Áustria: roteiro de uma semana de viagem

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 27/02/2024

A Áustria entrou no roteiro da minha viagem para a Europa de um jeito meio doido. Eu estava pesquisando um destino para “encaixar” após minha visita à Turquia e Grécia, pois eu tinha dias sobrando de férias. A dica de uma amiga que já foi aliada a uma meia dúzia de fotos que vi do país me fizeram comprar rapidamente a passagem para a Áustria. E foi uma grata surpresa.

austria-viena

Palácio Schonbrunn e seus lindos jardins, em Viena. Foto: Marcelle Ribeiro.

O roteiro final na Áustria acabou tendo um dia a menos do que o inicialmente planejado, porque o nosso voo da Grécia para Viena foi alterado pela empresa aérea com um mês de antecedência. Eles cancelaram o único voo que sairia de Santorini para Viena no dia que queríamos e optamos por viajar no dia seguinte ao inicialmente planejado.

Áustria – Roteiro de quantos dias?

Minha viagem para o país teve 6 dias, mas foi meio corrida. Seu fosse fazê-la novamente, o meu roteiro na Áustria teria uns 2 ou 3 dias a mais no total no país, para fazer com mais calma o mesmo roteiro. Para acrescentar outras cidades, sugiro que você acrescente mais dias ainda.

O meu roteiro de viagem na Áustria

O roteiro que fizemos foi esse abaixo. Eu linkei no resumo os posts que detalham os passeios.

Dia 1 – Pousamos no aeroporto de Viena às 10h10 (mas acordamos às 05h para pegar o voo, que partiu de Santorini, na Grécia). Depois de perder um tempinho nos locomovendo até o hotel e fazendo o check in num hotel da rede Ibis, conseguimos começar a passear em Viena mais ou menos às 13h. Neste dia fizemos um tour incrível a pé por Viena.

(Veja aqui as dicas de Onde ficar em Viena)

Dia 2 – Dia de ticar atrações na lista de o que fazer em Viena: Palácio Schonbrunn, Casa de Ópera, Catedral de Santo Estévão, Opera Museum e Centro Cultural de Música.

Áustria – Roteiro pelo interior

Dia 3 –  Fizemos o check out no hotel de Viena e pegamos um trem às 9h18 para a cidade de Melk, na região que os austríacos chamam de Vale do Wachau, que tem pequenas cidades banhadas pelo Rio Danúbio.

Deixamos as malas no armário da estação de trem de Melk, conhecemos a abadia da cidade, e depois pegamos um barco para passear pelo Danúbio. Fomos até a cidade de Spitz, almoçamos, voltamos a Melk de barco, pegamos as malas no armário e pegamos um trem até a cidade de Salzburg (ufa!!). Chegamos em Salzburg umas 22h, tão mortos que nem saímos para comer.  Veja os detalhes desse passeio pelo Vale do Wachau.

Dia 4 – Pensa que a gente foi conhecer Salzburg? Que nada! Acordamos cedo e pegamos o ônibus intermunicipal para ir à minúscula cidade de Hallstatt (mas levamos quase 3h para chegar lá). Hallstatt é uma vila rodeada de montanhas lindas, à beira de um lago divino. É linda demais e valeu o esforço para ir até lá. Dormimos em Salzburg e conseguimos sair para jantar.

Dia 5 – Fizemos o check out do hotel, deixamos as malas no armário do hotel e fomos passear em Salzburg. Andamos e vimos tudo que estava na nossa lista de “o que fazer em Salzburg“, sem correria. Mas não deu tempo de visitar as atrações da lista “se der tempo”. Pegamos um trem à noite para voltar a Viena. Dormimos em Viena.

Fechando o roteiro em Viena

Dia 6 – Fizemos o check out do hotel, deixamos as malas na recepção e fomos passear em Viena, até umas 16h. Às 19h45, nosso voo decolou para Istambul, de onde partiu o voo de volta para o Brasil.

austria-melk

A abadia de Melk vista durante passeio de barco pelo Danúbio. Foto: Marcelle Ribeiro.

Se eu tivesse mais dias…

Se meu roteiro na Áustria tivesse mais dias, eu teria incluído mais um dia inteiro para Viena (tem muita coisa para visitar lá!). E também mais uns 2 dias para visitar outras cidades que ficam entre Salzburg e Hallstatt, que são lindas e têm lagos também.

Além disso, teria sido bom se o meu roteiro na Áustria tivesse mais um dia para fazer os deslocamentos sem tanta correria. A gente tentou passar o dia conhecendo uma cidade e viajando a partir das 19h, para economizar tempo, mas é meio cansativo.

Do que pude conhecer do interior do país, o que mais gostei foi Hallstatt e Melk. E Salzburg é bonitinha, mas as outras cidades foram mais interessantes. Além disso, Viena é obrigatório, ok?

austria-hallstaat

A cidade de Hallstaat fica entre o lago e as montanhas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mas vale ressaltar que Viena é uma cidade cara, bem mais cara do que outras cidades européias. Os preços de hospedagem são altos e os ingressos para museus e outras atrações também, assim como comida. Então quanto mais dias, mais gastos.

Leia também:

Comentários

  1. Monique
    18 nov 2012

    como voces fizeram para ir do aeroporto de Viena para o Hotel ibis(antigo etap)

  2. Pingback: O que fazer em Viena - roteiro de 3 dias de viagem

  3. Pingback: Como sair do aeroporto de Viena e outras dicas de metrô e passes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *