Tem épocas em que tudo que a gente sonha é com uma viagem para o Nordeste, mas não só pra ir pra uma praia quentinha, mas também vazia. Com pouca gente, mas muita beleza. Sim, elas existem! Pensando nisso, reuni nesse post dicas de 10 lugares para viajar no Nordeste pra você fugir de aglomeração, especialmente nesses tempos de pandemia do novo coronavírus. Mas mesmo para o pós-pandemia, elas são ótimas tb pra quem quer curtir praias no Nordeste.
Porém, vale lembrar que se você está viajando em tempos de pandemia e tem um plano de saúde que tem apenas cobertura regional (1 cidade ou apenas 1 único estado), vale a pena contratar um seguro viagem nacional, pra não ter que depender da nossa sempre lotada e caótica rede pública de saúde. Saiba mais no post: Seguro Viagem no Brasil: é necessário? Vale a pena fazer?
Como economizar na passagem aérea
Nós recomendamos comprar passagens com desconto no site Vai de Promo.
Avisos dados, vamos às dicas para a sua viagem para o Nordeste!
Lugares para viajar no Nordeste – Alagoas
1 – São Miguel dos Milagres
Com suas praias desertas de mar turquesa e calmo, e areias fininhas, São Miguel dos Milagres, em Alagoas, virou sinônimo de paraíso. Apesar de ser um destino mais caro do que cidades próximas, como Maragogi, vale cada centavo. Dificilmente você encontrará um lugar de praia com tanta paz e tão lindo no Brasil. E o melhor: os municípios próximos, como Japaratinga, Porto de Pedras e Maragogi, que formam a Costa dos Corais, podem ser explorados na mesma viagem.
A cidade fica a 97 km de Maceió (AL) e a 220 km de Recife (PE). Os aeroportos dessas capitais são os mais próximos.
A melhor época do ano para conhecer não apenas São Miguel dos Milagres, como toda a Costa dos Corais, é entre setembro e fevereiro, quando faz calor e chove pouco. Entre março e agosto, a temperatura cai um pouco, mas o volume de chuvas aumenta bastante, especialmente entre abril e julho.
Fique de 5 dias a uma semana para aproveitar não só São Miguel, como algumas praias da região. Foi a melhor viagem para o Nordeste que já fiz.
2 – Japaratinga (AL)
Japaratinga é outra cidade super vazia e linda da região da Costa dos Corais, em Alagoas, que também é conhecida como a Rota dos Milagres. Se, por um lado, ela é menos famosa, por outro, também tem piscinas naturais com peixinhos lindos, mar azul quentinho e paradinho, e hospedagens mais baratas!
Eu passei 5 dias lá e conhecia 2 praias por dia. Desta forma, pude curtir também praias de cidades vizinhas, como São Miguel dos Milagres, Maragogi e Porto das Pedras, porque é tudo muito pertinho por lá.
Os aeroportos mais próximos são os de Recife, cidade que fica a 140 Km, e de Maceió (115 Km).
Como em São Miguel dos Milagres, a melhor época do ano pra viajar pra lá é entre setembro e fevereiro, quando faz calor e chove pouco. Evite ir de março e agosto, quando chove mais.
Por lá eu fiz passeio a piscinas naturais, fui às praias de Japaratinga, Boqueirão e Bitingui e tirei fotos no Mirante Aruanã. É definitivamente um dos melhores lugares para viajar no Nordeste para quem busca beleza e sossego e preços mais pagáveis que São Miguel dos Milagres.
Porém, recomendo fortemente alugar um carro pra conhecer a região, pois por lá não tem transporte público e pouquíssimas agências de passeios. Eu sempre alugo no site Rentcars, que reúne várias locadoras do país, e sempre deu certo.
Lugares para viajar no Nordeste – Bahia
3 – Barra Grande / Maraú (BA)
Já conheci boa parte do litoral da Bahia e não me lembro de ter ido a praias com águas tão cristalinas e azuis como na Península de Maraú/Barra Grande. Taipu de Fora é uma de suas praias e frequentemente aparece listada não apenas entre as melhores praias do Nordeste, mas do Brasil. Ela tem piscinas naturais famosas, cheia de peixinhos, além de mar transparente, sem ondas e quentinho.
