Melhor época para ir a Natal (RN): tudo sobre o clima mês a mês

Será mesmo que não tem tempo ruim para viajar para o Nordeste? Não é bem assim. Isso porque a chuva pode atrapalhar e até impedir de realizar vários passeios. Pensando nisso, preparamos um post com dicas importantes sobre a melhor época para ir a Natal (RN), para que sua viagem seja o mais ensolarada e bacana possível.

A Marcelle, fundadora do blog, e em 15 dias lá não pegou um pingo de chuva, além de ter curtido todas as piscinas naturais. Além das dicas dela, fizemos todo um trabalho de pesquisa para te explicar quando ir para Natal e quais os riscos que você pode correr se for numa época ruim. Confira abaixo.

Praia de Ponta Negra, em Natal (RN). Foto: Marcelle Ribeiro.

Melhor época para ir a Natal

Natal é uma cidade com muitos passeios para se fazer ao ar livre, principalmente praias. Portanto, a chuva é um dos grandes empecilhos que você pode ter durante a sua passagem por lá. Sendo assim, dê preferência para a época que menos chove em Natal, isto é, de agosto a dezembro.

Lembrando que, mesmo no inverno, as temperaturas continuam ótimas no Nordeste, ou seja, pode ficar despreocupado que os seus dias de praia estarão garantidos.

Janeiro também é um mês bom para ir, mas um pouco menos do que de agosto a dezembro. Em fevereiro, junho e julho as chances de chover são maiores, contudo ainda dá para arriscar. Já março, abril e maio são meses em que a gente não arriscaria ir, porque, em média, chove bem mais neles, especialmente em abril.

Agora, se além de garantir dias de sol, você também deseja uma viagem mais tranquila e barata, a nossa recomendação é que você prefira ir nos meses de baixa temporada em Natal e também com menos chance de chuva, ou seja, setembro, outubro e novembro. Além de aproveitar bem os passeios, você tende a economizar. Sendo assim, esta é a melhor época para ir a Natal.

Melhor época para ir a Natal: temperatura e chuvas mês a mês

Para vocês entenderem a nossa lógica de análise sobre destinos de praia:

  • Meses com média história de até 100 mm de chuva: são os melhores pra viajar. Quanto menos chove, melhor.
  • Se chove em média entre 100 mm e 150 mm por mês em média: Há mais chance de pegar alguma chuva, mas dá pra arriscar
  • Meses em que chove mais de 150 mm em média por mês: A gente evitaria ir

Para analisar as médias históricas mensais a gente olha, para destinos brasileiros, no site da Climatempo, uma renomada empresa de previsões meteorológicas do país. Eles divulgam as médias históricas de chuvas e temperaturas dos últimos 30 anos. Abaixo, a de Natal (RN).

Média de chuvas mensais em Natal (RN). Foto: Climatempo.

Agora vamos analisar os períodos de chuva em Natal (RN) mês a mês?

Janeiro

Em janeiro chove um pouco em Natal: a média histórica é de 84 mm. Ou seja, é um ótimo mês para viajar. A temperatura varia entre 25 °C e 28 °C.

Fevereiro

Fevereiro é um mês com mais chuvas do que janeiro, com 117 mm na média histórica. Mas a temperatura segue a mesma variação do mês anterior. Portanto, para quem quer saber a melhor época para viajar para Natal, saiba que fevereiro é um mês bom.

Março e abril

Muitos se perguntam se “Natal em março é bom”. Março é quando começa o maior período de chuva em Natal (RN), tanto que a média histórica desse mês é 174 mm. Já abril é o mês mais chuvoso do ano, com 205 mm de chuva registrados na média histórica. No entanto, a temperatura se mantém entre 25 °C e 28 °C nos dois meses.

Maio

O clima em Natal em maio é chuvoso com temperaturas amenas. A média histórica da chuva para o período fica em 150 mm. Ou seja, fica ali no limite entre “vá sabendo do risco maior de chuva” e o “não vá”. A gente evitaria.

Forte dos Reis Magos visto de cima. Foto: Marcelle Ribeiro.

Junho e julho

Junho e julho ainda permanecem dentro da estação chuvosa em Natal, mas menos do que nos meses anteriores. A precipitação nesse período fica entre 116 mm e 145 mm. Ou seja, dá pra arriscar, sabendo que tem algum risco de chover. A temperatura média também cai para mínima de 22 °C e máxima de 26 °C.

Além disso, é importante considerar que esses meses são época de festas juninas. Portanto, devem rolar muitas festas no estado do Rio Grande do Norte. Porém, isso também eleva os preços de hotéis.

