Trem na Áustria: como comprar passagens baratas

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 08/08/2023

Andar de trem na Áustria é fácil. A primeira coisa que você tem que saber é que, assim como em vários países europeus, o país tem apenas uma empresa que opera o serviço. A empresa de trem na Áustria, a OBB, funciona direitinho, com vagões bons e trens pontuais. Comprar passagens pelo site dela não foi difícil, porque ele tem versão em inglês.

predio histórico viena áustria

Prédio histórico de Viena. Foto: Marcelle Ribeiro

O Ricardo Freire, do site Viaje na Viagem, até fez um manual com o passo-a-passo para comprar as passagens pelo site da OBB. Mudou um pouquinho desde que ele fez o texto, mas nada demais. É que agora você tem que prestar mais atenção na hora de comprar a passagem, para não esquecer de reservar os seus assentos.

Eu comprei passagens pelo site com meu cartão de crédito internacional Mastercard emitido no Brasil sem nenhum problema. Depois da compra, recebi um email todo em alemão, mas joguei o texto no Google Translator. E vi que eles me mandaram no email um link. E o link abria um pdf com a passagem para eu imprimir em casa.

A passagem tava todinha em alemão (que eu não falo). Mas daí coloquei no Google Translator de novo e fui descobrindo como se escreve “vagão”, “assento” e outras palavras em alemão e escrevi a versão em português na própria passagem. Pronto! Problema resolvido!

Minha dica principal é: se você lê bem em inglês, vasculhe bastante o site da OBB. Foi fuçando que descobri que é possível adquirir tíquetes mais baratos e vantajosos para duas ou mais pessoas que viajam juntas, em determinada faixa de horário e que servem para várias regiões do país.

Trem na Áustria: como descobrir passagem barata

Um dos tíquetes para grupos é o Einfach-Raus-Ticket. Este tíquete é bom para grupos de duas a cinco pessoas, independentemente da idade delas e vale para os tipos de trens mais lentos (os tipos são: R, REX e S-Bahn).

Ou seja, se você vai de Viena para Salzburg, é melhor pegar um trem rápido, pois no rápido você vai demorar umas 3h, imagine no lento!

Porém, há várias cidades que são interligadas apenas por trens lentos, como Hallstatt – Bad Ischl e Melk-Viena. Daí o Einfach-Raus-Ticket é vantajoso!

Esse tíquete de trem na Áustria funciona da seguinte forma. Aos sábados, domingos e feriados, ele vale durante todo o dia até às 3:00 do dia seguinte. Já de segunda a sexta-feira, ele vale das 9:00 às 3:00 do dia seguinte.

Supondo que você está na Áustria com mais 4 amigos e vocês querem ir de Viena para Melk (ou para qualquer outra cidade, desde que usando os trens mais lentos que mencionei acima) e voltar de Melk para Viena, vocês só precisam comprar um Einfach-Raus-Ticket (mas tem que dizer na hora da compra que é para 5 pessoas) e vocês só pagarão, no total, 46 euros. Baratinho, né?

Onde comprar o tíquete de grupo de trem na Áustria

Eu comprei o meu tíquete na maquininha da estação, porque pelo site só dá para comprar em alemão. Ah, e o Einfach-Raus-Ticket não tem hora marcada nem assento marcado. Você entra em qualquer trem lento e senta em qualquer lugar.

Outra coisa: o Einfach-Raus-Ticket não precisa ser validado antes de você entrar no vagão. Lá dentro do trem é que você mostra o tíquete para um fiscal e daí ele marca o tíquete.

Ah, aproveitando que estamos falando de transporte: a empresa de ônibus intermunicipal da Áustria é a Postbus, do mesmo grupo da OBB.

 

Leia também:

Comentários

  1. Stella Maia
    04 jun 2017

    Oi, Marcelle, tudo bem? Estou muito preocupada e gostaria da sua ajuda. Eu, meu irmão e um casal de amigos vamos fazer um tour pela Alemanha, Áustria, Hungria, República Tcheca e Polônia. Compramos as passagens de trem no site da öbb por dois cartões. A minha passagem e a da minha amiga foram compradas no cartão de crédito dela, mas só consta o nome dela de alguns bilhetes – o mesmo aconteceu com meu irmão, já que o meu amigo realizou a compra com o cartão dele. Em outros trechos, não consta o nome de nenhum de nós. Entramos em contato com a empresa, mas os representantes não nos respondem. E agora?
    Espero que possa nos ajudar, pois nossa viagem ocorrerá no próximo dia 13.07 e estamos muito preocupados. Se quiser, posso enviar os anexos salvos (relativos aos bilhetes).
    Desde já, agradeço pela atenção.

    Atenciosamente,
    Stella Maia.

    • 05 jun 2017

      Oi, Stella,
      Isso é bem normal de acontecer entre as companhias de trem da Europa. Não se preocupe. Eles não checam o nome do passageiro no bilhete. Checam apenas se cada passageiro tem um bilhete válido em mãos. Mas levem os cartões de crédito usados nas compras para a viagem, pois eles podem querer checar, ok?
      Abs,
      Marcelle

  2. Liliane
    01 nov 2017

    bom dia Stela, obrigada pelas dicas, mas estou tendo uma grande dificuldade na compra das passagens pelo cartão de crédito, tanto amex quanto visa. 🙁

  3. Gilson
    23 jul 2020

    Boa noite, quando compro a passagem da OBB pela internet, recebo o bilhete por E mail?
    Preciso de algum procedimento na estação?
    Ou somente apresento no trem?
    Grato.

    • 24 jul 2020

      Oi, Gilson,
      Sim, você recebe por e-mail.
      Sobre o que fazer na estação, o ideal é perguntar ao chegar lá ou checar as instruções no site da OBB, pois podem ter mudado desde que estive lá.
      Mas se você não vir ninguém cobrando os tíquetes, ou uma catraca, procure por uma máquina para validar o tíquete na estação, antes de entrar no trem, ok? No meu caso, havia um funcionário que ia cobrando os bilhetes já dentro do trem, com ele em movimento.
      Abs,
      Marcelle

  4. Pingback: Cidades da Áustria para incluir no roteiro de viagem - Vontade de Viajar

  5. Pingback: Como sair do aeroporto de Viena e outras dicas de metrô e passes

  6. Pingback: O que fazer em Viena - roteiro de 3 dias de viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *