O que fazer em Bruxelas e Bruges: pontos turísticos

A Bélgica é um país bem pequeno, que coube em 2 dias de viagem quando estive por lá. Passei um dia em Bruxelas, a capital, e outro em Bruges, uma cidadezinha medieval que é uma graça. Foi tempo suficiente para conhecer as principais atrações das duas. Tá curioso sobre as dicas de o que fazer em Bruxelas e Bruges? Bora comigo!

O que fazer em Bruges em 1 dia

Bruges é uma cidade medieval a uma hora de trem de Bruxelas. O trem que vai para lá a partir de Bruxelas é bem feinho (a passagem, comprada no balcão da estação, de ida e volta para o casal, custou 27, 60 euros, porque pegamos uma promoção de fim de semana), mas a cidade é linda!

O programa em Bruges é andar, ver os prédios medievais e comprar chocolate em algumas das centenas de lojas que tem lá.

Saindo da estação de trem, andamos até o Begijnhof, que é uma praça silenciosa com um convento de religiosas, com casinhas branquinhas. De lá, seguimos para a igreja Onze Lieve Vrouwekerk (Igreja de Nossa Senhora), de 1220, que tem uma Madonna feita por Michelangelo. Fica na rua Mariastraat. Caminhando mais um pouco, chegamos na praça Markt, que nos deixou deslumbrados, com seus prédios antigos e a torre (que eles chamam de Belfort). Não subimos os mais de 300 degraus da torre.

Na Markt você vai ver também a prefeitura Stadhuis, um prédio lindo, feito no século 14.

Almoçamos num restaurante ótimo na Markt, chamado Petit Cafe (fica do lado oposto ao Belfort, é o penúltimo à esquerda). Comemos frango bem temperado com fritas (boas!) a 15,50 eu. Tem mexilhões com fritas (prato típico da Bélgica) por 22 euros.

Depois, fomos andando até a igreja Heiling Bloed Basiliek (Basílica do Sangue Sagrado de Bruges, que fica na rua Burg, 10), para ver o frasco onde, dizem, tem gotas do sangue lavado do corpo de Jesus Cristo por José de Arimatéia. Fica um padre segurando o tal frasco dentro da igreja, e uma fila de gente para beijar o tal frasco. Eu não beijei o frasco, mas achei curioso, vale a pena. Não paga nada para entrar.

Eu em Bruges, na Markt. Foto: Maridão

As cervejas belgas são super famosas e a gente não podia deixar de provar, né? Gui adorou as cervejas e bebeu algumas. Uma delas foi no De Temple de Bier (Templo da Cerveja), uma loja que tem centenas de tipos de cerveja, umas bem diferentes. Eles também vendem várias geladas.

E com tanta fama como a cerveja belga é o chocolate belga! Quase enlouqueci com tanta lojinha de chocolate! Comprei chocolate “hand made” (feito à mão), encomendado pelo meu irmão, nas chocolaterias Brown Sugar (na Rua Maria Straat, 21, perto da igreja Onze Lieve, que você vai visitar) e na Chocolaterie Sukerbeyc (na Rua Katelijne Straat, 5, também perto da igreja Onze Lieve).

Depois das compras, fizemos um passeio de barco pelos canais de Bruges que tem partidas de vários pontos da cidade (6,90 euros por pessoa). É legal, mas para quem já andou a cidade toda, não acrescenta muito. Dura meia hora e tem explicação em inglês e em espanhol.

Passeio de barco em Bruges, na Bélgica. Foto: Marcelle Ribeiro.

Passeio de barco em Bruges, na Bélgica. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer em Bruxelas em um dia

Chegamos em Bruxelas numa noite de sexta-feira, de trem, vindos de Amsterdam. Foi a primeira vez que viajamos de trem de alta velocidade (no nosso caso, o Thalys) e foi bem tranquilo. O trem é super confortável, mas dá aquela pressãozinha no ouvido como se a gente estivesse num avião. Tem lanchonete, banheiro e foi pontualíssimo.

Em Bruxelas, ficamos no Hotel Ibis Centre Gare du Midi, na rua d’Anglaterre, em frente à estação em que saltamos, a Midi. A estação é bem bizarra, com morador de rua dormindo em bancos da vizinhança, gente mal encarada. Comemos uma pizza na estação rapidinho e fomos para o hotel.

Veja outras dicas de onde ficar em Bruxelas no blog Turista Profissional.

No pouco tempo que tivemos em Bruxelas, vimos o Palácio Real (ou Palais Royal de Bruxelas), bonito, mas não assim uma Brastemp. Impressionou não ter um guarda lá na frente.

Palácio real de Bruxelas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Também andamos na praça Grand Place, a principal atração de Bruxelas. É linda!!! Admiramos o Hotêl de Ville (a prefeitura) e o La Maison du Roi, mas não entramos nos prédios. Tomamos café da manhã (com direito a um wafle com chocolate maravilhoso, a 3,80 euros) no Aroma Cafe (de costas para o Hotel de Ville, é o primeiro à esquerda).

A Grand Place, em Bruxelas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois de olhar com calma as construções da Grand Place, andamos até o Manneken Pis. A estátua do menino mijão é símbolo de Bruxelas. É bem pequena, mas achamos engraçado porque ela estava vestida com roupinha de escoteiro!

Outras atrações da Bélgica

Quem vai à Bélgica também pode aproveitar para conhecer a cidade de Gent, que dizem que é uma mistura do charme dos canais de Bruges com o agito de Bruxelas. Tem prédios históricos, canal e castelo. A Angie, do blog Apure Guria, fala sobre o que fazer em Gent em um bate-volta desde Bruxelas e dá uma sugestão de roteiro na cidade.

 

Leia também:

 

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (8)

  • Não deixe de provar as cervejas artezanais dái. As cervejas belgas sçao as melhores do mundo! Beijo.

  • Obrigada pelas dicas , moro em Luxembourg e estamos indo amanha para Brugges

  • Oi, Roberta,
    Gostei mais de Bruges. É uma cidadezinha medieval, com prédios bonitos e chocolates deliciosos!
    Abs,
    Marcelle

  • Adoro Bruxelas, mas sou suspeito pra falar, afinal, sou um grande entusiasta de cervejas artesanais. É cada bar mais interessante que o outro.

    • Oi, Johnie,
      Já eu não sou fã de cerveja, mas sou louca por chocolate e batata frita! E na Bélgica isso também é uma delícia, né?
      Abs,
      Marcelle