Como são as praias do Rio de Janeiro (RJ)? Saiba qual é a sua cara

Point dos bebês, do público LGBT, dos saradões, dos descolados, dos surfistas, das famílias e dos estrangeiros, dentre outros: o Rio de Janeiro tem praias para gente de todas as tribos. Mas independente disso, todas as praias do Rio de Janeiro têm água gelada (pelo menos para os padrões nordestinos). E a grande maioria tem ondas razoavelmente fortes.

Ao longo das praias há vários “postos”, que são totens altos entre o calçadão e a areia, em que há sempre banheiros públicos com chuveirão (pagos) e salva-vidas. Mas se você quiser apenas tomar um banho de água doce, pode usar os chuveiros que ficam no meio da faixa de areia das praias e são grátis. Em quase todas as praias do Rio há chuveiros assim, que servem também para levar água para molhar a areia em frente às redes de vôlei de praia.

Vista da praia de Ipanema. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quer saber quais as praias mais bonitas do Rio de Janeiro? Confira o índice:

Do Flamengo
De Botafogo
Da Urca
Praia Vermelha
Leme
Copacabana
Arpoador
Ipanema
Leblon
São Conrado
Joatinga (Joá)
Barra da Tijuca
Reserva
Recreio dos Bandeirantes
Praia da Macumba
Do Secreto
Prainha
Abricó
Grumari
Praia do Inferno
Do Meio
Praia do Perigoso
Barra de Guaratiba

Mapa das praias do Rio de Janeiro

Praias do Rio de Janeiro na Zona Sul

Praia do Flamengo

Ninguém toma banho lá, pois a água é extremamente poluída, já que vem da Baía de Guanabara. A região é frequentada principalmente por moradores que querem caminhar e andar de bicicleta. Da Praia do Flamego, onde ficam o Postos 1, 2 e 3, você vê o Pão de Açúcar e o bondinho.

Aterro do Flamengo: cariocas praticam esportes na região. Foto: Riotur/Alexandre Macieira.

Praia de Botafogo

Também é poluidíssima, por estar na Baía de Guanabara. E como é pequena e fica colada a várias pistas de carros, só uma meia dúzia de gatos pingados vai andar por lá. Costuma atrair os poucos jogadores de futebol americano da cidade, que praticam na areia. De lá, também dá para ver o Pão de Açúcar e o bondinho.

Praia de Botafogo é imprópria para banho. Foto: Marcelle Ribeiro.

Praia da Urca

Micro praia, com mar calma, mas muitas vezes poluída. Também é praia da Baía de Guanabara. Apesar disso, é frequentada no final da tarde e à noite, por cariocas que vão beber sentados na mureta da calçada.

Vista da Praia da Urca é privilegiada. Foto: RioTur/Ricardo Zerrener.

Praia Vermelha

Fica ao lado da praça onde há a bilheteria para a subida do bondinho do Pão de Açúcar. No dia em que for ao bondinho, vá a esta praia para caminhar na Pista Cláudio Coutinho, que é um trecho asfaltado só para pedestres no entorno do Morro da Urca. Mas o ideal é ir mais para ver o visual e caminhar, porque esta praia muitas vezes está poluída.

Praia Vermelha fica perto do bondinho. Foto: Riotur/Alexandre Macieira.

Leme

Praia mais ampla, ao lado da praia de Copacabana. A praia do Leme é mais frequentada por famílias. Por lá, ficam os Postos 1 e 2. Está entre as melhores praias do Rio de Janeiro para banho na minha opinião.

Se você fizer a rápida trilha no Forte do Leme, pode ver a praia de cima. É linda!

Vista do Forte do Leme (RJ). Foto: Marcelle Ribeiro.

Copacabana

Muitas pessoas vão a Copa caminhar no calçadão, ou tomar algo nos quiosques modernos e novos que foram construídos na orla, ao lado dos antigos. Em frente à praia, uma feirinha de artesanato é montada todos os dias. É na praia de Copacabana que acontece a festa de Réveillon mais famosa da cidade. É um praia frequentada por muitos turistas, que se hospedam nos hotéis da região, mas também por moradores do bairro.

Os postos da Praia de Copacabana são os 3, 4, 5 e 6.

Calçadão de Copacabana, um clássico, Foto: Marcelle Ribeiro.

Praia de Copacabana: cartão-postal do Rio. Foto: Marcelle Ribeiro.

