Onde ficar em Gili Trawangan (Indonésia)? Veja as “pegadinhas”
Quem pesquisa onde ficar em Gili Trawangan, na Indonésia, logo percebe que vai ter que escolher entre se hospedar de frente para uma praia boa para tomar banho ou para as que têm o pôr do sol mais bonito. E como ver o sol se pôr tomando um drink é uma atração da ilha, a escolha se complica.
Além disso, eu ainda coloco mais um fator: não necessariamente as praias que ficam no lado onde a água é aquele azul cristalino são de fato boas.
Ou seja, apesar de a ilha ser super pequena, tem uns macetes para escolher a melhor localização onde ficar em Gili Trawangan. E a escolha do barco para chegar até lá também requer cuidados.

Pôr do sol em Gili T. Foto: Marcelle Ribeiro.
Onde ficar em Gili Trawangan: pegadinhas
No mapa abaixo, marquei em azul (pontos e linha) a melhor região onde ficar em Gili Trawangan. É o pedacinho do porto para o Sul. Esta é a localização ideal em Gili T (como a ilha é carinhosamente apelidada) por algumas razões.
Em primeiro lugar, porque a água do mar é super clara, sem ondas e azul. Em segundo lugar, porque a areia é branquinha e limpa neste trecho. Além disso, há menos barcos no mar deste lado, o que facilita o banho. Por fim, esta região tem os hotéis e restaurantes mais legais da ilha.
Essa é também uma das regiões mais caras de onde se hospedar em Gili Trawangan. Mas vale cada centavo.
A parte com marcações laranja no mapa é um trecho OK de ficar, porque é de frente para a água azul cristalina e sem ondas do mar. Porém, nesse trecho os indonésios não estavam cuidando muito da praia quando eu fui. Havia entulho de obra empilhado em alguns trechos da areia (sim, isso mesmo!!).
Um hotel em que almoçamos e que pareceu interessante nesse lado foi o Wilson’s Retreat. O mar em frente não era super azul, mas era bonito. Tinha pedras na água, mas dava para entrar. Além disso, havia um restaurante gostoso por lá, bem pé na areia.
O lado com marcações em verde no mapa é onde todo mundo vai tomar um drink durante o pôr do sol. Porém, ficar aí é ruim porque o mar tem muitas pedras e a maré fica completamente seca no final da tarde. E mais: a água não é aquele azul que você espera quando pensa nas belezas de Gili Trawangan.
Onde ficar em Gili Trawangan: Melhores hotéis
Vila Ombak
Eu fiquei duas noites no Hotel Vila Ombak e recomendo. Ele fica na área “azul no mapa”, ao Sul, uma das melhores para curtir praia. O hotel fica na beira da praia e é grande, com piscinas maravilhosas. Ficamos em um chalé standard, dos mais baratos. Apesar de pequeno, ele era confortável. Tinha banheiro com chuveiro a céu aberto (um charme da Indonésia), ar-condicionado, TV, frigobar e uma varanda gostosa, com vista para o mar.
Além disso, debaixo do nosso chalé, tinha uma área coberta, com rede e uma cama para aquele cochilo pós praia.
O café da manhã tinha muitas opções de frutas, pães, sucos, queijo, etc. Ah, e o restaurante do hotel serve comida o dia inteiro. À noite, tem até mesinhas na beira da praia, com tochas e música ao vivo.
Outra vantagem é que o Vila Ombak, que tem nota 8,5 no Booking, fica a 2 min a pé dos melhores restaurantes da ilha (que ficam entre o hotel e o porto), das melhores agências de mergulho e a 15 min a pé dos melhores lugares para ver o pôr do sol.

Praia do hotel Vila Ombak, em Gili Trawangan. Foto: Marcelle Ribeiro.
Outros hotéis entre os melhores de Gili Trawangan
Outros hotéis que me pareceram que estão entre os melhores da ilha são essas abaixo, todas com ar-condicionado:
- Wilson’s Retreat – Como mencionei, ele fica de frente para o mar, num trecho bonito, apesar de não tão azul. Tem restaurante, piscina, quartos com decoração “clean” e nota 9,1 no Booking.
- Pearl of Trawangan: Fica na beira da praia com um mar lindo. Tem piscina ao ar livre com bar e decoração rústica. Nota 8,9 no Booking.
- Scallywags Resort: Boa localização, fica em frente ao mar. Com piscina e spa. Nota 8,3 no Booking.
- Persona Beach Resort: Localizado na área animada e movimentada de Gili Trawangan, perto do principal píer da ilha. Tem piscina, restaurante e nota 8,5 no Booking.

