Planejando aquela viagem pelo Brasil mas quer levar o doguinho junto? Nesse post vou dar dicas de destinos pet-friendly na região Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São lugares para onde eu mesma já viajei com o meu cachorro, o Romeu, um shih tzu. E também lugares onde eu quase fui com ele, mas que sei que são ótimos para uma viagem pet-friendly, porque pesquisei bastante sobre eles!
Mas atenção! Neste texto eu falarei de forma resumida sobre as atrações destes destinos que aceitam cachorros. Se você quiser saber mais sobre cada cidade que menciono aqui, sugiro que leia os posts com as dicas gerais delas, ok? Eu coloquei os links deles à medida que falo das cidades.
A “pegadinha” dos destinos pet-friendly
Precisamos começar nossas dicas de destinos pet-friendly com uma explicação fundamental que vai diminuir as chances de você se frustrar. Muitas cidades dizem ser pet-friendly apenas por terem restaurantes ou pousadas que aceitam cachorros. Isso é até verdade em parte.
Porém, pra mim, uma viagem pet-friendly é aquela em que você pode de fato turistar no destino. Ou seja, conhecer os principais pontos turísticos (não necessariamente todos) do lugar com o seu cachorro mesmo.
Eu não tenho o hábito de viajar para lugares em que eu fico o dia inteiro no hotel, sem ir a atrações. Por isso é que pra mim não basta que a cidade tenha muitos hotéis pet-friendly se eu não vou conseguir entrar nos pontos turísticos com o meu cachorro. Pra mim, cidades assim não são destinos pet-friendly.
Destinos pet-friendly no RJ
Vou começar a nossa lista de lugares para viajar com cachorro no Brasil pelo estado do Rio de Janeiro.
Visconde de Mauá
Considero Visconde de Mauá um dos melhores destinos pet-friendly do Rio de Janeiro. Como as atrações de lá são as cachoeiras e como quase todas elas são públicas, ou seja, sem portão de entrada, dá pra levar seu cachorro a todas as cachoeiras públicas, independentemente se o cachorro é grande ou pequeno.
E o bacana é que Mauá também é uma opção para quem mora em São Paulo, já que fica a 4h a 5h da capital paulista. Da capital do Rio são 3h de carro.
Eu levei o Romeu ao Poção do Maromba e nas cachoeiras Véu da Noiva, do Escorrega, Santa Clara e Toca da Raposa. Minha irmã levou o cachorro dela também a uma outra cachoeira, a dos Macacos. Todas elas são gratuitas e têm trilha fácil, mesmo pra um cachorro com focinho curto e que cansa rápido, como o meu shih tzu.
Outro lugar que em teoria não aceita cachorro, mas que acabou aceitando Romeu no dia em que fui foi o Parque das Corredeiras. Lá a entrada é paga (e não é barata) e tinha até uma placa dizendo que eles não aceitavam pets. Porém, como eu cheguei super cedo (na hora em que eles estavam abrindo) e não tinha praticamente ninguém por lá, eles deixaram o Romeu entrar.
E quais lugares de Mauá que não aceitavam pet quando eu fui? O Poço do Marimbondo, as cachoeiras do Vale do Alcantilado e a cachoeira do Santuário.
Ou seja, dá pra passar de 2 a 3 dias em Visconde de Mauá com seu cachorro.
Hospedagens pet-friendly em Visconde de Mauá:
Tem muitos restaurantes e pousadas pet-friendly em Mauá. Eu me hospedei em uma que gostei bastante, a Pousada do Figa, que fica pertinho do centro gastronômico (5 minutos de carro). Ela tinha um preço ótimo.
Além disso, nosso quarto era bem espaçoso e confortável, com um banheiro enorme, uma varandinha e estacionamento. A Pousada do Figa não tem ar-condicionado, mas nem precisa, mesmo no verão. Nós ficamos num dos apartamentos superiores e mais afastados do prédio principal da pousada, para não correr o risco de Romeu incomodar outros hóspedes com barulho.
A pousada aceita cachorros de pequeno porte, mas eles não podem ficar no salão do café, nem na recepção. No entanto, eles montaram uma mesa de café da manhã na área externa pra nós podermos ficar com o Romeu. A nota dela é 9,1 no Booking.
Minha irmã ficou com o cachorro dela nos Chalés Cerejeira, que tem cozinha, varanda e muita área verde. Ela gostou bastante.
Seguem outras dicas de pousadas pet-friendly em Mauá:
Saiba mais sobre o que fazer em Visconde de Mauá.
Penedo
Penedo está na lista de destinos pet-friendly e fica pertinho de Visconde de Mauá, a 1h de carro. Por lá também tem cachoeiras públicas e gratuitas onde são permitidos cachorros de qualquer porte. Eu levei o Romeu nas cachoeiras de Deus, das Esmeraldas e Três Bacias. As trilhas para todas elas são minúsculas e muito fáceis.
Além disso, também dá pra levar cachorro numa cachoeira que se chama Três Cachoeiras, mas eu achei essa bem sem graça.