Arpoador

Essa praia fica na pontinha de Ipanema. Por lá, estão localizados os Postos 7 e 8. É bacana ir lá no fim de tarde e andar pela Pedra do Arpoador para tirar fotos. Dá para entrar na água, mas evite ficar muito perto da Pedra, pois as ondas quebram com força ali. Por isso, o trecho muitos surfistas.

Banhistas na Praia do Arpoador. Foto: Riotur/Alexandre Macieira.

Ipanema

Cada região da praia de Ipanema costuma abrigar uma tribo diferente. Em frente à Rua Farme de Amoedo, entre os postos 8 e 9, fica o point do público LGBT, com bandeirinha de arco-íris fincada na areia. No Posto 9, em frente ao Coqueirão (coqueiro mais alto da praia), ficam os descolados e sarados. Em frente ao Posto 10 ficam jovens, adolescentes e famílias.

Point LGBT em Ipanema. Foto: Marcelle Ribeiro.

Já o trecho em frente ao Country Club (entre a Rua Aníbal de Mendonça e a Av. Henrique Dumont) atrai mais a elite financeira da cidade. No Posto 8, já perto do Arpoador, tem um trecho que é point dos bebês, chamado de Ipabebê, em frente ao Hotel Fasano. É um espaço cercado e gratuito, onde dá para soltar as crianças com certa tranquilidade.

Pra mim, é uma das melhores praias do Rio de Janeiro.

Posto 10 em Ipanema. Foto: Marcelle Ribeiro.

Praias no Rio de Janeiro: Leblon

É continuação da praia de Ipanema e faz você se sentir em uma novela do Manoel Carlos. No Leblon, ficam os postos 11 e 12. A água do mar costuma estar imprópria para banho nas proximidades do Posto 12, perto do paredão da Avenida Niemeyer (que atrai surfistas, pelas ondas). Perto da Rua Venâncio Flores fica o “Baixo Bebê”, a barraca de praia que reúne mães, babás e bebês, com direito a brinquedos na areia e tudo!

Praia do Leblon: super visual. Foto: Riotur/Pedro Kirilos.

Praias do Rio de Janeiro: São Conrado

Também tem quiosques, mas a água costuma estar imprópria para banho. No canto da praia de São Conrado está a Praia do Pepino, uma faixa da areia reservada para os pousos de asas-deltas e parapentes que decolam da Pedra da Gávea. O Posto 13 fica em São Conrado.

São Conrado, na Zona Sul. Foto: RioTur/Alexandre Macieira.

Praias do Rio de Janeiro na Zona Oeste:

Praias do Rio de Janeiro – Joatinga (Joá)

É quase uma praia privativa dos condomínios chiques que existem neste pequeno trecho de areia. Difícil de chegar sem carro, a Praia da Joatinga é procurada por surfistas. Veja no blog Panorama de Viagem como ir à praia da Joatinga.

Praias do Rio de Janeiro – Barra da Tijuca

Também conhecida apenas como Barra. É uma praia extensa, com prédios de alto padrão. A área mais badalada fica entre os Postos 4 e 6. O trecho conhecido como “Pepê”, que vai do quebra-mar até a Avenida Érico Veríssimo, no início da Barra, é frequentado por gente mega sarada. Na Barra, ficam os postos de 1 a 8 da Zona Oeste. É apontada por muitos como uma das melhores praias para surfar no Rio de Janeiro.

Leia também: O que fazer na Barra da Tijuca: 21 dicas do que você não pode perder!

Barra da Tijuca: praia frequentada por famosos. Foto: Riotur/Alexandre Macieira.

Praias do Rio de Janeiro – Reserva

A Praia da Reserva fica entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. Não há transporte público para o local, então costuma ficar mais vazia. Perfeita para quem não quer muvuca.

Praia da Reserva costuma ser mais vazia que as vizinhas. Foto: Riotur/Pedro Kirilos.

Praias do Rio de Janeiro – Recreio dos Bandeirantes

Também chamada apenas de Recreio, é vizinha à praia da Barra. Extensa, tem calçadão para caminhadas e quiosques também. Na ponta dela, em direção à Prainha, fica a Praia da Macumba. Por lá, estão localizados os postos 9, 10, 11, 12 e 13.

Praia do Recreio costuma ficar bem cheia aos fins de semana. Foto: Riotur/Pedro Kirilos.

