Ilhas gregas: como escolher as melhores para a sua viagem
Quais são as ilhas gregas mais bonitas? Quais as que mais combinam comigo e com o meu estilo de viagem? Essas foram as perguntas mais difíceis que enfrentei quando decidi viajar para a Grécia em busca de sol e mar. O país tem nada menos que 2 mil ilhas, mas nem todas são habitadas. Como decidir para quais ir?
Não tenho uma receita mágica, desculpem. Depois de meses (isso mesmo, meses!) de pesquisas em revistas, guias de viagem, visitas a sites e blogs, decidi ir a três ilhas: Milos, Mykonos e Santorini.
Ilhas gregas: dicas para escolher seus destinos
A primeira dica que dou é: leiam revistas de turismo, reportagens em jornais e atentem para fotos das ilhas e para o perfil delas. Algumas são mais tranquilas, e não atraem horrores de turistas, mas podem ser belíssimas. Outras atraem mais jovens baladeiros, algumas atraem casais, e há ainda as ilhas preferidas pelo público GLS. Comprei dois guias de viagem para tentar me decidir sobre as ilhas: o Guia Visual da Folha de S. Paulo sobre Atenas e Ilhas Gregas e o guia do Lonely Planet (eu comprei só os capítulos em PDF sobre as Cíclades e sobre transporte entre as ilhas, em PDF, no site do Lonely Planet).
A segunda dica é: escolham ilhas de uma mesma região para visitar, pois isso vai facilitar bastante a sua vida. É que as ilhas gregas estão bem espalhadas em várias regiões, em volta da área do “continente”. Ir de uma ilha de um grupo para outra ilha que pertence a outro grupo (por exemplo, ir de uma ilha jônica para uma ilha cíclade) requer uma logística maior do que conhecer ilhas de um mesmo grupo.
Inicialmente, eu pensei em conhecer a ilha de Zákynthos, que é uma ilha jônica, e na mesma viagem visitar Milos e Santorini, que são da região Cíclades. Mas os voos para Zákynthos nunca apareciam nos sites das empresas aéreas, e ir de barco para lá partindo da Cíclades levaria dias. Por isso, desisti e optei por conhecer apenas ilhas cíclades, que são lindíssimas também.
Milos: um tesouro escondido
Você vai notar que as agências de viagem brasileiras vendem pacotes basicamente para duas ilhas: Mykonos e Santorini, que devem ser as que atraem mais turistas. Eu já estava decidida a conhecer Santorini, que apesar de não ser a mais indicada para quem quer curtir praia, é a mais famosa ilha grega, com hotéis em penhascos e um pôr do sol de cair o queixo.
Se para você, Grécia significa casinhas branquinhas do alto de um penhasco, Santorini é o seu lugar. (você vai achar casinhas brancas e azuis em várias ilhas gregas, mas em Santorini é que elas ficam em área inclinada).
Foi o blog A Turista Acidental que me chamou a atenção para a ilha de Milos, também uma ilha cíclade. Apesar de a autora do blog ter ido a Milos já no fim do verão e não ter aproveitado as praias por causa do clima, a ilha me chamou a atenção. Praias lindas e tranquilas, sem muita muvuca, foi o que pensei. E foi a escolha mais acertada que fiz na viagem: Milos é tudo de bom. Ganhou de Santorini na lista das mais bonitas. Outro blog com dicas e foto legais de Milos é o Próximos Destinos.
Ilhas gregas: decidindo por Mykonos
A gente ainda teria mais dias para conhecer uma terceira ilha e a pulga ficou atrás da orelha: vamos ou não vamos a Mykonos? Inicialmente eu não pensava em ir a esta ilha, que tem fama de baladeira.
Eu não sou nada baladeira, apesar de gostar de ir a festas de vez em quando. Mas as outras ilhas que concorriam com Mykonos também me causavam dúvidas: Ios costuma ser mais barata que Mykonos, mas também é baladeira, e atrai gente bem mais jovem, na faixa dos 18 a 20 anos. Folegandros me parecia “paradona” demais e não achei que tivesse praias lindas (pelas fotos que vi, claro).
Daí comecei a ver muitas fotos de praias de Mykonos e achei a combinação areia+mar de lá bem bonita. Praias com água cristalina, sem ondas…. Mykonos entrou para o roteiro! E como havia muitas praias bonitas, Mykonos ganhou até mais dias no meu roteiro. Gostamos bastante de lá, e olha que ignoramos quase que totalmente as baladas. As praias são lindas e há muitas opções de bons restaurantes.
Não quis fazer um cruzeiro entre as ilhas porque eles destinam pouquíssimo tempo a cada ilha. E eu queria ver tudo com calma, sem estresse de “está na hora de entrar no navio”. E adorei esse esquema que fiz. Deu tempo de sobra para fazer tudo que eu queria e de uma maneira bem relaxada, com direito a cochilo depois do almoço!
