Ilhas gregas: como comprar passagens de barco
Comprar passagens de barco para ir às ilhas gregas dá trabalho e gera muitas dúvidas e insegurança. Ainda mais se você, como nós, prefere conhecer a Grécia com calma, ficando muitos dias em cada ilha, invés de fazer aquelas paradas super rápidas de cruzeiro. Para tentar ajudar, aí vão algumas dicas.
Entre as ilhas gregas: de barco ou avião?
Viajar de avião entre uma ilha grega e outra é difícil, porque as duas maiores empresas aéreas gregas, a Aegean Airlines e a Olympic, quase não têm voos ligando uma ilha a outra. Por exemplo: se você quer ir da ilha X para a ilha Y, muito provavelmente você terá que pegar um avião da ilha X para a Atenas e depois de Atenas para a ilha Y.
Apesar de os voos entre as ilhas e Atenas serem curtos e rápidos, nem sempre o voo que sai de Atenas para a ilha que você quer sairá num intervalo pequeno de horas. Ou seja, você provavelmente terá que mofar no aeroporto de Atenas, ou até dormir lá.
A empresa aérea Sky Express oferece voos entre algumas ilhas, sem ter que passar por Atemas, mas naqueles aviõezinhos pequenos. O Alessandro, autor do blog Wazari, viajou por essa empresa, e diz aqui como foi. Quando eu fui à Grécia, não dava para viajar de avião entre as ilhas que eu visitaria. Então, decidimos viajar de barco.
Com que antecedência comprar passagens?
Infelizmente, não é possível comprar passagens de barco para as ilhas gregas com muita antecedência. E pior: em geral, as empresas que oferecem o serviço de barco só divulgam os horários e dias em que farão os trajetos com 45 a 60 dias de antecedência.
Portanto, temos aí um pesadelo para quem precisa planejar uma viagem. Além disso, os percursos de barco não são feitos todos os dias. Por exemplo: pode ser que você queira viajar da ilha X para a ilha Y numa terça-feira e naquele dia não saia nenhum barco para a ilha Y. Consequentemente, você terá que tentar viajar para a ilha Z e de lá, tentar um barco para o seu destino final.
Ainda tem mais: as empresas de barco não divulgam seus calendários de viagem todas num mesmo dia. Uma empresa pode divulgar hoje, outra daqui a uma semana.
Olhar as frequências de viagens de barco de meses anteriores ou de anos anteriores para tentar “prever” os horários que serão oferecidos exatamente nos dias em que você vai estar lá não adianta muito.
No verão, há mais barcos por semana que na primavera, e na primavera há mais barcos que no outono, e por aí vai. No inverno, uma ilha pode ficar dias sem barco, porque as condições climáticas pioram. Mas se você olhar as frequências de viagem de barco de meses anteriores, pelo menos terá uma ideia das rotas que são oferecidas e saberá quantas horas dura cada viagem. Claro, ilhas grandes e mais famosas têm mais barcos por dia.
Um bom site para olhar as frequências de barcos é o http://www.gtp.gr/. Mas não é possível comprar as passagens por ele, apenas ver as rotas oferecidas. O legal é que dá para pesquisar as rotas num dia específico.
Além disso, outros sites que você pode visitar são http://www.greekferries.gr/ e http://www.ferries.gr/, mas nem sempre eles disponibilizam as frequências de todas as empresas (como o GTP).
Tá achando ruim? Espera que piora. Na Grécia, é bem comum o cancelamento e atraso de viagens de barco, geralmente por causa do vento ou do mar muito agitado. Daí você, que comprou sua passagem com antecedência depois de muita pesquisa, pode chegar lá no cais e descobrir que seu barco só vai sair dali a horas, porque tá ventando demais… E a programação vai para o beleléu!
Eu olhei as frequências de viagem de barco de meses anteriores só para saber que era provável haver barco de Atenas para Milos, de Milos para Mykonos e de Mykonos para Santorini. Reservei hotéis nestas ilhas nesta ordem, antes mesmo de ter passagens de barco para elas nos dias que eu queria. E no final, deu tudo certo!
Passagens de barco: dias ou horas de antecedência?
Não recomendo deixar para comprar as passagens horas antes, porque é grande o risco de não haver lugar no barco. Há muitos barcos grandes e, mesmo nos catamarãs, há muitas poltronas disponíveis. Mas para quê correr o risco de não achar lugar?
Eu comprei quase todas as minhas passagens de barco com 45 dias de antecedência, pela internet, no Brasil, pelo site da empresa de barcos. Só deixei um trecho para comprar lá, porque queria ter flexibilidade para sair de uma ilha mais cedo se o clima estivesse ruim ou chuvoso.
Comprei a passagem Mykonos – Santorini com três dias de antecedência, numa loja oficial da empresa de barcos no cais de Mykonos. Conseguimos lugares normalmente, mas notei que o catamarã que pegamos estava cheio, sem um assento livre.