Praias do Rio de Janeiro – Praia da Macumba

Oficialmente, o nome da Praia da Macumba é Praia do Pontal de Sernambetiba, mas nenhum carioca nem sonha em usar esse nome oficial. Não é uma praia calma, por isso, suas ondas são bem valorizadas pelos surfistas. Vale o passeio!

Praia da Macumba, na Zona Oeste. Foto: Riotur/Ricardo Zerrener.

Vista para a Praia da Macumba do alto. Foto: Ticianne Ribeiro.

Praias do Rio de Janeiro – Praia do Secreto

Esse é um paraíso no Rio de Janeiro. A Praia do Secreto só ficou famosa de uns anos pra cá. Na verdade, é uma piscina natural que se forma entre as pedras na maré baixa. Porém, não tem faixa de areia nem estrutura de barracas ou venda de bebidas. Você consegue chegar lá por uma trilha saindo da Praia da Macumba.

Praias do Rio de Janeiro – Prainha

Uma delícia de praia, pelo visual verde no entorno. Não há prédios na Prainha: do lado oposto da faixa de areia, há apenas a Mata Atlântica do Parque Municipal da Prainha. É procurada por surfistas porque tem fortes ondas. É uma das praias do Rio de Janeiro mais bonitas na minha opinião.

Prainha encanta pelo entorno natural, Foto: Ticianne Ribeiro.

Estacionar na Prainha é bem difícil, porque há poucas vagas e muitos surfistas. Como é mais afastada, os preços das comidas e vendidas nesta praia costumam ser mais altos que os praticados nas praias da Zona Sul. Não tem transporte público para lá.

Praias no Rio de Janeiro – Abricó

Logo depois da Prainha, Grumari é um pouco mais extensa e tem mais infraestrutura (mas acho que não há chuveiros de água doce também). No canto esquerdo ficam os naturistas, no trecho conhecido como Praia de Abricó.

Praias do Rio de Janeiro – Grumari

Localizada em uma área de preservação, essa praia chama atenção pelas águas bem verdinhas. Vale chegar cedo para conseguir uma vaga para estacionar o carro. Com certeza Grumari está entre as melhores praias no Rio de Janeiro, porque não tem prédios perto, só a mata. Tem alguns quiosques que vendem lanches rápidos e bebidas.

Banhistas em Grumari. Foto: Riotur/Ricardo Zerrener.

Praias no Rio de Janeiro – Praia do Inferno

Você vai chegar a essa praia por uma trilha. É importante levar lanche, água e tudo que for precisar, pois não há ambulantes. É considerada uma das praias “selvagens” da cidade, por só poder ser acessada por trilha e não ter edificações.

Praias do Rio de Janeiro – Praia do Meio

Outra praia bonita no Rio de Janeiro, a Praia do Meio é selvagem, com acesso por uma trilha de dificuldade média. Lá que fica a Pedra do Telégrafo, super famosa nas redes sociais. Também não tem qualquer construção, nem aluguel de barraca ou cadeira, muito menos venda de bebidas ou lanches. As ondas são fortes, tome cuidado. A Praia do Meio fica vazia mesmo em feriadão.

Leia também: Trilhas no Rio de Janeiro: 11 lugares que você TEM que conhecer!

Praia do Meio onde fica a famosa Pedra do Telégrafo. Foro: Marcelle Ribeiro.

Praia do Perigoso

O mar da Praia do Perigoso é mais tranquilo do que das demais praias da região. Apesar do nome, o acesso é feito por uma trilha bem tranquila. É considerada uma das “selvagens” praias do Rio de Janeiro, por não ter edificações.

Barra de Guaratiba

No extremo da cidade, essa é uma das poucas praias do Rio de Janeiro com casas simples e um bom restaurantes de pescados.

Leia também: Onde comer no Rio de Janeiro: 86 restaurantes por bairro

Precisa de carro para conhecer as praias no Rio de Janeiro?

Você pode chegar às praias da Zona Sul do Rio facilmente pelo metrô ou ônibus. Para as demais praias, depois de São Conrado, o ideal é ir de carro, em função do alto custo que dará o Uber para as praias da Zona Oeste. Caso não esteja com carro e não queira alugar, você pode pegar o metrô até a Barra da Tijuca (Linha 4 – Estação Jardim Oceânico). De lá, pegar ônibus, táxi ou Uber.

