Como ir de Lisboa a Lagos + melhor época para visitar + onde comer

A região do Algarve é muito procurada por quem quer curtir as melhores praias de Portugal. No Sul do país, ela tem várias cidades litorâneas. E ir até lá não é difícil. Mas para aproveitar bem, é preciso atentar à época do ano escolhida. Neste post vou falar sobre como ir de Lisboa a Lagos, cidade onde está uma praia escolhida como uma das melhores do mundo, e também sobre quando ir até lá. Acompanhe!

Praia do Pinhão, em Lagos. Foto: Marcelle Ribeiro.

 

Como ir de Lisboa a Lagos

De ônibus

Quando pesquisei sobre como ir de Lisboa a Lagos cogitei ir de ônibus, mas descartei porque achei demorado. Há vários ônibus de Lisboa para Lagos por dia, das empresas EVA, Rede Expresso e Renex. Os ônibus saem do terminal Lisboa Oriente ou Lisboa Sete Rio. A viagem pode durar de 3h45 a 5h, dependendo do horário, pois o ônibus faz várias paradas. Veja aqui os horários.

A passagem custa 20 euros (só ida) ou 36 euros (ida e volta). Crianças, estudantes e idosos têm descontos que variam de acordo com o dia da semana.

Para comprar online acesse o site da Rede Expresso. Importante dizer que ele só disponibiliza as passagens para a venda com poucos dias de antecedência.

 

De trem (comboio)

Também pensei em ir de trem quando pesquisei sobre como ir de Lisboa a Lagos. Mas acabei indo de carro, pois fui com outras duas pessoas e o custo x benefício não compensava.

Como é preciso trocar de trem no meio do caminho, na cidade de Tunes, a viagem de trem de Lisboa a Lagos acaba durando de 4h a 5h, dependendo da estação de Lisboa de onde você sair. Confira no site da CP, empresa que opera os trens em Portugal. Os preços variam de 23 euros (segunda classe) a 30 euros (primeira classe).

 

Como ir de Lisboa a Lagos – de carro

Foi a minha escolha, por vários motivos. Primeiro porque eu viajei com outras pessoas, então tive com quem rachar o aluguel do carro, gasolina e os muitos pedágios. Além disso, era mais rápido. Apesar de a gente ter se perdido por causa do GPS maluco, levamos 3h30 para fazer o trajeto de 300 km.

Também foi ótimo ter ficado com o carro porque pudemos fazer o nosso horário. E ainda deu para explorar não apenas Lagos como Portimão, cidade vizinha.

Eu recomendo que você alugue carro na Rentcars, empresa que reúne não apenas as locadoras regionais de Portugal como também as maiores do país e do mundo que operam lá. Você paga em reais, sem IOF e ainda pode parcelar.

Pedágio

Os pedágios na estrada de Lisboa para Lagos não têm praça de pedágio, nem funcionários. Eles são uma espécie de portal na estrada, os carros passam por baixo deles e a gente nem percebe. A cobrança é automática por algum tipo de chip no carro: quando você for devolver o carro, a locadora vai te falar quanto você tem que pagar de pedágio.

 

Seguro

É muito importante contratar seguro para seu carro em Portugal. Minha amiga que mora em Portugal teve o carro arranhado no Porto e, se não tivesse contratado o seguro mais poderoso, teria que pagar uma grana pra locadora. Aparentemente é muito comum que vândalos arranhem os carros alheiros em Portugal.

Por isso, nós contratamos o carro com seguro total, apesar do preço ficar mais alto. Ninguém arranhou nosso carro em Lagos ou Lisboa, mas pelo menos ficamos descansadas e sem preocupação.

 

Quanto custa ir de carro de Lisboa para Lagos?

Os preços que paguei na época foram:

  • Aluguel de carro básico com seguro total – 44,54 euros por dia x 4 diárias = 178,16 euros.
  • Pedágios para ir de Lisboa a Lagos (ida e volta) -41,60 euros.
  • Gasolina (ida e volta de Lisboa a Lagos + circular em Lagos e Portimão) – 80 euros
Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Melhor época para ir a Lagos – Portugal

Por ser uma região praia, obviamente a melhor época para visitar Lagos é no verão. De meados de junho a meados de setembro dá praia: as temperaturas médias variam de 20º a 23º. Também são meses em que menos chove. Mas de maneira geral, lá chove bem pouco, mesmo no inverno.

A temperatura da água do mar, no verão, varia entre 19º e 20º. É fria, mas dá para entrar sim, gente. Veja a média de chuva e temperatura mês a mês nesse site e nesse.

 

Onde comer em Lagos

Agora que já expliquei como ir de Lisboa a Lagos e qual a melhor época para ir, vamos à parte mais gostosa: onde comer em Lagos!

A cidade é pequena, mas tem bons restaurantes em seu centrinho.

 

Restaurante Don Toro

Para quem quer dar uma variada de bacalhau, outros peixes e frutos do mar, o restaurante Don Toro, no centrinho de Lagos, tem carnes bem gostosas. Ele fica na Rua Lançarote de Freitas, 12, pertinho de vários outros restaurantes. Infelizmente não anotei os valores dos pratos, mas se não me engano, custam cerca de 15 euros cada (para 1 pessoa, somente o prato principal).

Restaurante Don Toro, em Lagos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Abrigo

Também localizado no centrinho de Lagos, onde é bacana caminhar e ver o movimento, o restaurante Abrigo tem um pouco de tudo no cardápio. Eu comi uma salada com peito de peru enorme (8,50 euros), minha amiga foi de salada de bacalhau (8,95 euros). O filho dela comeu um bife vacio grelhado com acompanhamentos (12,50 euros). O refri custa 2,50 euros e o litro da água sai a 2,95 euros.

O endereço do Abrigo é Largo Marquês de Pombal, nº 2.

Restaurante Abrigo, em Lagos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Antônio

Famoso por seus pratos de peixe, o restaurante Antônio fica à beira mar, na praia de Porto Mós. É um desses restaurantes grandões e tradicionais, onde os portugueses vão em família. Achei gostoso, mas nada de muito especial.

De entradinha pedimos pão (0,85 euros), azeitonas (1,10 euros), um queijo curado maravilhoso (2,70 euros). O bacalhau a braz serve uma pessoa e custa 10,10 euros. O linguado com acompanhamentos para 2 pessoas custou 54,15 euros. A meia garrafa de vinho rosé Mateus saiu a 6,50 euros. O refri custou 1,95 euros.

Restaurante Antônio, em Lagos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Martins & Lopo

Único estabelecimento na parte baixa da praia Dona Ana, a mais famosa de Lagos, o Martins & Lopo até serve algumas poucas refeições, mas não animamos. Ele é suuuper simples. Tem varandinha para o mar, em mesas de madeira.

Comemos sandubas grandões: de galinha (3,40 euros), de queijo com presunto (2,60 euros) e de carne de porco, que os portugueses chamam de bifana (5,80 euros). A porção de batata frita sai a 4 euros. Os refris a 2,20 euros. Meia garrafa de vinho custa 8,50 euros.

 

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.