Comprando passagens de barco pela internet
Eu já dei, alguns parágrafos atrás, as dicas de alguns sites para você se familiarizar com as rotas oferecidas. Mas na hora de comprar efetivamente, o melhor é usar o site da empresa pela qual você vai viajar. Foi o que eu fiz.
Todos os barcos que peguei foram da mesma empresa, a Sea Jets, e, no caso dela, o comprovante que eu imprimi pela internet teve que ser trocado por um bilhete para que eu pudesse entrar no barco. Eu poderia ter deixado para trocar o comprovante pelo bilhete até 1h30 antes do embarque, mas como sairíamos muito cedo, preferi passar num posto de atendimento da Sea Jets no porto de Atenas dois dias antes.
A Sea Jets tem postos de atendimento em todas as ilhas em que eles operam. Mas o do porto de Atenas só funciona de manhã, e como fomos lá durante à tarde, trocamos as passagens no escritório dos caras. Acho que cada empresa funciona de um jeito.
Com exceção do porto de Atenas, em nenhum dos portos por onde passamos (Milos, Santorini e Mykonos) havia funcionários de cada uma das empresas de barco o tempo todo para dar informações. Os funcionários delas estão nos barcos e só na hora em que o barco atraca é que eles vão te dar informações.
Ah, antes de comprar a passagem de barco pela internet, veja se a empresa devolve o dinheiro caso você queira cancelar a sua passagem, pois há companhias que não retornam o valor pago em caso de cancelamento.
Ilhas gregas: quais são os tipos de barco?
Os catamarãs são lanchas rápidas que não transportam veículos, apenas passageiros e suas respectivas malas. Eles podem fazer um mesmo trajeto operado por um ferry boat em até metade do tempo. E nos catamarãs, todo mundo viaja sentadinho em poltronas confortáveis, com ar-condicionado, banheiro limpo e revista de bordo. Mas não dá para ver o mar, porque os passageiros não têm acesso à parte aberta da embarcação enquanto ela está em movimento. Os catamarãs têm lanchonete com pães e bebidas pagos à parte.
Os ferry boats são mais grandalhões, transportam veículos, e demoram mais para cumprir um trajeto (por isso, as passagens são bem mais baratas). Não viajei em nenhum ferry boat, por isso, não sei dizer como é o interior deles.
Nos catamarãs que eu peguei, o processo de colocar todos os passageiros dentro do barco foi rápido, e meio confuso. Você vai empurrando a sua mala do cais até a embarcação e lá dentro, um funcionário vai te perguntar qual o seu destino. É que um barco sempre vai para uma ilha X passando e parando por várias outras no caminho. Daí no mesmo barco pode haver passageiros que vão para ilhas diferentes.
Dependendo da ilha para onde você for, o funcionário da empresa vai te falar para colocar as suas malas num determinado lugar da embarcação. Na hora de desembarcar, você é que terá que achar a sua mala e pegá-la. As malas não recebem identificação do proprietário e ninguém confere se a mala que você está pegando é mesmo a sua. Por isso, preste atenção, ok?
Todo esse processo é rápido. Não durma no ponto! Dentro do barco, os funcionários avisam pelo sistema de som qual será a próxima parada, mas não espere que alguém vá te acordar para você saltar, ok?
Os barcos que peguei tinham lugar marcado (os lugares foram marcados quando troquei o comprovante impresso pela internet pela passagem de verdade, no posto de atendimento da Sea Jets). Funcionários dentro do barco ajudam a identificar onde é o seu lugar, pois as marcações ficavam no teto e a maioria das pessoas não via.
Eu não fiquei enjoada nas viagens, mas tomei um Dramin antes. O catamarã balança (dizem que balança mais que o ferry boat, porque é menos estável), mas não é nada do outro mundo.
Para concluir, uma última dica: preste atenção que os portos de cada cidade têm um nome. Às vezes uma cidade ou ilha pode ter mais de um porto. Atenas, por exemplo, tem dois portos: Piraeus e Rafina. Muitas vezes, na hora de comprar a passagem de barco, você não vai ver no site da empresa o nome “Atenas” como destino ou ponto de partida, mas sim Piraeus ou Rafina. Para ir de Atenas para Mykonos, por exemplo, há barcos que saem de Piraeus e outros de Rafina.
E você? Viajou de barco na Grécia? Conte como fez para comprar as passagens e como foi a viagem!
Leia também:
- Seguro viagem para a Grécia: Atenção para não errar ao escolher!
- Mykonos, Grécia: dicas imprescindíveis para organizar sua viagem!
- Ilhas gregas: como escolher as mais bonitas para sua viagem
- Dica de ilha romântica na Grécia: Milos
- Hotel em Santorini: saiba onde é melhor se hospedar
- Tudo que você precisa saber para sua viagem para a Grécia
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 30% de desconto no nosso chip de celular preferido até 04/07: cupom VICIADAEMVIAJAR!
Como voces voltaram de santorini para athenas ???
Oi, Antonio,
Nós chegamos em Santorini de barco, vindos de Mykonos. E de Santorini, voamos para a Áustria, fazendo escala de avião mesmo em Atenas.