Agosto

Como é Natal em agosto? É neste mês que começa a transição para a estação seca. Historicamente, a média de chuva fica em 63 mm, e a temperatura é a mesma dos meses anteriores. Portanto, é um ótimo mês pra ir a Natal.

Setembro

Como falamos anteriormente, setembro é uma ótima época para ir a Natal. Isso porque chove abaixo dos 50 mm, e a temperatura volta a subir. Além disso, é época de baixa temporada, podendo ser, provavelmente, o mês mais barato para viajar para Natal, assim como outubro e novembro.

Outubro, novembro e dezembro

Os três últimos meses do ano possuem as menores médias históricas de chuva em Natal: 35 mm, 37 mm e 50  mm de chuva, respectivamente. Portanto, são meses excelentes para conhecer a região.

A Marcelle, fundadora aqui do blog, viajou para lá em novembro, passou 2 semanas e não pegou um pingo de chuva. “Somente dias ensolarados e lindos”, relatou ela. Por ser um local onde venta muito, a temperatura nesses meses mais secos não sobe tanto, ficando na média histórica entre 25 °C e 28 °C.

Vale lembrar que em dezembro acontece o Carnaval foram de época de Natal, conhecido como “Carnatal”. Portanto, neste período a cidade fica mais cheia. Além disso, é mês de férias escolares. Sendo assim, os preços dos hotéis e passeios também aumentam com relação a outubro e novembro.

Praia de Genipabu, pertinho de Natal. Foto: Marcelle Ribeiro

Tábua de marés: entenda antes de comprar sua passagem

Dois dos melhores passeios de Natal só conseguem ser feitos e aproveitados se a maré estiver baixa. Para saber em que dias exatamente acontece isso, você tem que entrar no site da Marinha do Brasil e procurar pela tábua de marés do porto de Natal.

Montagem sobre a tábua de marés de Natal. Foto: Reprodução site Marinha do Brasil

Olhando para o exemplo acima, dá para ver no topo os meses divididos em colunas e, abaixo, os dias de cada mês. Ao lado de cada dia do mês, você verá alguns horários, as alturas das marés mais baixas e também das marés mais altas.

Por exemplo, no dia 18 de agosto de  2024, destacado em vermelho, às 9h13 da manhã vai ser um momento de maré mais baixa, de apenas 0,2. E depois, neste mesmo dia, a maré voltará a estar mais baixa às 21h28, marcando 0,3.

Mas o que é considerado maré baixa? Para quem deseja aproveitar piscinas naturais, um dos atrativos de cidades próximas a Natal, é de 0,0 a 0,5, sendo 0,6 o limite. Ou seja, no nosso exemplo do dia 18 de agosto de 2024, o horário das 9h13 é perfeito para aproveitar um lugar desse tipo.

Em Natal, os passeios que você só aproveita no horário de maré baixa são os parrachos de Maracajaú e os de Perobas (em Rio do Fogo). São tours de dia inteiro lindíssimos, em que você vai para uma área do mar onde a água é azul-turquesa. Além disso, são lugares perfeitos para fazer snorkel e ver peixinhos.

Melhor época para ir a Natal: pesquisar marés faz diferença mesmo?

O problema de não se atentar à tábua de marés é que tem dias em que a maré baixa é num horário ruim, o que pode inviabilizar um passeio.

Por exemplo, no dia 1° de julho, como mostra a tabela, os dois momentos do dia em que a maré estará mais baixa são às 6h17 da manhã e às 18h47 da tarde. Ou seja, fica inviável, porque nenhum passeio de Natal consegue fazer com que às 6h você já esteja nas piscinas. E às 18h47 já escureceu em Natal. Além disso, existem dias do ano onde em nenhum horário a maré fica baixa, como destacado em azul na tabela.

Agora, imagina se você tiver comprado passagem para estar em Natal justamente em dias em que as marés mais baixas são em horários que inviabilizam passeios? Você vai deixar de visitar esses paraísos que são Maracajaú e Perobas. Melhor pesquisar antes a melhor época para ir a Natal e aproveitar sua viagem ao máximo, não é mesmo?

Parrachos de Maracajaú. Foto: Marcelle Ribeiro.

Para você não perder nada em Natal, assista abaixo o vídeo sobre os melhores passeios para se fazer!

Você tem mais dicas sobre a melhor época para ir a Natal? Escreva nos comentários!

Leia mais:

Filipe Fernandes: Niteroiense e corinthiano fanático. Sou estudante de Jornalismo pela ESPM Rio e me divido entre as paixões pelas áreas do jornalismo internacional, investigativo e esportivo. Também estou sempre disponível para debater sobre a geopolítica mundial.