A principal atração de Penedo é a Pequena Finlândia, uma região ao ar livre e gratuita com casinhas coloridas e fofinhas, e muitas lojinhas. Romeu passeou lá tranquilamente. Por lá, a Casa do Papai Noel, onde você pode tirar foto com um Papai Noel o ano todo, também aceita cachorros, mas acho que apenas no colo. A entrada é paga.
Vários minishoppings de Penedo aceitam cachorro. Romeu entrou no meu colo em várias lojas e até em uma chocolateria famosa.
Que lugares não aceitam cachorro em Penedo (RJ)? O Museu Finlandês e o Parque Nacional de Itatiaia (que na verdade não fica em Penedo, mas perto). Não sei informar se cachorros são aceitos nas cachoeiras da Serrinha do Alambari, que também ficam próximas. Se você souber se eles são aceitos lá, me contem aqui nos comentários!
Ou seja, Penedo tem atrações para passear com seu pet por 1 a 2 dias. Penedo fica a cerca de 2h20 da cidade do Rio de Janeiro e a 3h a 4h30 de São Paulo.
Pousadas que aceitam pets em Penedo
Em Penedo ficamos numa pousada pet-friendly linda, a Sítio Itaúna*, no meio da mata. Ao mesmo tempo que ela tem muita área verde, fica perto do centrinho. O café da manhã é delicioso.
Seguem outras dicas de pousadas pet-friendly em Penedo:
Leia mais sobre o que fazer em Penedo (RJ).
Petrópolis
Petrópolis é um dos destinos pet-friendly do estado do Rio, mas preciso avisar que não é totalmente pet-friendly, porque meu cachorro entrou em algumas atrações do centro histórico, mas não em todas.
Neste bairro da cidade o Romeu entrou na Catedral (ele pôde andar lá dentro), no Museu dos Brinquedos (ficou no colo) e na galeria Liberty Garden. Também dá pra entrar no Museu de Porcelana com cachorro no colo.
No centro histórico tem várias atrações que a gente só vê a fachada mesmo, onde ele pôde ir, como a Casa dos 7 Erros, o Palácio do Rio Negro, a Avenida Koeller, a Casa de Princesa Isabel, a Vila Itararé, a Estátua de 14 Bis e o Palácio Amarelo. Ainda no Centro, entramos com ele em várias lojas da Rua Teresa.
Contudo, ele não pôde entrar na Casa de Santos Dumont e nem no Museu Imperial (nem nos jardins).
Lugares pet-friendly fora do centro
Fora do Centro Histórico, o Orquidário Binot e o Parque Cremery são pet-friendly. Além disso, cachorros podem entrar nas cachoeiras da Ponte Funda e da Sete Quedas (no distrito de Araras) e no Poção do Rocio. Parece que também dá pra levar cachorro na cachoeira da Rocinha, no distrito de Secretário.
Porém, não dá pra levar cães nas cachoeiras do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Já no distrito de Itaipava também tem lugares pet-friendly, como a Cachoeira da Macumba ou do 13 e o mirante que fica entre Itaipava e Teresópolis. Você também pode levar seu cachorro para fazer a trilha do Pico de Itaipava. Entretanto, leve em conta que essa trilha é bem íngreme, de dificuldade média e tem vários trechos com mata alta. Por isso, eu não recomendo para cachorros que perdem o fôlego rapidamente.
Um passeio de dia inteiro que eu fiz com meu cachorro e que é bem diferente é o do Circuito do Brejal, no distrito do Brejal. Visitamos duas fazendas de verduras e legumes orgânicos, a cachoeira do sítio Jequitibá Mirim, uma plantação de ervas finas, um haras e também um horto com plantas ornamentais.
Hotéis pet-friendly em Petrópolis
Eu me hospedei com meu cachorro na pousada Monte Imperial, onde fiquei num quarto grande, confortável e limpo. Adorei a pousada, porque fica numa área arborizada, mas ao mesmo tempo perto do centro. O café da manhã era excelente e Romeu pôde comer comigo nas mesinhas da área externa. Além disso, ele ficou comigo na beira da piscina enquanto eu me resfrescava.
Além disso, a Claudinha, cunhada da minha mãe, ficou na Pousada Boutique Itaipava com os cachorros dela. Lá tem muita área verde, além de piscina.
Seguem outras dicas de pousadas pet-friendly em Petrópolis:
Confira mais dicas sobre o que fazer em Petrópolis.
Destinos pet-friendly em São Paulo
Campos do Jordão
Um dos destinos pet-friendly que eu mais gostei foi Campos do Jordão, em São Paulo. Consegui conhecer quase todos os pontos turísticos da cidade com ele.
Fomos no Museu Felícia Leirner, no Morro do Elefante para ver a vista da cidade, no jardins lindos do parque Amantikir e nos campos de lavanda do Parque de Itapeva. Também fizemos a trilha da Pedra do Bauzinho, que é leve e rápida. Além disso, batemos perna na Vila Capivari, que tem lojinhas lindas e onde a maioria dos restaurantes aceita cachorro.
No Museu da Xilogravura a gente entrou com ele, mas no colo. No Mosteiro de São João e no Museu do Palácio do Governo o Romeu só pôde ficar nos jardins. Já no Horto Florestal a gente não foi porque não aceita cachorro. Ou seja, curtimos 2 ou 3 dias com o Romeu por lá.