Abs,
Marcelle
Olá Marcelle. Adorei seu blog!! Estou comprando minhas passagens agora de ferry para as ilhas, mas tenho muito medo de, por alguma razão “meterológica” (ou não, rs), as viagens sejam canceladas. Você sabe o que acontecem se as viagens são canceladas em cima da hora pelas empresas? Se eles avisam, se eles te colocam automaticamente na próxima viagem, ou se pelo menos eles devolvem o dinheiro? Muito obrigada pela atenção. Beijos
Oi, Roberta,
Infelizmente não sei. O ideal é sempre manter contato com as empresas. Nas ilhas há postos de vendas de tíquetes dos barcos e imagino que eles saibam dizer como proceder em caso de cancelamento.
Abraço,
Marcelle
Ola,
estou pensando em fazer o trajeto
Atenas-Milos(1 dia)- Santorini (2dias)- Mykonos (2,5 dias)
Como tenho poucos dias ainda estou na duvida se faço Milos, e também não estou encontrando os preços para essas rotas nos dias 27-30 de abril
obrigado
Oi, Augusto,
Na minha opinião é melhor conhecer menos lugares, mas conhecê-los melhor. EM um dia apenas em Milos você não conhecerá a ilha direito. O ideal são pelo menos dois.
Abraço,
Olá, irei a Atenas-Mykonos-santorini em junho e me disseram que deveria ir de barco pois iria curtindo a vista. mas, se o barco é fechado… vale a pena?ou como tenho pouco tempo é melhor de avião?
Oi, Olga,
Não dá pra ver a vista em nenhum dos barcos que peguei. Eles sã fechados, porque são barcos rápidos.
Abraço.
Boa tarde, Marcelle!!
Estou montando uma viagem para a Grécia, porém meu tempo é curto… terei 9 noites… Chegarei em Atenas num dia às 17:45.. Anteriormente pensei em passar 2 noites, mas estou revendo e pensando em passar 3, pois o primeiro dia não aproveitarei.. A princípio queríamos fazer Mykonos, Milos e Santorini… Milos uma amiga achou imperdível, e foi a favorita dela.. Por conta dos horários de ferries que não estão batendo com o roteiro que pensei, estou cogitando de fazer 3 noites em Milos, e 3 em Santorini. O que acha?
Olá, Camila,
Acho que é uma boa ideia. Assim terá tempo para aproveitar com calma as 3 cidades: Milos, Atenas e Santorini.
Abraço,
Ola.
Vamos em Junho e faremos Mykonos-Milos-Santorini, ja estou providenciando as passagens aereas entre Atenas e Mykonos e a volta de Santorini, vc sabe se entre Mykonos e Milos e depois Milos para Santorini tem barcos todos os dias, e tem ideia do tempo de viagem entre estas ilhas?
Obrigado e parabens pelo blog.
Abraco.
Cleber
Oi, Cleber,
Acredito que tenha barcos nesses trechos todos os dias sim, mas certeza mesmo, só com as empresas que operam as rotas. O tempo de viagem vai depender da embarcação que você pegar, o ideal é checar nos sites das empresas.
Abraço,
moro em Israel e tenho já minha passagem comprada para Atenas Grécia dia 23 agosto . Queremos ir a SANTORINI de barco e voltar de avião ! Agora aqui em Israel tel Aviv a passagem de volta está 86 dolares comprando agora neste mes . A pergunta e : Quanto CUSTA em atenas comprando la em agosto ? Pois eu Nao sei que horas ha barco para ir a SANTORINI . Alguem sabe que devo fazer ? Comprar agora em Israel ? Ou pagar Muito mais depois la na GRECIA ? Agradeco .
Oi, Aida,
De maneira geral, passagens costumam ser mais caras se compradas com pouca antecedência. Acompanhe os preços nos sites das empresas.
Abraço,
Marcelle
Oi Marcelle! Estou indo pra Grécia em junho e gostaria de comprar os ferrys com antecedência, o problema é que no site eles dizem que na hora de irmos trocar os tickets eles irão pedir o cartão de crédito usado na compra e um documento de identidade com o mesmo nome do cartão. O problema é que nao estarei com o mesmo cartão ja que estou comprando minhas passagens com o cartão de uma amiga que nao estará na viagem comigo. Gostaria de saber se com você eles realmente conferiram isso ou se é uma formalidade que está apenas escrita no site. Obrigada!
Isabela,
Não sei te dizer se eles realmente conferem, mas eu outros países, já vi bilheterias de museus cobrarem o cartão de crédito usado, por exemplo. Veja com sua amiga se ela pode empresatr o cartão para você levar…
Abraço,
Marcelle.
Olá , só gostaria de informar a Isabela ai encima que leve o cartão de crédito da amiga , caso tenha comprado com ele ( mas melhor comprar com o do próprio, pois podem perguntar se essa pessoa faz parte do grupo) . Eu não faria isso , de comprar com o cartão de outra pessoa. Para passagens de trem SEMPRE pedem o cartão da compra.
Oi, adorei as dicas, qual o site do Catamarã?