O hotel Pearl of Trawangan tem uma decoração rústica. Foto: Booking.
Hotéis econômicos onde ficar em Gili Trawangan
Eu passei também 2 noites no Marygio Gili Resort, que é uma boa dica para quem busca onde ficar em Gili Trawangan mas quer algo mais econômico. Apesar de ele ter “resort” no nome, não é resort. Aliás, é bem comum que os hotéis na Indonésia usem “resort” em seus nomes mesmo sem serem resorts como os brasileiros entendem…rsrsrsrs. Pousadinhas podem ter a palavra “resort” nos seus nomes!
O Marygio é uma pousada aconchegante, com nota 9,1. Nosso quarto tinha ar-condicionado vista para a piscina e era bonitinho. O café da manhã era bem gostoso. Além disso, o atendimento foi ótimo.
Porém, o hotel fica a uns 10 minutos a pé do porto, numa ruazinha para dentro da ilha, onde tem algumas casas de moradores bem precárias. Tínhamos que andar uns 20 minutos para os restaurantes que achamos mais bacanas. É que perto do Marygio os restaurantes eram mais voltados para mochileiros e para baladeiros (porque tinha uns bares com música à noite).
E o pior é que fomos abordados algumas vezes por pessoas nesse trecho perto do hotel querendo vender haxixe. Ou seja, a localização não era tão boa.

Praia do pôr do sol, em Gili Trawangan. Foto: Maridão.
Outros hotéis econômicos onde ficar em Gili Trawangan
Todos os hotéis abaixo têm ar-condicionado.
- Joevanna Cottage: Perto do porto, tem jardim com terraço e nota 8,4 no Booking.
- Trawangan Cottages: Localizado à beira-mar, tem decoração simples e nota 8,7 no Booking.
- My Gili Paradise: É perto do Porto de Gili Trawangan. Tem piscina, decoração tropical e nota 8,6 no Booking.
- Cosè Gili Beach Resort: Perto do santuário das tartarugas de Gili Trawangan, tem decoração simples e nota 8,8 no Booking.

Hotel My Gili Paradise. Foto: Booking.
Como ir a Gili Trawangan desde Bali?
Agora que você já tem uma ideia sobre onde ficar em Gili Trawangan, preciso te falar rapidamente sobre como ir pra lá desde Bali. Tem que ir de barco. As duas ilhas ficam a 2h de distância uma da outra, mas o trajeto pode ser mais longe dependendo do local de Bali de onde você vai sair. Afinal, Bali é enorme.
Atualmente você pode ver preços, horários e os nomes das empresas que operam esse trajeto no site da 12Go Asia, onde eu mesma já comprei passagens de barco e de ônibus pela Ásia e Europa e sempre deu certo. Na 12Go Asia dá inclusive para comprar passagens pela empresa de barcos que usamos, a Gili Getaway. Quando eu fui, as embarcações dela estavam em ótimo estado de conservação, eram confortáveis e rápidas. Porém, não tinham ar-condicionado.
Leia também:
- Seguro Viagem para a Indonésia: 3 planos selecionados para não errar!
- O que fazer em Gili Trawangan? Quantos dias ficar? Melhores dicas!
- Onde ficar em Bali: hotéis no interior e nas praias
- Quanto custa viajar para Bali? Viajar para a Indonésia é barato?
- Como se locomover em Bali: tudo sobre táxi, moto, Uber e mais!
- Bali: compras e shows de folclore
- Índice de posts sobre a Indonésia
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 25% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR!
Oi marcele, td bem??
Amei o post e vou seguir todas as dicas..
Só uma coisa: logo abaixo de ‘descubra a pegadinha’ vc escreveu que tinha colocado em verde no mapa o melhor ponto.. mas depois vi que tinha que estar escrito ‘azul’.. dá uma olhadinha lá..
Obrigada!!!
Oi, Ester, obrigada! Vc está certa, eu confundi as cores mesmo! Já corrigi.
Abs,
Marcelle