Campos do Jordão fica a 5h do Rio de Janeiro (335 Km) e a 2h30 de São Paulo (182 Km).
Hotéis pet-friendly em Campos do Jordão
Seguem algumas dicas de pousadas que aceitam cachorro por lá:
- Recanto dos Moinhos
- Pousada Jordão
- Hotel Matsubara
- Piazzale – Campos do Jordao
- Campos de Provence Campos do Jordão
Veja mais sobre o que fazer em Campos do Jordão.
Destinos pet-friendly em Minas Gerais
Monte Verde
Monte Verde foi um lugar onde eu planejei levar Romeu, pesquisei sobre lugares pet-friendly, mas na hora H acabei não levando o cachorro, porque arrumei quem ficasse com ele em casa!
Mas sei que com cachorro dá pra você andar pelas lojinhas e mini shoppings do Centro, entrar no pequeno orquidário MV e ir tirar foto no mural do aeroporto. Além disso, também dá pra você ver a Pousada do Avião, que é diferentona por ter um avião de verdade ao lado dos quartos, e a fachada da Pousada do Castelo, que como o nome diz, lembra um castelo.
A principal atração de Monte Verde é a trilha da Pedra Redonda, de onde você vê muitas montanhas de São Paulo e de Minas Gerais. E dá pra levar cachorro lá também. A trilha tem 30 minutos de subida mais o mesmo tempo de descida. Mas ainda assim acho que daria pra levar um cachorro que cansa rápido, porque não é difícil.
Também dá pra levar seu pet ao Paulo das Trutas, onde você vê a criação de trutas, tira fotos num túnel de flores e almoça.
Ou seja, tem atrações em Monte Verde para você conferir com seu cão por 2 dias. E dá pra esticar a viagem e ir também a Campos do Jordão e a Gonçalves na mesma viagem, porque as duas cidades são bem próximas. Monte Verde fica a 2h45 da cidade de São Paulo, 7h20 do Rio e 6h20 de BH.
Lugares que não aceitam pets em Monte Verde:
Um passeio que fizemos e que não daria pra levar cachorro é o de UTV, pra brincar de dirigir na lama. Tem algumas atrações de Monte Verde onde eu confesso que não sei se dá pra levar cachorro, mas desconfio que não. São elas: o icebar, a pista de patinação no gelo, o tour da cervejaria Fritz, as tirolesas dos parques da região e a Destilaria Monte Verde.
Pousadas pet-friendly em Monte Verde:
- Ahavanoah: eu me hospedei nesta pousada e adorei. É linda, com café ótimo e quartos espaçosos.
- Águia da Montanha
- Fazenda Hotel Itapuá
- Pousada Varanda Colibri
- Casa de La Luna
Leia mais sobre o que fazer em Monte Verde.
Gonçalves
Pertinho de Campos do Jordão, de Monte Verde e de São Paulo, a cidade de Gonçalves, em Minas Gerais, é outro local que entra pra lista de destinos pet-friendly. É um lugar menor, onde as atrações são as cachoeiras e trilhas na montanha. O centrinho é minúsculo e tem uma ou outra lojinha de produtos mineiros.
Não cheguei a levar Romeu, mas pesquisei bastante sobre as atrações da região. Além disso, vi muitos doguinhos curtindo as cachoeiras de lá.
Os cães são aceitos inclusive em cachoeiras privadas, como o complexo das Sete Quedas, em que você pode apreciar a Cachoeira das Sete Quedas e tomar banho nas cachoeiras do Retiro e na do Cruzeiro. A entrada é paga. A trilha é quase toda plana, fácil e curtinha. Acho que cachorros que cansam rápido como o Romeu fariam de boa.
Outra cachoeira onde vi cachorros foi a dos Henriques, que é alta e linda. O carro para a 100 metros de um local onde dá pra tomar banho. Ela é grátis. A cachoeira do Simão também aceita pets. É super fácil chegar lá, o carro para quase em frente.
Além disso, tem montanhas na cidade onde você pode levar cachorro, como a da Pedra do Cruzeiro. A trilha para ela tem 2,6 Km no total (ida e volta) e é de dificuldade fácil a média.
Também vimos cachorro numa cervejaria deliciosa de lá, que tem uma área verde bacana, que é a Três Orelhas.
Pousadas pet-friendly em Gonçalves:
Como viajar de carro com cachorro?
Não deixe de ler o post em que dou dicas de como viajar com cachorro de carro. Ou, se preferir, assista ao vídeo abaixo:
Conclusão:
Com essas dicas de destinos pet-friendly, você pode viajar com seu cão e se divertir muito! Esse tipo de viagem só costumam demandar um pouco mais de atenção e pesquisa, mas vale a pena quando se considera as memórias criadas com o seu doguinho.
*Nós nos hospedamos na Pousada Sítio Itaúna como cortesia do estabelecimento. O texto reflete a nossa real opinião sobre a experiência vivida.
Assista abaixo um vídeo sobre destinos pet-friendly:
Leia também:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!