veja o que fazer em Monte Verde.

Lojinhas no centro de Monte Verde. Foto: Marcelle Ribeiro

Atrações em Campos do Jordão:

  • Jardim de esculturas Museu Felícia Leirner
  • Mosteiro de São João
  • Jardim Amantikir
  • Museu do Palácio do Governo
  • Mirante e teleférico do Morro do Elefante
  • Lojinhas do centrinho (Vila Capivari)
  • Museu Casa da Xilogravura
  • Orquidário e mirante no Parque Itapeva
  • Trilha da Pedra do Bauzinho
  • Trilha da Pedra do Baú
  • Caminhada nos jardins do Horto Florestal
  • Aventurais radicais: tirolesa, arvorismo, arco e flecha, cama elástica, bóia cross, mini golfe, tiro esportivo, piscina de bolinhas, patinação no gelo, paintball, rapel e passeio a cavalo.

Vale ler o post sobre o que fazer em Campos do Jordão, com meu roteiro dia a dia.

Esculturas no Museu Felícia Leirner. Foto: Marcelle Ribeiro

Onde é mais frio: Monte Verde ou Campos do Jordão?

Em Monte Verde faz mais frio de maneira geral.

No inverno, as temperaturas em Monte Verde variam de 11ºC a 22ºC. Já em Campos do Jordão, de 11ºC a 23ºC. No verão, em Monte Verde faz de 16ºC a 27ºC e em Campos do Jordão de 17ºC a 28ºC.

Em Monte Verde nós dormimos com a lareira acesa todos os dias no Réveillon. Em Campos do Jordão não acendemos em nenhum dia, porque os cobertores foram suficientes.

Veja no site da Climatempo as médias de temperatura e chuvas mês a mês em Monte Verde e em Campos do Jordão.

Campos do Jordão x Monte Verde no Réveillon

Em um ano passei o Réveillon em Campos do Jordão e em outro, em Monte Verde. Ambos os destinos se enfeitam com luzes nesta época do ano. A decoração especial começa antes do Natal e fica até a primeira semana do ano seguinte. Nenhum dos destinos organizou shows abertos ou queimas de fogo quando eu fui.

Apesar de Monte Verde organizar um desfile natalino na avenida principal diariamente no fim do ano, eu preferi Campos do Jordão para passar o Réveillon. A decoração natalina era bem mais bonita e havia mais opções de restaurantes com ceias de Ano Novo “pagáveis”.

Iluminação especial em Monte Verde. Foto: Maridão.

Monte Verde ou Campos do Jordão: Qual é mais barato?

E pensando no custo da viagem, qual o mais barato, Monte Verde ou Campos do Jordão?

Apesar de mais famoso, achei Campos do Jordão o destino mais barato. Passei 3 dias na cidade e gastei pouco com passeios e atrações. E olha que eu fui a todos os “obrigatórios”.F

E no preço de alimentação, quem é mais barato, Monte Verde ou Campos do Jordão? Achei os preços bem semelhantes.

Já no quesito valor de hospedagem, não acho justo comparar, porque o hotel em que fiquei em Monte Verde era de mais alto padrão que o de Campos do Jordão. Por isso, é normal que tenha sido bem mais caro mesmo.

Confira dicas sobre onde ficar em Monte Verde (MG).

Veja mais dicas sobre onde ficar em Campos do Jordão.

Resultado final: Monte Verde ou Campos do Jordão?

Em resumo, eu gostei mais de Campos do Jordão. Em primeiro lugar, porque tem mais atrações e mais diversificadas. Além disso, porque achei o centrinho mais bonito. E, por fim, porque tem mais atrativos para cães e é mais barato.

Se preferir, veja a comparação entre Monte Verde e Campos do Jordão em vídeo (abaixo)!

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (4)

  • Muito útil esse artigo! Acho que um os itens que mais me chamou atenção em Monte Verde que é uma cidade que ainda não conheço foi a comida mineira e as pousadas com vistas lindas!

    • Oi, Andressa,
      Que bom que você gostou do post! Qq dúvida estou por aqui!
      Abs,
      Marcelle

  • Monte verde é muito ruim, lugar péssimo com preços exageradamente altos, chegar ser ridículo comparar com campos do Jordão, com certeza foi a pior viajem que eu fiz na minha vida, chega ser ridículo o título de suíça mineira, fiquei em um hotel por 1200 reais a diária e nem wi fi tinha, não vale a pena o custo para conhecer Monte Verde, estou extremamente arrependido da viajem.

  • Estive 2 vezes em Monte Verde e adorei a cidade. Achei tudo lindo, arborizado e florido. Não gosto de comparar cidades. Cada uma tem seus encantos. E, como não sou rica, encontrei pousadas e restaurantes a preços acessíveis. Sem abrir mão do quarto com lareira, dos esquilos no jardim e do fondue à luz de velas.