Manias e curiosidades do povo de Nova York
Os nova-iorquinos são um povo particular, com manias e um jeitão diferente. Eu já tinha percebido isso ao ver tantos filmes rodados lá (a cidade é uma onde mais se gravam filmes nos Estados Unidos), mas visitando a cidade é que percebi alguns hábitos curiosos. E resolvi listar alguns aqui, para você já ir para lá preparado!
1 – Comer na rua
Nova-iorquino adora comer na rua, sentado numa praça agradável. Eles curtem comer uma salada ou só um sanduba na hora do almoço sentadinhos perto de um lugar gramado. Me corrijam se eu estiver errada, mas acho que o povo não costuma comer “comida de verdade” na hora do almoço não… Vi gente comendo saladinha que trouxe de casa, no pote plástico, num parque super bacana, o Bryant Park. Vi gente pedindo sua salada numa delicatessen e levando ela para comer na praça em frente. E vi gente pedindo um cachorro-quente no trailler e comer ele em pé, na calçada mesmo.
2 – A lei do empurrão
Nova-iorquino é um povo que não liga quando empurra os outros. Eles esbarram nas pessoas ao lado e não estão nem aí, não pedem desculpas ou licença. Ao que me parece, isso foge à regra dos americanos de outras cidades, que toda hora falam “excuse me”, para tudo.
3 – Cuidado para não ser atropelada
Quando o sinal de trânsito está aberto para os pedestres e eles estão na faixa de pedestres, isso significa que os carros vão parar e esperar os pedestres passarem, certo? Em Nova York não. Para os motoristas de Nova York, mesmo se o sinal estiver aberto para os pedestres, os carros podem passar! Pelo que entendi, a lei lá permite que o motorista desrespeite o sinal dos pedestres e passe, desde que não atropele ninguém. Várias vezes vi carros entrando na rua que eu estava cruzando, e os motoristas pararam o carro bem perto de mim. Medo de ser atropelada!!!
4 – Tarados por wifi grátis
Wifi grátis é uma verdadeira obsessão dos nova-iorquinos. Em todos os restaurantes, bares, shoppings tem. E o engraçado é que tem também em praças e parques, muitas vezes patrocinadas por empresas grandes, como no Bryant Park. Quer internet grátis e não sabe onde achar? Não pestaneje: vá a uma loja da Starbucks. Não precisa nem pedir um café nem nada. Encoste em qualquer cantinho da cafeteria e o use o wifi, que é aberto e grátis. Nenhum atendente vai achar estranho você ali, sem consumir nada, filando a internet!
5 – Um Starbucks em cada esquina
A rede de cafeterias Starbucks é praticamente onipresente em Nova York. Em cada esquina tem uma. Sério. Os caras são o “novo Mac Donald’s” hoje em dia. Ok, americano adora tomar café ralo naqueles copos gigantescos, mas é impressionante o exagero de Starbucks na cidade. Pelo menos vai sempre ter um lugar para filar wifi grátis perto de você! 😉
Leia também:
- O que fazer em Nova York: roteiro de 7 dias de viagem
- Como comprar ingresso para espetáculo da Broadway
- Onde comer em Nova York: dicas de restaurantes e lanchonetes
- Como andar de ônibus em Nova York
- Como andar de metrô em Nova York
- Compras em Nova York: lojas bacanas e baratas
- Outlet em Nova York: comprando no Jersey Gardens
- Culto gospel em Nova York: como ir a um
- Veja o índice de posts sobre Nova York
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!
Adorei! Muito interessante, e a questão de empurrar é igual o pessoal daqui de São Paulo!
Beijos
Muito obrigada isto me ajudou muio no meu trabalho sobre nova iorque. Obrigada.
Adorei, estou planejando uma viagem pra nyc, e este post ajudou muito!
Oi Marcelle, eu tenho 17 anos, quando fizer 18 vou para NY com a minha mãe que não entende nada de inglês e estou tendo que planejar a viagem toda sozinha, seu blog está me ajudando muito, gostaria de saber, se você não poderia me mandar um email, eu poder tirar algumas duvidas, até medinhos básicos kkk
Parabéns e obrigada !
Oi, Mirelle.
Mande suas dúvidas aqui pela caixa de comentários, vai que ajuda outros viajantes também, né? A sua dúvida pode ser a de outras pessoas também.
Abraço,
Oi, Mirele,
Escreva as suas dúvidas aqui na caixa de comentários, que respondo. As suas dúvidas podem ser as mesas de outros leitores, daí respondendo as suas eu ajudo mais gente junto.
Abraço,
Gostaria de informações sobre os ingressos dos museus em NY. Lí em alguns blogs que você contribui com o valor que quiser para entrar neles. Isto procede? Quero visitar o MOMA, o Museu de História Natural, o Guggenheim. Agradeço por sua resposta.
Oi, Eliane, no caso do MEtropolitan Museum, o pagamento é opcional e o valor é apenas uma sugestão do Museu. O diretor do museu até falou sobre isso tempos atrás – http://www.metmuseum.org/about-the-museum/now-at-the-met/from-the-director/2013/important-message
Veja uma lista de museus de NY onde a entrada também é opcional aqui: http://gonyc.about.com/od/museums/ss/Free-Admission-And-Discounted-Admission-At-New-York-City-Museums.htm#step2
Alguns desses museus que você listou têm dias em que a entrada é grátis, mas são mais cheios. O Moma não cobra ingressos às sextas-feiras, das 16h às 20h (para evitar filas, eles recomendam chegar depois das 18h).
No Museu de História Natural, você paga quanto quiser, basta ir nas bilheterias do museu e dizer que quer pagar um valor diferente do sugerido pelo museu (não dá para comprar online). Essa é a informação oficial que consta no site do museu.
No Guggenheim a cobrança é obrigatória.
Abraço,