Porém, Maraú tem muito mais, como a linda praia do Mutá, boa pra passar o dia e ver o pôr do sol. Tem bar charmoso na beira de um rio, onde é uma delícia passar o fim de tarde. Tem passeio pra ilhas próximas e até cachoeira que deságua no mar. Além disso, em Maraú ficam praias mais desertas ainda, como as do Cassange e de Saquaíra, que têm ondas. Em 3 dias você conhece tudo. Mas se tiver mais tempo, pode emendar a viagem com uma ida a Boipeba e Morro de São Paulo (mas Morro tem praias mais cheias, tá?).
O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, a 130 km. Para Salvador, são 276km. De Ilhéus você pode ir de carro ou ônibus até a cidade de Camamu e de lá pegar uma lancha pra Maraú. Ou então ir direto de carro pra Maraú. Contudo, saiba que a estrada costuma estar bem ruim. Eu recomendo pegar a lancha em Camamu.
A melhor época é de agosto a outubro, porque chove menos, segundo a Climatempo. Mas dá pra ir em outros meses também. Eu evitaria abrir, porque chove mais.
4 – Caraíva (BA)
Localizada no Sul da Bahia, a 70 Km do Aeroporto de Porto Seguro, Caraíva é um daqueles lugares para viajar no Nordeste que é visitável praticamente em qualquer época do ano, porque o clima não difere tanto de mês pra mês. Os meses com mais chuva (em média) são novembro, dezembro e março.
Por lá, além de curtir praia nas barracas simples, que servem apenas petisco, você pode e deve aproveitar o encontro do rio com o mar. Dá pra alugar stand up paddle ou passear de boia. Além disso, você pode aproveitar pra ir a praias vizinhas, como Ponta do Corumbau, e à famosa Praia do Espelho, que também costuma estar nas listas das melhores praias do Brasil. Também vale caminhar até a Praia do Satu, por uns 3Km, pra brincar de passar argila no corpo, apreciar as falésias coloridas e tomar banho na lagoa do Satu.
Por ser tão isolada e exclusiva, Caraíva é daqueles lugares para viajar no Nordeste para quem pode investir um pouco mais, porque os preços lá são altos.
5 – Boipeba (BA)
A Ilha de Boipeba é pra quer dica para quem prioriza tranquilidade ao analisar lugares para viajar no Nordeste. As praias são beem vazias. Meu pai passou 4 dias lá num feriadão e amou conhecer as praias da ilha a pé. Ele fez trilhas para as praias de Moreré, Cueira e Tassimirim. E fez passeio de barco para piscinas naturais. A vida noturna se resume a restaurantes, poucas lojinhas no centrinho e uma feirinha de artesanato.
Você pode voar até Salvador e de lá dirigir até a cidade de Valença, que fica a 300 Km, onde pegará uma lancha, que leva 50min para chegar a Boipeba. Outra opção é voar até Ilhéus, e de lá dirigir (ou pegar um ônibus) até Valença, a 187 Km, onde vai pegar a lancha. Ou seja, o aeroporto de Ilhéus é o mais próximo.
Em geral, os meses menos chuvosos em Boipeba são dezembro, janeiro e outubro. Em seguida, fevereiro e novembro. Evite ir em abril, maio ou junho, porque chove muito.
6 – Mangue Seco (BA)
Já no extremo norte da Bahia, a 205 Km de Salvador, quase na divisa com Sergipe, está a praia de Mangue Seco, que ficou famosa pela novela Tieta. Para chegar, você terá que dirigir até a cidade de Pontal, no estado de Sergipe, deixar o carro estacionado e pegar um barco para a vila de Mangue Seco. Ao saltar do barco, pegue um buggy para ir até a praia e a vila (andar pela areia fofa e quente é péssima ideia).
A vila de Mangue Seco, na cidade de Jandaíra, é bem rústica e deserta, com ruas de areia e pouquíssimas opções de pousadas e restaurantes. Entretanto, há várias passeios de barco pelo rio para fazer e a paisagem é bonita. Vale ficar 1 ou dois dias. É legal combinar com uma viagem a Sergipe.
Lugares para viajar no Nordeste – Pernambuco
7 – Praia dos Carneiros – Tamandaré (PE)
A Praia dos Carneiros, pertinho de Porto de Galinhas, é um dos melhores lugares para viajar no Nordeste se você procura calma, mar verde claro e paradinho. É um paraíso! Apesar de ter algumas barracas de praia grandonas, elas são poucas e concentradas num trecho da areia. Como a praia é muito extensa, tem muita área pra você ficar longe de qualquer aglomeração.
