Expedição 4×4 Ushuaia: Por que o passeio Lagos Off Road é imperdível?

Coloque aí na sua listinha de passeios “obrigatórios” para quando for ao fim do mundo: a expedição 4×4 Ushuaia é imperdível! Depois do passeio da caminhada com os pinguins, foi o tour que eu mais gostei na cidade. Por quê? Porque não apenas você vê os belos lagos Escondido e Fagnano, como tem uma experiência cheia de aventura, como eu amo! Foi uma das razões de Ushuaia e da Patagônia Argentina terem sido muito mais divertidas do que eu esperava!

Lagos Escondido e Fagnano: de van ou na expedição 4×4 Ushuaia?

Você pode conhecer os lagos Escondido e Fagnano num passeio de van, é verdade. E que tem uma parte do percurso semelhante. Mas percorrer os bosques de Ushuaia com um grupo super animado num 4×4 foi pura emoção. E não, em nenhum momento achei que a gente ia ficar ali empacado na lama. Pelo contrário! Nosso motorista até colocou o carro para andar sem ele! Calma que eu te conto. 🙂

Lago Fagnano, em Ushuaia, e as Cordilheiras dos Andes. Foto: Marcelle Ribeiro.

Por que o lago se chama Escondido?

A minha expedição 4×4 Ushuaia começou com o guia/motorista me pegando no hotel. Outros dois brasileiros se juntaram a nós no carro. E além do nosso carro, havia apenas um outro. Ou seja, aquela sensação de exclusividade deliciosa.

Nossa primeira parada foi não muito longe da cidade: no Valle Cabajal, em um mirante com uma bela vista das montanhas. Ficamos ali uns 15 minutinhos e seguimos para o primeiro mirante do lago Escondido.

Vista do mirante do Vale Cabajal. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mas nessa nossa primeira tentativa de ver o lago, não tivemos sucesso, porque a neblina cobria tudo (não é à tôa que ele se chama Escondido..heheh). Fazia 4 graus Celsius lá fora, e olha que era meados de outubro, primavera!

Aos poucos a névoa foi se dissipando e conseguimos ver o Lago Escondido! Paramos uns minutinhos na margem dele, onde pudemos tirar fotos e tomar um chocolate quente num pequeno restaurante.

Lago Escondido. Foto: Marcelle Ribeiro.

Início da parte off road: castores

Até este ponto, a expedição 4×4 Ushuaia não tinha entrado na parte off road ainda e parecia ter passado pelos menos locais que os turistas que vão de van conhecer os lagos Escondido e Fagnano.

Enquanto tomávamos algo no restaurante, vimos o grupo que foi de van ir visitar uma antiga serralheria à beira do lago e algumas pessoas indo fazer um passeio de caiaque nele. Quem vai de 4×4 também pode fazer o passeio de caiaque.

A partir daí, a expedição 4×4 Ushuaia pegou outro trajeto, por uma trilha no bosque, que inicialmente era até boa para carros comuns.

Nosso guia/motorista Diego nos mostrou os estragos na vegetação feitos por castores, que são animais que não são típicos de Ushuaia, mas que foram trazidos para a região anos atrás, vindos do Canadá e do Alaska. Como não há predadores do castor na Patagônia Argentina, eles se proliferaram.

E, para se proteger, essa espécie destrói árvores para fazer um esconderijo. O resultado é que é muito comum ver em várias regiões da Patagônia Argentina grandes trechos de árvores destruídas e caídas, que acabam represando rios e riachos.

Olhem o estrago feio pelos castores! Foto: Marcelle Ribeiro

A parte da emoção e adrenalina na expedição

A parte mais divertida da expedição 4×4 Ushuaia com certeza é a offroad. Nosso motorista Diego colocou uma música animada alta (um rock/metal) que casou totalmente com a nossa aventura!! E ele deu um show, colocando o carro pra “dirigir sozinho” na estrada e filmando a a nossa aventura!

Foi super solícito inclusive quando eu pedi para sair do carro e filmar o nosso 4×4 desafiando as poças de lama! 😉
Além disso, o passeio foi super seguro: em nenhum momento senti que a gente ia ficar atolado ali. Tinha gente jovem e também mais velho.

Poças e mais poças e mais poças! Foto: Marcelle Ribeiro.

Aquele momento em que o carro inclina! Foto: Marcelle Ribeiro.

Emoção na Expedição 4×4 Ushuaia! Foto: Marcelle Ribeiro.

E o que falar da nossa chegada triunfal no Lago Fagnano? Descemos uma ladeira e entramos um pouco com o carro na água! Uow!! Muuuuito divertido! Tanto que a gente pediu bis! E o Diego, fofo, fez de novo, e gravou tudo de novo pra nós! Como não amar os argentinos? 😉

Em seguida, saltamos na beira do lago e tivemos tempo para fotos ali, enquanto a poucos passos, ao lado de uma cabana, Diego e seu colega guia/motorista viraram também lenhadores/churrasqueiros e prepararam pra gente entradinhas e churrasco! Ao redor de uma fogueira, petiscamos frios, azeitonas e pão, com vinho à vontade.

Com um grupo só de turistas brasileiros e dois guias que falavam português, nós ficamos amigos rapidamente.

Guia/motorista/lenhador/churrasqueiro! Foto: Marcelle Ribeiro.

Bate-papo, comida e vinho ao redor da fogueira

Depois, nos serviram uma linguiça divina no pão! Tive que me controlar para deixar um espaço na barriga para o super pedaço de bife de chorizo que veio em seguida, com batatas e cenouras assadas e molho chimichurri. Senhorrr, como comi! Rsrsrs

Com a pancinha cheia e num papo animado, nosso grupo ainda caminhou mais um pouco na beira do lago, antes de começarmos o caminho de volta da Expedição 4×4 Ushuaia.

Nossas entradinhas fartas! Foto: Marcelle Ribeiro.

Carne, batata e cenoura assadas. Foto: Marcelle Ribeiro.

O sol deu as caras no Lago Fagnano!

Por fim, demos uma parada rápida no Paso Garibaldi, o ponto mais alto da Ruta 3, estrada famosa por seu tamanho: são mais de 3mil km desde Buenos Aires a Ushuaia. Com o tempo agora totalmente aberto, conseguimos ver os Lagos Escondido e Fagnano, e ainda as montanhas da Cordilheira dos Andes. Yey!

Por volta das 16h eu já estava na pousada.

Lagos vistos do Paso Garibaldi. Foto: Marcelle Ribeiro.

Preço da Expedição 4×4 Ushuaia:

Eu fiz a Expedição 4×4 Ushuaia como cortesia da agência Brasileiros em Ushuaia, mas também dá pra reservar online com a Civitatis, site onde eu já comprei passeios e transfers em vários países do mundo, diversas vezes. Em julho de 204 o passeio está custando 146 mil pesos (US$ 150 ou R$ 867). O valor inclui transfer, o passeio no 4×4, guia e almoço.

Vale lembrar que pessoas de qualquer idade podem fazer.

Assista abaixo a um vídeo sobre Ushuaia!

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (3)

    • Oi, Verônica.
      Que bom que gostou do post! Não cheguei a fazer o passeio de caiaque não. Eu remo super mal e fiquei com medo de virar o caiaque naquela água gelada! kkk
      Abraço,
      Marcelle

  • Uma pena que o valor do passeio está o dobro do que você pagou