Leia também:
- Como comprar passagens de barco para as ilhas da Grécia
- Seguro viagem para a Grécia: Atenção para não errar ao escolher!
- Mykonos: praias desertas, lotadas e baladas. A ilha tem de tudo!
- Santorini: o pôr do sol mais famoso e charmoso da Grécia
- Milos: ilha com praias lindas e sem confusão
- Índice com todos os posts sobre a Grécia
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!
oi Marcelle..gostei das suas dicas…maravilhosa…mas estou em duvida para ir a MYCONOS ..Os preços dos hotéis…mas vi que Tinos é barata e linda tb !!! o que acha ?
Oi, Naldo,
Não conheço Tinos, mas a Grécia tem inúmeras ilhas lindas. É difícil escolher mesmo! 😉
Já deu uma olhada no site http://www.guiagrecia.com.br/? É de um brasileiro chamado Décio, que já foi para o país um monte de vezes. Quem sabe ele pode te ajudar a escolher?
Abraço,
Marcelle
Oi Marcelle,
Estou pretendendo ir à Grecia em agosto do ano que vem. Gostei muito das suas dicas. Gostaria de ir além de Atenas em Mykonos, Santorini e Creta. O que você acha ? Vou com meu marido. Vou comemorar meus 60 anos lá. Depois vamos para a Itália. Apesar da idade, somos bem joviais. Eu adoro lugares alegres com com gente mais jovens.
Oi, Cristina.
Você vai amar a Grécia. É um lugar para todas as idades. Mykonos costuma atrair mais pessoas jovens, mas tem gente de todas as idades. Qualquer dúvida, estou por aqui.
Abs
Oi Marcelle, tudo bem? Adorei seu post!!!
Estou pretendendo ir às ilhas Gregas em Maio do ano que vem e gostaria principalmente de aproveitar as praias. Pelo que li seria melhor ficar em Milos e Mykonos. Queria saber se as praias são muito pedregosas ou se é tranquilo de andar nas areias. Outra coisa é se o mar é muito gelado.
Obrigada!! LETICIA
Oi, Letícia! Santorini também é imperdível! Poucas praias têm pedras. Normalmente, é bem tranquilo andar na areia das praias por lá. A água também não era gelada. Se você pegar um tempo bom, vai achar uma delícia!
Boa viagem!
Oi, Letícia,
É tranquilo andar na areia de Milos e Mykonos. O mar não é muito gelado, mas também não é quente. É uma temperatura como a do mar no Rio de Janeiro: um pouco fria, mas suportável.
Olá querida…amei seu post.sobre Grécia…..terei tempo apenas para duas praias..Quais vc indicaria?
Agradeço mtttoooo
Oi, Izabella,
Depende do seu perfil. Numa primeira viagem à Grécia, eu focaria em Mikonos (que tem praias belíssimas) e Santorini (pela vista da cratera e do mar, pela arquitetura das casinhas branquinhas). A Grécia rende várias viagens!!
Abraço, Marcelle.
Olá! Parabens a pelo Post! Pretendo ir à Grécia com minha esposa e filhos (9 e 13) em agosto de 2018.. Gostaríamos de passar uns 7 (ou mais) dias na Grécia.. Gostatiamos de alugar uma casa e ficar uns 5 dias numa única ilha tendo uma experiência de “moradores” da ilha conhecendo praias, culinária, costumes locais e de lá conhecer outras ilhas. Quais suas recomendações?
Oi, Ronaldo,
Recomendo ficar em Myconos, que tem muitas praias lindas, um centrinho charmoso e vários restaurantes legais.
Abs
Marcelle, parabéns pelo seu post, adorei, voce falou sobre tudo o que eu queria saber sobre as ilhas gregas! Fantastico!
Olá, Marcelle!
Estou adorando as dicas do seu site. Pretendo ficar em média 8 a 10 dias pelas ilhas Gregas em Setembro/2018.
Gostarioa de saber a ordem (logística) melhor para fazer Atenas e as ilhas de Mykonos, Santorini e Milos. Qual a ordem (facilidade de transportar de uma a outra) que você indicaria? De Atenas vou pra qual primeiro e de lá pra onde, consecutivamente?
Muito obrigado pela ajuda.
Oi, Renan! Eu saí de Atenas e fui para Milos, Mykonos e Santorini (nessa ordem). Nós fizemos todos os trajetos de barco e essa foi a melhor solução pra gente. Mykonos e Santorini têm aeroportos e o avião pode ser mais rápido… Neste link aqui, você encontra todos os posts sobre a Grécia e pode organizar melhor a sua viagem! Aproveite! Abs, Marcelle.
https://www.viciadaemviajar.com/category/europa/grecia/