Passeio para Rio do Fogo / Perobas (RN): Pontos positivos e negativos

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 13/10/2024

Mar azul-turquesa no Rio Grande do Norte? Sim, tem! E um dos lugares em que a água é dessa cor incrível é em Rio do Fogo. E mais: lá tem muitos peixinhos coloridos lindos e, na maré baixa, dá pé mesmo a metros e metros da faixa de areia. Hoje eu vou explicar como é o passeio para Rio do Fogo (que algumas agências de Natal também vendem como Perobas) e dizer os pontos positivos e negativos dele.

O passeio vale muito a pena para quem ama piscinas naturais (parrachos), mas é preciso escolher bem o dia certo para ir, para não se frustrar. Dependendo da agência com a qual você contrata o tour, o roteiro pode ser um pouco diferente. Eu fiz o passeio para Rio do Fogo com a Luck Receptivo*, uma das maiores e mais renomadas agências de turismo do Nordeste e que tem mais de 60 anos de existência.

passeio para rio do fogo mar corais

Parrachos de Rio do Fogo. Foto: Marcelle Ribeiro.

Passeio para Rio do Fogo: como é?

Rio do Fogo fica a cerca de 87 km de Natal, ou 1h45 de carro. Só para esclarecer, os parrachos estão localizados na cidade de Rio do Fogo, mas o ponto de partida para o passeio é na Praia de Perobas, que pertence à cidade vizinha de Touros. Por isso, algumas agências de turismo chamam o passeio de “Rio do Fogo” e outras de “Perobas”. Mas, na prática, elas se referem às mesmas piscininhas naturais.

praia mar areia passeio perobas

Praia de Perobas. Foto: Marcelle Ribeiro.

O passeio que eu contratei começava com um trajeto de ônibus do meu hotel até a praia de Perobas, onde as lanchas já estão esperando. O trajeto de lancha até os parrachos dura uns 15 min. Já aviso que o barco bate bastante. Por isso, se você tem problemas na coluna em passeios mais agitados, é bom repensar.

Depois que a lancha atracou num trecho mais raso do mar, a gente teve duas horas para aproveitar os parrachos de Rio do Fogo. E, sério, gente, que lugar incrível! Dá para ver muitos peixinhos e corais lindos com snorkel. Aliás, o equipamento de snorkel está incluído no valor do tour.

Uma coisa que você precisa saber é que não tem sombra nos parrachos de Rio do Fogo. Ou seja, você vai ficar na água ou sentado na lancha o tempo inteiro tomando sol na cabeça. Quando chegamos, a água estava na altura dos joelhos, mas depois de umas duas horas, a maré subiu e a água já estava batendo na cintura.

Qual a estrutura dos parrachos de Perobas?

Nos parrachos tem algumas canoas que vendem drinks, cerveja e espetinhos.

Eu recomendo demais o passeio para Rio do Fogo para famílias com crianças, na maré baixa as piscinas naturais são bem rasinhas e tranquilas. Tinha inclusive crianças pequenas lá. Porém, saiba que não vai ter nenhuma estrutura de banheiro, trocador de fralda ou sombra por 2 horas.

passeio para rio do fogo

A estrutura dos parrachos é simples. Foto: Marcelle Ribeiro.

Passeio para Rio do Fogo inclui parada em feirinha

Depois, a lancha nos trouxe de volta para a praia de Perobas, onde ficamos na barraca Miramar Perobas. Tivemos duas horas para almoçar. O lugar era super bonitinho, com mesas cobertas por toldos. A barraca tinha banheiro, chuveiros e até armários para alugar. Só que o sistema de tranca dos armários não me pareceu muito seguro.

Além disso, fiquei chateada porque o restaurante não tinha refeições individuais (e eu estava viajando sozinha). E não concordaram em fazer nenhuma adaptação no cardápio para eu pagar menos por meio prato. Com isso, me restou “almoçar” uma porção de pastel. Apenas depois que o guia da Luck soube do problema é que o gerente do restaurante veio se desculpar e dizer que eles iam mudar isso em breve.

O tempo do almoço até daria para curtir a praia de Perobas mesmo, mas confesso que depois de ver aquele azul-turquesa lindo dos parrachos, não me empolguei com a cor do mar verde-amarronzada da praia.