Dá pra nadar com peixinhos nas piscinas naturais e caminhar até uma das igrejas mais pitorescas do Nordeste, a de São Benedito, que fica na beira da praia. Tem também um passeio de catamarã, mas daí você terá que dividir a embarcação com mais gente.
A Praia dos Carneiros está a 53,3 Km de distância de Porto de Galinhas (cerca de 1h de carro) e a 98 Km de Recife (aproximadamente 1h30 de carro). Eu conheci apenas num bate-volta desde Porto de Galinhas, mas muita gente se hospeda lá. É um dos meus destinos preferidos entre os lugares para viajar no Nordeste que listei aqui.
Vá de agosto a fevereiro, quando chove pouco. Junho e julho são os meses mais chuvosos.
8 – Fernando de Noronha (PE)
Falar de viagem para o Nordeste e não falar de Noronha é difícil. Afinal, as praias de lá são o maior sonho de muita gente. A água é de um azul tão lindo que chega dói. Dá pra ver a vida marinha mesmo com um simples snorkel a metros de distância, de tão transparente que é a água. E também dá para ver golfinhos, tartarugas, tubarões…
O acesso às praias é de buggy, de passeio, de barco ou até mesmo fazendo trilhas. Tem voo direto pra lá, mas eles saem de Recife. Fique pelo menos 4 dias inteiros, mas se tiver bala na agulha, fique 1 semana. E já saiba que quando o assunto é viagem para o Nordeste, Noronha deve ser o destino mais caro.
Janeiro e fevereiro são meses bons para surfistas, porque as ondas ficam enormes. No entanto, são meses ruins para quem não surfa, porque não dá para fazer vários passeios legais, como ver os golfinhos. Os meses mais chuvosos são abril, maio, junho e julho. Para mergulhar, é bom ir de agosto a novembro. Eu fui em agosto e peguei dias de sol, mas venta bastante nessa época.
Lugares para viajar no Nordeste – Ceará
9 – Fortim (CE)
Localizada a mais ou menos 132 km do aeroporto de Fortaleza, Fortim, no Ceará, é para quem quer zero agito numa viagem para o Nordeste. Por lá, a Praia Pontal de Maceió, por exemplo, é tem poucas ondas, areias limpas e água na temperatura ideal. Além disso, é ótima para caminhar. Também tem praia no encontro com rio e outras ótimas para kitesurf, já que venta bastante na região.
Você pode aproveitar e esticar para a vizinha Canoa Quebrada, mas saiba que em Canoa Quebrada as melhores barracas de praia são meio muvucadas de gente.
A melhor época do ano para ir a Fortim é de agosto a novembro, já que, durante esses meses, há menor incidência de chuva. Em 3 ou 4 dias você conhece.
10 – Lugares para viajar no Nordeste: Águas Belas (CE)
Eu conheci Águas Belas num passeio bate-volta desde Fortaleza, mas por lá tem boas pousadas e vale se hospedar. Além de praias lindas e vazias, em Águas Belas tem encontro com o rio, que tem dunas em volta e águas quentinhas e paradas. O mar tem ondas, mas dá pra ir de boa. E vale a pena também fazer um passeio de buggy por dunas, mirante e uma sorveteria simples, mas com sabores regionais deliciosos.
Águas Belas pertence ao município de Cascavel e fica a 65 km de Fortaleza, o que dá 1h10 de carro. Vá de junho a janeiro, quando chove pouco.
E você tem dicas de destinos para uma viagem no Nordeste sem muvuca? Deixe nos comentários!
Assista às dicas em vídeo abaixo!
Leia também:
- Corumbau (BA): Como ir e o que fazer (Miniguia essencial)
- Seguro Viagem no Brasil: é necessário? Vale a pena fazer?
- As 10 praias mais bonitas do Brasil (você tem que ir!)
- Lua de mel no Brasil: 20 lugares para uma viagem de sucesso
- Roteiro na Bahia: Que praias valem a pena? Quantos dias em cada?
- Roteiro de praias no Ceará: O que fazer em 7 a 15 dias de viagem
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!