Para aluguel de carro, a gente recomenda o site Rentcars, onde você compara preços de várias locadoras.

Qual a praia mais bonita do Rio de Janeiro?

Para mim, as praias mais bonitas do Rio são Prainha, Grumari e Ipanema.

Praias com mar calmo no Rio de Janeiro

As praias com mar calmo no Rio de Janeiro, na maioria das vezes, não são próprias para banho. Não é recomendado mergulhar no mar no Flamengo, Botafogo, Urca e Praia Vermelha, por exemplo.

O mar pode estar calmo nas demais praias dependendo do dia e estação. Entretanto, no geral, todas têm ondas.

Como estão as praias do Rio de Janeiro hoje?

Você pode ter informações atualizadas sobre as ondas das praias do Rio pelo site Ricosurf. E para ver como está a condição de balneabilidade (limpeza, poluição) de cada praia, para saber qual está própria pra banho, veja no site da prefeitura.

As praias do Rio de Janeiro estão liberadas?

Desde o início de novembro de 2020, a permanência na areias das praias está liberada pela prefeitura. Também voltaram ao normal a possibilidade de aluguel de cadeiras e guarda-sóis, mas a recomendação é garantir o distanciamento de 1,5 metro na areia.

Na fase anterior de flexibilização, em função da pandemia da Covid-19, o mergulho estava permitido para os banhistas, mas os frequentadores deveriam ficar apenas nas águas. Apesar disso, a recomendação não estava sendo seguida, e as praias ficavam lotadas nos fins de semana de sol.

Praias com águas quentes no Rio de Janeiro

Você não vai encontrar praias com águas quentes no Rio. Todas são bem geladas, mas podem estar menos frias ocasionalmente.

Praias impróprias para banho no Rio de Janeiro

A balneabilidade das praias do Rio pode ser conferida no site do Inea. Lá você vê as condições das praias do Rio de Janeiro hoje.

Praia do Rio de Janeiro que os famosos frequentam

As praias mais frequentadas pelos famosos no Rio de Janeiro são Leblon e Barra da Tijuca.

Praias do Rio de Janeiro desertas

As praias do Inferno, Funda, do Meio, do Perigoso são as praias selvagens do Rio e são mais desertas.

Praias do Rio de Janeiro para surf

Arpoador, Joatinga, Prainha, Leblon (no trecho perto do paredão da Avenida Niemeyer), Barra da Tijuca, Praia da Macumba, Praia de Abricó e Grumari são clássicas opções para surfistas. Você pode conferir o Boletim das Ondas no site Rico Surf.

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (6)

  • Olá Marcelle!

    Tudo bom? Ouvi a sua entrevista na CBN. Ouvi vc. comentar que as vezes é legal ter ajuda de pessoas que viajam, mandando fotos e dicas de locais...

    Indico o site do meu primo, guiarunge.com

    Ele vira-e-mexe, faz avaliações de restaurantes pelo mundo, locais etc... vale a pena dar uma olhada e se vc. gostar, pedir autorização p/ postar as dicas dele no seu site... quem sabe, não rola alguma parceria de dicas aí, não é mesmo?

    Sorte aí!

    Andrey

  • Marcelle, parabéns pelo blog! Com certeza é o melhor blog sobre o RJ. Adorei as dicas das praias próprias e impróprias, os públicos, os postos com chuveiros, enfim... Muito bacana! Obrigada!

  • Obrigado por partilhar as suas experiências, o site é 5 estrelas.

    Muito útil, estou a viajar para o Brasil e a devorar inteiramente o site. Está muito bem construído, podemos ler o essencial e aprofundar com ligações suplementares.

  • Olá!

    Gostei das dicas. Porém... como "bairrista" morador do Flamengo, acho que você poderia citar que, da Praia do Flamengo, se tem uma das mais belas vistas do mundo. O Pão de Açucar, frontal, como nos cartões postais ( e não de "costas" como no Leme e Copacabana ); a Baía da Guanabara; a Urca; Niterói...

    Precisamos "quebrar" essa visão "Manoel Carlos" de Rio de Janeiro-RJ. De só divulgar o Leblon.

  • Boa tarde, Marcelle.
    Muito grato pelo seu esforço em reunir informações visando proporcionar alegria e satisfação a outros.
    Um forte abraço e que continue com essa mesma disposição.
    Paulo Almirante (Recife, PE)