Após o almoço, o ônibus da excursão nos levou de volta para Natal, mas antes de deixar cada um em seu hotel, fizemos uma parada de 40 minutos na feirinha de artesanato da Praia dos Artistas. Eu nem sou uma pessoa que gosta muito de fazer compras, mas adorei a feirinha, porque ela tem lindos itens regionais a bons preços (especialmente para decorar a casa).

Dá pra mergulhar em Rio do Fogo?

Infelizmente, não dá para fazer mergulho com cilindro no passeio para Rio do Fogo, porque a região não é profunda o suficiente. Dá para fazer snorkel ou passear de seabob, um equipamento que te ajuda a nadar mais rápido enquanto explora a vida marinha de máscara. Além disso, é possível contratar serviços de fotos subaquáticas com fotógrafos profissionais.

Se você quer fazer mergulho de cilindro, sugiro que você contrate o passeio para os parrachos de Maracajaú.

mar peixes coral passeio rio do fogo

Alguns dos peixinhos nos parrachos de Rio do Fogo. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quanto custa o passeio para Rio do Fogo (RN)?

Com a empresa que eu fiz, a Luck Receptivo, o passeio de Rio do Fogo está custando R$ 295 por pessoa (preço de outubro de 2024). O valor inclui transfer em ônibus compartilhado com outros turistas, guia, trajeto de lancha, equipamento de snorkel e uma parada na Feirinha de Artesanato.

Quando fazer o passeio em Perobas (RN)?

O passeio de um dia em Rio do Fogo só pode ser realizado quando a maré está baixa. Para descobrir os dias exatos em que isso acontece, você precisa acessar o site da Marinha do Brasil e consultar a tábua de marés referente ao porto de Natal.

Mas o que seria considerado uma maré baixa? Para quem quer aproveitar as piscinas naturais de Perobas, o ideal é que a maré esteja entre 0,0 e 0,5, sendo que 0,6 já é o limite máximo aceitável, viu?

passeio rio do fogo parrachos

A água das piscinas naturais de Rio do Fogo fica na altura do joelho. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dá para fazer o passeio de lancha em Perobas sem agência?

Você pode ir de carro próprio ou alugado até a praia de Perobas sem problemas. A estrada é razoável (tem um buraco ou outro) e não há pedágio. Porém, você vai ter que pesquisar por conta própria a questão da tábua de marés e calcular bem qual em que horário você tem que sair do hotel e chegar na praia pra poder pegar a lancha a tempo de aproveitar a maré baixa. Quando você contrata uma agência, ela é que se preocupa com isso e não você.

Além disso, você vai ter que descobrir sozinho como contratar uma lancha para te levar até os parrachos, negociar preço, horários e se há outras pessoas com quem você possa “rachar” o valor do transporte. Por outro lado, se você vai numa excursão, a agência organiza tudo e já sabe que lanchas e pilotos são bons.

E lembre-se que se você decidir ir de carro alugado, uma pessoa do grupo não vai poder beber para poder dirigir.

Rio do Fogo ou Maracajaú?

Estes são dois passeios semelhantes, porque ambos levam a piscinas naturais no meio do mar, com água bem azul-turquesa e transparente.

Se você está viajando com crianças pequenas ou prefere um mar mais raso, o passeio para os parrachos de Perobas é a melhor escolha. A água por lá é mais rasa! Assim, a maioria das pessoas fica com os pés no chão o tempo todo, o que traz mais segurança.

Já em Maracajaú, mesmo na maré baixa não dá pé, e você precisará usar boia para flutuar. O ponto positivo de Maracajaú é a plataforma coberta no meio do mar. Ela é ideal para descansar na sombra e até pedir um petisco ou drink. Já em Rio do Fogo, não há essa estrutura, e você ficará as duas horas do passeio exposto ao sol.

mar corais maracajaú

Parrachos de Maracajaú. Foto: Marcelle Ribeiro.

Em termos de vida marinha, Rio do Fogo leva vantagem para quem quer ver peixes de perto. Em Maracajaú, os peixes são maiores, mas aparecem em menor número e mais distantes, por conta da profundidade.

E se a sua intenção é fazer mergulho de cilindro, Maracajaú é a única opção que oferece essa atividade. Para mais detalhes, confira o post aqui do blog: “Rio do Fogo ou Maracajaú”.

*Eu fiz o passeio para Perobas como cortesia da Luck Receptivo. Este texto reflete a minha real opinião sobre a experiência.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *